sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz 2011!

Queria desejar a todos os visitantes deste blog um feliz 2011.
Espero que entrem com o pé direito beste ano, que esperemos que seja melhor que 2010.
Desejo-vos a todos, muita saúde, muito amor e que tudo corra bem na vossa vida!
Agradeço a todos que visitam este blog, por fazer que este blog exista, porque sem vocês nada disto era possível. Trabalhar para ninguém "ver", acreditem que é mau. No início passei por isso, era complicado, mas depois sempre veio alguem ver. Apesar de serem poucos são os que tenho, e eu não vou parar com isto, porque tenho gente a ver e eles merecem que eu não acabe com isto.
A todos um muito obrigado e um Feliz 2011!

Benficaas

Mourinho explica o Benfica pelo lado de fora

Em entrevista a A BOLA, José Mourinho comenta a discrepância entre o Benfica versão 2010/11 e o que se sagrou campeão nacional na época transacta.

Como se explica que a equipa do Benfica tenha estado tão forte no ano passado e tenha caído tanto no início desta época?
De fora, não é fácil explicar

Mas podem apontar-se razões mentais?
Não faço ideia, não é fácil explicar.

Com o Mourinho, isso nunca aconteceu.
Comigo, as segundas épocas foram sempre melhores. É a tendência lógica.

Sente que no final de uma primeira época com bons resultados há o perigo de a segunda época não ser tão boa?
As exigências e os desafios são diferentes da primeira época. As estratégias de motivação também têm de ser diferentes. Lembro-me que na minha segunda época no FC Porto decidi mudar o sistema de jogo.

No Chelsea também.
Sim. Exactamente porque na primeira época atinge-se um determinado nível de confiança e automatismo em que parece que os jogadores podem correr o risco de se acomodarem. O facto de iniciarem um processo de aprendizagem diferente pode ajudar a despertar concentração, motivação e desejo, e no meu caso resultou. Nem que depois se volte à base de partida, mas, pelo menos, no início, pode ser preciso provocar mudanças que os atinjam ao nível psicológico. Trazer jogadores que podem ser competitivos com aqueles que pensavam que tinham algum tipo de estatuto e atacar imediatamente o jogador que pensa ser indiscutível pelo que fez na época passada, torná-lo num jogador discutível obriga-o a uma exigência diferente.


ABola

Treino matinal após o reveillon

Um reveillon sem exageros e sem festejos prolongados. A isso está obrigado o plantel comandado por Jorge Jesus, treinador que agendou treino matinal para o primeiro dia do ano no Caixa Futebol Campus, à porta fechada, véspera do jogo com o Marítimo.
O início dos trabalhos está programado para as 10.30 horas, mas como habitualmente os jogadores terão de chegar pelo menos um hora antes, o que equivale a dizer que o mais tardar às 9.30 todo o grupo tem de estar reunido.
Ainda no dia 1, os jogadores convocados para o jogo entrarão em estágio, à noite. É uma entrada em 2011 logo em acção.


ABola

Di maria já é a maior transferência do futebol português

A partida de Angel di María do Benfica para o Real Madrid aconteceu no Verão, mas os cofres da Luz continuam a receber dividendos com a sua transferência, uma das mais badaladas do último defeso: face aos objectivos que na altura ficaram inscritos no contrato que selou a sua ida para a equipa de José Mourinho, o Benfica já recebeu, no total, 33 milhões de euros.
Os últimos três milhões foram automaticamente atingidos recentemente, quando o jogador cumpriu parte dos objectivos que ficaram desde logo predefinidos, atingido um número combinado de jogos, golos e assistências: tem dez jogos na Liga espanhola (nove como titular), marcou três golos (seis em todas as provas), contabiliza já dez assistências para golo nos quatro meses que leva no Santiago Bernabéu sob o comando de José Mourinho.
Aquando da celebração do contrato entre os dois clubes, formalizado oficialmente a 28 de Junho último, Benfica e Real Madrid fecharam um negócio que permitiu a saída de Di María por 25 milhões de euros mais 11 em variantes. Eis as contas: 25 milhões logo à cabeça, mais cinco mediante a simples inscrição na Liga espanhola, o que viria a concretizar-se praticamente no imediato, e os restantes seis milhões faseados e adjacentes a vários objectivos que o jogador teria de cumprir. Completa a primeira fase de objectivos (presenças, golos, assistências, vitórias) chega-se à soma de 33 milhões de euros.
O que por si só é valor recorde de transferências do mercado português para o exterior, ultrapassando negócios como os de Anderson, do FC Porto para o Manchester United, em 2007, por 31,5 milhões de euros, ou Pepe, também do FC Porto para o Real Madrid em 2007, por 30 milhões.


