quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Jorge Jesus: “Os jogadores responderam bem e mereceram a oportunidade”

O treinador das “águias”, Jorge Jesus, falou sobre mais uma vitória da sua equipa e sobre a aposta feita em jogadores pouco utilizados na partida frente ao Olhanense.
“A equipa fez 45 minutos muito fortes e não merecia ter sofrido aquele golo, dado que o Olhanense não fez o suficiente para merecê-lo. Ao invés, o Benfica criou várias oportunidades para marcar”, disse, assumindo alguma quebra de rendimento de alguns atletas na segunda parte do encontro: “Na segunda parte, alguns jogadores baixaram o rendimento, o que é normal, visto não jogarem noventa minutos habitualmente. No entanto, lançar alguns destes jogadores menos utilizados era, também, um dos objectivos desta partida para lhes dar competitividade. A maioria respondeu bem e mereceu a oportunidade”, apontou.
Sobre a actuação do jogador pertencente à formação benfiquista, Roderick Miranda, o timoneiro mostrou-se agradado com a sua prestação. “O Roderick esteve muito bem na partida de hoje, sobretudo em lances com bola”, realçou, adiantando que os restantes titulares estiveram, igualmente, bem diante os algarvios. “No intervalo dei os parabéns aos meus jogadores, pela exibição e pelos níveis de competitividade evidenciados até aí”, partilhou.
Por fim, o técnico abordou a série de vitórias consecutivas do seu conjunto. “A equipa tem vindo a crescer, mostrando qualidade individual e colectiva”, elogiou.

Sport Lisboa e Benfica Online

Salvio: “Temos de dar seguimento a esta fase de vitórias”

O extremo argentino ao serviço do Sport Lisboa e Benfica fez um rescaldo de mais uma vitória dos “encarnados” e do seu actual momento no Clube, após o jogo da Taça da Liga com o Olhanense.
“Neste momento estamos a praticar um bom futebol e queremos continuar assim”, afirmou, acrescentando que se sente em forma e feliz. “As coisas estão-me a correr bem e ao grupo também. Agora temos de dar seguimento a esta fase para dar mais alegrias aos adeptos que as merecem”, assumiu.
Sobre a possibilidade de poder continuar a representar os “encarnados” na próxima época, o jogador afirmou: “Quero continuar a ser feliz aqui, como tenho sido. O principal é que me sinta bem e continue a ajudar a equipa.”

Sport Lisboa e Benfica Online

Destaques individuais

Salvio – Mais um golo do médio argentino a comprovar que está num excelente momento de forma e com o “pé quente”. Entrou muito bem no jogo e concluiu com mestria uma excelente arrancada de Jara pelo corredor direito.
Franco Jara – O avançado teve mais uma oportunidade e entrou bem no encontro. Com a sua habitual raça, o argentino acabou por marcar um golo de belo efeito, com um remate à meia-volta, após cruzamento de César Peixoto.
Javi García – O médio espanhol voltou ao onze e rubricou uma exibição de “encher o olho”. Omnipresente, esteve em todo o lado, a estancar o ataque algarvio e a aparecer na área para inaugurar o marcador na Luz.
Roderick – O jovem central “encarnado” mereceu a chamada de Jorge Jesus à titularidade e respondeu com muito acerto e segurança. O jogador da formação do Clube mostrou uma maturidade fora do vulgar e foi o “patrão” da defesa do Benfica.

