sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Jorge Jesus: «Tivemos mais consistência táctica e física»

O FC Porto e o Sport Lisboa e Benfica empataram a duas bolas no clássico desta sexta-feira, no estádio do Dragão. No final da partida, o técnico das “águias” lembrou que esse resultado o deixa mais satisfeito a ele do que a Vítor Pereira. “O empate deixa-me mais satisfeito a mim, apenas pelo facto de o jogo ter decorrido no Dragão. Penso que o FC Porto esteve melhor na primeira parte, mas nós fomos melhor na segunda, onde fomos mais rápidos e tivemos mais consistência táctica e física. Pelas oportunidades de jogo, acho que o resultado é justo”, analisou.

Jorge Jesus viu a sua equipa em desvantagem por duas ocasiões, mas enaltece o espírito dos seus pupilos. “Nunca pensei que seria derrotado, mas tivemos de ir duas vezes atrás do resultado e arriscar mais. Assim sendo coloquei o Saviola e o Bruno César em jogo, modificámos a nossa intensidade. O Saviola ligou melhor o jogo da equipa e com o Bruno começámos a ter mais posse de bola”, referiu.

O técnico retorquiu sobre a hipótese dos seus jogadores saírem mais motivados com o empate conquistado. “Se ganhasse, ficava na frente da classificação e teria essa vantagem e outra motivação. Teoricamente, o empate, neste tipo de jogos, é melhor para quem joga fora, mas senti que poderíamos ter feito melhor após o 2-2”, finalizou.

Emerson: «Procurámos a vitória»

Decorreu esta sexta-feira, no estádio do Dragão, o clássico que opôs os “azuis-e-brancos” ao Sport Lisboa e Benfica. O lateral-esquerdo Emerson lamentou o empate verificado, pois assume que os “encarnados” queriam o triunfo. “O grupo procurou a vitória, mas as equipas estiveram concentradas e isso não foi possível. O nosso objectivo eram os três pontos, porque estamos muito focados na conquista do Campeonato”, referiu, não deixando de dar um agradecimento: “Quero agradecer os adeptos por nos terem apoiado durante os noventa minutos.”

Sobre o duelo individual com Hulk, o brasileiro disse: “Ele é um excelente jogador e eu tentei fazer o melhor para ajudar o Benfica.”

As “águias” empataram, mas queriam a vitória no desafio. “O empate não é mau resultado, mas podíamos ter tido um resultado mais positivo. Agora é pensar no próximo jogo para a Liga dos Campeões”, assumiu.

Destaques individuais

Gaitán – O extremo argentino realizou uma exibição muito conseguida, culminada com o golo que permitiu o empate à sua equipa. Fez vários “raids” tanto pelo corredor direito como pelo esquerdo, desequilibrando a equipa adversária.

Garay – O central rubricou uma das melhores exibições desde que chegou à Luz. Foi o elemento mais sereno na defensiva “encarnada” e a comprová-lo está o facto de não ter perdido qualquer lance em que participou.

Saviola – A sua entrada dinamizou o ataque benfiquista que, só por si, nunca deixou de tentar alvejar a baliza à guarda de Helton. A sua assistência para o golo de Gaitán é magistral.

Emerson – No início da partida todos os olhos estavam postos nele, pois cabia-lhe tentar travar Hulk. Não se impressionou com o jogador portista, anulou-o e saiu por cima no duelo individual. Subiu várias vezes pelo seu flanco criando dificuldades a Fucile.

Empate com sabor a vitória

O Sport Lisboa e Benfica empatou a duas bolas no estádio do Dragão. Com uma excelente atitude, os comandados de Jorge Jesus demonstraram uma boa capacidade de resposta e um grupo muito unido. Segue-se o Paços de Ferreira no ataque à liderança isolada.

O técnico Jorge Jesus voltou a apostar num meio-campo reforçado com Javi García, Witsel e Aimar, deixando os flancos para Nolito e Gaitán, que tinham como objectivo servir o avançado Óscar Cardozo. O guardião Artur viu o quarteto defensivo ser formado por Maxi, Luisão, Garay e Emerson.

