sábado, 29 de janeiro de 2011

Saviola: «Gostava de ficar no Benfica muitos anos»

Aos 29 anos e com uma carreira invejável, na qual se destacam as conquistas de Liga Europa, campeonato de Espanha, Liga portuguesa, Mundial sub-20 e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, Javier Saviola enriqueceu o seu currículo com o prémio de A BOLA para melhor jogador do campeonato passado. «Uma honra», disse.

- Que significa para si conquistar o troféu de A BOLA para o melhor jogador do campeonato de 2009/2010?
- Em primeiro lugar quero agradecer ao jornal A BOLA por esta distinção, que é muito importante para mim, especialmente por ter sido o meu primeiro ano em Portugal e depois de ter chegado a um clube tão grande como o Benfica. Na verdade estou mesmo muito feliz. Mas este prémio também é dos meus companheiros e do treinador e quero por isso partilhá-lo com toda a equipa, que me ajudou a chegar onde cheguei. É uma alegria muito grande para mim.

- Considera poder dar ao Benfica ainda mais do que aquilo que deu na liga passada?
- Sim, sim, sim, sem dúvida alguma. Tenho muito mais para dar, muito mais futebol, pois estou a começar a sentir-me melhor e entendo que devemos sempre progredir em vez de ficarmos agarrados ao passado. O futebol vive do presente. É preciso continuar sempre a trabalhar, há sempre que continuar a lutar por saber que estamos num clube muito grande, por saber que as pessoas pedem sempre títulos.

- Tem vontade de ficar muitos anos no Benfica?
- [risos] Sim, sim, oxalá, se bem que a vida de um jogador nunca se sabe. Mas, sim, claro que gostava. Vivo um presente bonito e muito bom no clube e espero que possamos partilhar mais momentos juntos, estar com estas pessoas que me têm tratado tão bem e com o clube, que me deu tanto.

- Javier Saviola sucede a Lucho González, antigo médio do FC Porto, mas também argentino, na conquista deste prémio de A BOLA. Tem um valor especial?
- Devo dizer que tenho uma relação muito boa com ele, damo-nos muito bem e é um enorme jogador. Na época passada, quando soube que havia sido ele o eleito como melhor jogador da temporada 2008/2009, fiquei muito contente, mais a mais quando sabemos todos muito bem o que Lucho significa como jogador. O facto de ter ganho a edição passada e agora ter sido eu a vencer este prémio deixa-me muito orgulhoso.

- Está em Portugal há ano e meio. Encontrou o que esperava?
- Estou muito contente, tanto na vida futebolística como na vida pessoal. A minha família também está muito feliz, as pessoas tratam-nos muito bem, o Benfica sempre se portou muito bem comigo. Quando estamos bem na vida pessoal isso nota-se no nível futebolístico. E neste momento estou feliz em ambas as vertentes

ABola

Vieira: «Comissão Disciplinar cedeu à tentação dos hipócritas»

Luís Filipe Vieira inaugurou este sábado a Casa do Benfica de Caniçais e uma parte do seu discurso foi dirigido à Comissão Disciplinar da Liga a propósito do inquérito disciplinar instaurado a Jorge Jesus.
De acordo com o presidente do Benfica "cedeu à tentação dos hipócritas, daqueles que nas televisões e nos jornais tanto valorizaram este episódio, mas que, curiosamente, se calaram quando as “escutas” provaram que o futebol português foi dominado pela corrupção e pelo compadrio".
Vieira manifestou estranheza: "A Comissão Disciplinar decidiu agir agora, mas nada fez quando um Presidente de um Clube denunciou em várias ocasiões - o aliciamento de um jogador".
Apesar disso frisou que o "Benfica estará disponível para colaborar, na certeza de que nada mais há para apurar que aquilo que os seus intervenientes já disseram".

Record

Tio de Funes Mori ataca Passarella

Funes Mori é, por estes dias, um dos temas mais quentes do futebol argentino. Depois das negociações falhadas entre Benfica e River Plate para a vinda do jovem avançado para a Luz, agora surge o tio de Funes Mori, Walter Redondo, a criticar o presidente dos milionários, Daniel Passarella.
“Querem comer-nos a percentagem que nos pertence”, afirmou Redondo em declarações a rádios argentinas, ele que garante que 20 por cento do passe de Funes Mori pertence à própria família do jogador.
Tudo terá acontecido quando o avançado prestou provas no River. O jogador convenceu os dirigentes do clube de Buenos Aires e ficou então apalavrado que a família ficava com 20 % do passe, devido a direitos de formação.
O problema é que esta história passou-se com a anterior direção do River Plate, quando Passarella ainda não estava no poder, e não constava nenhum acordo em ata oficial.
No entanto, Redondo encontrou o papel que certificava o acordo e acusou Passarella de querer “apoderar-se da prata da família”. “O papel sempre esteve aqui, estava era escondido”, atirou o tio do jogador.
Redondo desmente ainda a versão do presidente do River Plate, que rejeitou as propostas do Benfica dizendo que tinha melhores ofertas pelo jogador.
“Os rapazes não têm representante (Rogelio Funes Mori e o seu irmão José Ramiro, que é médio e também atua no River Plate). A única proposta que nos apareceu foi a do Benfica, por intermédio de Miguel Pires, mas Passarela rejeitou-a. A família não ficou nada contente com isso. Diz que tem uma proposta melhor... Oxalá que seja assim”, desafiou Walter Redondo.
O Benfica emitiu um comunicado recentemente a informar que já não estava interessado na contratação do atacante de 19 anos, mas na Argentina a “novela” Funes Mori parece não ter fim.

