terça-feira, 19 de abril de 2011

Taça da Liga: Troféu é apresentado hoje

O troféu que vai ser entregue no próximo sábado ao vencedor da 4.ª edição da Taça da Liga – peça de autor que Record teve a oportunidade de ver em primeira mão – é hoje formalmente apresentado, em conferência de imprensa, no Estádio Cidade de Coimbra, pela 15 horas.


Esta final tem diversos aliciantes: há um novo troféu, na sequência de um recente patrocinador; por outro lado, o facto de ter o Benfica como clube detentor de mais troféus (dois) e ser esta a sua terceira final consecutiva.


De referir, ainda, que esta é a primeira vez que a final muda de palco. Esta mudança deveu-se a uma falta de acordo entre as câmaras municipais de Faro e Loulé e os responsáveis pela competição.


Record

Kardec: «Não vamos pensar apenas em defender»

É com otimismo que Kardec encara o jogo da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal agendado para quarta-feira. O brasileiro reconhece que o FC Porto é um advesrário forte, mas o Benfica está pronto para a partida.


"Estamos preparados e confiantes no nosso trabalho. Estamos de cabeça erguida. É só mantermos a tranquilidade quando entrarmos em campo", afirmou o avançado na conferência de imprensa de antevisão da partida.


E prosseguiu: "Sabemos que existe vantagem para o nosso lado, mas temos de jogar o nosso futebol: não vamos pensar apenas em defender. Vamos jogar como se a eliminatória estivesse 0-0".


(em atualização)


Record

Meia-Final da Taça só com 40 mil adeptos

O clássico de amanhã, com o FC Porto, não vai ter lotação esgotada, à semelhança do que aconteceu no jogo do campeonato a 3 de abril. São esperados cerca de 40 mil adeptos nas bancadas do Estádio da Luz para assistir ao importante e decisivo embate das meias-finais da Taça de Portugal.


Apesar de o adversário ser o FC Porto, o estádio não vai encher e há vários fatores que podem condicionar a procura. E um deles é precisamente o facto de o clube da águia ter condicionado a venda de ingressos a sócios, que podem adquirir dois bilhetes de acompanhante.


Note-se que o preço dos bilhetes para associados, entre os 10 e os 20 euros, é relativamente acessível tendo em conta a importância do jogo, mas este valor duplica se for para um acompanhante.


Record

Nuno Gomes inicia corrida

A grande novidade do treino desta terça-feira do Benfica foi o início de corrida por parte do avançado Nuno Gomes, que efectuou ainda tratamento por causa de uma uma lesão meniscal interna no joelho esquerdo.


O lateral Luís Filipe efectuou tratamento a uma mialgia na face anterior da coxa esquerda, enquanto o médio Ruben Amorim realizou corrida, tratamento e trabalho de ginásio, de forma a recuperar de uma tendinose rotuliana bilateral.
O argentino Eduardo Salvio foi operado na segunda-feira, em Madrid, a uma fractura no quinto metatarso do pé direito. Nesta sessão, orientada por Jorge Jesus, participaram ainda quatro atletas do plantel de juniores do Clube: José Graça, Paulo Teles, Pedro Almeida e Vinicius Silva.


Referir que a lista de convocados para o clássico com o FC Porto vai ser divulgada no final da manhã do encontro. A partida tem início marcado para as 20h30 desta quarta-feira, dia 20 de Abril, no Estádio da Luz.


Sport Lisboa e Benfica Online

Pior ciclo defensivo da era Jorge Jesus

Águia sofre golos há 12 (!) jogos seguidos. Em 2009/10 não passou dos três. Poupanças não explicam tudo nesta tendência negativa.


Nunca as redes das balizas do Benfica tremeram tanto como nas últimas semanas desde que Jorge Jesus assumiu o comando técnico dos encarnados, num ciclo claramente contrastante com o que tem pautado o seu trabalho na Luz desde o início da temporada passada.


O encontro de anteontem na Luz, com o Beira-Mar, constituiu a 12.ª partida oficial consecutiva em que os encarnados não conseguiram manter as redes da sua baliza invioladas e o grande golo apontado pelos aveirenses, da autoria de Yartey - cedido pelo Benfica ao Beira-Mar -, foi já o 16.º sofrido pelas águias na última dúzia de jogos realizados.


Para encontrar o último jogo do Benfica sem sofrer golos é preciso recuar à última semana de Fevereiro e fixar a atenção no dia 24, quando em Estugarda a equipa alemã foi incapaz, então, de marcar qualquer golo a Roberto. Desde então os encarnados têm andado a sofrer golos em todos os jogos e este é, por isso, um ciclo pintado a negro na carreira do treinador na Luz ao cabo da sua segunda época consecutiva de águia ao peito.


Estes números são como o algodão, não enganam, e estão interligados à forma como Jorge Jesus tem gerido os recursos humanos à sua disposição nos jogos do Campeonato a partir do momento em que ficou definitivamente arredado da luta pelo título.


ABola

Carlos Martins lançado para esquecer adeus de Salvio

Carlos Martins tentará minimizar a ausência de Salvio nas finais que esperam o Benfica até final da época.


A lesão do argentino, ontem operado em Espanha, deixou o universo encarnado a lamentar o seu azar e deixou Jorge Jesus com mais uma dor de cabeça: o argentino foi determinante ao longo da temporada para os melhores momentos da equipa encarnada, nada fácil, por isso, a sua substituição, que deverá ficar entregue a Carlos Martins.


O médio, de 28 anos, gosta de ocupar terrenos em zona mais central, mas a direita não é propriamente uma novidade. No arranque da temporada, de resto, foi ele quem em várias ocasiões desempenhou o papel, precisamente enquanto Salvio se adaptava aos métodos de Jorge Jesus.