O primeiro lance de ataque pertenceu aos “encarnados” logo aos dois minutos, com um centro de Nolito para Cardozo, que chegou atrasado para desviar. Nos minutos iniciais, as equipas tentavam construir jogo calmamente, num claro estudo mútuo.

O Benfica ocupava muito bem os espaços com uma postura muito adulta em campo, impedido o ataque adversário de chegar em boa posição de finalizar. O primeiro lance perigoso do FC Porto surgiu apenas aos 27 minutos. Varela entrou na grande área e serviu Fucile que encontrou um Artur gigantesco a fazer a mancha.

A toada de jogo mantinha-se morna e quando menos se esperava, os “azuis e brancos” inauguraram o marcador. Na sequência de um livre lateral, Guarín levantou para o primeiro poste e Kléber foi feliz de cabeça. Ao intervalo o resultado era de 1-0.

A etapa complementar iniciou-se com o Benfica a atacar e a chegar ao empate. Com o relógio a mostrar 47 minutos, Aimar jogou em Nolito, o espanhol desmarcou Cardozo com classe, que depois de deixar Álvaro Pereira e Helton no chão atirou para o fundo das redes.

Contra a maré e com os “encarnados” a dominarem as operações, o FC Porto voltou a marcar, desta feita por Otamendi que respondeu da melhor forma a um centro rasteiro de Varela. A desvantagem era injusta e os jogadores da Luz sentiam isso.

A partir do 2-1 só houve Benfica. Foram vários os ataques venenosos que enervaram a defensiva adversária e depois de Nolito ter isolado Cardozo (61’), que permitiu a defesa a Helton e de um golo anulado a Saviola (81’) por fora-de-jogo, Gaitán (82’) gelou os adeptos contrários. Saviola fez um passe de génio de costas para a baliza que rompeu a dupla de centrais contrária e Gaitán “fuzilou” Helton, que se limitou a assistir à potência do remate.

Com este empate, mantém-se tudo igual no topo da classificação, com as duas equipas a dividirem a liderança do Campeonato Nacional, com 14 pontos. Na próxima ronda, o Sport Lisboa e Benfica recebe o Paços de Ferreira.

O Sport Lisboa e Benfica apresentou o seguinte onze: Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Emerson, Javi García, Witsel, Aimar (Saviola 69’), Gaitán, Nolito (Bruno César 69’) e Cardozo (Matic 90’).

ARTURRRRRRR!
O GRANDE ARTUR!

Onze do Benfica:

Artur Moraes, Emerson, Garay, Maxi Pereira, Luisão, Witsel, Nolito, Gaitán, Aimar, Javi García, Cardozo.

Italianos insistem em Capdevila para a Juventus

Imprensa transalpina volta hoje a fazer eco do interesse da Juventus na contratação de Joan Capdevila, em Janeiro, por ocasião da reabertura do mercado de transferências.

A equipa de Turim está atenta ao internacional espanhol quando este actuava ainda pelo Villarreal.

A situação desconfortável que Capdevila vive na Luz, dada a sua pouca utilização por Jorge Jesus, terá contribuído para reacender o interesse da Juventus no seu concurso, segundo adianta o Tuttosport.

Entretanto, noticia o mesmo jornal que Dennis Aogo, 23 anos, jogador alemão de ascendência nigeriana que representa o Hamburgo, é o outro alvo para o lugar de lateral-esquerdo da equipa orientada por Antonio Conte.

Beto e Weldon antecipam clássico desde a Roménia

Clássico FC Porto-Benfica antecipado na Roménia. A BOLA juntou dois dos muitos jogadores portugueses ou com passado no futebol luso do Cluj, o clube mais português da Roménia, ou não fosse ele treinado pela dupla Jorge Costa/Jaime Magalhães e tivesse nos seus quadros 14 futebolistas com raízes na Liga portuguesa.

