terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Aí vão dez consecutivas para as águias na Luz

O Benfica alcançou ontem a 10.ª vitória consecutiva na Liga (desde a goleada no Dragão), superando o melhor registo assinado na temporada transata (9), aquela que redundou na conquista do título. Se nesta contabilidade se incluírem todas as provas em que o clube da Luz está envolvido, chegar-se-á à conclusão que o dérbi de Alvalade significou o 15.º triunfo seguido (17.º caso sejam trazidos à liça somente os compromissos a nível interno).
O êxito em Alvalade (não vencia lá para a Liga desde 2006/07, registando agora 30 vitórias e 30 derrotas) permitiu-lhe reduzir para 8 pontos a desvantagem em relação ao FC Porto. Continuando a ser a única equipa da Europa que ainda não cedeu qualquer empate nesta época, o Benfica alicerçou a sua exibição na impermeabilidade defensiva. A equipa da Luz cumpriu ontem o 7.º jogo consecutivo sem sofrer golos na condição de visitante (U. Leiria, Académica, Rio Ave, Aves, FC Porto, V. Setúbal e Sporting). Rui Varela (Beira-Mar) foi o último jogador a marcar às águias: a 28 de novembro, em Aveiro.

Record

Javi Garcia: «Preparados para morrer em campo»

O rosto de Javi García espelhava a satisfação que reinava na equipa do Benfica no final do dérbi lisboeta. O médio de 24 anos considerou a vitória “muito importante”, e deu a garantia que a equipa vai continuar a lutar pela reconquista do título até ao final da prova.
Começando por fazer uma análise à partida, o espanhol afirmou: “Foi uma vitória muito complicada. Sabíamos que ia ser muito difícil, e ainda ficou mais depois da expulsão do Sidnei. Voltámos a demonstrar muita raça e muito querer e é exatamente isto que nos está a fazer ultrapassar todos os obstáculos. Mostrámos que estamos preparados para morrer em campo”. Reforçando que os campeões nacionais saíram de Alvalade com a confiança reforçada, acrescentou: “São vitórias em jogos como estes que nos fazem avançar. Quando ficámos reduzidos a dez mostrámos muita autoconfiança, nunca desistimos. Penso que até estamos melhor que na temporada passada.”
Record

Jardel no ginásio por precaução

Os campeões nacionais já regressaram aos treinos no Caixa Futebol Campus, depois de terem vencido por 0-2, em Alvalade. O central brasileiro, Jardel, ficou no ginásio por precaução, devido a ter sido suturado a uma ferida contusa profunda no couro cabeludo e os titulares do dérbi fizeram trabalho de recuperação.

O médio polivalente, Ruben Amorim, continua a realizar tratamento a uma tendinose rotuliana bilateral, enquanto o ala esquerdo, César Peixoto, fez treino condicionado, de forma a recuperar de uma mialgia na coxa esquerda.

O próximo treino do plantel de Jorge Jesus já será realizado na VFB Arena, em Estugarda, na próxima quarta-feira, dia 23 de Fevereiro, pelas 17h30. Os primeiros 15 minutos são abertos à Comunicação Social.


Sport Lisboa e Benfica Online

Mike Dean apita Liga Europa

 UEFA nomeou o árbitro inglês, Mike Dean, para dirigir a segunda-mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, entre o Estugarda e o Benfica.

A equipa de arbitragem será composta, ainda, por Michael Mullarkey, David Richardson, Lee Robert (quarto árbitro), Anthony Taylor e Kevin Friend (árbitros adicionais).



Sport Lisboa e Benfica Onlie

Salvio: «Vamos dar luta até ao final»

Na chegada ao Estádio da Luz, os campeões nacionais estavam satisfeitos com o resultado alcançado em Alvalade e já falaram sobre o jogo de quinta-feira para a Liga Europa. O objectivo é continuar no caminho das vitórias.

“Estou muito contente pelo resultado e pelo golo, obviamente, mas o principal foi o resultado e continuarmos muito bem. Há que continuar assim”, afirmou o argentino, Salvio, em declarações à Benfica TV.

Para o embate com os alemães do Estugarda, a atitude tem de ser a mesma dos últimos encontros: “Temos de entrar como temos sempre entrado em todos os jogos, para ganhar e conseguir um bom resultado, porque queremos continuar na Europa. Temos de manter o espírito de sacrifício e ganhar em Estugarda. Vamos continuar a lutar, porque é para isso que aqui estamos.”

No final, o extremo “encarnado” deixou uma mensagem para os adeptos: “Estamos fortes, confiantes e vamos dar luta até ao final.”

