quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Hleb recusou Benfica, mas também Liverpool e Tottenham

Pode parecer mentira, mas a revelação foi feita, na primeira pessoa, por Alexander Hleb. O médio bielorrusso diz que teve em mãos propostas de «Liverpool, Tottenham e Benfica», sendo que, apesar da dimensão dos clubes em causa, optou por rumar ao modesto Birmingham para se ambientar à Premier League.


«Tinha propostas de Liverpool, Tottenham e Benfica, mas fui cuidadoso a analisar todas as opções. Optei pelo clube que me garante a melhor adaptação ao campeonato inglês. É o clube perfeito, numa altura em que preciso de jogar com regularidade para ganhar ritmo», explicou Hleb ao jornal Pressball.

Fonte:Record

Pré-época a valer

Jorge Jesus tem finalmente o que vinha pedindo nos últimos meses: tempo para trabalhar com toda a equipa. Ou praticamente toda, já que David Luiz, Fábio Coentrão e Fábio Faria estarão ao serviço das selecções. Este é, todavia, um mal menor para o técnico que, na época passada, chegou a ver-se privado de 11 jogadores ao mesmo tempo, devido aos compromissos internacionais dos atletas.



Queixas do técnico encarnado, sobre o pouco tempo que tem tido para trabalhar com os jogadores, não têm faltado. Na conferência de Imprensa após a vitória sobre o Setúbal, Jesus voltou a bater nessa tecla. "No ano passado tivemos sete semanas para preparar o campeonato. Esta época tivemos apenas duas para preparar os jogadores que estiveram no Mundial", explicou o treinador encarnado, congratulando-se, por isso, pelo facto de Cardozo e Luisão terem ficado de fora das convocatórias dos respectivos países. "São daqueles jogadores que precisam de elevar os seus índices físicos. A paragem vai ser importante para isso, e a equipa vai crescer pouco a pouco", assegurou Jesus.


Este é um cenário a que o treinador nunca tinha assistido desde que chegou ao Benfica e que pode ser explicado de diversas formas. Desde logo, as vendas de Di María e Ramires, presenças indiscutíveis nas respectivas selecções durante toda a temporada passada. Gaitán e Salvio, os seus substitutos directos, não constituem opção para o seleccionador argentino, Sergio Batista, embora sejam ambos internacionais A.


Maxi Pereira, Cardozo e Luisão, por seu lado, ficarão estas duas semanas no Seixal por motivos diferentes. A selecção do lateral-direito uruguaio (um dos elementos mais desgastados pela presença no Mundial, segundo as palavras de Jorge Jesus no fim do encontro com o Setúbal) só volta a competir em Novembro, enquanto Cardozo ficou de fora das opções de Gerardo Martino para o duplo confronto do Paraguai com Japão e China. Já Luisão, outrora indiscutível nas opções de Dunga, não parece fazer parte dos planos de Mano Menezes, que pretende rejuvenescer a canarinha - o que tem beneficiado David Luiz.

Boas notícias, pois, para Jorge Jesus. O técnico benfiquista, que tanto tem "sofrido" com os jogos das selecções, terá finalmente o tempo que há muito reclama para recuperar os índices físicos dos mundialistas e preparar a equipa com vista aos encontros que se aproximam - a visita a Guimarães; a estreia na Liga dos Campeões, na Luz, frente ao Hapoel; e a recepção ao Sporting, cinco dias depois. Estas duas semanas marcarão, pois, o fim da "pré-época em competição" da equipa encarnada. Para alegria de Jesus.


Ausentes nas últimas datas - FIFA

Esta Semana: 3
David Luiz, Fábio Coentrão e Fábio Faria

Fonte: Record

Makukula transferido para o Manisaspor da Turquia

Ariza Makukula transfere-se a título definitivo para a Turquia. O avançado assinou um contrato válido por três anos como o Manisaspor, depois de na passada temporada ter representado o Kayserispor.



O Manisaspor bem precisa de um avançado, pois ocupa a última posição da tabela na Turquia e em três jogos soma três derrotas.

Fonte: Record

Benfica fechado até Janeiro

Último dia de mercado não trouxe surpresas, mas ainda é possível a colocação de Makukula, pois a "janela" de transferências turca só fecha hoje à tarde. Jesus tem 26 jogadores "efectivos" e Mantorras está inscrito.



Conforme sublinhámos na edição de ontem, a possível contratação do bielorrusso Hleb, por empréstimo do Barcelona, era vista apenas como uma mais-valia, pelo talento do jogador, e não visava preencher qualquer tipo de lacuna no plantel.