Os dois técnicos, figuras históricas dos dragões, mantiveram-se à margem do grande jogo desta noite, mas Beto e Weldon não têm como contorná-lo. O FC Porto e o Benfica, respectivamente, estão-lhes no sangue e, mesmo que a longa distância, nenhum deles vai perder as incidências do Dragão, mesmo que limitados pelo facto de se encontrarem em estágio, na capital Bucareste, bem longe do quartel-general de Cluj-Napoca, a sua cidade. De alguma forma e apesar das duas horas a mais na Roménia vão acompanhar o clássico que faz parar Portugal.

Ambos estão a torcer pelos ex-companheiros. No caso de Beto dos companheiros mesmo, já que o guarda-redes continua a ser jogador do FC Porto e está na Europa Oriental por empréstimo. O internacional português - o facto de o Campeonato da Europa se realizar já no próximo ano foi o motivo principal que o levou até à Roménia, já que precisava de jogar com regularidade para convencer Paulo Bento - não tem dúvidas: o FC Porto é muito forte, é o mais forte e vai ganhar. É só esperar pelos golos de... «Aposto numa vitória por 2-0, com golos de Rolando e Hulk», avança o prognóstico, sustentado no conhecimento que tem de uma casa de sucesso.

«O FC Porto continua com uma excelente equipa. É sempre muito forte. Vai jogar em casa e tem tudo para ganhar», justifica o guarda-redes, nada perturbado com o recente empate dos dragões com o Feirense. Está, sim, bem seguro de si, como que a querer comandar o duelo com Weldon... Só que o brasileiro não é daqueles avançados estáticos, que se entregam à marcação. Tem muito jogo de cintura...

«O Benfica está muito bem. Tenho acompanhado os jogos, já que tenho aqui canais portugueses, e estou a gostar muito da equipa. Jorge Jesus continua a fazer um belo trabalho e estou confiante para o jogo com o FC Porto. Vai ser um jogo difícil, claro, mas o Benfica vai ganhar. Estou confiante e espero uma vitória por 2-1, com golos de Cardozo e Nolito. Para o Porto quem marca? Hulk, é muito forte...»

Entusiasmo antecedeu treino no Bessa

Algumas dezenas de adeptos do Benfica deslocaram-se esta manhã à unidade hoteleira onde a equipa se encontra instalada, em Gaia, para manifestar o seu apoio e incentivo na contagem decrescente para o clássico desta noite com o FC Porto, aprazado para as 20.15 horas.

Jogadores e equipa técnica assomaram à porta do hotel pelas 10.45 horas, sendo recebidos com entusiasmo por cerca de quatro dezenas de adeptos, equipados a rigor.

Artur e Jorge Jesus corresponderam ao apoio dos benfiquistas do Norte do país e distribuíram alguns autógrafos.

O vermelhão seguiu então rumo ao Estádio do Bessa, palco do derradeiro treino (à porta fechada) das águias antes do jogo grande da sexta jornada da Liga, conforme Jorge Jesus adiantara, ontem, em conferência de Imprensa.

Registo para o forte aparato policial e mediático que acompanha a presença dos encarnados em Gaia.


Que bela imagem! A verdade é que é só isto que nós pedimos e acreditamos!

Benficaas

FC Porto-Benfica a par e passo

Siga aqui todas as incidências antes do jogo até ao horário do mesmo!

Enzo Pérez operado com sucesso

O Sport Lisboa e Benfica informa que o jogador argentino encontra-se em recuperação após a intervenção cirúrgica a que foi submetido.

Enzo Pérez – O jogador Enzo Pérez foi submetido a uma artroscopia do joelho direito, devido a lesão osteocondral. A cirurgia foi efectuada no hospital Sant´Ana pelo ortopedista Dr. António Martins, tendo decorrido sem complicações.

O atleta teve alta hospitalar, prevendo-se um período de inactividade de três meses.