A Bola

Cardozo integrado

Cardozo integrou o último treino de 2010 do Benfica. O avançado  chegou quinta-feira a Lisboa mas acabaria por não estar às ordens de Jorge Jesus.
Luisão realizou treino condicionado devido a uma lesão muscular na face posterior da coxa direita e Carlos Martins, que recupera de uma mialgia na face posterior da perna direita, voltou a treinar sob vigilância médica.
O Benfica defronta domingo, às 20 e 15, o Marítimo para a Taça da Liga.

Record

El Mago dependente da condição de Martins

O curto espaço de tempo que separa os jogos com o Marítimo e Olhanense vai obrigar Jorge Jesus a uma gestão mais cuidada do plantel. Com três dias a separar os dois desafios, a equipa técnica terá de decidir cuidadosamente a utilização de Aimar, um jogador cuja condição física continua a ser atentamente seguida pelo departamento clínico das águias.
Apesar de já estar recuperado dos problemas com que chegou ao Benfica, o futebolista, de 31 anos, já não pode disputar 180 minutos num período de tempo tão escasso. À partida, este problema poderia ser facilmente resolvido com a deslocação de Carlos Martins para a posição de 10, mas a mialgia que tem impedido o internacional português de treinar-se normalmente nos últimos dias pode reduzir o leque de opções de JJ. Caso decida utilizar o sul-americano frente ao Marítimo, Jesus sabe que terá de encontrar uma nova solução para o embate com os algarvios num jogo que é decisivo, até porque a má experiência da época passada – eliminação prematura diante do V. Guimarães – não foi esquecida pelo plantel.
Menezes à espreita. Dadas as características da Taça da Liga – onde um desaire poderá ser corrigido no encontro seguinte – não está descartada a utilização de Felipe Menezes. O médio, apesar de ainda só ter sido utilizado em dois desafios, continua a merecer total confiança do técnico.

Record

Jorge Jeuss: «Nada a fazer»

Aprofundando as críticas à arbitragem que levaram mesmo a direção a decretar um boicote aos jogos disputados fora da Luz, o técnico confessou que, em alguns jogos, sentiu-se impotente para conseguir combater alguns erros dos juízes do encontro. “Sinto que posso ser um grande treinador durante a semana no aspeto técnico, tático e físico. Mas, perante esses fatores não podemos fazer nada”, desabafou.
O jogo com o V. Guimarães, que terminou com uma derrota das águias (1-2), foi apontado como exemplo, até porque “tirou a força para recuperar”.
Pode parecer que não, mas aquele desafio deixou-nos a nove pontos e posso dizer que foi a machadada certa no momento certo. Todos viram que os critérios não tinham razão de ser. Foram erros muito grosseiros”, acusou, revelando o ambiente que, nesses casos, se sente entre os jogadores: “Por vezes sentimos que o balneário está revoltado. Com o jogo e revoltado com a equipa de arbitragem, pois é um adversário que não podemos confrontar”.

Record

Seleção é um objectivo para Jesus

Como a maioria dos treinadores, JJ não escondeu que gostava de vir a assumir a Seleção e, apesar de estar “satisfeito” com o início prometedor de Paulo Bento, explicou o seu sonho: “Tenho esse objetivo, porque sou um nacionalista puro. Tudo que tem a ver com português, faz com que o meu coração fale muito alto”. Porém, assegurou que este desejo “não entra” nos seus planos mais próximos pois quer continuar a sentir “semanalmente a adrenalina”.

Record

Agente quer ver Funes Mori na Luz

Miguel Pires, emissário de Kia Joorabchian que negociou Funes Mori entre River e Benfica ainda acredita na transferência . “Temos de esperar até ao dia 2 de junho, pois o Benfica está a preparar uma oferta maior”, afirmou. Conforme Record noticiou, Vieira já desistiu do jogador.

