terça-feira, 31 de maio de 2011

Jesus associa-se ao Dia Mundial da Criança

Jorge Jesus vai marcar presença esta quarta-feira nas actividades do Dia Mundial da Criança, que vão decorrer no Estádio da Luz.


O treinador estará, a partir das 12 horas, no recinto onde se vão desenvolver as atividades organizadas pelo emblema encarnado, iniciando a visita pela porta 5 do Pavilhão n.º 2.

O evento contará com mais de 1.300 crianças, que vão ter a oportunidade de usufruir de um leque alargado de modalidades praticadas pelo Benfica, participar em jogos tradicionais, pinturas faciais, insufláveis, legos e experimentar simulações desenvolvidas pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Record

Benfica continua "rei" das assistências

O Benfica perdeu esta época cerca de 12 mil espectadores por jogo, mas continua a ser o clube de futebol português que mais adeptos leva ao estádio, revela um estudo esta terça-feira apresentado.

Mesmo em quebra, no ano em que não defendeu com êxito o título de campeão nacional o Benfica levou 38.146 pessoas ao estádio, em média, contra 36.986 do FC Porto - em subida acentuada - e 24.857 do Sporting, mais uma vez a descer, segundo o estudo do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) - The Marketing School.

Os leões já perderam quase 10 mil espectadores em cinco anos e continuam com essa tendência, ficando mesmo mais perto dos dois clubes minhotos, que o seguem, que do rival de Lisboa.

A grande campanha do Sp. Braga levou mesmo os arsenalistas a ultrapassarem o Vitória de Guimarães, que tem sido o quarto grande. Em 2010/11, a média dos espetadores bracarenses foi de 14.508, contra 13.949 do Vitória de Guimarães, enquanto os outros 11 clubes lusos têm médias abaixo dos 10.000 espetadores.

Nos últimos cinco anos (2006/2011), o Benfica ainda está acima dos 40 mil espetadores, com 40.089, o FC Porto conta 37.325, o Sporting 27.729, o V. Guimarães 16.498 e o Sp. Braga 13.435.

Em termos de taxa de ocupação do estádio, apenas o Dragão está acima de 70 por cento (73,39). Benfica e Portimonense estão acima dos 50 por cento e o Sporting já desceu da "meia casa" (49,67).

Analisando 20 campeonatos europeus, o estudo do IPAM coloca Portugal em nono em termos de assistências, com 10.926 espetadores por jogo, distante da Alemanha (40.641) e da Inglaterra (34.301), que dominam. A média lusa está praticamente "estagnada", nos últimos cinco anos.

O Benfica consegue ser o 31.º clube europeu, neste critério, o FC Porto 33.º e o Sporting 61.º, numa listagem em que o FC Barcelona arrebatou a liderança ao Manchester United.

Record

Comunicado: Timisoara mantém dívidas

Ao contrário do que alguma imprensa romena noticiou esta manhã, o Sport Lisboa e Benfica desmente que exista qualquer entendimento com o Timisoara relativamente às dívidas deste clube com o Benfica, que continuam por liquidar.

Sport Lisboa e Benfica Online

Saviola: «Situação do River é muito complicada»

O avançado do Benfica Saviola lamentou esta terça-feira a crise de resultados do River Plate, emblema argentino que corre o risco de descer de divisão. Em declarações à Fox Sports, o atacante encarnado não esconde a tristeza em acompanhar o presente do clube que representou antes de rumar ao Barcelona, em 2001.

"É uma situação muito complicada. Os adeptos estão a sofrer. E eu estou a sofrer como adepto e como ex-jogador, porque sei o que é estar num grande clube como o River. Em Portugal, com Pablo Aimar, estamos sempre a falar da situação do River Plate e apoiamos o clube a partir de Lisboa", afirmou Saviola, no programa "Minuto Cero".

"É fundamental manter o apoio à equipa nestas últimas três jornadas do Torneio Clausura", alertou o internacional argentino.

