quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Carlos Martins é quem mais assiste... na Champions

Há dois portugueses a brilhar nas estatísticas da Liga dos Campeões. Mesmo tendo ficado de fora frente ao Hapoel, Carlos Martins é quem faz mais assistências. Cristiano Ronaldo é o mais rematador da competição.
Com cinco passes certeiros para golo em cinco partidas – frente ao Hapoel, em Israel, começou o jogo no banco – Carlos Martins é o maior fabricante de golos da Liga dos Campeões. Em segundo lugar, atrás do jogador do Benfica, segue uma lista grande de jogadores, destacando o site da UEFA Cheyrou, do Marselha, e Aaron Lennon, do Tottenham. Os dois ocupam segundo e terceiro lugar do pódio, com três assistências.
Outro português em destaque é Cristiano Ronaldo. Ninguém, em toda a competição, remata mais que o jogador do Real Madrid. Com 14 remates à baliza em cinco partidas, Ronaldo tem mais um remate que Lionel Messi, do Barcelona, segundo classificado e mais dois que Samuel Eto’o, do Inter. Neste ponto, Matheus, do SC Braga, é quinto classificado, com 9 pontapés ao alvo.
Também na lista de remates para fora Ronaldo é líder, com um total de 15, mais cinco que Gonzalo Higuaín, seu companheiro no Real Madrid, e que Wesley Sneijder, do Inter. Ou seja, Ronaldo tem, em cinco partidas, um total de 29 remates (14 à baliza, 15 para fora), valor que o transforma no mais rematador da Champions.
Lista na qual os portugueses perdem é a de golos marcados. Samuel Eto’o, do Inter, lidera-a com 7 tiros certeiros, seguido por Mario Gomez, do Bayern, com seis, e Messi, Barcelona, também com seis.
Alan, do SC Braga, é o quinto jogador que sofre mais faltas na competição, tendo já sido alvo de 16 entradas à margem das leis. Ibson, do Spartak Moscovo (ex-FC Porto), também sofreu as mesmas 16, numa lista liderada por Steven Naismith, do Rangers, com 23. Luis Suárez (Ajax), com 18, e Mathieu Valbuena (Marselha), com 17, completam o pódio.


A Bola

Um zero rotundo

Adeus Liga dos Campeões! O Benfica já não tem qualquer possibilidade de se apurar para a fase seguinte da principal prova da UEFA. Abandona a competição sem conseguir somar um único ponto nos encontros longe da Luz. Pior! Despede-se da Champions sem assinar qualquer golo fora de portas (um esclarecedor 0-7 neste capítulo). Uma equipa que, segundo chegou a dizer Jorge Jesus no arranque da temporada, podia muito bem ganhar a competição...
O Bloomfield Stadium testemunhou o primeiro êxito do Hapoel Telavive na presente edição da prova. Um triunfo por 3-0, ou seja, mais folgado ainda do que os obtidos por Schalke 04 e Lyon nas receções ao Benfica: o conjunto das águias soçobrou, por 2-0, nessas duas deslocações.
A equipa da Luz confirmou a “aversão” a Israel, país onde perdera a única partida que disputara. A 26 de agosto de 1998, o Benfica do escocês Graeme Souness havia saído derrotado de Jerusalém: o Beitar aplicara-lhe um também rotundo 4-2. A União de Leiria continuará, assim, a ser a única formação portuguesa a poder gabar-se de ter vencido em solo hebraico.
Não ganha há 3 anos. Jorge Jesus deixou escapar a oportunidade de se estrear a vencer fora na Liga dos Campeões. O último triunfo das águias foi obtido ainda no consulado de Fernando Santos, mais concretamente a 4 de dezembro de 2007... já lá vão quase três anos. Nesse dia, o Benfica derrotou o Shakhtar, em Donetsk, por 2-1, através de um “bis” de Cardozo.
Oitava derrota. A visita a Telavive coincidiu com a oitava derrota do Benfica nesta época. O clube da Luz ainda não empatou, apresentando 10 vitórias e 8 derrotas, 28 golos marcados e 24 sofridos. Eis a lista de equipas que já “castigaram” os encarnados nesta temporada: FC Porto (duas vezes), Académica, Nacional, V. Guimarães, Schalke, Lyon e, agora, Hapoel. Esta foi a quinta vez que o Benfica ficou a “zero” em 2010/11. Refira-se, a propósito, que a equipa lisboeta terminou a época transata somente com 6 derrotas: duas no campeonato, três na Liga Europa e uma na Taça de Portugal.
Tacuara 56 dias depois. A noite também correspondeu ao regresso ao ativo de Cardozo. O paraguaio já não atuava desde 29 de setembro (fazia ontem 56 dias), dia em que a equipa encarnada também sofrera um desaire: 2-0 em Gelsenkirchen, diante do Schalke 04. O Tacuara acabou por não ter uma influência positiva na manobra da equipa, muito provavelmente por se encontrar sem ritmo de jogo e ainda com pouca confiança no joelho esquerdo.