Record

Jesus: «Sei que vou voltar ao Marquês»

Jorge Jesus garantiu estar confiante que um dia irá regressar ao Marquês de Pombal para poder festejar um título dos encarnados, lembrando ainda que quer "continuar a marcar a história" das águias, um clube onde tem a "certeza" de que irá "ganhar muitos mais títulos".
"Vim para ser campeão muitas vezes. Sei que neste clube tenho tudo para o garantir e foi sempre minha convicção de que o iria alcançar. O final da época passada foi marcante, claramente um momento que nunca esquecerei. Não esqueço o que se passou no Marquês, aquela manifestação de benfiquistas. Nenhum clube pode juntar tantos adeptos. Quero voltar lá mais vezes e sei que vou voltar", assegurou.
Quando instado a encontrar um jogo que lhe tenha parecido decisivo, o técnico encarnado refere: "Foi um pouco de tudo... Mas foi no jogo com o Nacional [triunfo por 1-0], na Madeira, que percebemos que o título não nos podia fugir. Havia a convicção global de que isso era possível".
Bicampeonato é possível
Jorge Jesus mostrou-se ainda esperançoso na revalidação do título: "Acredito que é possível revalidar o título. Estamos numa situação complicada e não dependemos de nós. Perdemos pontos no início do campeonato, fruto até do sucesso que tivemos. Mas estamos a recuperar o melhor Benfica".

Record

Jesus: «FC Porto está muito incomodado connosco»

O técnico Jorge Jesus lamentou, em entrevista ao jornal e televisão do clube encarnado, alguma dualidade de critérios na arbitragem no arranque de campeonato, garantindo também que o plantel benfiquista está empenhado em recuperar a desvantagem para o líder FC Porto.
"O grupo está convicto da possibilidade de recuperar. Sabemos que não é fácil e que não temos margem para fraquejar. Contudo também sentimos que o adversário está muito incomodado connosco pois, mesmo a 8 pontos, está sempre a falar de nós", frisou.
Sobre as arbitragens, Jorge Jesus garante deixou algumas palavras de crítica, explicando que estas ajudaram o atual líder: "Não esperava que o início de campeonato fosse assim, não esperava que começássemos mal. Mas fomos nitidamente prejudicados em alguns jogos e nessa altura o rival foi beneficiado e essa situação deu-lhes confiança para o resto da primeira volta".
Para André Villas-Boas, técnico do FC Porto, Jorge Jesus reserva um discurso de "desafio": "O FC Porto tem um treinador muito jovem que ainda tem muito para perceber sobre pressão. No momento em que ela estiver presente estaremos cá para ver. Pela nossa parte queremos dar recitais de futebol como fizemos no último jogo com o Rio Ave".

Record

Jesus: «Benfica não tem comparação em Portugal»

Em entrevista ao jornal e ao canal de televisão do Benfica, Jorge Jesus fez um balanço do tempo que leva ao leme dos encarnados, mostrando-se surpreendido com a dimensão do clube da Luz e confessando também o desejo de continuar a conquistar títulos.
"Não sabia que o Benfica era assim tão grande. Ao longo da caminhada para o título percebi que o Benfica não tem comparação em termos de adeptos em Portugal. É algo fora do normal", explicou o técnico das águias, numa entrevista realizada no museu do Estádio da Luz.
O treinador, de 56 anos, falou dos primeiros tempos no comando técnico das águias, recordando a frase proferida na conferência de imprensa de apresentação: "Tive uma frase que vai ficar para sempre presente na minha memória de vida. Acho que foi determinante afirmar que os jogadores iriam jogar o dobro".
Jesus revela ainda a enorme alegria que sentiu quando assumiu o cargo de treinador no Benfica. "Senti uma alegria muito grande e uma responsabilidade ainda maior. Estava convicto da grandeza do Benfica, da minha responsabilidade e do que os adeptos queriam em termos desportivos", frisou.

Record

Cardozo já cá está

Cardozo já se encontra em Lisboa. O avançado do Benfica não foi visto no aeroporto embora no local estivesse um funcionário do clube encarnado que transportou várias malas.  O paraguaio não participou no treino.
Agora é hora de esclarecer os mal-entendidos. Oscar Cardozo ligou ao diretor-desportivo Rui Costa pedindo para ficar mais alguns dias no seu país já que o seu filho estava com gripe. O antigo maestro não acedeu ao pedido do avançado, mas quando foi informado que se tratava do vírus da gripe A autorizou, de imediato, que Cardozo permanecesse em terra até a situação estar totalmente resolvida.
Neste intervalo de tempo, enquanto Rui Costa tomou conhecimento da gravidade da situação, Tacuara deu uma entrevista a uma rádio paraguaia e afirmou que o diretor-desportivo das águias não tinha autorizado a sua permanência, algo que gerou de imediato muita polémica.
É este mal-entendido que os responsáveis pela SAD dos campeões nacionais pretendem resolver o quanto antes.

Record