quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Candidatura ibérica derrotada

Já foram anunciados os resultados oficiais das votações:
Mundial'2018
1.ª ronda:
Inglaterra - 2 votos (eliminada)
Holanda/Bélgica - 4 votos
Espanha/Portugal - 7 votos
Rússia - 9 votos

2.ª ronda:
Holanda/Bélgica - 2 votos
Espanha/Portugal - 7 votos
Rússia - 13 votos (vencedora)

Mundial'2022
1.ª ronda: Austrália eliminada com 1 voto
2.ª ronda: Japão eliminado com 2 votos
3.ª ronda: Coreia do Sul eliminada com 5 votos

4.ª e última:
Qatar - 14 votos (vencedor)
Estados Unidos - 8 votos

Inglaterra foi eliminada logo à primeira. Portugal ainda passou a uma segunda votação, fase que atribuiu a vitória à candidatura russa.
15H44 -  Qatar organiza Mundial'2022, derrotando Austrália, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul.
15H39 - Oficial: candidatura ibérica derrotada. A FIFA atribui a organização do Mundial'2018 à Rússia.
15H29 - Jérôme Valcke chama ao palco Blatter para o anúncio das candidaturas vencedoras.
15H25 - O jornal  Marca diz que as candidaturas vencedoras são Rússia (2018) e Qatar (2022).
14H55 - O anúncio da FIFA já não vai acontecer às 15 horas. Está atrasado pelo menos 30 minutos. A votação terá demorado mais do que o previsto, o que pode indicar más notícias para a candidatura ibérica.
14H40 - Estamos a 20 minutos do início da cerimónia, que dará a conhecer a candidatura vencedora.
A apresentação portuguesa ultrapassou os limites de tempo, prolongando-se 12 minutos além do previsto.
9H42 - "Nada me deixaria mais feliz do que organizar este Mundial e manter a confiança do Comité Executivo", conclui Villar.
9H34 - "Temos uma ideia de construir um futuro melhor. O Comité Executivo tem uma grande responsabilidade nas mãos", salientou o presidente da federação espanhola, Angel María Villar, frisando ainda, em referência à polémica em torno das candidaturas: "A FIFA é limpa". 
09h21 - O presidente da federação portuguesa de futebol, Gilberto Madail, assegurou que os dois países podem produzir o "melhor mundial de sempre. Ambicionamos receber o maior evento desportivo do mundo com a convicção de que podemos organizar o melhor mundial de sempre. Sabemos como fazê-lo", afirmou.
9H14 - No seu discurso, Miguel Ángel López avança pela primeira vez com um slogan inédito: "Jogamos em equipa, une-nos a ilusão". Até agora a frase forte da candidatatura era "Dois povos e uma paixão". O diretor geral da Candidatura Ibérica destacou ainda: "Respeitámos o 'fair-play'."
"Temos a alegria e o calor dos adeptos. Queremos brindar o futebol mundial com o melhor serviço", acrecentou Villar.
9H04 - "Temos capacidade e infraestruturas para realizar o Mundial no mês que vem se for preciso", afirmou José Luis Rodríguez Zapatero, primeiro ministro espanhol, lembrando a futura rede de alta velocidade que unirá os dois países, os 50 aeroportos "dos mais modernos e capazes da Europa. Além disso a península Ibérica é o primeiro destino turístico mundial, com 70 milhões de turistas por ano. Espanha e Portugal estão decididos, são países irmãos. Queremos este Mundial, estamos decididos a realizá-lo bem".
9 horas - No discurso de apresentação, o primeiro ministro José Sócrates destacou a "experiência em organizações desportivas" de Portugal, e lembrou as fortes ligações dos dois países e a sua influência no Mundo: "O futebol na Penísula Ibérica chega à América do Sul."
"Esta candidatura será uma candidatura que se dirigirá a todos os continentes e em particular aos 600 milhões de pessoas que falam espanhol e português. Tocará a América do Sul e do Norte, tocará África e muitos países africanos que acompanham esta candidatura e tocará a Ásia", frisou ainda o primeiro ministro português.
"Julgo que todos os que estão familiarizados com o futebol sabem que esta candidatura terá uma organização competente", afirmou Sócrates.

