sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Portugal na final da Colômbia

A Selecção Nacional de Sub-20 está na final do Campeonato do Mundo que se disputa na Colômbia. O avançado Nélson Oliveira voltou a marcar e a contribuir decisivamente para o sucesso, assim como Roderick Miranda, que esteve intransponível.

O primeiro tento da formação às ordens de Ilídio Vale surgiu aos nove minutos, na sequência de um pontapé de canto, a que Danilo correspondeu da melhor forma de cabeça, depois de aparecer ao segundo poste.

Os portugueses continuavam em bom plano e aos 39 minutos, depois de Danilo sofrer uma falta dentro da grande área, Nélson Oliveira encarregou-se da marcação e não vacilou. 2-0 era o resultado ao intervalo.

Na etapa complementar, os franceses tentaram pressionar, mas Portugal voltou a demonstrar uma grande capacidade de união e sacrifício e, mais uma vez, não só não sofreu golos, como ainda teve algumas oportunidades nascidas de contra-ataques venenosos. Destaque ainda para a entrada do defesa lateral esquerdo Luís Martins (68’) e para o guarda-redes Mika, que esteve sempre à altura dos acontecimentos.

Registo para o defesa do Benfica Lionel Carole, que foi suplente não utilizado. Na finalíssima, que se disputa no próximo domingo, dia 21 de Agosto, às 02.00 horas, Portugal vai defrontar o Brasil, que venceu o México por 2-0, reeditando a final de 1991, no Estádio da Luz.

Granada pensa em Urreta

Uruguaio quer jogar regularmente e pode encontrar espaço para isso na Liga espanhola. Andaluzes insistem em Franco Jara.

Mais um nome apontado ao novo clube primodivisionário da Liga espanhola: Jonathan Urretavizcaya, 21 anos, pode ter a oportunidade para voltar ao campeonato do país vizinho, depois de no início da época passada ter sido cedido ao Deportivo da Corunha.

Depois de Carlos Martins, cedido por empréstimo, Jorge Ribeiro, a título definitivo, e Júlio César, também por empréstimo, o Granada volta a apostar na lista de excedentários do Benfica e tenta assegurar mais um jogador que tem pouco espaço no plantel de Jorge Jesus. Urreta tem deixado claro aos dirigentes da Luz que pretende jogar com regularidade e no Benfica não é primeira opção.

Camisolas da Eusébio Cup angariam mais de nove mil euros

A Fundação Benfica em associação com o portal www.leiloes.net , realizou entre os dias 7 e 17 de Agosto o segundo leilão das camisolas utilizadas pelos jogadores “encarnados” no encontro frente ao Arsenal do passado dia 6 de Agosto a contar para a 4.ª edição da Eusébio Cup.

A iniciativa terminou na quarta-feira, dia 17 de Agosto, pelas 23h45, conseguindo juntar um total de 9.866 euros para as obras sociais da Fundação do Clube. O leilão teve, desde o seu início, forte procura e as 26 camisolas do Benfica tiveram 1064 licitações.

Destacar, ainda, que Pablo Aimar pulverizou todos os recordes, pois a sua camisola registou 120 licitações e foi arrematada por 2.375 euros. Na segunda posição ficou o espanhol Nolito com 56 licitações e um total de 760 euros.

Outro dos reforços benfiquistas para esta temporada, Axel Witsel logrou o terceiro posto deste leilão com 85 licitações e 700 euros. Os quarto e quinto postos foram prenchidos por Javi García e Óscar Cardozo, respectivamente. Recorde-se que o valor base de cada camisola era de 100 euros.

As camisolas destes cinco futebolistas serão entregues pelos respectivos aos compradores em cerimónia organizada pela Fundação Benfica em data a anunciar brevemente.

Por fim, é importante realçar que o sucesso desta iniciativa leva os responsáveis a prepararem mais acções semelhantes na loja da Fundação no leiloes.net em: http://loja.leiloes.net/fundacaobenfica.

Mika, Nélson Oliveira e Luís Martins no plantel

Jorge Jesus confirmou esta sexta-feira que os três jovens benfiquistas que se encontram na Colômbia ao serviço da seleção de Sub-20 vão integrar o plantel principal dos encarnados esta temporada.

