sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Cardozo convocado

O seleccionador do Paraguai, Francisco Arce, divulgou esta sexta-feira, dia 29, os convocados para o duplo compromisso ante o Equador e o Chile.

O jogador do Sport Lisboa e Benfica, Óscar Cardozo faz parte da lista dos convocados.

O Paraguai defronta o Equador dia 11 de Novembro e o Chile quatro dias depois.

Comunicado: Sejam sérios!

Temos vindo a assistir, nos últimos dias, a um desfilar de nomes de jogadores que, supostamente, o SL Benfica estaria interessado ou em vias de contratar.

A especulação, dentro de determinados parâmetros, faz parte do trabalho dos jornalistas, mas o que temos assistido vai muito para além da mera especulação, ultrapassamos a fronteira a partir da qual, objectivamente, os leitores estão a ser enganados.

O Sport Lisboa e Benfica não tem qualquer expectativa de contratar algum jogador na janela de transferências de Janeiro. O Sport Lisboa e Benfica está satisfeito com o seu plantel, acredita no seu valor e na capacidade de todos aqueles que actualmente o integram.

Tudo o que temos assistido nos últimos dias, e infelizmente devemos continuar a assistir nas próximas semanas, destina-se apenas a "vender" jornais. Nada mais do que isso e é bom que os benfiquistas assim o entendam.

O Sport Lisboa e Benfica continuará a trabalhar dentro dos objectivos definidos e não em função daquilo que alguns jornais, ou empresários de jogadores através deles, querem que o Benfica faça.

Como todos já entenderam os tempos que vivemos e aqueles que iremos viver são extremamente exigentes do ponto de vista económico, pelo que apontar o SL Benfica como clube interessado em jogadores de 6, 7 ou mais milhões é não ter a noção do tempo em que vivemos.

Uma das coisas de que o SL Benfica se orgulha é a de ter conseguido recuperar a credibilidade junto de todos os parceiros nacionais e internacionais.

Garantidamente, não estamos disponíveis para passar a aparecer na imprensa como Clube incumpridor, razão pela qual se torna ridículo falar dos números que alguns jornais têm vindo a falar.

Há muitos empresários interessados em valorizar os jogadores, mas a função dos jornais também é a de filtrar e eliminar as especulações sem qualquer fundamento, centrando-se apenas na informação credível.

Novembro a ferver

Basileia, SC Braga, Manchester United e Sporting no caminho do Benfica. E ainda a Taça de Portugal. Pelo meio viagens às selecções.

Vai ser um mês decisivo para os objectivos da águia nas várias competições, desde a Liga à Champions. Novembro, mês tradicionalmente frio e chuvoso, vai ser escaldante para os encarnados, com jogos para todos os gostos e com adversários de respeito.

Jorge Jesus, após o jogo com o Beira-Mar, teve direito a uma semana completa de fôlego para preparar o próximo ciclo de jogos, que arranca já este fim-de-semana, último de Outubro, com o Olhanense, no sábado à noite no Estádio da Luz. O nome do adversário pode não ser dos mais incómodos, mas depois de uma exibição sofrida em Aveiro, com vitória pela margem mínima, os encarnados não querem vacilar para continuar na liderança da Liga, de resto o principal dos objectivos para a presente época.

Jesus irá organizar o jogo com os algarvios tendo já na mente o próximo passo, na quarta-feira, na recepção ao campeão suíço Basileia, para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois da vitória no terreno adversário, o Benfica pretende conquistar novamente os três pontos para garantir automaticamente a passagem aos oitavos-de-final da prova milionária. O que permitiria, por exemplo, uma deslocação mais tranquila a Manchester, para defrontar sem preocupações quanto ao apuramento o United de Alex Ferguson.

O jogo em Inglaterra está agendado para 22 de Novembro, apenas quatro dias antes do derby de todas as emoções, a recepção ao Sporting, jogo que já começa a aquecer nos bastidores face ao bom momento que ambas as equipas estão a atravessar na Liga.

Jorge Jesus: “Merecem o nosso respeito”

O treinador da equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, anteviu esta sexta-feira, dia 28, o jogo referente à 9.ª jornada ante o Olhanense, onde prevê algumas dificuldades.

“Este jogo frente ao Olhanense afigura-se difícil, porque até este momento o Olhanense está a fazer um campeonato interessante, está em 6.º lugar. É uma equipa que já tirou pontos a um dos nossos rivais e como tal merece o nosso respeito. Todavia, acreditamos que temos capacidade para vencer o jogo e é isso que queremos”, apontou.

