terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Artur Santos: "Passo a passo até à final da Champions"

O ex-campeão europeu Artur Santos considera que seria "ouro sobre azul" o Benfica conquistar o título nacional e a "Champions" no ano em que comemora o cinquentenário da conquista da Taça dos Campeões Europeus de futebol, em Berna.

"Na mente do nosso grupo de trabalho não pode existir outra ideia e outro juízo senão caminhar passo a passo até à final do campeonato europeu. E seria ouro sobre azul ganhar o campeonato e a Liga dos Campeões", afirmou Artur Santos, na cerimónia de lançamento da edição especial do vinho da marca Porto Cálem "Colheita 1961".

A Cálem associou-se ao clube "encarnado" e lançou uma edição limitada a 200 garrafas no cinquentenário do ano comum às duas temporadas em que o Benfica conquistou a Taça dos Campeões: 1960/61 (3-2 frente ao FC Barcelona) e 1961/62 (5-3 com o Real Madrid).

Uma coincidência salientada pelo vice-presidente Rui Gomes da Silva no camarote presidencial do Benfica, que sugeriu à Cálem que "guarde umas garrafas para mais uma edição comemorativa", para comemorar daqui a 50 anos.

O enólogo Pedro Sá, da Porto Cálem, justificou o lançamento da edição limitada pelo facto de associar "duas grandes bandeiras de Portugal: o Benfica e o Vinho do Porto", elogiando as qualidades de néctar, que estará à venda nas principais garrafeiras do país e lojas do clube.

Mora já treina em Montevideu

Rodrigo Mora está cada vez mais perto do Peñarol. O avançado encarnado já treina em Montevideu e o clube espera agora o aval de Luís Filipe Vieira para consumar o empréstimo por uma temporada.

"Está quase. Estamos à espera que o presidente do Benfica nos diga que sim. Mora já se encontra em Montevideu a treinar", revelou o diretor-desportivo Osvaldo Giménez, em declarações à rádio 1010.

Mora não tem sido opção para Jorge Jesus, tendo disputado apenas dois jogos pelos encarnados, ambos para a Taça de Portugal.

Luís Aguiar na mira

O Peñarol está igualmente interessado no ex-médio do Sporting, Luís Aguiar. Segundo a imprensa uruguaia, o técnico Gregorio Pérez já entrou em contacto com o jogador, dando-lhe conta da vontade em contar com os seus préstimos, apesar de Aguiar estar ainda a recuperar de uma operação.

Os dois terão agendado uma reunião para quinta-feira de forma a limar mais arestas.

Chalana reencontrou ex-colega Reinaldo

Chalana e Reinaldo, velhos ídolos do futebol do Benfica nos anos 80, foram atração do jogo que os juniores das águias realizaram na segunda-feira na Guiné-Bissau contra os seniores do clube "encarnado" local, que ganharam por 4-3.

Na bancada principal do estádio Lino Correia, apinhada de adeptos do Benfica dos dois países, mas que puxavam para os jogadores de ambos os lados, Chalana e Reinaldo, sentados lado a lado, acabaram por ser o centros da atenção sobretudo dos guineenses mais velhos.

"Olha ali o Chalana. Olha ali o Reinaldo", era a frase mais ouvida quando os adeptos descobriram as duas velhas glórias sentadas numa amena conversa sobre o clube da luz e os "miúdos" que envergam a camisola do Benfica.

Os dois estavam sentados debaixo da tribuna de honra onde se encontrava o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior e alguns ministros, mas eram os que mais mereciam a atenção dos adeptos, respondendo a inúmeras solicitações, para uma fotografia ou um abraço.

Espantados pela atenção que estavam a merecer no Estádio Lino Correia, os dois também ficaram surpreendidos pelo reencontro num campo de futebol e em Bissau.

"Nunca imaginei encontrar-me com o Chalana num campo de futebol no meu país natal. É estranho, mas é ao mesmo tempo uma sensação agradável", afirmou, em declarações à agencia Lusa, Reinaldo.

Chalana disse à Lusa que teve "muito gosto" em rever o "velho amigo e grande companheiro" Reinaldo, lembrando que "servia os bons cruzamentos" para o ponta de lança de origem guineense fazer golos.

"Faz tempo que não sabia do Reinaldo e do Samuel, que também nasceu aqui, mas sempre quis saber deles, são bons meus amigos do Benfica", disse Chalana, que se afirma encantado com a Guiné-Bissau, único país de língua portuguesa que o antigo craque português não conhecia.

"Finalmente vim à Guiné. Não tinha cá vindo porque o Benfica nunca cá tinha vindo. Estou a gostar. As pessoas são simpáticas", sublinhou Chalana, figuras de referência da comitiva dos juniores A do Benfica em visita à Guiné-Bissau.