Record

Federação argentina «coloca» Garay no Benfica

Já houve notícias que apontaram para o interesse do Benfica na contratação do defesa-central Ezequiel Garay, alegadamente também na mira do Sporting. Agora, a Federação argentina, na relação de jogadores convocados, coloca o jogador do Real Madrid como fazendo parte dos quadros do clube da Luz.

Poderá ser simples erro de quem colocou a lista no site oficial do organismo, até porque também lá constam os nomes de Gaitán e Jara, esses sim, jogadores do Benfica. Mas ganha destaque o facto de Garay até já ter sido falado recentemente como alvo do Benfica.

ABola

Será? É que só há esta razão para o Sport Lisboa e Benfica querer vender o Jardel.

Benficaas

Opção por Salvio acaba hoje e agente não nega FC Porto

Dia 31 de Maio. Última oportunidade para o Benfica tentar conseguir, em exclusividade, o concurso de Eduardo Salvio para a próxima temporada. O problema é que do mesmo contrato em que se encontra a cláusula que permite ao Benfica a primazia sobre o futebolista faz parte uma outra que obriga os encarnados a pagarem 15 milhões de euros, verba que o clube da Luz não quer e não vai pagar.

A partir de amanhã, porém, o Benfica terá de contar com a concorrência de outros interessados, o que pode dificultar ainda mais a tentativa de baixar o valor pedido pelos colchoneros para patamares mais aceitáveis.

O clube da Luz desejará, certamente, pagar menos de dez milhões de euros pelo jogador e para isso até poderá usar o facto de o jogador ter sido recentemente operado a uma fractura no quinto metatarso do pé direito, lesão complicada, como se viu no caso de David Luiz, e que pode atrasar o regresso do internacional argentino à competição.

Miguel Agustin Jimenez, empresário do camisola oito do Benfica, confirmou, em declarações a A BOLA, o termo do período para negociar Salvio em exclusivo - «é verdade que termina hoje o prazo para o Benfica accionar a cláusula de opção de compra» -, mas garantiu que o assunto ainda não está encerrado, mesmo que a balança penda, neste momento, para o emblema da capital espanhola.

O empresário do atleta admite outros interessados além do Benfica: «Dois ou três perguntaram pelo Salvio e mostraram interesse na sua contratação. Há dias tive uma reunião com os dirigentes do Atlético e coloquei-os a par», e não desmentiu: «FC Porto? Não sei, não me lembro...» disse rindo.

ABola

Ai, estou deixa-me num estado de irritação total. Eu sei que ele disse que não ia para o FC Porto, mas o agente dele, ai que nervos! Benfica, não vamos deixar que mais um jogador seja desviado para o FC Porto, não este, por favor!

Benficaas

Arsenal é o adversário na Eusébio Cup

O Arsenal está confirmado como adversário do Benfica na edição deste ano da Eusébio Cup, em partida agendada para 6 de Agosto, no Estádio da Luz.

Segundo o programa provisório da pré-época dos encarnados, divulgado esta terça-feira, antes do encontro com o Arsenal haverá ainda o habitual jogo de apresentação aos sócios, marcado para 20 de Julho.

Os comandados de Jorge Jesus vão, porém, iniciar os trabalhos de pré-época cerca de um mês antes, no dia 22 de Junho, realizando testes médicos durante os dois dias seguintes. O início dos treinos está marcado para dia 27.

A 3 de Julho, o plantel rumará à Suíça, onde permanecerá em Nyon até ao dia 11, estando ainda por definir quantos jogos de preparação irá realizar. O clube tem ainda programado a participação no Torneio do Guadiana, entre 15 e 17 de Julho.

ABola

P.S.: O jogo de apresentação aos sócios deve ser frente ao Chelsea Football Club, devido aos objectivos da transferência do jogador David Luiz, do Sport Lisboa e Benfica para o Chelsea Football Club. MAS ATENÇÃO, NÃO TENHO A CONFIRMAÇÃO DE NADA! Vamos esperar para saber tudo sobre esse assunto!

