O FC Porto pode ter sete baixas no início da temporada, devido à presença de alguns "dragões" na Copa América e no Mundial de Sub-20, enquanto no Benfica deverão ser cinco as ausências e no Sporting quatro.
A Copa América disputa-se de 1 a 24 de julho, na Argentina, enquanto o Mundial de juniores será jogado de 29 de julho a 20 de agosto, na Colômbia.
O campeão FC Porto, que tem o início dos trabalhos marcado para 30 de junho, deverá ser a equipa mais prejudicada e iniciar a campanha sem alguns dos habituais titulares.
Os uruguaios Álvaro Pereira, Jorge Fucile e Cristian Rodriguez e os colombianos Radamel Falcão e Fredy Guarin deverão ser chamados para a Copa América, enquanto o também colombiano James Rodriguez e o argentino Juan Iturbe podem estar no Mundial de Sub-20.
O primeiro encontro oficial do FC Porto está marcado para 7 de agosto, na Supertaça, frente ao Vitória de Guimarães.
Contudo, o Benfica, que inicia a pré-época a 22 de junho, poderá ser mais penalizado em termos de datas, uma vez que tem o primeiro jogo oficial para 26 ou 27 de julho, na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Com o paraguaio Óscar Cardozo a ficar fora das escolhas, o treinador Jorge Jesus só não deve poder contar com dois habituais titulares, o brasileiro Luisão e o uruguaio Maxi Pereira.
Além destes dois jogadores, os portugueses Nelson Oliveira, já confirmado no estágio de pré-temporada, e Roderick foram chamados para o Mundial de Sub-20, prova na qual deverá estar também o espanhol Rodrigo, que deve regressar à Luz, depois de um empréstimo ao Bolton.
O Sporting apenas inicia a temporada a 4 de julho, data em que não deverão apresentar-se os reforços peruanos Alberto Rodriguez e André Carrillo, o chileno Matias Fernandez e o jovem português Cedric Soares.
Os "leões" apenas entram em competição na primeira jornada da Liga portuguesa de futebol, a 14 de agosto, alguns dias antes de disputarem a primeira mão dos playoffs da Liga Europa.
Outras equipas poderão ainda ser afetadas pela presença de jogadores portugueses no Mundial de Sub-20, com o Rio Ave a ceder o médio Júlio Alves, a União de Leiria a ficar sem o guarda-redes Mika e o Paços de Ferreira sem Caetano.
Há ainda os casos de jogadores que estiveram emprestados na última temporada e que ainda não têm definido o seu futuro, com Sérgio Oliveira (emprestado pelo FC Porto ao Beira-Mar) ou Aníbal, que chegou a jogar na equipa principal do Sporting de Braga, mas poderá ser emprestado.
Record