Sport Lisboa e Benfica Online

Meias-finais no horizonte

Benfica deu esta quarta-feira um passo importante para atingir as meias-finais da edição 2010/2011 da Taça da Liga, ao vencer em casa o Olhanense por 3-2. Javi García, Jara e Salvio apontaram os golos de mais um triunfo dos “encarnados”.
Com várias novidades na convocatória, o treinador Jorge Jesus apresentou diversas mudanças no onze inicial.
Tal como na primeira partida da fase de grupos da Taça da Liga, os destinos da baliza foram entregues a Moreira. A isso juntou-se o regresso de Maxi Pereira ao lado direito da defesa, isto depois de Ruben Amorim, entretanto submetido a uma intervenção cirúrgica, ter sido titular nos últimos desafios da equipa.
Face ao castigo de Fábio Coentrão, o treinador Jorge Jesus apostou em David Luiz para defesa-esquerdo, apostando em Sidnei e Roderick Miranda para o eixo da defesa.
Com o regresso de Javi García à posição de médio mais recuado, coube a Felipe Menezes e César Peixoto ficarem com o lado direito e esquerdo do meio-campo, respectivamente. Já a dupla maravilha Cardozo/Saviola foi substituída por Kardec e Jara.
Os protagonistas mudaram praticamente todos em relação aos últimos encontros, mas o Benfica não se ressentiu dessa alteração e dominou totalmente a primeira parte do desafio. Ainda se jogava o primeiro minuto do encontro e Jara já escapava muito perigosamente pelo lado direito, após um belo passe de Aimar.
Estava dado o mote para uma actuação muito sólida dos “encarnados”. Após um cabeceamento por cima da barra de César Peixoto (8’), o Benfica acabou por chegar ao golo num golpe de cabeça de Javi García (16’).
O Olhanense não existiu praticamente durante a primeira parte, chegando com perigo à baliza “encarnada” aos 17 minutos, altura em que Moreira travou um remate de Djalmir.
A resposta “encarnada” surgiu aos 22 minutos. Depois de David Luiz testar os reflexos do guarda-redes Ricardo Baptista, a jogada prosseguiu e César Peixoto cruzou do lado esquerdo para o interior da área, onde surgiu Jara a rematar com êxito para o fundo das redes.
E o terceiro tento esteve muito perto de acontecer por intermédio de César Peixoto. Pablo Aimar colocou a bola à entrada da área e o número 25 “encarnado”, de primeira e sem preparação, rematou com muito perigo por cima da barra (29’).
Com o Olhanense a não ter qualquer argumento para chegar à baliza de Moreira, o árbitro Artur Soares Dias decidiu dar uma ajuda, uma vez que vista grossa a um domínio de Djalmir com o braço e que este aproveitou para desfeitear o guardião da casa (43’).
No início do segundo tempo, Djalmir surgiu na área e o árbitro considerou falta de Moreira sobre o dianteiro dos visitantes. Na conversão do castigo máximo, Rui Duarte deu o empate a um Olhanense que não fez nada para merecer tal resultado (57’).

Justiça pelo pé de Salvio
O Benfica foi à procura de nova vantagem no marcador e Javi García esteve muito perto de bisar no encontro, ao rematar com perigo aos 60 minutos.
Com a igualdade no marcador, Jorge Jesus mexeu na equipa e colocou Gaitán e Salvio no terreno do jogo, fazendo sair Aimar e César Peixoto, respectivamente.
E foi precisamente Salvio que acabou por resolver a partida para o Benfica, ao marcar num remate de belo efeito do argentino (70’).
Apesar das várias alterações na equipa, a verdade é que o Benfica realizou mais uma boa exibição na presente temporada, ficando perto das meias-finais da Taça da Liga, prova que venceu nas duas últimas épocas.
Na próxima jornada do Grupo B da competição, o Benfica desloca-se ao terreno do Desportivo das Aves, onde precisa apenas de um empate para seguir em frente da competição.
O Benfica apresentou a seguinte equipa: Moreira; Maxi Pereira, Roderick Miranda, Sidnei e David Luiz; Javi García, Felipe Menezes (Airton, 88’), César Peixoto (Salvio, 65’) e Pablo Aimar (Gaitán, 65’); Kardec e Jara.

Podes ver aqui a ficha deste jogo!



Sport Lisboa e Benfica Online

David Luiz e Coentrão de fora no onze ideal da UEFA de 2010


O jogador do Real Madrid mantém a nomeação que repetiu nos últimos cinco anos, enquanto o treinador dos "merengues" surge como o treinador ideal pela quarta vez consecutiva.
A dominar o onze ideal do ano está a Espanha com seis jogadores que foram campeões do mundo na África do Sul, designadamente Iker Casillas, Gerard Piqué, Carles Puyol, Xavi Hernández, Andrés Iniesta e David Villa.
O benfiquista Fábio Coentrão também estava nomeado, mas não consegue os votos necessários para entrar no onze.

Equipa ideal da UEFA em 2010:
Iker Casillas (Real Madrid), Maicon (Inter Milão), Gerard Piqué (Barcelona), Carles Puyol (Barcelona), Ashley Cole (Chelsea), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Xavi Hernández (Barcelona), Wesley Sneijder (Inter Milão), Andrés Iniesta (Barcelona), Lionel Messi (Barcelona) e David Villa (Barcelona).