Luisão é o único que marcou em terreno portista na Liga

É um central o único jogador do atual plantel benfiquista que já marcou ao FC Porto no seu terreno, em jogos a contar para o campeonato. Luisão, de 30 anos, faturou no Estádio do Dragão em 2009/10, num golo de pé esquerdo a bater Beto, mas não conseguiu evitar a derrota (1-3) da equipa encarnada, que ali podia ter festejado o 32.º título da história da águia. A celebração, essa, aconteceu uma semana mais tarde, na Luz, mas o feito faz com que o internacional brasileiro seja o único sobrevivente nos marcadores em terreno azul e branco.

Há, no entanto, uma exceção mas para a Taça de Portugal, ocorrida na época passada, em jogo da meia-final (1.ª mão).Então, o Benfica conseguiu vencer no Dragão (2-0) e os golos pertenceram a Coentrão, agora jogador do Real Madrid, e Javi García. O espanhol conhece também a sensação de faturar em casa do arquirrival, mas em outra prova que não o campeonato.

Fazendo contas apenas à Liga, Luisão fica com o “título”, que até ao final da última temporada era dividido com Nuno Gomes. O avançado bracarense marcou ali, por exemplo, em 2006/07 – o Benfica perdeu por 2-3 e o outro tento foi apontado por Katsouranis – mas foi um ano antes que se tornou na figura do encontro ao bisar e dar a vitória (2-0) à equipa da Luz.

Jesus mantém dúvida até ao fim

A grande dúvida de Jorge Jesus para o duelo desta noite, frente ao FC Porto, vai manter-se até, pelo menos, 12 horas do início do clássico do Dragão. Tal como Record anunciou ao longo da semana, o excelente momento de forma de Nolito, comprovado com mais 2 golos frente à Académica no domingo, baralharam a estratégia inicialmente pensada pelo técnico benfiquista e que passava pela repetição do onze que defrontou o anchester United, na primeira ronda da fase de grupos da Liga dos Campeões, com Ruben Amorim no lado direito do meio-campo.

O próprio técnico encarnado admitiu ontem, em conferência de imprensa de antevisão da partida, que só hoje de manhã iria decidir qual o onze, no habitual treino de baixa intensidade realizado sempre no próprio dia de cada jogo.

Ganhar dá-lhe lugar honroso

Na antevisão da visita ao Dragão, Jorge Jesus deixou claro que as águias querem vencer. O técnico justificou que um sucesso permitirá à sua equipa ficar no comando isolado da Liga. Provavelmente, não lhe ocorreu que isso coloca o seu nome no restrito lote de treinadores portugueses que triunfaram no reduto do FC Porto, para o campeonato, a par de José Augusto (2-1, em 1969/70) e Mário Wilson (3-2, em 1975/76).

“O Benfica vai ao Dragão com a motivação normal de um clássico, de um grande jogo, entre duas equipas de grande qualidade. Vamos para este desafio com o respeito que temos por todos os adversários, incluindo o FC Porto, mas com a confiança e a convicção de que podemos somar os 3 pontos, ou seja, queremos sair de lá com uma vitória”, deixou claro.

Os reis do golo

Pela terceira época consecutiva, FC Porto e Benfica revelam números goleadores absolutamente excecionais. Nas duas temporadas anteriores, qualquer um dos rivais ultrapassou os 100 golos no cômputo geral dos jogos oficiais, com especial relevo para os 124 golos das águias em 2009/10, com Jorge Jesus, e dos 145 dos dragões em 2010/11, sob o comando de André Villas-Boas.

Para esse resultado muito contribuíram dois jogadores incontornáveis na Liga portuguesa: o colombiano Radamel Falcão, com 72 golos, e o paraguaio Oscar Cardozo, com 68. Mesmo ausente, o atual avançado do Atlético Madrid mantém a liderança da lista, enquanto Tacuara, que já fez 6 golos na presente temporada, vai aumentado o pecúlio.