sábado, 4 de setembro de 2010

Benfica faz jogo-treino a pensar no D. Afonso Henriques

Sete ausentes antes da folga de domingo

O Benfica realizou um jogo-treino com o Estoril-Praia na manhã deste sábado, à porta fechada, já a pensar no embate da próxima semana com o V. Guimarães, jogo da 4ª jornada da liga marcado para o Estádio D. Afonso Henriques.



Um jogo que não estava na agenda e sobre o qual não foi disponibilizada qualquer informação até ao momento. Jesus, sem poder contar com três internacionais (Fábio Coentrão, David Luiz e Fábio Faria), ao serviço das respectivas selecções, e quatro casos clínicos, aproveitou para observar os seus jogadores, certamente a pensar na visita a Guimarães.


Entregues ao departamento médico continuam Ruben Amorim, Alan Kardec, Roderick e Balboa, grupo que deverá agora ser reforçado com Fábio Coentrão que foi dispensado este sábado da selecção nacional por lesão muscular. O Benfica regressa ao trabalho na segunda-feira com mais um treino à porta fechada.

Fonte:Mais Futebol

Fábio Coentrão dispensado


BAIXA PARA JOGO COM NORUEGA


Fábio Coentrão foi dispensado dos trabalhos da Seleção Nacional devido a lesão, falhando assim o encontro de terça-feira com a Noruega.


O jogador do Benfica tem uma "mialgia da região proximal posterior da coxa direita". "Após reavaliação clínica e ecografia muscular foi decidido dispensar o atleta face à impossibilidade de recuperação para o jogo frente à Noruega", refere um curto comunicado da equipa médica da seleção, publicado no site da FPF.


Portugal defronta a Noruega terça feira, pelas 19 e 30, em Oslo, no segundo compromisso do Grupo H da fase de qualificação para o Euro'2012, após ter empatado (4-4) com o Chipre.


Fábio Coentrão alinhou na totalidade dos 90 minutos do encontro entre Portugal e o Chipre.

Fonte: Record

Amigos despedem-se de José Torres


Três centenas de pessoas marcaram presença este sábado, na Amadora, no funeral de José Torres, falecido ontem. No último adeus ao Bom Gigante estiveram vários ex-jogadores do Benfica, como Eusébio, José Augusto, Humberto Coelho e Toni.



O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, também não faltou à cerimónia. A Federação Portuguesa de Futebol não se fez representar. O Sporting manifestou o apoio à família enlutada através de Maurício do Vale.

Fonte: Record

Alan Kardec já mexe com a bola

Alan Kardec já trabalha com bola, mas ainda condicionado. O avançado brasileiro está lesionado há quase um mês - ainda não jogou qualquer partida oficial esta época - e não sabe ainda se recuperará totalmente até ao próximo encontro da equipa, com o Guimarães, no dia 10. A lesão tendinosa na face anterior da coxa esquerda apresenta alguma gravidade e o departamento médico dos encarnados está decidido a não libertar Alan Kardec até que esteja a 100 por cento. Rúben Amorim também ainda é cliente no "hospital" das águias. O médio realizou ontem tratamento e ginásio, devido a uma tendinite rotuliana no joelho esquerdo.

Fonte: Record

SAD vai subir cláusula de Fábio Coentrão para 40 milhões e salário (Corrigido)

Está em preparação a melhoria de contrato de Fábio Coentrão. O clube quer premiar o desempenho do jogador e colocar mais alta a fasquia para quem o quiser levar.

No último defeso, a cláusula de 30 milhões não foi suficientemente elevada para blindar o internacional português da cobiça de endinheirados tubarões futebolísticos do Velho Continente.

Depois de empréstimos a Saragoça, Nacional e Rio Ave, Fábio Alexandre da Silva Coentrão, de 22 anos, é um valor seguro na asa esquerda encarnada e da Selecção, tendo o Mundial-2010 confirmado o defesa como um dos melhores do Mundo na sua posição.

O Bayern de Munique, vice-campeão europeu, foi um dos que seguiu atentamente Coentrão e terá, alegadamente, ultrapassado os 20 milhões de euros numa oferta pelo ruço das Caxinas (Vila do Conde), cujos 30 milhões de euros da cláusula de rescisão, de um contrato ampliado de três para cinco épocas mais (de 2013 para 2015) a 29 de Outubro último não afastaram a cobiça alheia, assim como os 30 milhões de euros da respectiva cláusula.