Record

Sidnei: «É complicado não jogar»

Sidnei confessou, esta quinta-feira, estar com saudades do Brasil e do Internacional de Porto Alegre, clube onde se formou. Em entrevista ao site brasileiro “clicesportes” o defesa brasileiro do Benfica garantiu que “é complicado não jogar” na Luz, mas lembra que tem contrato até 2013.
“É complicado não jogar, mas tenho contrato com o Benfica até 2013. Não penso em voltar ao Brasil agora. O grupo é muito forte. O Luisão já ganhou títulos pelo Brasil e o David Luiz é titular da seleção do Mano Menezes. Por isso, tenho que me concentrar ainda mais no trabalho”, sublinhou Sidnei.
O defesa central de 21 anos explicou o que faz para matar as saudades do seu país natal: “Tenho muitos amigos brasileiros aqui. O Luisão, o Alan, o Júlio César, o David (Luiz)... Costumamos reunir para matar as saudades do país, com almoços ou jantares. Fazemos feijoada, churrasco e escutamos muito samba.
No final Sidnei deixou ainda conselhos ao seu antigo clube caso o colorado enfrente o Inter Milão na final do próximo Campeonato do Mundo de Clubes, que se disputa em dezembro.
“É sempre difícil enfrentar o Inter, mesmo quando estão desfalcados. Mas temos hipóteses, claro. Eu vou torcer muito, foi onde comecei e aprendi tudo. A maioria dos meus amigos daquela época já saíram da equipa, mas eu continuo a acompanhar à distância”, finalizou.

Record

Aimar realizou treino condicionado

O médio Pablo Aimar voltou esta quinta-feira a realizar treino condicionado na equipa do Benfica, que prepara o jogo frente ao Olhanense, da 13.ª jornada da Liga Zon Sagres.
O internacional argentino treinou com limitações na sessão que decorreu no centro de estágio do Seixal, pois continua a recuperar de uma mialgia de esforço na face posterior da coxa direita, sendo nesta altura o único caso clínico no plantel.
O jogo frente ao Olhanense está agendado para sexta-feira, pelas 20H15, no Estádio da Luz.
A lista de convocados do técnico Jorge Jesus apenas será conhecida no dia do jogo.

Record 

Jorge Jesus: «Nada está perdido ou ganho»

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, espera que o jogo de sexta-feira, com o Olhanense, da 13.ª jornada da Liga Zon Sagres, "não seja dividido" e que a equipa possa ter "posse de bola e situações de finalização".

Para o jogo que abre a jornada, agendado para as 20 e 15 no Estádio da Luz, o treinador dos encarnados deseja que o Benfica jogue ao nível do que fez em Aveiro, onde venceu por 3-1 e "fez o melhor jogo fora".

"Jogámos bem técnica e taticamente. Jogámos mais próximo do que somos capazes de fazer e isso motiva os jogadores", referiu o técnico em declarações à Benfica TV.

Jesus reconhece o "valor" do Olhanense, que esta época já arrancou uma igualdade em Alvalade (0-0) frente ao Sporting, mas espera que na Luz o Benfica volte a proporcionar grandes jogos: "jogar a um nível alto, ganhando e dando espectáculo".

A equipa algarvia, nona classificada, apresenta-se com a terceira defesa menos batida da Liga (11 golos), o que faz Jorge Jesus definir o adversário como uma equipa "bem posicionada na defesa e a tentar sair em contra-golpe".

O Benfica é o primeiro dos "grandes" a entrar em ação, algo que só terá efeitos práticos em matéria de pressão aos outros candidatos ao título, segundo o técnico benfiquista, se a equipa conquistar os três pontos.

"Conquistar pontos é uma forma prática de os pressionar", disse Jorge Jesus, para quem ainda "existe muito campeonato" - a equipa está a 8 pontos do líder FC Porto - e "nada está perdido ou ganho".

Depois do regresso importante de Óscar Cardozo na última jornada, na qual marcou 2 golos e fez a assistência para o 3.º, Jesus falou também de Pablo Aimar, que foi resguardado na visita ao Beria-Mar.

"O Pablo foi poupado em Aveiro, ainda não temos a certeza das condições físicas dele, mas ainda temos hoje e amanhã (sexta-feira) para ver a situação. Até à hora do jogo vejo a opção que vou ter", referiu.