Roberto

O guarda-redes espanhol, Roberto, também fez uma análise ao dérbi, onde destacou o apoio dos sócios e adeptos: “Os benfiquistas apoiam-nos sempre muito e continuam a demonstrar a grande massa que são e é também por isso, que continuamos a ganhar. Precisamos sempre da ajuda dos adeptos, tanto fora como em casa.”

Na Liga Europa, o pensamento de Roberto é semelhante ao de Salvio, ou seja, ir à Alemanha ganhar: “Temos de ir à Alemanha ganhar, fazer um ou dois golos e tentar resolver a eliminatória o mais rápido possível, mas sabemos que vai ser um jogo difícil e temos de estar preparados, para que tudo possa correr bem."



Sport Lisboa e Benfica Online

Jorge Jesus: «Os jogadores estão de parabéns»

O técnico campeão nacional, Jorge Jesus, fez uma análise às duas partes do jogo, onde explicou o que aconteceu antes e depois da expulsão do defesa central brasileiro, Sidnei. O treinador acredita no título.

“Enquanto o jogo esteve 11 para 11, o Benfica fez um golo e foi sempre a melhor equipa, que teve qualidade, tanto no contra golpe, como defensivamente. Mandámos no jogo durante os primeiros 45 minutos e até podíamos ter feito o segundo golo. Com a expulsão tudo se alterou e o Sporting teve mais posse de bola. Baixámos as nossas linhas, houve um esforço maior entre todos e depois do segundo golo abdicámos de sair, para conseguir a vitória. Os jogadores do Benfica estão de parabéns.”

Com esta vitória e com os três pontos conquistados, as atenções viram-se para o jogo de quinta-feira, na Alemanha: “Neste momento, já estou a pensar no jogo de quinta-feira e esta expulsão desgastou muito a equipa para o encontro europeu. Agora vamos analisar o estado dos jogadores até ao jogo e só vou ter a certeza de como eles estão quando começar o encontro.”

Em relação à distância para o líder da prova, Jorge Jesus está confiante na recuperação: “O Benfica tem todas as possibilidades de chegar ao primeiro lugar. Estamos a oito pontos, mas há três em disputa com o Porto e para nós só contam cinco. Sabemos que ainda há muito Campeonato e jogos para ganhar.”


Sport Lisboa e Benfica Online

Carlos Martins: «As contas fazem-se no fim»

No final da partida, o médio Carlos Martins analisou a vitória por 0-2, em Alvalade. O internacional português ficou satisfeito com a exibição da equipa e afirmou que acredita na renovação do título de campeões nacionais.

“Nós sabíamos que ia ser um jogo complicado, mas viemos com a mentalidade de vencer e fomos muito fortes no espírito de grupo e na coesão. Merecemos inteiramente a vitória. Foi um teste e toda a equipa está de parabéns”, explicou Carlos Martins.

O médio voltou à titularidade na formação de Jorge Jesus e afirmou que quer continuar a ajudar o Clube: “Claro que quero sempre jogar, mas como eu, também estão os meus colegas que também querem jogar, portanto, a decisão está entregue ao mister. Eu estou aqui para trabalhar e para ajudar o Benfica.”

Em relação à desvantagem pontual para o primeiro classificado, Carlos Martins foi peremptório: “Sabemos que não podemos perder pontos. As contas fazem-se no fim e acredito que vamos conseguir o nosso objectivo.”



Sport Lisboa e Benfica Online

Destaques individuais

Salvio – Matador. Abriu o caminho para a vitória com uma excelente finalização aos 14 minutos, depois de se antecipar a Grimi. Esteve activo na ala direita, com os defesas adversários a serem obrigados a recorrerem à falta para parar o argentino. Deu profundidade à equipa e foi preponderante na ajuda defensiva a Maxi Pereira.

Luisão – Líder. Comandou, mais uma vez, as operações de todo o sector defensivo. Muito sereno a controlar os lances ofensivos do Sporting e sempre a dar bastante conforto a Sidnei (injustamente expulso) e a Jardel que fez a sua estreia num dérbi. É um central que roça a perfeição e que transmite a Mística do Clube.

Gaitán – Decisivo. Entrou muito bem no jogo, com iniciativas individuais bastante venenosas pelo flanco esquerdo, deixando João Pereira com a “cabeça em água”. O primeiro golo da partida nasce de um centro de Nico e o segundo é de sua autoria, depois de aparecer na zona do ponta-de-lança. Exibição de encher o olho por parte do extremo.

