segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Vicente Del Bosque: «Roberto e Javi García têm nível para a selecção»

A camisola da selecção espanhola não é tecido desconhecido para Roberto e Javi García. Separados por apenas uns meses de idade, os dois futebolistas cresceram quase a par nas equipas jovens da Roja, desde os sub-17 até aos sub-21, enquanto defendiam, nos clubes, as cores dos rivais Atlético e Real Madrid. Agora homens feitos, os dois espanhóis do Benfica correm atrás do sonho de representar a equipa que se sagrou campeã mundial este ano e europeia em 2008. E têm ambos motivos para acalentar essa esperança, porque é o próprio seleccionador espanhol a dizê-lo, por intermédio de O JOGO. O experiente - e cavalheiro - Vicente del Bosque recorda, aliás, que já conhece Roberto e Javi García há bastante tempo, praticamente desde que os dois eram adolescentes, encontrando-se atento ao que têm feito no campeão português. "São jogadores que conheço há muito tempo, desde pequenos, desde que eram muito jovens. E estou naturalmente a acompanhar a sua evolução e os seus desempenhos no Benfica", afirma, a O JOGO, o homem que no último Verão cometeu a proeza de levar a Espanha ao seu primeiro título mundial, na África do Sul.
Del Bosque não tece estas considerações na lógica do politicamente correcto, uma vez que recorda de imediato a lei de imensa oferta para poucas vagas que se aplica à selecção espanhola, mas faz questão de salientar que, apesar da concorrência, Roberto e Javi García são unidades a ter em conta nas respectivas posições. "Todos sabem que temos uma concorrência muito grande na selecção de Espanha, mas claro que eles os dois têm potencial e nível para ambicionar um lugar. Não é nada que não esteja ao alcance deles", assinala o treinador natural de Salamanca (acaba, curiosamente, de fazer 60 anos, no dia 23). Del Bosque entende mesmo que tanto o guarda-redes como o trinco da equipa da Luz só confirmam a qualidade que já lhes era reconhecida no país vizinho e não foram obrigados a mudar de espaço para se afirmarem, até porque, reforça o sábio técnico, os dois teriam lugar "em qualquer equipa" da liga espanhola, aquela que é de forma quase unânime considerada a melhor de todo o planeta: "Não tenho dúvidas disso. Tanto o Roberto como o Javi poderiam jogar perfeitamente em qualquer equipa de Espanha."

OJogo

Vídeo: Flash Informativo do primeiro treino após a paragem Natalícia

Clicando aqui poderá ver o Flash Informativo que está no Site do jornal ABola.

Jorge Jesus abre as portas do Caixa Futebol Campus amanhã

Campeões nacionais voltam a permitir a entrada dos adeptos no segundo treino de amanhã, ao final da tarde. Carlos Martins saiu mais cedo do treino de hoje.
A primeira sessão de trabalho está marcada para as 10 horas, à porta fechada, a segunda, agendada para as 17 horas, ambas no Caixa Futebol Campus, poderá ser visionada por quem se deslocarm ao centro de estágios do Benfica, no Seixal.
Excelente oportunidade para se perceber se a lesão de Carlos Martins inspira cuidados de maior.
Há poucos minutos, no Estádio da Luz, o médio teve de abandonar o treino antes do fim do mesmo, depois de sofrer um toque numa jogada dividida - será reavaliado hoje.
Registe-se ainda que terminada a sessão aberta aos olhos dos mais curiosos, o treinador Jorge Jesus e os jogadores fizeram questão de responder a todas as solicitações, dando autógrafos aos adeptos que ali marcaram presença.


A Bola

Cardozo ausente no regresso ao trabalho

O avançado paraguaio Óscar Cardozo foi ausência notada no treino do Benfica, que esta tarde levou ao Estádio da Luz perto de 500 adeptos encarnados, que não perderam pitada da sessão orientada por Jorge Jesus à porta aberta. O jogador sul-americano foi dispensado por motivos pessoais.
Neste primeiro treino após as férias de Natal, Luisão também foi destaque. O central brasileiro, que ainda recupera de uma lesão muscular sofrida no jogo com o Sp. Braga, no passado dia 12, subiu ao relvado para fazer corrida.
Jesus começa assim a preparação do próximo compromisso das águias, no dia 2 de janeiro, frente ao Marítimo na Taça da Liga.