A formação de Olhão é uma das equipas com menos golos sofridos em isso não foi esquecido. “Esperamos sentir dificuldades, porque são uma equipa bem trabalhada. No jogo vai procurar trabalhar dois momentos da partida, que são a defesa e o contra-ataque e teremos de saber de lidar com essa situação e arranjar argumentos para ganhar”, destacou.

Já sobre a cadência de jogos importantes em pouco tempo, o técnico assumiu: “No sábado temos um jogo pertencente à competição que é o nosso principal objectivo da temporada. A nossa prioridade é olhar para o jogo ante o Olhanense com concentração e com obrigação de vencer. Para o jogo de terça-feira ainda faltam alguns dias e vamos ver uma competição de cada vez.”
Jorge Jesus abordou ainda a convocatória de Bruno César e de Luisão para o próximo compromisso da selecção brasileira. “Isto prova que o campeonato português tem muita qualidade, tal como tenho vindo a dizer há alguns anos. Estão vários jogadores que jogam em Portugal nesta convocatória e em relação ao Bruno César é a primeira vez que foi convocado e no Brasil perceberam a qualidade que ele tem e que nós temos destacado e trabalhado. Fico contente por ele e o Luisão irem à selecção, tal como fico quando outros jogadores do plantel do Benfica representam outras selecções”, sublinhou.

Jorge Jesus convoca 19 jogadores

O treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, divulgou esta sexta-feira a lista de convocados para o desafio da 9.ª jornada da Liga portuguesa.

Para a recepção deste sábado ao Olhanense, o técnico vai contar com 19 futebolistas. Recorde-se que o jogo tem início marcado para as 20h30.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur e Eduardo;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Garay, Jardel, Emerson e Luís Martins;
Médios: Matic, Ruben Amorim, Witsel, Bruno César, Gaitán, Aimar e Nolito;
Avançados: Cardozo, Saviola, Rodrigo e Nélson Oliveira.

Gaitán convocado para representar a Argentina

O extremo do Benfica Nicolás Gaitán foi convocado pelo seleccionador da Argentina, Alejandro Sabella, para próximos encontros de qualificação para o Mundial de 2014.

O futebolista, que renovou esta semana com o Sport Lisboa e Benfica até 30 de Junho de 2016, integra uma lista de 21 convocados.

A Argentina vai medir forças com a Bolívia no dia 11 de Novembro e com a Colômbia no dia 15 do mesmo mês, respectivamente.

United avança para Gaitán no final da época

O Manchester United deverá avançar para a contratação de Nicolás Gaitán no final da temporada, por uma verba nunca inferior a 35 milhões de libras (mais de 39,7 milhões de euros), escreve esta sexta-feira o "Belfast Telegraph". O argentino será o reforço eleito depois da venda de Dimitar Berbatov.

O jornal britânico revela ainda que Martin Ferguson, irmão de Alex Ferguson, histórico técnico dos red devils, ficou impressionado com Cardozo nas observações que tem feito aos jogos do Benfica, onde dedica especial atenção a Gaitán - como Record avançou em primeira mão.

O relato destaca a ligação de Jorge Mendes com o United, afirmando que esta ajuda a perceber que o médio argentino será um alvo no próximo verão, pois o agente FIFA português "concluiu a transação [do Boca Juniores] para o Benfica", em 2010.


O valor a pagar tem como ponto de partida os 35 milhões de libras, mas o Benfica não deverá aceitar menos do que o valor da cláusula de rescisão, 45 milhões de euros - que se manteve depois da renovação de contrato com os encarnados até 2016, na passada terça-feira -, refere ainda o "Belfast Telegraph".

No Manchester United, Gáitan terá um papel no centro do meio campo, ao contrário do que desempenha no Benfica atualmente, onde é utilizado mais sobre a esquerda.

Os dois clubes, recorde-se, voltam a defrontar-se na Liga dos Campeões (Grupo C) a 22 de novembro, em Old Trafford, depois do 1-1 na Luz, a 14 de setembro, onde Cardozo marcou um grande golo, aproveitando um passe espetacular de... Gáitan.

Capdevila só sai vendido

A saída de Joan Capdevila do Benfica na reabertura do mercado, em janeiro, é um dado adquirido há já algum tempo. Mas, de acordo com o que Record apurou, os dirigentes das águias não estão interessados em emprestá-lo e querem cedê-lo a título definitivo.