Record

Jesus e Vieira apupados na chegada a Lisboa

A comitiva do Benfica chegou às 9 e 25 ao Aeroporto da Portela. À sua espera estava uma dezena de adeptos que fizeram questão de mostrar o descontentamento pelo resultado obtido em Israel.
O grupo de insatisfeitos possuía cartazes e os principais visados eram o técnico Jorge Jesus e o presidente Luís Filipe Vieira. "Vocês são uma vergonha!" era apenas uma das mensagens que se podiam ler.
Os jogadores saíram rapidamente, sem prestar quaisquer declarações, sendo que o capitão, Nuno Gomes, afastou os microfones com as mãos quando os jornalistas tentavam falar com os craques à entrada do autocarro.

Record

Águias perderam o avião

Parece mesmo que um azar nunca vem só. Os encarnados foram copiosamente derrotados em Israel pelo Hapoel (3-0), hipotecaram as hipóteses de seguir em frente na Liga dos Campeões rumo aos oitavos-de-final e, após o encontro, “perderam” o avião que fazia a ligação para Lisboa. O plantel, equipa técnica e elementos da direção dos campeões nacionais chegaram ao aeroporto às 2 da manhã (hora local), altura em que o espaço aéreo israelita já estava encerrado. Desta forma, os encarnados acabaram por não poder embarcar, apesar de fazerem a viagem num voo charter.
Toda a comitiva das águias foi obrigada a permanecer no aeroporto durante algumas horas e só embarcou rumo à capital às 5 horas da madrugada, mais duas que em Portugal. Como não havia hotel reservado para mais uma noite, todos os elementos da equipa encarnada ficaram retidos numa sala do aeroporto privada que lhes foi destinada, até que o espaço aéreo abrisse novamente. Aí os jogadores tiveram oportunidade de enganar o estômago no McDonalds e descansar um pouco.
Se não existir mais nenhum percalço nesta longa viagem, a aterragem no aeroporto da Portela deverá acontecer por volta das 9 horas (hora portuguesa).

Record

Roberto: «Este resultado é doloroso»

Roberto foi o espelho da desilusão que se abateu sobre os jogadores encarnados após nova derrota na Champions. O guarda-redes espanhol considerou que a equipa efetuou um bom jogo, mas o azar acabou por ditar o resultado final que afasta os encarnados dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
“Fizemos muitas coisas boas para conseguir ganhar, mas tivemos falta de sorte. Sofremos dois golos e, a partir daí, as coisas complicaram-se. Jogámos bem, conhecíamos bem esta equipa e, por isso, não havia lugar para surpresas. Este resultado é doloroso porque era no dia em que mais precisávamos. Mas às vezes o futebol é assim e faltou um pouco de sorte que também é preciso ter nesta profissão”, lamentou o internacional pelas camadas jovens de Espanha, de 24 anos, no final do encontro.
Depois da derrota em terras israelitas os encarnados vão lutar por uma vaga na Liga Europa. Para isso basta vencer o Schalke 04 na Luz na última jornada. E mesmo uma derrota até pode chegar caso o Hapoel também perca na deslocação a França, onde vai medir forças com o O. Lyon. Roberto confessou que apenas quer pensar no encontro frente aos alemães e só depois é que “se fazem as contas”.

Futuro
Com o afastamento da Liga dos Campeões, os encarnados hipotecaram já um dos objetivos para esta temporada, que passava pelo apuramento para os oitavos-de-final. Ainda assim e apesar de, no campeonato, a situação também não ser boa, o espanhol assegurou que a equipa “vai continuar a entrar para todos os jogos com a mesma motivação”. “Vamos até ao fim em todas as competições”, garantiu.

Record

Olhanense pode estar no caminho dos encarnados

O Benfica vai defrontar o Olhanense nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, caso elimine o Sp. Braga na ronda anterior, ditou esta quinta-feira o sorteio.
Os oitavos-de-final da prova estão agendados para o dia 12 de Dezembro, mas o Benfica vai receber o Sp. Braga nesse dia para a eliminatória anterior, pelo que a data do jogo com o Olhanense depende do resultado do embate entre os "encarnados" e os bracarenses.

Site Oficial do Sport Lisboa e Benfica

Bruno Paixão no Beira-Mar vs Benfica

As nomeaçoes das equipas de arbitragem para os jogos da 12ª jornada da Lifa portuguesa de futebola foram conhecidos hoje, dia 24 de Novembro.
A deslocação do Sport Lisboa e Benfica a Aveiro para defrontar o Beira-Mar terá a arbitragem de Bruno Paixão da Associação de Futebola de Setúbal, que será auxiliado por Paulo Ramos e António Godinho.
O Beira-Mar vs Benfica joga-se no próximo dia 28 de Novembro, pelas 18H 15m.