Maxi Pereira – Implacável. Espectacular actuação do uruguaio do Benfica. Anulou completamente Cristiano e quando foi chamado para contrariar a velocidade de Diogo Salomão disse presente. Ainda teve tempo para assistir Gaitán, naquele que foi o golo que selou os três pontos de Alvalade. Demonstrou qualidade e segurança.



Sport Lisboa e Benfica Online

Vitória com duplo sabor

Pura classe. A equipa de Jorge Jesus foi esta segunda-feira vencer (0-2) ao campo do Sporting, impondo toda a sua qualidade de jogo. Com 11 ou 10 jogadores em campo, o Sport Lisboa e Benfica provou que está cada vez mais forte e, por isso, o triunfo no dérbi acaba por ter um duplo sabor. É que, além dos três pontos, os “encarnados” superaram as adversidades do costume.
 regresso de Saviola foi a principal novidade de Jorge Jesus para o dérbi. Depois de ter falhado o jogo da Liga Europa com o Estugarda devido a castigo, o avançado argentino voltou a fazer dupla com Cardozo.

Sabendo da importância dos primeiros minutos para o desenrolar da partida, o Benfica entrou determinado em impor a sua qualidade de jogo, tal como o técnico Jorge Jesus tinha anunciado na conferência de imprensa de antevisão.

Com a dinâmica de ataque lhe é reconhecida, a equipa “encarnada” começou desde cedo a criar problemas ao sector mais recuado do rival. Gaitán, aos dois minutos, deu o primeiro sinal de perigoso. E foi dos pés do número 20 que nasceu o golo do Benfica na primeira parte. O argentino cruzou do lado esquerdo, Pedro Mendes, do Sporting, desviou o esférico e Salvio aproveitou para facturar (15’).

O Benfica continuou a controlar o desenrolar dos acontecimentos, no entanto, sem conseguir concluir as jogadas criadas com êxito.

Com o adversário a não conseguir incomodar a baliza de Roberto, o árbitro Artur Soares Dias começou a assumir protagonismo e dificultar a tarefa das “águias”. E, mais uma vez, o Benfica saiu prejudicado. É que Sidnei foi admoestado com um cartão amarelo inexplicável aos 40 minutos, o mesmo acontecendo aos 45. No segundo lance, o central brasileiro cortou primeiro a bola e só depois tocou em Yannick Djaló, situação que o juiz decidiu admoestar com segundo cartão amarelo e mostrar, assim, o cartão vermelho. É assim que vai a arbitragem portuguesa!

Com a expulsão injusta de Sidnei, Jorge Jesus foi obrigado a mexer na equipa, fazendo entrar o central Jardel para o lugar do avançado Saviola. Apesar desse revés, o Benfica continuou a ser de longe a melhor equipa no relvado e ter, assim, as jogadas de maior perigo.

Gaitán sentencia
O segundo golo acabou, no entanto, por surgir na sequência de um lance de bola parada. Após um livre de Carlos Martins, a bola sobrou para Javi García que serviu Maxi Pereira para um cruzamento no coração da área, onde apareceu Gaitán a rematar para a baliza de Rui Patrício. A bola sofreu ainda um desvio de Polga antes de entrar e confirmar, assim, o 0-2 (62’).

Apesar da vantagem de dois golos, os jogadores “encarnados” continuaram a passear a sua classe. O corte de Fábio Coentrão, aos 70 minutos, é um exemplo disso mesmo, tendo dado início a mais uma jogada muito perigosa da equipa. O número 18 prosseguiu com a bola, combinou com Gaitán e este colocou em Cardozo, que fez um chapéu muito perigoso a Rui Patrício.

A equipa de Jorge Jesus não ficou por aqui e voltou a ameaçar aos 81 minutos, altura em que Jara entrou na área e rematou para defesa do guarda-redes da casa.

Palavras para quê? O Benfica deu, mais uma vez, mostras do seu espírito de grupo, contrariando todas as adversidades criadas pelo árbitro Artur Soares Dias. Este elemento não esteve à altura do dérbi e exemplo disso é o facto de o jogador Maniche ter entrado aos 72 minutos e não ter visto nenhum cartão amarelo, após ter tido duas entradas perigosas sobre jogadores do Benfica. As imagens estão disponíveis para quem quiser comparar os lances de forma isenta.

Independentemente de tudo isso, o Benfica somou os três pontos e está agora a oito do primeiro classificado.

O Benfica apresentou a seguinte equipa: Roberto; Maxi Pereira, Luisão, Sidnei e Fábio Coentrão
; Javi García, Carlos Martins (Airton, 65’) Gaitán e Salvio; Cardozo (Jara, 72’) e Saviola (Jardel, 45’).


Sport Lisboa e Benfica Online