Águia de olho em Pablo Piatti

O Benfica poderá estar interessado na contratação do argentino Pablo Piatti, do Almería, segundo o jornal inglês “The Mirror”.

O argentino é também pretendido pelo Wigan que deverá oferecer cerca de 3,5 milhões de euros pela sua aquisição.

Pablo Piatti, médio-ofensivo de 22 anos e 1 metro e 63 de altura, poderá sair do Almería, que recentemente desceu à 2.ª divisão espanhola.

Record

Salvio interessa ao Bolonha

O Bolonha prepara a próxima época e Salvio, jogador do Atlético Madrid que esteve por empréstimo no Benfica, é um dos alvos da direção do clube italiano, escreve esta terça-feira o "Corriere dello Sport".

Recorde-se que os colchoneros, detentores do passe de Salvio, estão a negociar com o Benfica a transferência do jogador, tendo rejeitado a primeira proposta avançada pelos encarnados - o prazo para exercer a opção de compra termina esta terça-feira.

Segundo o jornal italiano, a direção do Bolonha está bastante interessado em contar com o médio no plantel e não será o único clube italiano na corrida - a Fiorentina estará a acompanhar os desenvolvimentos da situação do argentino em Madrid.

Record

Já disse e volto a repetir: Nós queremos o Salvio no Benfica!

Benficaas

Real usará verba de Lass para comprar Coentrão

A transferência de Fábio Coentrão para o Real Madrid poderá ser facilitada pela venda de Lassana Diarra, médio dos merengues que quer sair e é pretendido por clubes italianos (Juventus e Inter Milão), escreve esta terça-feira o "As".

O jornal revela ainda que José Mourinho fala com o extremo quase todas as semanas para o tranquilizar.

A verba proporcionada pela venda do francês transitaria para a compra do português, depois do presidente dos encarnados, Luís Filipe Vieira, se ter recusado a negociar abaixo do valor da cláusula de rescisão (30 milhões de euros).

O relato adianta que os merengues estão ao corrente da urgência do Benfica em garantir Salvio junto do Atlético Madrid (15 milhões de euros) e que não estão dispostos a dar mais dos 25 milhões de euros por Coentrão.

O processo negocial pode ser acelerado depois de 4 de junho, dia em que Portugal joga com a Noruega e os futebolistas internacionais ficam de férias.

O ambiente no seio da Seleção Nacional é também referido na notícia do "As". O jornal escreve que os merengues Ronaldo, Pepe e Ricardo Carvalho falam constantemente do Real Madrid com Coentrão.

Record

Meus caros, pagam os 30 milhões ou mais e ficam com ele, se quiserem pagar abaixo dos 30 milhões, procurem outro!

Benficaas

Agente de Salvio reúne-se com Atlético

O empresário de Salvio reúne-se esta semana com os dirigentes do Atlético Madrid. Agustín Jiménez revela a Record que não existe qualquer assunto pré-definido na agenda do encontro, sendo no entanto natural que a cobiça do Benfica acabe por constituir um dos temas da conversa.

O agente tem servido de elo de ligação entre os dois emblemas ibéricos e mantém um relacionamento estreito com Luís Filipe Vieira, conhecendo ao pormenor até onde pode chegar financeiramente o líder dos benfiquistas na tentativa de promover o regresso de El Toto. A relação privilegiada reconhecida por todos os intervenientes não lhe confere, todavia, o poder de reequilibrar os pratos de uma balança que neste momento pende claramente para a continuidade do extremo, de 20 anos, no clube colchonero.

Record

Nós queremos o Salvio no Benfica!

Benficaas

Águias vão avançar para a venda de Jardel

Os responsáveis do Benfica vão avançar para a transferência de Jardel, a título definitivo, este verão. O defesa-central contratado em janeiro, na reabertura do mercado, não entra nos planos dos encarnados para a nova temporada.