Record

Carlos Martins falha treino

Carlos Martins esteve este sábado ausente do treino do Benfica, que está a preparar o jogo da Taça da Liga, domingo, frente ao Desportivo das Aves.

O médio não treinou com o restante grupo de trabalho, uma vez que está com um síndrome febril, enquanto Ruben Amorim continua a realizar tratamento pós-cirurgia.

O mais recente reforço, Lionel Carole, continuou hoje a realizar testes físicos.

O Benfica desloca-se domingo ao reduto do Desportivo das Aves, no último jogo da fase de grupos da Taça da Liga, no qual vai procurar garantir um lugar nas meias finais da competição.

Os convocados para o jogo apenas serão divulgados domingo.

Record

Jesus vai dar minutos a Fernández

Jorge Jesus garantiu este sábado, na conferência de imprensa de antevisão da partida com o D. Aves para a Taça da Liga, que quer dar minutos ao argentino José Fernández, reforço de Inverno dos encarnados.
"Vamos aproveitar este jogo para lhe darmos alguns minutos. Este jogo serve para Fernández mostrar as suas capacidades em termos técnicos", referiu o treinador do Benfica.
O médio-esquerdo, ex-Racing Club Avellaneda, chegou ao Benfica no início de janeiro e ainda não se estreou oficialmente pelas águias.

Record

Jesus elogia o D. Aves

Jorge Jesus, deixou este sábado muitos elogios ao D. Aves, na véspera do encontro da 3.ª e última jornada do Grupo B da terceira fase da Taça da Liga.
Bem encaminhado para garantir o apuramento para as meias-finais da competição que venceu nos dois últimos anos, o Benfica visita no domingoa formação da Vila das Aves, 6.ª classificada da Liga Orangina.
"Conheço bem o D. Aves e o quanto é difícil jogar naquele campo. É uma equipa que tem vindo a recuperar na Segunda Liga e que tem pretensões à subida. Defende bem, tem jogadores rápidos nas alas e um avançado jovem (Rabiola) que é o melhor marcador daquele campeonato (não foi convocado, devido a lesão)", alertou o técnico encarnado.
Por isso, face às dificuldades esperadas no encerramento do Grupo B, voltou a apelar ao apoio dos adeptos do Benfica e à presença em massa no estádio do D. Aves.
"O Benfica sempre que vai ao norte tem sempre muitos adeptos a apoiar. Espero que na Vila das Aves voltem a estar presentes", apelou o treinador.

Record

Jesus: «Carole ganhou quatro ou cinco meses»

Jorge Jesus congratulou-se este sábado pelo facto do clube da Luz ter assegurado a contratação de Lionel Carole na reabertura do mercado.
"Ter chegado agora e não só no final da época ajuda-o muito. Vai ter tempo de se adaptar e conhecer melhor as ideias da equipa. Ganhou quatro ou cinco meses", salientou o treinador do Benfica.
O lateral esquerdo francês, de 19 anos, proveniente do Nantes, foi apresentado sexta-feira.

Record

Jean-Claude Dassier: «Taiwo é livre»

Jean-Claude Dassier, presidente do O. Marselha, lamenta a saída de Taiwo, no final da temporada a custo zero. O lateral-esquerdo, de 25 anos, continua na órbita do Benfica, apesar da contratação de Carole, até porque com a mais que provável saída de Fábio Coentrão no final da temporada, a necessidade da SAD reforçar a esquerda da defesa é enorme.
A saída de Taiwo do emblema gaulês é, agora, um dado adquirido, e até os responsáveis admitem que a proposta de renovação apresentada ao jogador não deve surtir qualquer efeito.

Record

Guardiola: «Quero que Nolito continue»

Pep Guardiola não quer ver partir um dos muitos talentos que a escola blaugrana formou nos últimos anos. Nolito tem praticamente tudo acertado com as águias para a próxima temporada, mas o técnico dos catalães manifestou ontem publicamente o desejo de continuar a contar com o jogador na próxima temporada.
Aliás, como prova de confiança, Nolito, de 24 anos, foi ontem convocado por Pep Guardiola para o encontro que os catalães têm hoje, em Alicante, diante do Hercules, a contar para a liga espanhola. “Precisamos de gente para a frente de ataque. Quero que ele continue connosco na próxima temporada”, declarou ontem o técnico, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro com o emblema onde atua o português Tiago Gomes.