Relvado

At. Madrid pede 15 milhões por Salvio

Dificuldades para segurar argentino. Miguel Angel Gil, director executivo dos “colchoneros”, admite interesse portista. Encarnados têm prioridade, mas pode custar entre 8 e 10 milhões.
Eduardo Salvio, de 20 anos, cedido pelo Atlético de Madrid ao Benfica, é mais um jogador argentino a dar nas vistas com a camisola encarnada, mas as possibilidades de poder manter-se na Luz no final da temporada são neste momento difíceis de avaliar, face a um vasto leque de obstáculos.
Ao elevado valor dos salários, ao elevado valor que os encarnados terão de pagar para garantir a continuidade, ao braço de ferro que se adivinha com o Atlético de Madrid, que parece agora desejar, simplesmente, o regresso do jogador, eis que se junta o interesse portista em Salvio, ainda não assumido pelos dragões, mas já bem conhecido em Madrid, como admitiu ontem, em conversa com A BOLA, o director executivo dos colchoneros, Miguel Angel Gil.
«Não é o momento certo para falar desse assunto [interesse do FC Porto], só no final da época é que essas questões serão abordadas. Oficialmente, nada está ainda a acontecer em relação ao futuro de Salvio», explicou, sem deixar, no entanto, de sublinhar que a bola está ainda do lado dos encarnados: «A prioridade é do Benfica. Sem que diga o que pretende fazer em relação a Salvio não negociaremos com mais nenhum clube.»
Miguel Angel Gil confirma, porém, a existência de uma cláusula de opção «de 15 milhões de euros» que o emblema de Madrid entende como sendo o único ponto de partida possível para negociar a continuação de Salvio em Lisboa.
«Esse é o valor que queremos. É o valor que o Benfica tem de pagar se quiser o futebolista. Mas, reafirmo, ainda é cedo para falar do assunto, a época vai a meio e só no final trataremos das coisas.»

ABola
Desculpem-me esta expressão mas «O Salvio é nosso, e ninguém o pode tirar daqui».
Salvio é um jogador muito bom, Jesus colocou-o "na linha". Espero bem que o Salvio não sei, não quero que ele vá para o outro clube, chamado de grande clube, que existe em Portugal, isso é que não!
Benficaas

Rui Costa arbitra Benfica-Nacional

O setubalense João Ferreira vai arbitrar no sábado o encontro entre o líder FC Porto e o Beira Mar, da 17.ª jornada da Liga Zon Sagres.
João Ferreira volta a dirigir encontros do FC Porto, depois da Supertaça, num encontro em que os dragões se queixaram de excessiva agressividade do Benfica.
Os encarnados recebem no mesmo dia o Nacional, com arbitragem do portuense Rui Costa, que ainda não esteve em encontros do Benfica está temporada e dirigiu o empate dos insulares em Alvalade.
O Sporting visita na segunda-feira o terreno do Marítimo, com arbitragem a cargo do portuense Artur Soares Dias, que encontra os leões pela terceira vez esta temporada - derrota em Paços de Ferreira (1-0) e triunfo na Académica (2-1).

Jogos e arbitros para a 17.ª jornada:

Sábado, 22 janeiro:
P. Ferreira - U. Leiria, Jorge Ferreira (Braga)Olhanense - Académica, Rui Silva (Vila Real)
Sp. Braga - V. Setúbal, Olegário Benquerença (Leiria).
Rio Ave - V. Guimarães, Bruno Paixão (Setúbal).
Beira Mar - FC Porto, João Ferreira (Setúbal).
Naval - Portimonense, João Capela (Lisboa).
Benfica - Nacional, Rui Costa (Porto).
Segunda-feira, 24 janeiro:
Marítimo - Sporting, Artur Soares Dias (Porto).
Record

Jorge Jesus convoca 18 jogadores

O treinador da equipa de futebol sénior do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, divulgou esta quarta-feira a convocatória para o encontro com o Olhanense, referente à 2.ª jornada do Grupo B da edição 2010/2011 da Taça da Liga.
Para a partida desta noite no Estádio da Luz, o técnico decidiu convocar 18 futebolistas. Lembrar que o Benfica-Olhanense tem início marcado para as 19h15.

Lista de convocados:
Guarda-redes:
Júlio César e Moreira;
Defesas: Maxi Pereira, Luís Filipe, Roderick Miranda, David Luiz, Sidnei e César Peixoto;
Médios: Airton, Javi Garcia, Felipe Menezes, Salvio, Pablo Aimar e Gaitán;
Avançados: Nuno Gomes, Kardec, Jara e Weldon.

Sport Lisboa e Benfica Online

Águia já negoceia com novo canal de desporto

São cada vez mais fortes os indicadores de que o Benfica não vai mesmo renovar o contrato de cedência de direitos televisivos com a Olivedesportos, que expira no final da época 2012/13. Ou seja, daqui por dois anos e meio. Luís Filipe Vieira já iniciou a negociação com outros interlocutores e nas próximas semanas deve haver uma decisão. Rui Pedro Soares (36 anos, antigo administrador da PT) e Emídio Rangel (63 anos, ex-diretor da SIC e da RTP) encabeçam a formação de um novo grupo de comunicação social que está fortemente interessado nos direitos das águias. A tudo o que foi escrito sobre o aparecimento deste novo grupo nos últimos dias, Record está em condições de acrescentar que o projeto inclui um canal de desporto (e não generalista) a juntar a um jornal semanário (a avançar em abril) e a uma rádio. No que diz respeito à televisão o objetivo não podia ser mais claro: concorrer diretamente com a Sport TV e ocupar um espaço até agora preenchido em exclusivo pela empresa de Joaquim Oliveira. É com este novo player que os encarnados já estão a negociar com vista a um entendimento que, a consumar-se, terá validade a partir do verão de 2013, com duração que por enquanto se desconhece.