Este domingo, na Luz, contra o Beira-Mar, no primeiro jogo após a lesão do jogador emprestado pelo Atlético Madrid, Jesus apostou no internacional português a entrar pelo flanco direito e a resposta não podia ter sido mais positiva: melhor em campo segundo a análise de A BOLA, e também em destaque segundo os dados estatísticos oficiais da Liga: foi o jogador que mais vezes tocou na bola durante todo o desafio (97 vezes), quem sofreu mais faltas (3), quem mais rematou à baliza (sete vezes), fez 87 passes certos, um deles acabou pouco depois no fundo das redes do guarda-redes do Beira-Mar.


Mesmo não sendo titular indiscutível, repartindo com frequência a discussão da posição 10 com Aimar, Carlos Martins já contabiliza esta época 39 presenças, 14 como suplente utilizado. Não sendo um goleador (apenas três golos esta temporada), tenta a sorte com frequência e já marcou, esta época, um golo que garantiu a vitória para a equipa de Jorge Jesus: ao SC Braga, na sétima jornada na Luz, precisamente na vitória por 1-0.


ABola

Dragões nunca venceram na casa do Benfica para a Taça

O FC Porto nunca venceu um jogo para a Taça de Portugal de no terreno do Benfica em eliminatórias a duas mãos, nem virou um resultado negativo depois de ter perdido o primeiro jogo.


Para se qualificar para a final da Taça de Portugal de 2010/11, o FC Porto, detentor do troféu, necessita de vencer o Benfica na quarta-feira no Estádio da Luz por pelo menos dois golos de diferença, depois de ter perdido em casa por 2-0, há 78 dias.


No histórico da competição, os dragões só partiram em desvantagem para o segundo encontro nos 16 avos de final da época 1964/65, tendo empatado a um golo no Porto, depois de terem perdido em Lisboa por 4-1.


Já o Benfica conseguiu duas reviravoltas, em eliminatórias a dois jogos, consumando a qualificação em Lisboa, em 1939 e 1941, depois de ter perdido no Porto.


Em 1938/39, nas meias-finais da competição, o FC Porto goleou o Benfica por 6-1, no Estádio do Lima, no Porto, e, na segunda mão, perdeu por 6-0 no Campo das Amoreiras, num jogo em que os azuis e brancos abandonaram o terreno aos 75 minutos e protestaram o encontro.


Duas épocas depois, em 1940/41, os dois "rivais" encontraram-se nos quartos de final da Taça de Portugal e os "dragões" voltaram a levar a melhor no Estádio do Lima, por 4-3, mas permitiram a reviravolta no Campo do Lumiar, onde o Benfica ganhou por 2-0.


Nas eliminatórias a dois jogos, o FC Porto só venceu cinco vezes em visitas ao terreno das "águias", uma para o Campeonato de Portugal - a prova antecessora da Taça -, e outras quatro para a Supertaça.


A primeira, remonta à época de 1931/32, ainda a contar para o Campeonato de Portugal, tendo Acácio Mesquita e Valdemar e marcado para os dragões e Pedro Silva para os encarnados. Este triunfo no Campo das Amoreiras deu avanço ao FC Porto que confirmou a passagem à final da prova no Campo da Constituição, com nova vitória (3-0).


Na supertaça, os dragões venceram mais quatro vezes no Estádio da Luz, sempre nos jogos da segunda mão, duas vezes pela margem mínima nas épocas de 1982/83 (2-1) e 1983/84 (1-0) e outras tantas com resultados mais dilatados.


Em 1985/86, Futre (2), Madjer e Gomes marcaram os golos da vitória do FC Porto, orientado por Artur Jorge, por 4-2 no terreno do Benfica, de John Mortimore, que reduziu por Diamantino e Dito.


Mais de dez anos depois, os dragões, comandados por António Oliveira, impuseram uma goleada de 5-0, com tentos de Artur, Edmilson, Jorge Costa, Wetl e Drulovic, ao onze de Paulo Autuori.


Record

Aimar sacrificado

Aimar deve iniciar a partida de amanhã no banco. É natural que assim seja, pois tudo indica que Jorge Jesus implemente o 4x4x2 clássico. El Mago não cabe no esquema, a menos que substitua Saviola na condição de segundo ponta-de-lança (cumpriu essa função diante do Beira-Mar), algo que se afigura agora muito improvável.


Caso não surja algum impedimento físico, a dupla atacante será sempre composta por El Conejo e Cardozo. Desta forma, o camisola 10 só tem oportunidade de alinhar se o treinador preferir defrontar o FC Porto no habitual 4x4x2 em losango. Aí sim, é necessário um maestro... que não defende.


Record

Airton é para rodar

Dificilmente Airton integrará o plantel do Benfica na próxima temporada. Vinculado até junho de 2015, o médio ainda não mostrou na Luz o potencial que o levou a conquistar o estatuto de titular indiscutível no Flamengo, em 2009, ano em que se sagrou campeão brasileiro. Os responsáveis encarnados continuam a confiar no valor do jogador mas, dado o rendimento registado por Javi García, consideram que será benéfico emprestá-lo para rodar.


Apesar de ter sido utilizado em 24 partidas, o camisola 2 só foi titular em 12 ocasiões, onde também chegou a desempenhar a função de lateral-direito. Sublinhe-se que o clube já hipotecou 50 por cento dos direitos do jogador ao Benfica Stars Fund, tendo recebido por isso 3 milhões de euros. Como é natural, os investidores não querem correr risco de ver desvalorizado este investimento, como atualmente se verifica, dada o momento que o jovem de 21 anos atravessa no clube lisboeta. Refira-se ainda que a quantia que já entrou nos cofres da Luz é sensivelmente a mesma que Luís Filipe Vieira pagou para garantir a aquisição do brasileiro.


Record