Ao subir a cláusula de rescisão para valores que se admitem situar-se no patamar dos 40 milhões de euros - a de David Luiz é de 50 milhões de euros e a de Cardozo de 60 milhões de euros, recorde-se - o Benfica valoriza convenientemente uma das suas pedras nucleares e joga na antecipação à cobiça alheia, para não ter de passar por sobressaltos no futuro.

Fonte: A Bola

Coentrão engorda salário para a semana

Fábio Coentrão pode começar a fazer contas de cabeça, quem sabe pensar em oferecer uma prenda de luxo à mulher, Andreia, e à filha, Vitória, nascida em Julho passado; é que a sua conta bancária vai aumentar significativamente nos próximos tempos. A questão já foi abordada diversas vezes, mas será na próxima semana que o jogador, de 22 anos, verá efectivamente o seu salário ser aumentado... e muito.


Quando regressar dos compromissos da Selecção Nacional, Coentrão vai reunir-se com os responsáveis do Benfica e com o seu empresário, Jorge Mendes - que se encontra nesta altura nos Estados Unidos - e acertar um aumento de salário para mais do triplo do que ganha agora, apurou O JOGO. Actualmente, o jogador que se formou no Rio Ave e que Jorge Jesus fez recuar para a lateral esquerda aufere uma quantia a rondar os 20 mil euros mensais. Vai passar, pois, a receber muito mais, e a sua cláusula de rescisão, que é actualmente de 30 milhões de euros, também será aumentada para 40 milhões de euros. A duração do contrato deverá manter-se, por agora, até Junho de 2015.


O assédio a Fábio Coentrão foi muito grande este Verão: do Bayern de Munique ao Real Madrid, passando pelo Chelsea e pelo Manchester City, foram muitos os clubes que mostraram interesse no jovem das Caxinas - bairro de pescadores de Vila do Conde -, que foi a grande revelação da Selecção Nacional no Mundial da África do Sul.


A SAD encarnada resistiu a todas as ofertas e está empenhada em recompensar o jogador pela evolução e entrega que demonstrou na última temporada. Na verdade, o camisola 18 passou em pouco tempo a ser uma das peças fundamentais da equipa benfiquista. Jorge Jesus já não passa sem ele e só lamenta que o jogador não se desdobre em dois, pois tem níveis elevados de eficácia tanto a jogar a defesa-esquerdo como em funções mais atacantes.


Luís Filipe Vieira e Rui Costa consideram que Fábio Coentrão merece muito este aumento, pois era um dos mais mal pagos do plantel e ficará agora num nível mais próxima do das vedetas do plantel. É que Fábio Coentrão já é efectivamente uma das estrelas do grupo, isto depois de ter andado a rodar por empréstimo, durante duas temporadas e meia, no Nacional, no Saragoça - em Espanha, teve uma experiência desastrosa, sendo acusado de quebrar os regulamentos do clube com saídas à noite - e no Rio Ave.


Na pré-época 2009/10, o jogador apresentou-se com muito mais maturidade. Apesar de não ter conquistado logo a titularidade, foi ganhando espaço, nomeadamente depois de começar a jogar a defesa. "Dentro de um ano vai ser um dos melhores da Europa", defendeu Jorge Jesus no final da época.

Fonte: O JOGO

Barça encanta-o

ESCOLHA EM RELAÇÃO AO FUTURO


David Luiz nunca escondeu a predileção que tem pelo futebol espanhol, onde há um clube pelo qual sente uma admiração especial: o Barcelona.


Quis o destino que o camisola 23 das águias esteja, agora, a trabalhar diariamente na Catalunha, ao serviço da seleção brasileira e é ali que o defesa-central do Benfica vai aproveitar para se mostrar a Mano Menezes, que o chamou pela segunda vez, mas também aos adeptos e responsáveis dos blaugrana, quando no dia 7 a seleção do Brasil defrontar a equipa B do emblema catalão no centro de estágios do clube.


“O Barcelona hoje é uma equipa que joga um futebol bonito, vistoso e que todos gostam de assistir. Então, serve de inspiração maior para a equipa do Brasil”, afirmou o benfiquista à imprensa brasileira, neste estágio que os canarinhos estão a realizar naquela cidade espanhola.