Artur quer acabar carreira na Luz

Tem mais três anos e meio de contrato pela frente, ainda não ganhou nenhum título pelo Benfica, mas já viu e sentiu o suficiente para ter as ideias bem arrumadas - Artur quer acabar a carreira no Benfica e, se o seu actual contrato se estende até ao 2015, o guardião espera poder renová-lo por mais uma ou duas temporadas. A garantia é deixada a O JOGO pelo agente do camisola 1, Ovidio Colucci. "Há sempre rumores de equipas interessadas nestas alturas, ainda para mais quando um jogador está bem, mas o sonho dele é acabar no Benfica, se for possível. Sente-se acarinhado pelos adeptos, está num clube grande, que luta por títulos todos os anos... Tem tudo! Além disso, é uma pessoa muito equilibrada, madura, e gosta muito de Lisboa. Está plenamente adaptado, tal como a sua família; ele até já comprou casa em Lisboa e sente-se muito bem. Claro que isto é futebol e se no futuro aparecer algum clube a pagar muito mais, nunca se sabe o que acontece. Mas ele quer ficar o mais tempo possível no Benfica", explica o empresário.

A acrescentar a tudo isto, há ainda o facto de Artur ter sido pai recentemente - o pequeno Luca tem pouco mais de dois meses e é o primeiro rebento da sua relação com Karina -, o que o levou a nem sequer ter rumado ao Brasil para passar o Natal. O guardião fica mesmo por Lisboa, cidade pela qual está apaixonado. Quanto a aumento salarial, com respectiva extensão do contrato, poderá dar-se no final da época, dependendo também do contexto, claro. "Se ele continuar a jogar assim, os dirigentes do Benfica com certeza irão no futuro propor-lhe uma renovação. Faz-se sempre um balanço, seria normal, e viria ao encontro do que Artur quer. Ele sonha terminar a carreira no Benfica! Mas agora o mais importante é todos estarem concentrados em vencer o campeonato", frisa Colucci.


Os números

15
Artur chegou à Luz a custo zero, tendo assinado um contrato válido até 2015, e a SAD blindou-o com uma cláusula de rescisão de 15 milhões de euros

2
Esta é apenas a sua segunda época em Portugal. Em 2010/11 afirmou-se em Braga e antes disso jogara em três equipas italianas: Siena, Cesena e Roma

0
Nunca foi chamado à selecção brasileira. O técnico canarinho, Mano Menezes, já admitiu estar muito atento ao guardião

23
Artur disputou até agora 23 jogos oficiais, correspondentes a todas as jornadas da Liga ZON Sagres e aos encontros disputados na Champions. O guardião só não alinhou na Taça de Portugal, pois Jesus rodou Eduardo na prova

Aimar tem pressa para discutir contrato

Pablo Aimar está em Rio Cuarto, na Argentina, junto da família, mas tem nos próximos dias encontro marcado com o representante e amigo Mathias Aldao, com quem vai conversar sobre a possibilidade de renovar com o Benfica e preparar a estratégia a empregar logo que regresse a Lisboa, o que acontecerá, se nada de anormal acontecer, a 26 de Janeiro, pois o dia seguinte será já de trabalho sob as ordens de Jorge Jesus.

O objectivo é discutir rapidamente os termos da renovação contratual com os encarnados, pois o jogador, que se encontra em final de contrato, estará livre para assinar por outro emblema a partir de 1 de Janeiro e não quer, por isso, deixar que a situação se arraste. Aimar e Benfica querem continuar juntos, mas há que chegar a um entendimento em relação a números.

Se quanto à duração do contrato poderá haver sintonia (um ano ou dois de vínculo), já no que diz respeito a ordenados as coisas podem complicar-se, pois Aimar é um dos mais caros jogadores do Benfica ao mês e os encarnados poderão propor-lhe uma redução de vencimento.

Peñarol espera por Mora

Os responsáveis do Peñarol continuam confiantes no empréstimo de Rodrigo Mora por uma temporada. Depois de o presidente do clube uruguaio ter manifestado a intenção de garantir o avançado de 24 anos, coube ao treinador, Gregorio Pérez, revelar o seu interesse.

“Há muitos nomes a ser negociados e não basta dizer que os quero para eles aparecerem. Tenho uma lista de prioridades pois sei que não há capacidade financeira para os trazermos todos. Estamos muito esperançados na vinda do Rodrigo Mora e do Pacheco”, afirmou o técnico ao “El Pais”, de Montevideo.

Por um lado, Estudiantes recusa pagar, por outro, Estudiantes faz um esforço por Enzo Pérez

O Estudiantes quer “repatriar” Enzo Pérez, mas não se encontra disposto... a pagar pelo empréstimo. Esse não deve, no entanto, ter sido um dos assuntos colocados ontem à tarde em cima da mesa, por ocasião de uma primeira reunião exploratória entre o diretor-desportivo do emblema argentino, Daniel Romeo, e o jogador. O encontro serviu, isso sim, para que o internacional alviceleste apresentasse provas de que a lesão no joelho direito não lhe retirou as capacidades físicas que o notabilizaram e fizeram o Benfica investir 5,5 milhões de euros na compra do passe.