Record

Sporting-Benfica a 21 de Fevereiro

O Sporting anunciou, esta sexta-feira em conferência de imprensa, que a data da receção ao Benfica, em jogo da 20.ª jornada da Liga Zon Sagres, foi alterada de dia 20 de fevereiro (domingo) para segunda-feira, dia 21 de feveireiro.
A alteração do dérbi lisboeta foi feita por solicitação dos leões, que jogam para a Liga Europa na quinta-feira anterior (dia 17), em Glasgow, frente ao Rangers. Já o Benfica enfrenta, no mesmo dia, o Estugarda, no Estádio da Luz.
Entretanto, também os jogos com a Naval (18ª jornada), em Alvalade, e com o Olhanense (19ª), fora, sofreram alterações:
Liga Zon Sagres – 18.ª Jornada
Sexta-feira - 4 de fevereiro
Sporting-Naval, às 20 e 15 (Sport TV)
Liga Zon Sagres – 19.ª Jornada
Sábado - 12 de fevereiro
Olhanense-Sporting, às 21 e 15 (Sport TV)
Liga Zon Sagres – 20.ª Jornada
Segunda-feira - 21 de fevereiro
Sporting-Benfica, às 20 e 15, (Sport TV)


Record

Carole: «Era o único clube que me interessava»

Lionel Carole é o mais recente reforço do Benfica e durante a sua apresentação, no Centro de Estágio do Seixal esta sexta-feira, não se cansou de elogiar as águias e a dimensão do clube.
“Não falo muito bem português, mas quero dizer que é um prazer jogar num grande. É o clube com mais sócios no Mundo e qualquer um gostaria de cá jogar. Trata-se de um clube com muito prestígio e que já queria há muito tempo”, referiu o jogar que deixou o Nantes para rumar à Luz.
Carole garante que tinha mais interessados no seu concurso, mas não se arrepende da escolha: “No Benfica joga-se para dar espetáculo e espero que comigo a equipa continue a jogar dessa forma. O Benfica mostrou um interesse muito forte em mim e era o único clube que realmente me interessava. A melhor solução foi vir já porque é certo que iria ter vida dura no Nantes, até final da época. Assim vou entrando na rotina da equipa e o treinador vai-me conhecendo”.
“Não conheço ninguém pessoalmente, mas já conhecia o Saviola e o Aimar de os ver jogar quando era pequeno”, comentou o defesa que falou ainda sobre Fábio Coentrão, concorrente direto na esquerda da defesa: “Sei que é um grande jogador e espero aprender muito com ele”.

Record

Renovação com Taiwo está complicada

O presidente do Marselha admitiu que o processo de renovação com Taye Taiwo, que está nas cogitações do Benfica, está muito complicada. Apesar do desejo dos responsáveis marselheses, Jean-Claude Dassier lamenta a possibilidade de ver o lateral-esquerdo abandonar o clube sem receber algum dinheiro por isso.
"É pena vê-lo partir sem que o clube possa beneficiar. É um jogador livre", afirmou.
Didier Deschamps partilha desta opinião e, apesar da concorrência de Gabriel Heinze, considera o lateral nigeriano um jogador importante na equipa e que a sua possível saída "não é boa para o clube".

Record

Carole apresentado no Seixal

Lionel Carole, defesa-esquerdo que atuava no Nantes, foi apresentado, esta tarde de sexta-feira no Centro de Estágio do Seixal, como reforço do Benfica.
O internacional jovem pela França vai assinar um contrato válido para as próximas cinco épocas e meia e fica com uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.
O jogador gaulês vai ainda efetuar exames médicos e fica com o número 24 na camisola.
Carole assistiu ao treino orientado pelo técnico Jorge Jesus, ao lado de Rui Costa.
Ruben Amorim continua a ser a única ausência nos trabalhos das águias, enquanto David Luiz continua às ordens do técnico encarnado, visto que as negociações para a sua saída para o Chelsea abortaram.

Record

Moreira: «Queremos continuar nas quatro frentes»

O guarda-redes encarnado, Moreira, falou esta sexta-feira à imprensa na antevisão da partida da Taça da Liga, frente ao D. Aves, e garantiu que o grupo de trabalho quer continuar nas quatro frentes até final da temporada: Campeonato, Taça de Portugal e da Liga e Liga Europa.
“Vamos tentar chegar ao fim do ano nas quatro frentes e queremos ganhar as quatro”, referiu Moreira que adiantou ainda que está preparado para aproveitar a titularidade no jogo frente ao D. Aves: “O Benfica tem três grandes guarda-redes e cabe-nos dar o máximo nos treinos, para depois o treinador decidir quem joga. Tenho jogado na Taça da Liga e quero responder da melhor forma às oportunidades que surgirem”.
Sobre as mais recentes notícias de que o Benfica rompeu as negociações com o Chelsea pela transferência de David Luiz, Moreira fintou as perguntas.
“Isso não são questões para mim. Nós no balneário não temos nada a ver com a CMVM. O David Luiz é um grande colega e um excelente jogador. Nós jogadores sempre tivemos o David Luiz e continuamos a ter. O David é nosso, está cá e de certeza que vai continuar a dar o máximo pelo clube", finalizou.

Record