Preferência


David Luiz foi dos jogadores mais assediados no defeso, o que obrigou Luís Filipe Vieira a um esforço maior para assegurar a sua continuidade na Luz.


Um dos clubes que admitiu publicamente interesse no menino bonito dos adeptos encarnados foi o Real Madrid. José Mourinho recusou sempre entrar em loucuras, mas confessou gostar das qualidades futebolísticas do brasileiro. O benfiquista é, por isso, um atleta que o emblema merengue promete seguir com atenção na próxima temporada, mas o jogador já confessou a pessoas próximas que tem o sonho de um dia vestir a camisola do... Barcelona. Em circunstâncias iguais, e sabendo-se que também está referenciado pelos campeões espanhóis, a escolha parece estar feita.


O Real Madrid é um clube gigante, que lhe permite abrir várias portas, até por ser uma máquina publicitária no Mundo inteiro, mas é na Catalunha que está uma outra máquina, a desportiva. O Barcelona, como o próprio afirmou agora, joga um futebol vistoso. É isto que o encanta na equipa orientada por Pep Guardiola.

Fonte: Record

Fábio Faria: «Não sabia mas fico triste»

SURPREENDIDO COM A EXCLUSÃO DA LISTA PARA A CHAMPIONS


Titular na Seleção Sub-21, sem espaço na lista de jogadores inscritos pelo Benfica na Liga dos Campeões. Fábio Faria, o primeiro jogador cuja contratação os encarnados começaram a negociar com vista ao reforço do plantel 2010/11, vai ver os jogos das águias na principal prova europeia de clubes da bancada.


“Não sabia que não tinha sido inscrito”, afirmou, surpreendido, Faria, no final do encontro entre as seleções de esperança de Portugal e Inglaterra. “Fico triste, mas vou continuar a trabalhar para conquistar o meu lugar na equipa do Benfica.”


Na relação que os encarnados enviaram para a UEFA, constam 24 nomes. Notam-se as ausências de três jogadores: Mantorras, que nem sequer entra nas contas para o campeonato; Luís Filipe, que já na época passada ficou fora da segunda fase da Liga Europa; e Fábio Faria, defesa de 21 anos contratado ao Rio Ave.


O internacional esperança português, à semelhança de Mantorras e Luís Filipe, foi sacrificado porque os regulamentos da UEFA penalizam os clubes que não preenchem as vagas de jogadores formados no clube (4) e em Portugal (4).


A existência de outras opções para os lugares onde Faria pode atuar também ajuda explicar a decisão dos responsáveis benfiquistas, em particular Jorge Jesus, de prescindir do futebolista. Para o eixo da defesa, o técnico conta com Luisão, David Luiz, Sidnei e Roderick; já Fábio Coentrão e César Peixoto são opções para o flanco esquerdo.


Namoro antigo


Há muito que Fábio Faria estava nos planos do Benfica e de Jorge Jesus. O namoro das águias ao filho do antigo avançado Chico Faria começou em setembro do ano passado. O Benfica tinha ali um alvo e encetou, então, conversações. Nessa altura, o técnico revelava: “Quando estive no Belenenses, era ele júnior no Rio Ave, tentei levá-lo para lá mas não consegui.”


Em novembro, o presidente do emblema vila-condense confirmaria: “Não está nada confirmado, mas há negociações e posso dizer que as conversações estão bem encaminhadas. O Benfica está muito interessado e o Fábio também tem a pretensão de alinhar na Luz.” Finalmente, em dezembro, o processo chegava ao fim, com a certeza de que Faria iria assinar pelos lisboetas contrato válido por quatro temporadas.


Faria foi o primeiro reforço a estrear-se de águia ao peito. Terminada a época, integrou a digressão à América do Norte, alinhando nos dois jogos. “Foi contratado pelo Benfica, logo, é um valor em que acreditamos”, sublinhou, então, Jesus.

Fonte: Record

Gás inicial ainda não provocou explosão


MARTINS REALIZOU UM GRANDE PRÉ-ÉPOCA


A pré-temporada do Benfica deu continuidade ao que de bom foi feito em 2009/10. Apesar das ausências de vários titulares, os encarnados praticaram bom futebol, somaram vitórias e começaram a aguçar o apetite dos adeptos para os jogos oficiais. Com a equipa em alta, apareceram vários jogadores, que não tinham sido opções iniciais na última temporada, a dar grandes indicações e entrando a todo o gás neste novo ano.


