sábado, 17 de julho de 2010

Alan Kardec quer vingar à chapada


À chapada: é assim que Alan Kardec se quer impor como titular no Benfica. Não no sentido literal do termo, usado para descrever o movimento brusco de uma mão na face de alguém, mas no figurado, aquele que no Brasil é habitualmente utilizado para caracterizar a potência de remate de um futebolista. Essa é uma das suas principais virtudes e é com ela que conta para ser mais vezes titular do que na última época. Cardozo que se cuide com as "estaladas" do menino...

Como os adeptos do Benfica já comprovaram, Kardec tem um chuto forte como poucos - embora essa também seja uma imagem de marca do Tacuara. Foi recorrendo a esse argumento que conseguiu bater Mandanda na partida da Liga Europa frente ao Marselha e, na corrente pré-época, teve já a oportunidade de o demonstrar nas duas partidas em que participou pelas águias: frente a Sion e Aris de Salónica. Marcou um golo, de livre-directo, mais em jeito do que em força, provando assim que não se trata propriamente do típico avançado alto e tosco.

Uma imagem que bate certo com a opinião de dois atletas bem conhecidos dos portugueses e que com ele partilharam muitas horas ainda no futebol brasileiro. Roberto Tigrão, que actuou com Kardec durante as três temporadas em que este alinhou no plantel principal do Vasco da Gama, destaca precisamente os petardos de um avançado que inúmeras vezes o deixou desamparado nos treinos do clube carioca. "Como nós costumamos dizer no Brasil, ele tem uma chapada muito forte na bola. Possui uma potência muscular enorme, o que faz com que os seus remates sejam muito difíceis de defender", afirma, a O JOGO, o actual guarda-redes do Moreirense.

Alecsandro, ex-avançado do Sporting, coloca igualmente ênfase nas características físicas de Alan Kardec. Nomeadamente, no "porte físico", que lhe pode abrir portas a um futuro risonho. "Pelo tipo de perfil que tem, pode dar-se muito bem na Europa. É muito jovem e pela sua imponência física pode chegar longe", afirma o actual ponta-de-lança do Internacional de Porto Alegre, emblema onde partilhou algumas alegrias com o agora benfiquista.

Outra grande virtude de Kardec é a capacidade de lidar com a pressão, o que também já provou no clube da águia. Correspondeu com um tento nos decisivos minutos finais em Marselha, tal como não deixou ficar mal Jorge Jesus na oportunidade que o técnico lhe concedeu diante do FC Porto, na final da última Carlsberg Cup. "Na hora da pressão, há muitos jogadores que dão um passo atrás. Ele é dos que dão um passo à frente", diz Roberto Tigrão, reconhecendo em seguida diferentes qualidades neste avançado de 21 anos: "Tem facilidade em finalizar. É alto, cabeceia bem e tem uma óptima noção de posicionamento na grande área. Sabe enquadrar-se com a baliza."

A mesma opinião tem Alecsandro. "Destaco o sentido posicional e o facto de ser muito bom finalizador. Pode chegar ao nível de um Jardel", diz o avançado, estabelecendo uma comparação que já tem... barbas. Assim que se estreou no Vasco da Gama, logo traçaram o paralelismo com o goleador que, mais tarde, viria a fazer história no futebol português. Quando chegou a Portugal, aliás, o próprio Kardec assumiu algumas semelhanças, mas, para já, aguarda que Jesus lhe conceda oportunidades suficientes para mostrar que pode, também ele, vir a ser o Super-Alan. Jardel não conseguiu impor-se logo nos primeiros anos da carreira e Kardec tem igualmente uma fraca média de golos por minuto: na carreira profissional, entre Benfica, Vasco da Gama, Internacional, tem apenas 11 tentos apontados. Mas, garante Tigrão, "tem valor para jogar em qualquer equipa do mundo". De Cardozo, este guarda-redes pouco sabe, mas, se fosse treinador, "o Kardec seria sempre titular..."

Fonte: O JOGO

SAD resiste aos ataques às pérolas


Renovações e acertos salariais para segurar defesas. David Luiz e Luisão imprescindíveis para Jorge Jesus.


O Benfica prepara-se para reforçar algumas medidas que coloquem ainda mais a salvo dos ataques do mercado algumas das suas nucleares unidades. Especificamente sobre Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão, nomes que têm agitado a Europa durante este defeso e que a SAD, atendendo às solicitações de Jorge Jesus, quer manter no plantel a todo o custo. E para isso terá de ver-se na contingência de avançar para renovações e acertos salariais e, em último caso, mesmo para aumento das cláusulas de rescisão no caso concreto de Fábio Coentrão (ver peça à parte).


No ano do regresso à Champions, Jesus não quer perder a sua dupla de centrais e a SAD mostra-se sensível para fazer esforço financeiro que permita aos jogadores uma melhoria salarial. Já se sabia que essa fora promessa efectuada a David Luiz, por Luís Filipe Vieira, e Luisão deverá agora ver o seu estatuto de capitão e patrão da defesa significativamente reforçado em termos financeiros.