Isto porque, com a chegada de Salvio, que pode actuar em qualquer das alas, a SAD e a equipa técnica deram por terminado o trabalho de constituição do plantel, considerando-o equilibrado e apetrechado das soluções necessárias aos objectivos da equipa, que passam sobretudo pela reconquista do título e por uma campanha positiva na Liga dos Campeões.


O plantel encarnado conta então com 27 jogadores, embora na prática sejam apenas 26 os efectivos, dado que Pedro Mantorras, apesar de inscrito, não deverá ser opção para Jorge Jesus.


Um dos casos por resolver é o de Ariza Makukula. O ponta-de-lança esteve cedido ao Kayserispor mas, apesar da excelente época no futebol turco (foi o melhor marcador do campeonato com 21 golos) não foi possível encontrar, até ontem, uma colocação satisfatória para as partes. Há, contudo, uma réstia de esperança para o internacional português, dado que o mercado turco fecha apenas hoje à tarde e há clubes interessados.


Reavaliação no Inverno

Apesar de o plantel estar fechado até Janeiro, os responsáveis pelo futebol das águias vão continuar atentos ao mercado e também à resposta que o actual leque de jogadores será capaz de dar na primeira metade da época.

Fonte: Record

Jesus: «Temos soluções para resolver o problema»

TÉCNICO COMENTA SAÍDAS DE DI MARIA E RAMIRES

Jorge Jesus reconhece a importância das saídas de Di María e Ramires, mas deposita total confiança nos jogadores à sua disposição.



"É verdade que perdemos dois jogadores, o Di María e o Ramires, mas procurámos resolver este problema com algumas contratações", afirmou o técnico do Benfica esta quarta-feira em Nyon, onde participa no Fórum dos Treinadores de Elite. E assegurou: "Temos soluções. Dispomos de jogadores que permitem resolver este problemas".


Jesus congratulou-se ainda com a presença de três portugueses no fórum em Nyon - José Mourinho e Jesualdo Ferreira são os outros dois. "É o reconhecimento da capacidade dos treinadores portugueses. Aliás, já tive oportunidade de dizer em Portugal que os nossos treinadores estão no top em metodologia de treino".


O técnico das águias disse, também, a propósito da introdução de novas tecnologias no futebol, que é "a favor de algumas, como a que permite ver se a bola entrou ou não na baliza". No entanto, "há outras em que o árbitro será sempre importante, como um fora-de-jogo ou um penálti".

Fonte: Record

Ruben Amorim prossegue tratamento

JESUS EM NYON NO FORÚM DE TREINADORES

O Benfica voltou esta quarta-feira a treinar-se, desta feita sem Jorge Jesus ao leme. O treinador está em Nyon, na Suíça, onde participa no fórum de treinadores dos clubes de elite da UEFA.



Os defesas Fábio Coentrão e Fábio Faria continuam ausentes devido ao compromisso com as seleções. Já Ruben Amorim fez tratamento e trabalho de ginásio, ainda a recuperar de uma tendinite no joelho esquerdo.


Roderick Miranda e Alan Kardec voltaram a treinar condicionados. O defesa tem uma mialgia na face posterior da coxa esquerda e o avançado uma lesão tendinosa na face anterior da coxa esquerda.


Os encarnados voltam a treinar-se amanhã, pelas 10 horas, novamente à porta fechada.


Fonte: Record

Saldo negativo no mercado de transferências

39 MILHÕES ENCAIXADOS E 41 MILHÕES GASTOS

O Benfica registou um saldo negativo no que diz respeito às entradas e saídas de jogadores no ano de 2010, com 1,5 milhões de euros negativos, apesar das milionárias transferências de Di María e Ramires.



A balança negativa, correspondente às transferências realizadas entre 1 de janeiro e 31 de agosto deste ano, resulta da diferença entre os 39,7 milhões de euros encaixados com a venda de atletas e os 41,2 milhões gastos em aquisições.


No início de agosto, o campeão nacional era o único clube dos chamados três "grandes" do futebol português que registava um saldo positivo, mas as contratações de Rodrigo (seis milhões) e Salvio (dois milhões pelo empréstimo e 20% do passe) deixaram os encarnados com a "conta" negativa.