O espanhol, de 33 anos, assinou um contrato válido por duas épocas no último verão, mas não tem feito parte dos planos de Jorge Jesus, pelo que a SAD encarnada não vai colocar qualquer entrave à sua saída.

O presidente Luís Filipe Vieira pretende, no entanto, ter algum retorno do investimento feito quando resgatou o esquerdino ao Villarreal por 2 milhões de euros e só aceita desfazer-se do jogador por metade dessa verba. Quem quiser garantir os serviços do lateral campeão do Mundo e da Europa pela seleção do país vizinho terá de pagar cerca de um milhão de euros.

Até esta altura, não chegaram quaisquer propostas concretas à Luz, mas o nosso jornal sabe que existem vários interessados dispostos a ter o lateral. Várias equipas do principal escalão do futebol espanhol onde o camisola 38 continua a ter mercado, mas também do Médio Oriente e, até, dos Estados Unidos já procuraram inteirar-se das condições de um possível negócio.

Avanços por Patito

As conversações entre Benfica e Independiente, tendo em vista a transferência de Patito Rodríguez, da Argentina para a Luz, conheceram evolução e estão bem encaminhadas no sentido de resultar em acordo. O jovem médio/extremo é pretendido pelos encarnados já em janeiro e o emblema de Buenos Aires está tentado em vendê-lo já no final do ano.

Quando o Benfica perguntou pelo jogador pela primeira vez, os argentinos pediram 10 milhões. Contudo, dadas as dificuldades de tesouraria que atravessam, estão disposto a libertar o jovem por números inferiores. O negócio pode concretizar-se por 7 milhões de euros.

Um novo Coentrão está em preparação

Fábio Coentrão trocou, no último verão, o Benfica pelo Real Madrid, num dos negócios mais lucrativos da SAD encarnada – 30 milhões de euros, o valor da cláusula de rescisão. O internacional português saiu, após ter vingado como lateral-esquerdo, mas deixou rasto. O perfil do jogador definido pelas águias para aquela posição encaixa-se nas características do agora merengue. O esboço de futebolista para cada posição é inspirado no modelo do Barcelona – com isto, pretende-se que a equipa não se ressinta quando há qualquer alteração.

Enquanto estão no mercado à procura de um reforço para a ala esquerda da defesa, os encarnados têm na forja um lateral cujas características se aproximam das de Coentrão: Luís Martins, que foi promovido ao plantel principal depois de ter participado no Mundial Sub-20, na Colômbia, no qual Portugal se qualificou em segundo lugar.

Clubes brasileiros cobiçam Éder Luís

O avançado Éder Luís, cujos direitos desportivos pertencem ao Benfica, poderá trocar o Vasco da Gama por outro clube brasileiro já em janeiro, apesar de o empréstimo ao atual líder do campeonato brasileiro terminar apenas em junho de 2012.

Na corrida por Éder Luís, segundo a imprensa brasileira, estão, além do próprio Vasco da Gama, o Internacional de Porto Alegre e o Corinthians. Na verdade, qualquer clube, conforme uma cláusula existente no contrato de cedência assinado pelo Vasco com o clube da Luz, pode adquirir os direitos desportivos do atacante, desde que, claro, chegue a um acordo financeiro com os encarnados.

O jornal “Zero Hora”, na notícia em que esta quinta-feira dá conta do interesse do Internacional, indica que os direitos desportivos de Éder Luís foram fixados em três milhões de euros. Esta verba, contudo, poderá ser superior, já que o Benfica, num passado recento, rejeitou precisamente uma oferta de três milhões de euros de um clube japonês.

No caso do interesse do Internacional, o agente de Éder Luís, Márcio Bittencourt, confirmou ter sido procurado por dois clubes brasileiros, cujos nomes não foram revelados. O empresário Neco Cirne, porém, foi mais claro. “Ofereci o Éder Luís para o Giovanni Luigi [presidente do Internacional]. Mas trata-se de uma negociação complicada”, afirmou ao jornal “Zero Hora”.

Esta quinta-feira, em declarações ao site do jornal brasileiro, o vice-presidente para o futebol do Inter, Luís Anápio Gomes, não escondeu o interesse do clube em Éder Luís, mas, ao mesmo tempo, reconheceu a complexidade do negócio.

“É um bom jogador, mas acho muito pouco provável. Temos, sim, o interesse, mas nada foi formalizado”, disse o dirigente, negando que o jogador, ao contrário do que foi dito por Neco Cirne, tenha sido oferecido ao clube gaúcho.