O Benfica, segundo classificado, com 24 pontos, recebe sexta-feira no Estádio da Luz (20 e 15) o Olhanense, 9.º, com 15 pontos, em jogo da 13.ª jornada, que será dirigido pelo árbitro madeirense Marco Ferreira.

Record

Marco Ferreira dirige Benfica-Olhanense

O madeirense Marco Ferreira foi nomeado para arbitrar na 6.ª feira o encontro entre o campeão Benfica e o Olhanense, na 13.ª jornada da Liga Zon Sagres.

O líder FC Porto recebe, na 2.ª feira, o V. Setúbal, numa partida que será dirigida pelo também madeirense Elmano Santos.





Jogos e árbitros da 13.ª jornada:

6.ª feira, 3 dezembro

Benfica-Olhanense, Marco Ferreira (Madeira)

Sábado, 4 dezembro

V. Guimarães-Paços de Ferreira, André Gralha (Santarém)
U. Leiria-Sp. Braga, Artur Soares Dias (Porto)

Domingo, 5 dezembro
Rio Ave- Beira-Mar, Bruno Esteves (Setúbal)
Nacional-Naval, Hugo Pacheco (Porto)
Académica-Marítimo, Luís Catita (Évora)
Portimonense-Sporting, Rui Costa (Porto)

2.ª feira, 6 dezembro

FC Porto-V. Setúbal, Elmano Santos (Madeira).

Record

Saragoça pretende empréstimo de Jara

O Saragoça estará interessado em garantir o empréstimo de Franco Jara na reabertura do mercado de transferências, em janeiro, avança esta 5.ª feira o jornal espanhol "As".
De acordo com o relato, o clube já contatou o Benfica e o agente do argentino, Marcelo Valeri, aguardando agora por uma resposta em relação ao que propõe: o empréstimo sem opção de compra.
O "As" sublinha ainda as dificuldades da concretização do negócio, aludindo ao interesse que Jorge Jesus tem em manter Jara, 22 anos, no plantel encarnado por considerar o argentino como "um dos melhor ativos de futuro".

Record

Vieira em São Paulo para contratar Elias

Luís Filipe Vieira está em São Paulo a tentar contratar Elias, médio do Corinthians. O líder do Benfica aceita pagar a quantia – entre os 7 e os 7,5 milhões de euros – exigida pelo passe do internacional brasileiro, estando o fecho do negócio bem encaminhado mas dependente do entendimento quanto aos moldes de pagamento.
A viagem de Luís Filipe Vieira começou por ser de índole particular, mas a páginas tantas o negócio proporcionou-se e o périplo redundou ontem numa reunião com o líder diretivo do Timão, Andrés Sanchez. O encontro teve lugar no luxuoso hotel Unique e contou também com a presença do empresário Jorge Mendes, Luizão (antigo jogador do Corinthians e atual parceiro do agente português no Brasil) e Carlos Leite, que detém 30 por cento do passe. Refira-se, a propósito, que Jorge Mendes nem sequer estava no Brasil quando surgiu esta possibilidade de negócio, o que o levou a realizar uma viagem-relâmpago entre Madrid, cidade onde se encontrava, e São Paulo.
O passe de Elias não pertence unicamente ao Corinthians. O emblema paulista detém 70 por cento dos direitos sobre o médio, enquanto os 30 por cento remanescentes são pertença de Carlos Leite, um empresário que trabalhou em tempos com Jorge Mendes. Carlos Leite não tenciona inviabilizar a transação, mas faz questão de receber a pronto, situação extensível ao Corinthians. E é neste ponto que surge o entrave, pois o Benfica acena com uma forma mais suave de pagamento, como é habitual hoje em dia no mundo do futebol.
Imediato
O Benfica quer fechar o negócio rapidamente, pois deseja incorporar o jogador nas suas fileiras já em janeiro. Elias é considerado um valioso reforço para um plantel que ainda está órfão da saída de Ramires para o Chelsea. O médio do Timão é encarado como o atleta perfeito para fortalecer o meio-campo do campeão, que continua a sonhar com a revalidação do título pese a assinalável diferença pontual para o FC Porto.
Ordenado
O nosso jornal está em condições de adiantar que o Benfica se propõe pagar 1,5 milhões de euros limpos anualmente a Elias, uma verba que se enquadra na pauta salarial vigente na Luz para alguns jogadores.
O internacional canarinho não possui qualquer vínculo a um empresário FIFA, sendo a respetiva carreira gerida pelo pai, Eliseu. O progenitor de Elias está disposto a entabular conversações com quem a ele se dirija com uma proposta concreta.
Cobiça
O emblema da águia não está sozinho na corrida por Elias, pois o médio também interessa à Fiorentina. Esta situação faz com que o processo negocial assuma algum caráter de urgência. Confrontado por Record, o líder do Timão preferiu ontem nada adiantar sobre o assunto. “Não tive qualquer reunião com o Benfica”, disse Andrés Sanchez, tentando driblar a incómoda questão.