O central brasileiro poderá mesmo ver o seu salário revisto para o patamar mais elevado, à imagem de Aimar ou Saviola, obrigando assim o jogador a fixar-se em definitivo na Luz até bem próximo do final da sua carreira.


Fonte: A Bola

Rodrigo mais perto

MOURINHO ADMITE QUE AS ÁGUIAS SÃO UMA BOA POSSIBILIDADE

Rodrigo poderá mesmo vestir de encarnado na próxima temporada. Ontem, em entrevista à agência Lusa, o novo técnico dos merengues, José Mourinho, admitiu que não vai colocar obstáculos à transferência do avançado para a Luz. “A transição seria benéfica para o jogador. Se houver um bom acordo, não impedirei o negócio”, frisou o técnico português, no dia em que orientou o primeiro treino.

O Benfica está muito interessado em garantir os serviços do jovem, de 19 anos, e ainda na última semana, em Zurique, Luís Filipe Vieira manifestou publicamente o interesse no brasileiro, que se naturalizou espanhol. No entanto, ainda que não o assumisse, o principal entrave à transferência era José Mourinho, já que o técnico português aprecia as qualidades do jogador e poderia querer incluí-lo no plantel da época que se avizinha.

Mourinho confessou que gosta das características do internacional Sub-19 espanhol, mas também indicou que seria benéfico para Rodrigo jogar no Benfica. “É um campeonato onde terá mais possibilidade de jogar do que no Real. Os encarnados são um clube de grande dimensão e seria bom para ele”, afirmou.

O técnico explicou a situação no sector ofensivo do plantel merengue e deixou elogios ao prodígio espanhol. “Rodrigo não é fácil, porque é um dos jogadores com maior projeção da cantera do Real Madrid. Se ficar, posso integrá-lo no meu plantel. Neste momento, atacantes puros temos o Higuaín e o Benzema. Ainda há o Ronaldo e o Di María, mas que não são atacantes puros. Se o Raul vier a sair, e a vontade do jogador será determinante, pois não serei capaz de o empurrar para fora do plantel, haverá espaço para Rodrigo no plantel do Real Madrid”, frisou o técnico.

Condição

Rodrigo é um jovem que evoluía na equipa B dos merengues e os responsáveis do clube da capital espanhola depositam grandes esperanças no futuro do jogador. Neste contexto, Mourinho admitiu libertá-lo, mas com uma condicionante. “Se for um bom negócio para o Real Madrid e se o clube puder recuperar o jogador no futuro, não me vou opor”, frisou.

O emblema presidido por Florentino Pérez pode deixar sair o atleta nascido no Rio de Janeiro, mas ficará com uma opção de recompra no futuro.

Fonte: Record

Alípio está garantido

AVANÇADO BRASILEIRO SERÁ EMPRESTADO

Alípio, companheiro de Rodrigo nas camadas jovens do Real Madrid, está garantido na formação encarnada na próxima temporada. Foi o próprio presidente dos encarnados, Luís Filipe Vieira, quem confirmou na última semana em Zurique que as negociações já tinham chegado a bom porto.

Alípio, de 18 anos, será, no entanto, emprestado a outro clube da Liga, onde poderá ser mais utilizado e ganhar outra rodagem.


Recorde-se que o jogador brasileiro já passou por Portugal na época 2006/07, onde representou o Rio Ave, tendo sido contratado posteriormente pelo Real Madrid.

O jovem canarinho é um extremo rápido, versátil, de grande capacidade técnica e a quem todos auguram um futuro radioso.

Fonte: Record

Ramires com um pé fora da Luz


ENCARNADOS ESTÃO A ANAISAR PROPOSTAS


O Benfica dificilmente vai segurar Ramires no plantel 2010/11. O internacional brasileiro é cobiçado por meia Europa e, na Luz, os responsáveis pelos campeões nacionais já analisam as propostas que chegaram pelo camisola 8. Neste momento, Ramires está com um pé fora da Luz.

Contratado ao Cruzeiro há um ano, por 7,5 milhões de euros, o Queniano, como ficou conhecido no Brasil pela capacidade física, assumiu-se como um dos pilares dos encarnados na corrida à conquista do título. No campeonato realizou 26 partidas em 30, somando 1.947 minutos. Marcou 4 golos, tendo sido decisivo em Guimarães, onde o Benfica ganhou com um golo obtido por ele.

As exibições de Ramires com a camisola encarnada despertaram a atenção dos principais clubes europeus, que têm o nome dele na agenda. Real Madrid, Inter e Fiorentina estão de olho no jogador; Bayern e Chelsea também seguem o médio, cujo contrato expira em 2014 (a cláusula de rescisão é de 30 milhões de euros). O Ol. Marselha, esse, já se inteirou da situação do jogador.

Valorização

A participação no Campeonato do Mundo da África do Sul valorizou o futebolista canarinho. Ramires foi utilizado por Dunga em quatro partidas, tendo apenas falhado o encontro com a Holanda, o da eliminação dos brasileiros.