"Na selecção portuguesa estão jogadores do Benfica, três. Mika, Nelson Oliveira e Luís Martins vão fazer parte do plantel", adiantou durante a conferência de imprensa de antevisão do embate com o Feirense.

O treinador fez, no entanto, questão de serenar um pouco os ânimos, lembrando que este Mundial não pode ser confundido com uma Liga portuguesa ou competições europeias, dada a menor intensidade. "Não tem nada a ver uma coisa com a outra", disse.

Jesus comentou ainda as exibições de Mika, uma das grandes figuras do certame: "O Mika é um guarda-redes que percebemos que podia ser um jogador de futuro para o Benfica e está a justificar. O Benfica tem, com o Artur e o Eduardo, três bons guarda-redes, dois deles portugueses", elogiou.

Jorge Jesus: «Acreditamos muito em Rodrigo»

Jorge Jesus anunciou esta sexta-feira que Rodrigo não irá alinhar no jogo com o Feirense de sábado (2.ª jornada).

"O Rodrigo chegou ontem e vai estar fora da convocatória. Mas é um jogador no qual acreditamos muito para o presente e para o futuro. Se houver novidades na equipa será no sentido de estratégia de jogo", afirmou em conferência de imprensa.

Quem ficará também de fora é Mora que se lesionou no treino de quinta-feira, esclareceu o treinador.

Saída de Falcão

Questionado sobre a saída de Falcão do FC Porto, Jesus preferiu elogiar as contratações dos três grandes na pré-época. "Numa análise a dois anos, no primeiro Falcão esteve cá e o FC Porto não foi campeão. No segundo esteve, fez um campeonato excelente e foi campeão. Mas o FC Porto reforçou-se com grande qualidade. É algo natural nas boas equipas, como o Benfica fez e o Sporting também."

Jorge Jesus: «Feirense não vai ser uma equipa ideal»

Jorge Jesus acredita que o Feirense vai chegar ao Estádio da Luz - para disputar a partida da 2.ª jornada do campeonato, agendada para sábado, às 19 e 45 - com a lição bem estudada.

"Espero um adversário muito preocupado com o jogo defensivo, que vai tentar aproveitar as saídas em contra-ataque. É uma equipa que não conhecemos bem, mas já demonstrou na 1.ª jornada que tem qualidade [0-0 com o Nacional]".

E prosseguiu: "O campeonato português é muito difícil. Não há uma equipa ideal e o Feirense não vai ser uma equipa ideal".

Jorge Jesus: «Penálti do FC Porto foi duvidoso»

Jorge Jesus fez esta sexta-feira a antevisão da 2.ª jornada do campeonato nacional, onde irá defrontar o Feirense, sábado, no Estádio da Luz.

O treinador do Benfica sublinhou que o empate na abertura da Liga com o Gil Vicente "já passou" e que a atenção está agora focada na equipa de Santa Maria da Feira.

"Vamos fazer o nosso 1.º jogo para o campeonato em casa e queremos começar com uma vitória e um jogo bem conseguido. Habituei os adeptos a isso. Queremos um bom jogo contra o Feirense", disse em conferência de imprensa.

JJ reconhece que a vitória do FC Porto e o empate do Benfica e do Sporting na 1.ª jornada moralizaram o campeão nacional, mas nada está perdido. "O FC Porto ganhou com um golo um pouco duvidoso, uma grande penalidade que, para mim, não existiu, e parte por isso em vantagem este fim-de-semana".

Capdevila espreita onze

Após ter ficado fora da convocatória para o jogo com o Gil Vicente, Capdevila pode estrear-se amanhã, no Estádio da Luz, em jogos oficiais com a camisola do Benfica. O esquerdino, que chegou a Lisboa há menos de um mês, já tem mais uma semana de trabalho nas pernas, o que lhe permite começar a lutar pela titularidade com Emerson.

Desde que assinou contrato com as águias, o lateral, de 33 anos, ainda só foi utilizado na Eusébio Cup, frente ao Arsenal, no qual fez a assistência para o golo da vitória assinado por Nolito.