Enzo Pérez não perdeu tempo e assim que chegou a Buenos Aires reuniu-se com o diretor-desportivo do Estudiantes. Ojogador queria, entre outras coisas, aferir o nível de comprometimento do clube de La Plata na sua contratação, embora soubesse de antemão que o antigo emblema não estava disposto a cometer uma loucura financeira. “Ele quer jogar aqui. Se estiver ao nosso alcance faremos um esforço!”, reconhecia horas antes o presidente Enrique Lombardo, reportando-se ao ordenado que o jogador, de 25 anos, aufere no emblema da Luz.

08:01 - 20/12/2011

---- " ----

O Estudiantes continua firme no desejo de contratar Enzo Pérez, de 25 anos, ao Benfica, contando, claro, com a vontade do futebolista m regressar ao antigo emblema, de onde partiu no último Verão, por uma verba de cerca de 5,5 milhões de euros.

Ontem coube a Enrique Lombardi, presidente do emblema argentino, assumir a intenção de tudo fazer para conseguir fechar contrato com o extremo-direito.

«Sabemos da vontade do jogador em regressar ao clube e, por isso, se pudermos faremos um esforço por Enzo Pérez», explicou o dirigente, que aguarda agora pela definição da estratégia a utilizar nas negociações com o clube da Luz, que deverão começar oficialmente nos próximos dias.

00:13 - 20/12/2011

E então, como é que ficámos?

Benficaas

Gaitán fica até final da época

Benfica e Manchester United têm há algum tempo um acordo de cavalheiros que pode viabilizar a saída de Gaitán da Luz, no final da temporada. Tal como o nosso jornal noticiou em devido tempo, os red devils estão na frente da corrida pelo internacional argentino, de 23 anos, e já fizeram, inclusivamente, as primeiras abordagens aos responsáveis encarnados.

Conhecendo o interesse do emblema de Old Trafford em contar com o extremo já a partir de janeiro, os responsáveis pelo futebol benfiquista recusaram este cenário. Luís Filipe Vieira não quer vender nenhum jogador influente na reabertura do mercado, de forma a não fragilizar o plantel, que está na luta pelo título nacional e com aspirações em aberto na Liga dos Campeões.

Jesus quer mais golos do Garay

Jorge Jesus pretende mais golos de Ezequiel Garay. O defesa-central argentino estreou-se a marcar pelos encarnados, no último jogo do ano de 2011, na goleada (5-1) frente ao Rio Ave, num lance em que se antecipou de cabeça a Tiago Pinto, na sequência de um livre lateral cobrado por Pablo Aimar.

Curiosamente, foi o golo mais festejado pelo técnico de 57 anos, dos cinco que a equipa somou na vitória mais folgada da presente época, talvez por perceber que o argentino poderá ter iniciado aí um novo capítulo, porque o ex-jogador do Real Madrid sempre teve a tendência para marcar golos ao serviço das equipas que representou.

Uma das armas de Garay é a capacidade para os lances de bola parada. No jogo com o Rio Ave tentou marcar de livre directo: a bola passou um pouco por cima da trave, mas terá sido um sinal do que aí vem. Jesus quer que o central se transforme no marcador oficial dos livres do lado esquerdo (Cardozo ou Bruno César costumam marcar do lado direito).

Garay tem treinado os lances durante os treinos, para aprimorar a técnica. O treinador considera que o central de 25 anos é um especialista, ainda que no final do encontro frente aos vilacondenses tenha afirmado que Rodrigo Mora é o jogador que melhor executa os livres naquela zona do relvado - mas o avançado uruguaio raramente é utilizado.

Bruno Alves: "Conheço o Benfica e posso ajudar a equipa"

Bruno Alves aproveitou a paragem no campeonato russo para passar um período de férias em Portugal. Em entrevista à Sport TV, fez ontem uma antevisão ao jogo do Zenit com o Benfica, para a Liga dos Campeões.

“Foi um bom sorteio e vai ser uma eliminatória equilibrada. O Zenit tem boas possibilidades de passar, até porque eliminou o FC Porto, que é o campeão nacional em título. Mas o mesmo se passa com o Benfica. Não há vencedores antecipados e vai ser um bom duelo. Conheço bem o Benfica e posso ajudar a minha equipa a vencer”, assegurou o defesa, de 30 anos.

Camisola alternativa do Benfica nomeada para prémio

A camisola alternativa do Benfica, em tom negro e dourado, está nomeada para o prémio da mais bonita de 2011, eleição aberta no site inglês Subsidesports.com.

No total foram colocadas à votação 23 camisolas dos mais variados clubes do Mundo. Veja as fotos e dê também a sua opinião.

Artur Moraes e Marcão estiveram presentes em sessão de autógrafos

Chegados à quadra natalícia e apostando numa política de proximidade com os adeptos do Sport Lisboa e Benfica, o Clube esteve, esta segunda-feira, dia 19, representado em mais uma sessão de autógrafos, desta feita, pelos guarda-redes Artur Moraes do futebol profissional e Marcão do futsal.

Reforçar ainda que, e como habitualmente, a iniciativa contou com a presença maciça de muitos benfiquistas que não quiseram perder a oportunidade de estar perto e ter um autógrafo dos atletas.