Ramires, de 23 anos, está agora de férias e, tal como Luisão, outro internacional brasileiro do Benfica que esteve no Mundial, é esperado a partir da próxima semana. Resta saber se ainda regressará ou se, entretanto, os encarnados negociarão a venda do passe do futebolista.

Esta semana, Ramires confirmou a existência de “sondagens” de alguns clubes, cujos nomes garantiu desconhecer. “É o sonho de qualquer jogador atuar pelo Real Madrid, Barcelona ou Chelsea, mas isso é para poucos”, disse. Recorde-se que a SAD vendeu 50 por cento do passe de Ramires à empresa Jazzy Limited por 6 milhões de euros.


Fonte: Record

Coentrão:«Benfica em tudo para voltar a ser campeão»


APOSTADO EM REVALIDAR O TÍTULO


O benfiquista Fábio Coentrão está apostado em revalidar o título conquistado a época passada. “O Benfica tem tudo para voltar a ser campeão. O FC Porto e o Sporting não me dizem nada. Só me preocupa o Benfica, que está a reforçar-se”, disse o jogador, à Sport TV, que ontem esteve na entrega de prémios do Torneio Ocean Cup, na praia das Caxinas.

A gozar os últimos dias de férias, o futebolista, de 22 anos, apresenta-se na Luz na próxima semana com o propósito de lutar pelo lugar na equipa. “Se estou preparado para jogar no lugar de Di María. Jogo onde o mister quiser, não sou esquisito.”


Fonte: Record

Ruben Amorim :«Passar a fase de grupos na Champions»


MÉDIO ASSUME OBJETIVO DA EQUIPA


As metas dos encarnados para a próxima época estão traçadas: conquistar o campeonato nacional novamente, ir mais longe na Taça de Portugal e passar a primeira fase da Liga dos Campeões. Quem o assegura é Ruben Amorim que esta sexta-feira, antes da partida para Guimarães, falou sobre o futuro da equipa.

“O objetivo principal é sermos campeões outra vez. Queremos chegar mais longe na Taça de Portugal, que é uma prova com muito prestígio e onde o Benfica já não está na final há algum tempo e depois há a Liga dos Campeões, onde queremos fazer o melhor possível, que é passar a fase de grupos e depois logo se vê", afirmou à Benfica TV.

Sobre o Torneio Cidade de Guimarães que arranca já esta noite - o Benfica joga amanhã, com o Groningen e no domingo com os vimaranenses -, o médio dos encarnados destaca a vontade da equipa conquistar o troféu, mas acredita que as partidas deste fim-de-semana servem igualmente para "ganhar rotinas". "O principal objetivo é mostrar aos novos jogadores como jogamos e acho que vai ser muito bom para ganhar ritmo, principalmente para mim que cheguei há dois dias", assegurou.

O jogador do Benfica esteve no Mundial'2010 e já regressou ao trabalho, facto que não o preocupa: “Sempre fui um jogador que apanha o ritmo rapidamente, também já conheço os métodos de trabalho, não parei completamente, tive o cuidado de ir ao ginásio todos os dias, por isso não vai ser difícil.”


Fonte: Record

Águias apontam a mais um médio


JESUS CONSIDERA CRUCIAL MAIS UM REFORÇO


No final do estágio, onde ainda não contou com os internacionais, Jorge Jesus identificou as posições prioritárias que deseja ver reforçadas antes do arranque da temporada. Após a primeira avaliação ao grupo de trabalho, o treinador, de 55 anos, chegou à conclusão que a sua principal lacuna reside no meio-campo.

O responsável técnico já falou com a direção e manifestou a intenção de ver o reforçado o plantel com mais um médio de transição. Apesar de estar satisfeito com o rendimento registado por Airton, JJ gostava de contar com mais um jogador que chegasse à zona de finalização com mais frequência, como faz, por exemplo, Ramires.

Os responsáveis encarnados já têm alguns nomes em carteira e, nos próximos dias, vão iniciar o processo negocial. A imprensa espanhola tem falado com alguma insistência na hipótese de Guardado poder vir a reforçar o campeão nacional. O internacional mexicano de 23 anos já mostrou total disponibilidade em trocar a Corunha por Lisboa, mas até ao momento não recebeu qualquer contacto, e o presidente do Deportivo já revelou que não pretende vender o futebolista por menos de 15 milhões de euros, uma verba que dificilmente poderá ser disponibilizada nos cofres encarnados. Contudo, Lendoiro não fecha a porta a negociações.

Plessis sem oferta


O “L’Équipe” de ontem avançou com a possibilidade de Damien Plessis poder vir a reforçar o Benfica. A direção do Liverpool já anunciou publicamente que não conta com o jogador, e está disponível a vendê-lo por 700 mil euros. No entanto, Record está em condições de adiantar que o jogador não recebeu qualquer oferta do Benfica.


Fonte: Record