quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Luís Filipe Vieira: “Lula da Silva acelerou a história do Brasil”

O ex-presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou esta quarta-feira as instalações do Estádio da Luz. Na sua intervenção, o presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, destacou o papel que Lula da Silva desempenhou no crescimento económico do Brasil.

“Nada me poderia dar mais satisfação do que recebê-lo nesta casa, principalmente numa data de tanto significado para o Brasil, como é a data da sua independência. Um gesto que não nos é indiferente!

A nossa história, a história do Sport Lisboa e Benfica, fez-se, entre muitos outros capítulos, do contributo de muitos jogadores brasileiros. Alguns, presentes nesta sala.

Descobrimos o Brasil em 1500, mas a verdade é que ainda hoje os portugueses continuam a descobrir o Brasil, na sua modernidade, no seu desenvolvimento, na sua alegria e, claro, também no seu futebol.

O Brasil de hoje, na sua modernidade, na sua pujança económica, tem – todos sabemos - a impressão digital do Presidente Lula.

Ninguém tem dúvidas que o Brasil de 2011 é muito diferente e muito melhor que o Brasil que encontrou em 2003. Essa marca do “desenvolvimento” económico, mas também social, é algo que – com toda a justiça – devemos destacar.

Permita-me, Senhor Presidente, que cite aqui um ilustre cidadão brasileiro, infelizmente já desaparecido: Sérgio Vieira de Melo. Ele dizia “que a história era lenta e que a nossa obrigação era acelerá-la”. O Presidente Lula acelerou a história do Brasil.

Este almoço deve servir de homenagem não apenas a um antigo Presidente de um país irmão, mas principalmente ao homem cujo percurso pessoal, constitui para todos nós, um exemplo de persistência e de coragem.

Ao longo de uma vida, o Presidente Lula teve a dura experiência da pobreza, conheceu a prisão, soube perder, mas de todas as contrariedades soube sempre sair mais forte e determinado. É por tudo isto que é uma honra poder tê-lo hoje entre nós.

Estamos ligados ao Brasil por laços de história e de cultura, assentes de uma cumplicidade secular, em que a língua nos diz que somos da mesma pátria.

Nesta sala – e a meu convite – está o Presidente Executivo da Portugal Telecom, o Dr. Zeinal Bava. Uma presença que ilustra tudo quanto atrás foi dito.

A Portugal Telecom é uma empresa portuguesa, que não se fechou nas nossas fronteiras, mas antes partiu à descoberta do Brasil, e é hoje um parceiro comum do Sport Lisboa e Benfica e do Brasil.

Teve, Senhor Presidente, oportunidade de visitar esta manhã alguns dos nossos projectos neste Clube. Conheceu a nossa ambição, os profissionais do Clube, a inovação que colocamos como marca genética do Sport Lisboa e Benfica.

Tal como no Brasil, o Benfica de hoje nada tem a ver com o Benfica do ano 2000.

O que fizemos neste curto espaço de tempo é algo de que me orgulho profundamente, mas tal só foi possível com o empenho de uma equipa dedicada de profissionais que conseguiu fazer tudo o que hoje visitou.

O Brasil vai ter dois enormes desafios nos próximos anos, o Mundial de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Naquilo que pudermos ajudar, estaremos disponíveis, com o nosso conhecimento e a nossa determinação.

Muito obrigado!”

Sem comentários:

Enviar um comentário