Record

Defensor avança para a FIFA

O Defensor Sporting já entregou uma exposição na FIFA. O clube uruguaio quer perceber se Rodrigo Mora já assinou pelo Benfica um pré-contrato válido até 2016.
“O representante do jogador telefonou-nos a dizer que esteve em Lisboa para assinar um pré-contrato com o Benfica, informação confirmada pelo futebolista. Recorremos à FIFA no sentido de nos enviarem uma comunicação oficial, para saber o que há ao certo”, adiantou a Record o presidente do emblema de Montevideu, Dante Prato.

Record

Acabou para Amorim

Ponto final na época para Rúben Amorim. Tal como O JOGO adiantou em exclusivo na edição de ontem, o médio foi operado para curar as tendinites rotulianas de que se queixava em ambos os joelhos e enfrenta agora uma recuperação na ordem dos quatro meses. O mesmo é dizer que só um milagre levará o internacional português a regressar à competição ainda esta época, pois a Liga ZON Sagres termina em meados de Maio.
O camisola 5 foi operado no Hospital de Sant'Ana, na Parede, pelo especialista António Martins. O jogador chegou à unidade hospitalar pouco depois das 9h00, acompanhado pela mãe, e de pronto se dirigiu ao serviço de internamento. O médio chegou já apoiado em canadianas - recorde-se que também sofrera uma lesão muscular no adutor esquerdo, perto do final do jogo com o Leiria -, e a cirurgia correu bem. De resto, ao que foi possível apurar a intervenção é relativamente simples e foi levada a cabo por um cirurgião experiente, como é o caso de António Martins, responsável por inúmeras operações a atletas de renome internacional.
Ao que O JOGO apurou, foi o próprio Amorim que solicitou a realização desta intervenção cirúrgica. O médio não suportava mais as dores na zona afectada e, após troca de impressões com os responsáveis do departamento médico, chegou-se à conclusão de que a operação seria mesmo a solução definitiva. Os clínicos da Luz já tinham tentado debelar a mazela através de tratamento conservador - Amorim esteve mais de um mês sem competir -, mas apesar das melhorias evidentes, tal não foi totalmente eficaz.

OJogo
Isto é uma baixa má para Jorge Jesus. Ruben Amorim é um jogador muito bom, e tem como característica a sua polivalência.
Peço desculpa, esta notícia estar a ficar tão batida aqui no blog, mas não fazia ideia que ele ia ficar parado o resto da época!
Benficaas

Chelsea chega aos 25 milhões

O Chelsea vai apertando cada vez mais o cerco a David Luiz. Diversas fontes em Inglaterra avançaram ontem que os blues se preparam para apresentar nos próximos dias uma proposta oficial de 25 milhões de euros pelo passe do internacional brasileiro, confirmando a intenção de avançar já noticiada por O JOGO. A resposta de Luís Filipe Vieira será, tudo indica, negativa, pois mantém-se firme em exigir pelo menos 30 milhões de euros, valor considerado demasiado alto pelo emblema de Stamford Bridge.
Certo é que o clube londrino vai tornando cada vez mais feroz o ataque ao camisola 23 da Luz. Carlo Ancelotti sabe naturalmente que não poderia contar com David Luiz para os jogos da Liga dos Campeões - o central já disputou a prova de águia ao peito nesta época -, mas ainda assim considera que o brasileiro poderia ser um reforço de peso para o que resta da temporada. O técnico italiano é confesso admirador das características do jogador encarnado e, para além de o ver como um forte candidato à imediata titularidade no eixo da defesa, ao lado de John Terry, considera que o brasileiro pode igualmente desempenhar com alguma qualidade funções no meio-campo ou na lateral esquerda, onde já o viu actuar.
O "desespero" do campeão inglês é acentuado pela ausência do brasileiro Alex, que continua a recuperar da operação ao joelho esquerdo a que foi submetido no final do último mês de Dezembro.
A resistência encarnada em deixar sair David Luiz neste momento - e pelos ditos 25 milhões de euros - não se prende apenas com o facto de Vieira considerar o montante aquém das expectativas. É que a SAD está consciente de que dificilmente teria tempo para encontrar um substituto viável no mercado que entrasse de imediato no onze; e, apesar da contratação de Jardel, Jorge Jesus tem planeada a sua preparação apenas para a próxima época, isto é, o ex-Olhanense não é visto como um potencial titular no imediato. Mais: até seria cogitável cumprir o que resta da época com Sidnei ao lado de Luisão, mas Jesus considera tal cenário muito "curto" numa altura em que a revalidação do título ainda é possível.

OJogo