Numa altura em que Luisão é o único central seguro no plantel versão 2011/12, as águias estão no mercado à procura de um elemento para o eixo da defesa que se imponha e não deixe dúvidas quanto ao seu valor, depois de aposta em Jardel ter ficado aquém das expectativas.

Sucessor de David. Jardel, de 25 anos, chegou a Portugal em 2009, ingressando no Estoril, da 2.ª Liga. Começou a temporada 2010/11 no Olhanense e as boas exibições levaram o Benfica a contratá-lo, ainda antes da saída de David Luiz para o Chelsea, em cima do encerramento da reabertura do mercado de transferências.

Record

Bem, esta notícia não tem assim muita lógica. Então o Benfica compra um jogador no mercado de transferências de Inverno, onde por acaso também vendeu um mas isso não vem muito ao caso, e no mercado de transferências de Verão decide vende-lo, no mesmo ano (wow). O que eu acho é que o Sport Lisboa e Benfica está a fazer mal ao querer vender o Jardel, porque ele até é um bom jogador, pode não ter a velocidade de David Luiz, a sua capacidade entre outros, mas rende.
Não nos podemos esquecer é que esta é uma notícia do Record!

Benficaas

Vieira: «Fábio disse que se apresentava dia 22...»

A saída de Fábio Coentrão do Benfica é o tema do dia na atualidade do Benfica e Luís Filipe Vieira não fugiu à questão na entrevista a Judite de Sousa, na TVI.

"O que ele nos disse e afirmou publicamente é que se vai apresentar dia 22 na nossa casa para regressar ao trabalho. Ele disse que o faria, portanto não há muito a falar... Se algum interessado pagar a cláusula de rescisão, aí não podemos fazer nada".

Já sobre Rui Costa, o presidente dos encarnados desmentiu qualquer desentendimento.

"Ainda hoje estivemos a trabalhar no plantel da próxima temporada com o Jesus. Não fomos muito competentes para ganhar, portanto vamos ter de melhorar muita coisa. Agora daí a pensarem que há uma divisão entre nós é diferente. Se calhar temos ambos de fazer outro tipo de trabalho nesta temporada. Este ano em que vamos entrar o Benfica terá de fazer uma abordagem diferente à equipa e fazer com que impere a humildade."

Record

Entrevista de Luís Filipe Vieira (Excerto)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, vai estar esta segunda-feira no "Jornal das 8" da TVI.

A entrevista irá acontecer alguns dias depois de o clube ter sido visitado pela Polícia Judiciária, no âmbito de uma investigação à transferência do guarda-redes Júlio César. E foi esse mesmo o arranque da conversa.

"O melhor bem que tenho na vida é a minha família. Depois são os 10 anos de trabalho que tenho a tentar credibilizar o Benfica, que hoje é uma instituição com credibilidade. Não venho justificar nada, quem o terá de fazer é quem nos caluniou", começou por dizer sobre a investigação da PJ ao Benfica.

"O Benfica comprou um jogador [Júlio César] ao Belenenses por um milhão de euros, entregou as respetivas letras e não houve intervenção de mais alguém. Depois apareceu alguém que tinha alegadamente direito a receber uma percentagem. Nem sequer entendo porque o nome do Benfica foi chamado a esta situação", indicou.

Quanto ao nome de Jorge Jesus estar envolvido nesta equação, Vieira foi claro: "Temos sempre boas salas para receber as pessoas que vão investigar o Benfica. Nunca ouvi falar de pagamentos nem de comissões sobre a transferência do Júlio César."

