quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Epopeia com meio século

A caminhada do Benfica em direção à conquista da primeira Taça dos Campeões Europeus começou há precisamente 50 anos, o que não pode deixar hoje de servir como fonte de inspiração em Gelsenkirchen.
A 29 de setembro de 1960 a equipa da Luz atuou em Edimburgo, diante do Hearts, a contar para a primeira mão da eliminatória inicial da prova. E entrou com o pé direito, vencendo o adversário escocês, por 2-1, tendo os golos benfiquistas pertencido a José Águas e José Augusto. Estava dado o pontapé de saída para uma fantástica campanha europeia em 1960/61.
A equipa dirigida pelo húngaro Bela Guttmann viria posteriormente a eliminar o Ujpest (2.ª elim.), o Aarhus (“quartos”), o Rapid (“meias”), batendo ainda o Barcelona (final), em Berna. José Águas foi o melhor marcador, tendo somado 11 remates certeiros. José Augusto finalizou a prova com 7 tentos.
Não satisfeito com a proeza, o Benfica repetiu a façanha na temporada seguinte, já com Eusébio a tempo inteiro (o Pantera não realizou qualquer partida na primeira vitória do Benfica nesta competição).

Fonte: Record

Sem comentários:

Enviar um comentário