Record

Fundação Benfica cria página de Internet

A Fundação Benfica, constituída a 27 de janeiro de 2009, passa a contar a partir desta segunda-feira com uma página na Internet, na qual serão atualizadas diariamente todas as iniciativas do clube encarnado.
Para Carlos Móia, presidente executivo do organismo, a entrada na web representa "um segundo arranque da Fundação Benfica", permitindo a todas as pessoas conhecer o dia a dia das ações "com os jovens e as crianças".

"Nada vale existir na Internet não havendo trabalho. Mas havendo trabalho, é fundamental termos a visibilidade que a Internet proporciona", reconheceu Carlos Moía, na cerimónia de apresentação do novo site, com o endereço www.slbenfica.pt/fundacao.


"A Fundação Benfica nasceu há pouco tempo mas já deixou bem vincadas as suas primeiras impressões digitais. Já mostrou qual o caminho que quer percorrer e a vontade e o empenho que tem em fazer", destacou o mesmo responsável.

Esta instituição do clube da Luz tem como grandes objetivos a promoção de programas de socialização e coesão social, dirigidos, na sua maioria, a crianças e jovens em risco, tentando promover os direitos e o bem-estar dos mais desfavorecidos.

Record

Águias recebe equipa insular

A 3.ª fase da Taça da Liga tem início este fim-de-semana. Disputada no sistema de grupos, as 4 equipas de cada um defrontam-se uma vez e o vencedor de cada grupo terá acesso às meias-finais da prova.
Na 1.ª jornada, o Benfica (grupo B), dententor do troféu, recebe o Marítimo, no domingo, às 20H15.
O FC Porto (grupo A) vai medir forças em casa com outra equipa insular, o Nacional da Madeira, também no domingo, às 18 horas.
Na segunda-feira, o Sporting (grupo D) defronta a Naval em Alvalade, às 19H15.
O jogo grande do grupo C vai opor os velhos rivais do Minho. Sp. Braga e Vitória de Guimarães entram em ação na segunda-feira, às 21H15, na Pedreira.

1.ª jornada da 3.ª fase:
Domingo (2 de janeiro)
Desportivo Aves-Olhanense, 15 horas
Arouca-Paços Ferreira, 15 horas
Estoril-Penafiel, 16 horas
Gil Vicente-Beira-Mar, 16 horas
FC Porto-Nacional, 18 horas
Benfica-Marítimo, 20 horas

Segunda-feira (3 de janeiro)
Sporting-Naval, 19H15
Sp. Braga-Vitória de Guimarães, 21H15

Aimar confiante na conquista do título

Terminadas as férias natalícias, os jogadores encarnados regressam a Portugal para retomar os trabalhos ao serviço do clube da Luz. À chegada ao Aeroporto da Portela, Pablo Aimar falou aos jornalistas e, em poucas palavras, mostrou-se confiante para 2011.
"Vai ser difícil ser campeão outra vez, mas estou confiante que o possamos conseguir", apontou El Mago.
Fábio Coentrão - que esteve em lua-de-mel durante os últimos dias -, Maxi Pereira, Luisão, Sidnei, David Luiz , Weldon, Jara e Kardec foram outros dos craques que regressaram esta manhã a Lisboa.