Quanto a Roberto e ao elevado valor da transferência, ideias claras do líder benfiquistas: "Foi tudo feito com legalidade. No jornalismo atiram as pessoas para a lama e sem razão de ser. A Polícia Judiciária foi lá pedir o contrato do Roberto e nós mostrámos. Está tudo definido, até porque o dinheiro deixa rasto. O que é mau é que a PJ entenda que existem coisas anormais. Aliás, podiam criar uma brigada para investigar todas as instituições e as transferências, especialmente os primeiros classificados dos últimos 10 anos."

Questionado sobre se o negócio envolvendo o guardião espanhol foi positivo, Vieira não desarmou: "Não sei... E não sei por quanto será vendido. E os benfiquistas sabem que já comprei por 1 milhão e vendi por 30 milhões..."

"Eu sei como vivo e que não recebo nada do Benfica, mas sei ver ao meu redor e há muita gente que vive às custas dos clubes. Sei que trouxe para o Benfica princípios e transparência completa. E quando o Fisco ou os nossos auditores nos investigam, acho isso um alívio", explicou depois sobre o tema.

"Mantenho a confiança em Jesus e espero que a PJ investigue. E se ele for constituído arguido continuarei a confiar nele e a manter toda a confiança no seu trabalho", atirou depois sobre a continuidade de Jesus ao leme das águias.

"Vamos agir judicialmente contra todas as pessoas que inventaram esta questão. Eu não fujo, estou cá e posso prestar declarações a qualquer momento. Estou completamente à vontade sobre estes temas", garantiu depois sobre o tema quente, argumentando que continua a confiar plenamente no treinador.

Quanto a Fábio Coentrão, poucas palavras: "Apresenta-se dia 22 na nossa casa para regressar ao trabalho. Ele disse que o faria, portanto não há muito a falar..."

Sobre Rui Costa, algo semelhante: "Ainda hoje estivemos a trabalhar no plantel da próxima temporada ncom o Jesus. Não fomos muito competentes para ganhar, portanto vamos ter de melhorar muita coisa. Agora daí a pensarem que há uma divisão entre nós é diferente. Ele poderá até vir a fazer um outro trabalho, muito mais válido que aquele que tem feito. Se calhar temos ambos de fazer outro tipo de trabalho nesta temporada. Este ano em que vamos entrar o Benfica terá de fazer uma abordagem diferente à equipa e fazer com que impere a humildade."

Record

Vieira: «Foi tudo feito com legalidade»

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, esclareceu esta segunda-feira, em entrevista à TVI, que a transferência de Roberto para o Benfica foi feita com transparência.

"Foi tudo feito com legalidade. No jornalismo atiram as pessoas para a lama e sem razão de ser. A Polícia Judiciária foi lá pedir o contrato do Roberto e nós mostrámos. Está tudo definido, até porque o dinheiro deixa rasto. O que é mau é que a PJ entenda que existem coisas anormais. Deixo aqui o desafio: a PJ que crie uma brigada especial e investige todas as instituições, especialmente os primeiros classificados dos últimos 10 anos."

E acrescentou: "Não pagamos nada em offshore a menos que chamem offshore ao Sport Lisboa e Benfica", mostrando às câmaras a cópia do pagamento do prémio ao técnico do Benfica - o treinador recebeu 573 mil euros brutos (reduzidos a 306 mil com os devidos desconto) pelo título de campeão.

"Eu sei como vivo e que não recebo nada do Benfica, mas sei ver ao meu redor e há muita gente que vive às custas dos clubes. É normal que as pessoas se interrogem sobre a forma como algums pessoas vivem. Estou a falar de dirigentes, logcamente, mas não especificamente do meu principal rival. Sei que trouxe para o Benfica princípios e transparência completa. E quando o Fisco, a PJ ou os nossos auditores nos investigam, acho isso um alívio", explicou.

Quanto ao nome de Jorge Jesus estar envolvido nas investigações, Vieira foi claro: "Temos sempre boas salas para receber as pessoas que vão investigar o Benfica. Nunca ouvi falar de pagamentos nem de comissões sobre a transferência do Júlio César."

Record