Site Oficial do Sport Lisboa e Benfica

Jorge Jesus: «Resultado parece que não é verdade»

O técnico campeão nacional, Jorge Jesus afirmou que a equipa mostrou carácter e atrevimento, mas não foi compensada pela ousadia demonstrada: "O Benfica jogou bem, mas fomos penalizados em duas situações de bola parada, onde costumamos ser muito fortes".
Jorge Jesus, referiu, ainda, que não estava à espera deste resultado: "Este resultado parece que não é verdade".

Site Oficial do Sport Lisboa e Benfica

Pablo Aimar: «Não estivemos bem na finalização»

No final da partida da Liga dos Campeões, o atleta Pablo Aimar reconheceu que a eliminação do Benfica foi inglória: ““Não estivemos bem na finalização”, mas agora, há que representar o Benfica da melhor forma possível.”
Por outro lado, Javi García referiu que o resultado é enganador: “ Foi um resultado enganoso. Tivemos boas ocasiões e fizemos muitos remates”, afirmou o espanhol ao serviço do Benfica. Quanto ao resto da temporada, o médio defensivo acredita que ainda é possível recuperar: “Faltam seis meses de competição, e ainda temos hipótese.”


Site Oficial do Sport Lisboa e Benfica

Destaques individuais

Pablo Aimar – O “mago” argentino remou contra a maré com uma primeira parte de alto nível. A organizar o jogo e a assistir os companheiros foi um perigo à solta em Telavive. O médio mostrou, uma vez mais, estar num excelente momento de forma.
Salvio – O extremo esteve sempre bastante mexido no lado direito do ataque “encarnado”. Com combinações constantes com Maxi Pereira, Salvio ganhou muitas vezes a linha para centrar com perigo para a área israelita.
Maxi Pereira – O defesa direito fez uma exibição muito consistente. Sempre muito atento a defender, subiu a preceito pelo seu corredor para criar desequilíbrios. Os seus centros milimétricos não foram aproveitados da melhor forma.


Site Oficial do Sport Lisboa e Benfica

Oitavos fogem

O Sport Lisboa e Benfica foi derrotado pelo Hapoel Telavive, num encontro da quinta jornada da Liga dos Campeões. Os “encarnados” foram superiores, mas não foram capazes de finalizar com êxito. A próxima ronda é com o Schalke 04, no Estádio da Luz.
Na antevisão a este encontro da quinta jornada da Liga dos Campeões, o treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, referiu-se a esta partida como sendo fundamental para as aspirações “encarnadas”. A mensagem chegou ao balneário e os campeões nacionais entraram no relvado do Bloomfield Stadium com uma grande atitude.
O Benfica tomou conta do meio-campo e criou várias ocasiões de golo. O primeiro lance de perigo nasceu dos pés de Saviola, com um remate rasteiro de fora da área. Os primeiros dez minutos demonstravam um domínio claro dos pupilos de Jorge Jesus. À passagem do primeiro quarto de hora, Saviola voltou a estar em destaque. Apostou na jogada individual e centrou para um remate acrobático de Fábio Coentrão, que acabou desviado por um defesa.
O Hapoel Telavive que ainda não tinha feito nenhum remate, conseguiu inaugurar o marcador aos 23 minutos, através de um lance muito feliz. O médio Abutbul bateu um livre na zona central e Zahavi nas alturas, cabeceou contra David Luiz, que desviou sem intenção para o fundo das redes.
Passados quatro minutos, Saviola isolou Alan Kardec, que rematou colocado a poucos centímetros do poste da baliza de Enyeama. O árbitro Alain Hamer também se fez sentir em campo, quando anulou um golo limpo ao Benfica. Aimar desmarcou Kardec, que serviu Saviola para o empate. Decisão errada da equipa de arbitragem.
Ao intervalo reinava a injustiça em Telavive. Os primeiros 45 minutos foram totalmente dominados pelos “encarnados”, que só estavam em desvantagem no marcador devido a uma infelicidade extrema.
Para a etapa complementar, Jorge Jesus apostou no regresso de Óscar Cardozo à competição, dando altura ao ataque do Benfica. No espaço de três minutos, na sequência de dois cantos, o Benfica podia ter empatado a partida, não fossem dois cortes em cima da linha de golo por parte de Abutbul.
Com o cronómetro a marcar 65 minutos, Maxi Pereira trabalhou a bola de forma sublime no flanco direito e centrou para o segundo poste, onde estava Kardec solto de marcação, que acabou por atirar para fora.
A partir daí, os israelitas foram mais incisivos no contra-ataque e acabaram por marcar o segundo e o terceiro golo, por intermédio de Douglas da Silva e Zahavi, respectivamente. Com esta derrota, os campeões nacionais despediram-se da Liga dos Campeões.
O Sport Lisboa e Benfica apresentou o seguinte onze: Roberto, Maxi Pereira, David Luiz, Luisão, Fábio Coentrão, Javi García (Jara 79’), Salvio (Carlos Martins 65’), Gaitán, Aimar, Saviola (Cardozo 45’) e Kardec.


Site Oficial do Sport Lisboa e Benfica