No entanto, essa energia inicial não deu grandes frutos e os jogadores que se destacaram ainda não conseguiram explodir definitivamente, uns por lesão, outros pelo aparecimento dos habituais titulares. Sidnei, Airton, Carlos Martins, Jara e Alan Kardec são os exemplo mais elucidativos.


Aliás, excetuando Sidnei, nenhum dos jogadores foi titular nos 3 jogos de campeonato já realizados, embora seja importante realçar que Kardec está lesionado desde o encontro da Supertaça frente ao FC Porto.


Suplentes úteis


Carlos Martins é um dos casos mais marcantes. O médio português fez grandes exibições tanto na pré-temporada como nos jogos oficiais e sempre que foi utilizado esteve em grande plano, tendo acrescentado qualidade à equipa. Aliás, no jogo com o Nacional, a sua entrada deu outra vida ao futebol encarnado e ainda marcou o único golo da equipa, já em período de compensação.


Jara também não conseguiu ser opção inicial, mas tem dado boas indicações, sendo dele o primeiro tento das águias nesta edição da Liga, frente à Académica.

Um exemplo de dedicação

LUÍS FILIPE NÃO É OPÇÃO "INTERNACIONAL" MAS CONTINUA NO PLANTEL

Quando o estágio na Suíça se iniciou, ainda o plantel encarnado dava os primeiros passos rumo à nova temporada. Os jogadores procuravam readquirir a forma, mas, para quem estava de fora, havia um que já dava nas vistas nos treinos: Luís Filipe. Nos jogos realizados naquele país, mostrava, aliás, assinalável frescura.



Excluído da Liga dos Campeões, o lateral-direito continua, no entanto, a ser opção para as competições nacionais, pela segunda temporada consecutiva. Recuperado há um ano pelo Benfica, quando o brasileiro Patric foi dispensado e era necessário reforçar a ala direita, Luís Filipe, de 31 anos, é um caso de dedicação, malgrado ter realizado 3 encontros a época passada (é o segundo jogador do plantel com mais partidas realizadas em Portugal).


Manuel Cajuda, hoje treinador do Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, lembra-se bem da época em Braga. A “melhor” do futebolista. Em 2000/01 realizou 33 jogos no campeonato com a camisola arsenalista e boas exibições valeram-lhe a transferência para o Sporting.


“Ele fez uma época fantástica”, lembra, destacando o “profissionalismo” do camisola 22. “Os treinadores têm uma regra, que é tirar o máximo rendimento dos jogadores”, observa, considerando que o mérito pelo percurso é do futebolista.


Cajuda, de 59 anos, fala de Luís Filipe como um elemento que “nunca levantou ondas”. “Comigo, foi sempre bom profissional, que cumpriu as regras e teve atitude positiva. Quem decide se alguém joga ou não é um treinador. Comparo o comportamento dele ao de Quim.”

Sidnei é caso diferente

FOI TITULAR NA PRIMEIRA JORNADA

Sidnei foi um dos elementos que começou muito bem a pré-temporada, dando indicações que poderia ser o seu ano de afirmação. Com Luisão ainda de férias devido à presença no Mundial 2010, o jovem central assumiu-se como o parceiro de David Luiz e mostrou credenciais.



Na época passada, o jogador foi fustigado por inúmeras lesões e poucas vezes foi opção do técnico na equipa inicial. Foi com Quique Flores que o brasileiro teve a melhor época, assumindo-se como titular ao lado do Girafa. No entanto, nesta pré-temporada deu indicações que a sua situação podia melhorar apesar da forte concorrência no eixo defensivo.


O brasileiro fez boas exibições e, ao contrário dos casos referidos na peça acima, já teve oportunidade de ser titular no campeonato. Luisão lesionou-se na Supertaça, diante do FC Porto, e não pode ser utilizado no encontro frente aos estudantes, realizado em meados de agosto.


Sidnei foi o escolhido de Jesus mas acabou por não realizar uma exibição muito feliz. Falhou na marcação no golo de Miguel Fidalgo e deu muito espaço a Laionel no lance que resultou o segundo tento da Briosa. O brasileiro, de 20 anos, é, nesta altura, a terceira opção para o eixo defensivo.