Record

Forcing final por Funes Mori

Miguel Pires, empresário mandatado pelo Benfica para negociar na Argentina a contratação do avançado Funes Mori, desloca-se amanhã a Lisboa por forma a conferenciar com Luís Filipe Vieira. A ideia do agente é convencer o líder da SAD das águias a elevar um pouco mais a parada, colocando a fasquia nos 11 milhões de euros, num negócio que está a ser liderado por Kia Joorabchian. Essa é, ao que tudo indica, a quantia exigida por Daniel Passarella, presidente do River Plate, para libertar a jovem pérola de 19 anos.
O prestigiado emblema de Buenos Aires vive numa profunda crise financeira. A astronómica dívida leva Daniel Passarella a encarar Funes Mori como uma espécie de balão de oxigénio. O dirigente do River Plate quer rendibilizar ao máximo o atacante, encontrando-se disposto a resistir à pressão do mercado. A posição de Daniel Passarella é alicerçada no facto de Funes Mori ser um dos potenciais participantes no Mundial de Sub-20, que se realiza em 2011 e pode ter o condão de lhe inflacionar ainda mais o passe.
O braço-de-ferro entre Daniel Passarella e Miguel Pires gerou uma plataforma negocial. O River não aceita alienar Funes Mori por 8 milhões de euros – valor da proposta efetuada em nome do Benfica – mas mostra-se disposto a rever a posição se o emblema da Luz esticar um pouco mais a oferta. É isso que se depreende da confissão de Miguel Pires à imprensa das pampas. “Logo veremos se consigo trazer de Lisboa uma oferta de 11 milhões de euros pelos 80 por cento do passe pertencentes ao River Plate”, confessou o agente, deixando subentendido ser esse o preço fixado por Daniel Passarella na última reunião.
Confusão
Tudo o que envolva dinheiro potencia o conflito de interesses. O dossiê Funes Mori não constitui exceção. Miguel Pires dá conta da nebulosa que se instalou à volta da representação do avançado. “Lucas Bernasconi diz-me que é o representante do jogador, embora não se encontre inscrito na Associação de Futebol da Argentina. Por seu turno, Funes Mori diz-me para falar com o tio, afirmando que ele é que é o seu representante”, conta Miguel Pires, já de malas aviadas para Portugal.

Record

Burocracia retarda Fernández

Fernández vai passar hoje pela sede do Racing para resolver os últimos problemas burocráticos referentes à sua transferência para o Benfica. Depois das despedidas, o jogador, de 23 anos, vai fazer as malas, pois é esperado quarta-feira em Lisboa para fazer exames médicos e assinar o contrato válido para as próximas quatro temporadas e meia.
Segundo José Fernandez, pai do médio, o esquerdino tem passado os últimos dias “ansioso” devido à nova etapa que vai começar em Portugal. “Ainda não falou com nenhum dos novos companheiros, mas está certo que será bem recebido pelos seus compatriotas que já jogam no Benfica. Está a cumprir um sonho de criança”, garante o progenitor.
Nesta primeira fase, o sul-americano chegará acompanhado do seu empresário e de um dirigente do Racing, clube que vai receber 2 milhões de euros pela transferência.
Caso não surja qualquer imprevisto, o jovem vai ser apresentado oficialmente como reforço dos campeões nacionais até ao final da semana. Depois regressa a Buenos Aires para fazer a mudança definitiva nos primeiros dias de 2011, como o nosso jornal havia noticiado.

Record

Treino aberto na Luz

As férias dos campeões nacionais terminam esta segunda-feira, com um treino marcado para as 17 horas na Luz. Os simpatizantes do Benfica podem assistir à primeira sessão da equipa [a entrada é pela porta 17] visando o jogo com o Marítimo, agendado para domingo.
No plantel das águias a principal dúvida dos responsáveis passa pelo estado físico de Luisão. O internacional brasileiro, de 29 anos, sofreu uma lesão muscular na coxa direita e está em dúvida para o desafio com os insulares. Apesar de se ter deslocado ao Brasil para gozar este curto período de descanso, o Girafa fez-se acompanhar pelo fisioterapeuta Paulo Rebelo, que supervisionou o plano de recuperação elaborado pelo departamento clínico. A expectativa passa pelo regresso do sul-americano à competição na Taça da Liga.
Fora dos planos de Jorge Jesus está Fábio Coentrão, que vai cumprir uma partida de suspensão. Após ter sido admoestado com o quinto amarelo frente ao Rio Ave, o esquerdino forçou a expulsão de forma a ser castigado na Taça da Liga.

Record

David Luiz no Samba de Ouro

Hulk e David Luiz entram na lista de 30 jogadores candidatos ao Samba de Ouro, prémio que distingue o melhor brasileiro a atuar fora do país.
Este galardão, que já vai para a terceira edição, criado pela Associação Sambafoot, foi entregue a Kaká e Luís Fabiano em 2008 e 2009, respetivamente.
Os dois “portugueses” têm concorrência de peso, pois terão de superar nomes como Daniel Alves, Hernanes, Michel Bastos, Ramires, Ronaldinho, Pato ou Nilmar, só para citar alguns dos craques.
Juventude
A presença de Fábio Coentrão, David Luiz e Falcão é a nota de destaque do onze ideal de jogadores jovens a atuar na Europa escolhido pelo site francês Sportvox. A menção ao goleador portista levou a que a imprensa colombiana realçasse a eleição.

Record