Além de Salvio e Rodrigo, as "águias" contrataram ainda Airton (ex-Flamengo), Éder Luís (ex-Atlético Mineiro), Alan Kardec (ex-Vasco da Gama), todos a meio da época anterior, Fábio Faria (ex-Rio Ave), Franco Jara (ex-Arsenal de Sarandí), Nicolás Gaitán (ex-Boca Juniors) e Roberto (ex-Atlético de Madrid).


Nem mesmo as recentes vendas do argentino Angél di María, que saiu para o Real Madrid por 25 milhões de euros, e do brasileiro Ramires, que viu o campeão inglês Chelsea pagar 22 milhões pelo seu passe, impediram o resultado negativo.


No entanto, em ambos os casos, o Benfica acaba por não receber a totalidade dos valores acordados, pois já havia alienado parte dos passes dos dois jogadores.


Além dos dois internacionais sul americanos, os encarnados acabaram ainda por receber perto de 5,2 milhões nas vendas de Sepsi, Edcarlos, ambos em janeiro, Danilo Pereira e Halliche.

Fonte:Record

Um gigante com confiança em alta

ROBERTO INICIA NOVA ETAPA NA SUA CARREIRA EM LISBOA

Há momentos que se podem revelar decisivos numa vida, e Roberto parece ter vivido uma situação semelhante no passado sábado, no Estádio da Luz, quando defendeu o penálti de Hugo Leal e se revelou decisivo para o triunfo encarnado. O guarda-redes cabisbaixo, que ajudou Júlio César a aquecer, desapareceu e deu lugar ao gigante que Jorge Jesus escolheu para defender a baliza dos campeões nacionais.



O rendimento de qualquer futebolista varia consoante os níveis de confiança, mas em posições específicas como a de guardião ou avançado. No final do desafio com o Nacional, o espanhol de 24 anos não conseguiu disfarçar o desalento quando foi alvo das críticas dos adeptos. Este sinal de desconfiança levou Jorge Jesus a deixá-lo no banco frente aos sadinos, permitindo assim, de forma involuntária, a recuperação psicológica do seu jogador.


De vilão a herói


A receção que os sócios encarnados prepararam ontem ao camisola 12 foi mais uma demonstração que, no futebol, a linha que separa o herói do vilão é muito ténue. O mesmo atleta que há uma semana e meia foi injuriado à saída da Choupana, foi agora recebido com uma estrondosa ovação e com gritos de incentivo. Com um rasgado sorriso na face, Roberto agradeceu os aplausos, mostrando que está esperançado em iniciar uma nova etapa ao serviço das águias.


O ambiente que se vivia nas bancadas antes da entrada do plantel já deixava antever uma receção calorosa ao herói do passado sábado. Alguns adeptos aproveitaram mesmo a oportunidade para colarem nas cadeiras uma mensagem de incentivo ao ex-colchonero ,que não deixou de reparar nos papéis.


O clima de festa manteve-se e cada intervenção do keeper não passava sem mais manifestações de alegria por parte dos associados. Feitas as pazes, Roberto espera agora pelo próximo encontro para provar que a exibição frente aos sadinos é a regra e não a exceção.

Salvio é aposta segura na direita do losango

ARGENTINO APLAUDIDO PELOS SÓCIOS

Chegou, viu e parece já ter vencido os concorrentes diretos. Salvio, cuja estreia na Liga durou pouco mais de 20 minutos devido à expulsão de Júlio César, no confronto com o V. Setúbal, foi ontem novamente utilizado por Jorge Jesus no lado direito do losango durante o treino de conjunto. Sempre muito apoiado pelos mais de mil adeptos que se deslocaram ao centro de estágio do Seixal, o jogador de 20 anos não deixou os seus créditos por mãos alheias e conseguiu brindar a plateia com um golo, aproveitando uma assistência de Cardozo.


Apesar de não ter participado no Mundial, o novo camisola 8 das águias é um jogador explosivo, logo precisa de estar no melhor nível físico para fazer a diferença. A paragem no campeonato também lhe será benéfica para trabalhar os índices competitivos, já que o sul-americano nunca foi utilizado com muita regularidade por Quique Flores. O trabalho específico que a equipa técnica tem preparado para os próximos dias também o ajudará a atingir a forma ideal.

Golos alvicelestes

O dia que marcou o regresso das águias ao trabalho foi marcado pelo desempenho dos argentinos. No treino de conjunto, onde JJ utilizou o onze titular, destaca-se a curiosidade de todos os golos terem sido apontados por internacionais alvicelestes. Aimar bateu Moreira pela primeira vez, acabando por inspirar os compatriotas Salvio e Gaitán.

 
Fonte: Record