quinta-feira, 31 de março de 2011

FC Porto só falhou triunfo quando reduzidos a 10

Nas primeiras 24 jornadas da Liga Zon Sagres 2010/11, o FC Porto apenas falhou o triunfo nos 2 jogos em que terminou com 10 elementos, enquanto o Benfica só perdeu uma vez na mesma situação.


Os empates dos dragões ocorreram nos dois encontros em que os seus jogadores viram cartões vermelhos, sem que essas expulsões tivessem alterado o resultado.


Na 7.ª jornada, a equipa de André Villas-Boas estava empatada a um golo na visita ao Vitória de Guimarães quando o uruguaio Fucile foi expulso, aos 79 minutos. No entanto, a saída por lesão do marroquino Faouzi acabou por anular a inferioridade numérica dos "azuis e brancos".


Já no Estádio José Alvalade, na 12.ª ronda, o brasileiro Maicon foi expulso aos 68 minutos, mas o empate a um golo que se registava acabou por ser o resultado final.


Se em inferioridade o resultado se manteve inalterado, em situação de vantagem numérica também nada alterou: com o Benfica já estava 3-0 (5-0 final) quando Luisão viu o cartão vermelho, com o Rio Ave registava-se o definitivo 1-0 com a expulsão de Jeferson (85) e com o Vitória de Guimarães ainda conseguiu fazer o 2-0 depois de N'Diaye (87) sair de cena.


Os números do Benfica são um pouco diferentes e começam logo na primeira jornada: Addy (50) foi expulso na Luz quando a Académica vencia 1-0, os encarnados empataram pouco depois, mas os "estudantes" ainda voltaram ao comando, já nos descontos.


Em desvantagem, apenas por uma vez a equipa de Jorge Jesus foi penalizada, à 22.ª jornada em Braga, quando praticamente se despediu do título: vencia 1-0 quando Javi Garcia (41) foi expulso, no lance que permitiu o empate dos bracarenses, que ainda deram a volta ao marcador.


Com 10 no final do jogo, o Benfica só perdeu mais um jogo... que já estava decidido, no Dragão: de resto, ganhou 2-0 em Alvalade mesmo sem Sidnei, expulso aos 45 (1-0), e ganhou ao Vitória de Setúbal (3-0), apesar da prematura expulsão de Júlio César (21), quando estava 1-0.


O Benfica jogou em vantagem 55 minutos na visita à Académica e manteve o 1-0 que se registava no marcador e frente ao Paços de Ferreira por duas vezes: 2-0 em casa em que os últimos sete minutos nada mudaram e 5-1 na Mata Real em superioridade numérica desde os 41 minutos, quando o resultado já registava 3-1.


Comparando os dados de FC Porto e Benfica, regista-se a curiosidade de ambos terem os mesmos 62 cartões amarelos à 24ª jornada, um recorde negativo mútuo se analisadas as últimas cinco épocas.


Os "dragões" viram dois atletas expulsos, contabilizando 33 minutos a jogar com 10, e o Benfica seis, somando 191 minutos em inferioridade.


O FC Porto esteve em vantagem numérica três vezes, durante 36 minutos, e o Benfica quatro, em 152 minutos.


Record

Sem comentários:

Enviar um comentário