Curiosamente, o experiente defesa acabou por ficar de fora da lista de opções para o playoff da Champions, apesar de ter seguido viagem para a Holanda, numa solução de última hora [continuou de fora dos inscritos].

Estão de volta os dois da frente

Depois de ter optado pelo 4x2x3x1 na Holanda, Jorge Jesus vai regressar ao 4x4x2 com o losango a meio-campo, no embate de amanhã com o Feirense. O sistema preferido do treinador benfiquista, tanto na última temporada como na anterior, na qual se sagrou campeão, deve ganhar à inovação tática introduzida este ano.

Assim, o mais certo é que Saviola volte ao onze, depois de ter iniciado o desafio com o Twente no banco. O internacional argentino vai jogar na frente com Cardozo, completando a dupla que Jorge Jesus já apelidou no passado de “maravilha” e que este ano, numa equipa com novas soluções, só jogou junta uma vez: frente ao Trabzonspor, na Luz.

Salário de Yebda dificulta processo de empréstimo

O Benfica está apostado em ceder Yebda ao Granada, mas o processo não se afigura fácil. O jogador não está muito interessado em representar um clube que não participa nas competições europeias, mas este nem é o principal problema. A grande dificuldade prende-se com o elevado vencimento do jogador, que poucos clubes podem suportar, já que o médio, de 27 anos, aufere um salário mais elevado do que alguns titulares da equipa, como, por exemplo, Cardozo ou Artur.

Recorde-se que o médio foi uma aposta de Rui Costa quando o diretor-desportivo assumiu funções. Para garantir que o futebolista, que se encontrava em fim de contrato, escolhesse o Benfica, o responsável encarnado apresentou-lhe uma proposta financeira muito vantajosa, aliada a um projeto desportivo aliciante. Yebda, sob o comando técnico de Quique Flores, começou bem a temporada, mas foi perdendo influência até ser dado como dispensável. Primeiro foi rodar para o Portsmouth e, na temporada passada, representou o Nápoles, que acabou por não acionar a cláusula de opção que foi incluída no contrato de cedência.

Garay chamado à seleção

Rinaudo (Sporting), Otamendi (FC Porto) e Garay (Benfica) fazem parte da primeira convocatória de Alejandro Sabella para a seleção argentina, que vai defrontar a Venezuela e a Nigéria, em particulares agendados para 2 e 6 de setembro, respetivamente.

Se no caso do central encarnado trata-se de uma questão de continuidade, visto que esteve presente na Copa América, já o médio leonino e o defesa portista constituem regressos. A lista integra ainda nomes como Di María, Lisandro ou Salvio, além das principais estrelas, como Messi ou Agüero.

Lista de convocados:

- Di María (Real Madrid/Espanha)
- Gonzalo Higuaín (Real Madrid/Espanha)
- Lionel Messi (Barcelona/Espanha)
- Javier Mascherano (Barcelona/Espanha)
- Ever Banega (Valencia/Espanha)
- Eduardo Salvio (Atlético Madrid/Espanha)
- Martín Demichelis (Málaga/Espanha)
- Federico Fernández (Nápoles/Itália)
- Ricky Álvarez (Inter/Itália)
- Nicolas Burdisso (Roma/Itália)
- Mariano Andujar (Catania/Itália)
- Sergio Romero (Sampdoria/Itália)
- Ezequiel Garay (Benfica/Portugal)
- Fabián Rinaudo (Sporting/Portugal)
- Nicolás Otamendi (FC Porto/ Portugal)
- Kun Agüero (Manchester City/Inglaterra)
- Pablo Zabaleta (Manchester City/Inglaterra)
- Jonás Gutiérrez (Newcastle/ Inglaterra)
- Javier Pastore (PSG/França)
- Lucho González (Marselha/França)
- Lisandro López (Lyon/França)
- Cristian Ansaldi (Rubin Kazan/Rússia)
- Nicolás Pareja (Spartak Moscovo/Rússia)
- Marcos Rojo (Spartak Moscovo/Rússia)
- Jose Sosa (Metalist/Ucrânia).
- Esteban Andrada (Lanús/Argentina)