Record

Minimizar estragos até ao Natal

Não há volta a dar. Jorge Jesus tem consciência que o Benfica não pode dar mais qualquer passo em falso este ano e exige quatro vitórias nos quatro encontros que a equipa da Luz terá de realizar até ao Natal.
O tropeção do FC Porto em Alvalade abriu uma janela de oportunidade na Luz. Mesmo que o não admita abertamente, o responsável máximo dos encarnados utilizou esse empate no clássico para moralizar as tropas, sustentando que a essa igualdade poder-se-ão seguir mais umas quantas. Jorge Jesus vincou junto do plantel a importância de o Benfica aproveitar o fator casa para amealhar todos os pontos em disputa na Liga, em 2010 (6), juntando a esse pecúlio o apuramento para os dezasseis-avos-de-final na Liga Europa e para a 5.ª eliminatória na Taça de Portugal.
O objetivo mínimo a que se propôs o treinador, de 56 anos, revela a vontade de quebrar de uma vez por todas a intermitência em termos de resultados que vem afetando o campeão nacional, o qual já somou esta temporada mais desaires do que em toda a época transata.
Tradição favorece
E que obstáculos terá, então, que ultrapassar o Benfica? O Olhanense e o Rio Ave para o campeonato; estes dois opositores saíram da Luz, em 2009/10, com as mãos a abanar (5-0 e 2-1, respetivamente). O Schalke 04 para a Liga dos Campeões; o último conjunto alemão a visitar o anfiteatro das águias, o Hertha, foi duramente punido (4-0). O Sp. Braga para a Taça de Portugal; o conjunto minhoto sofreu já este ano uma derrota (1-0) na Luz.
O próprio Saviola realçou anteontem, em entrevista à Benfica TV, os benefícios que a equipa dos encarnados poderá retirar desta sequência de jogos em casa. “É difícil que alguma equipa consiga dominar-nos quando atuamos na Luz”, sublinhou El Conejo, aproveitando a oportunidade para pedir o apoio dos adeptos. A ideia dele é ganhar e tentar, na medida do possível, minimizar os estragos do arranque da época.

Record

Mercado nacional também conta

Os responsáveis do Benfica estão a preparar atempadamente a próxima temporada, como está a tornar-se hábito, e os jogadores portugueses também ocupam lugar de destaque nos planos das águias. O médio Nuno Coelho, cujo contrato com a Académica expira no final da época, é um dos alvos.
Nos últimos anos, os encarnados reforçaram a aposta no mercado sul-americano, nomeadamente no Brasil e na Argentina. Daqueles países têm saído para a Luz jogadores jovens, com margem de progressão e cujo investimento possa ser rentabilizado no futuro.
A SAD benfiquista não pretende, ainda assim, descurar o mercado nacional. Atentos aos jovens portugueses que começam a despontar, os campeões nacionais, para utilizar uma analogia, pretendem honrar o compromisso estabelecido com a Associação Empresarial de Portugal, quando aderiram ao projeto “COMPRO o que é nosso”.
Bons exemplos
No plantel encarnado, não faltam bons exemplos desta aposta. Fábio Coentrão, contratado em 2007, e Carlos Martins, que assinou pelo Benfica em 2008, são dois expoentes desta aposta. Ambos fazem parte da Seleção e o esquerdino é, hoje, um jogador muito cobiçado por alguns dos grandes emblemas europeus.
Há sensivelmente um ano, os encarnados asseguraram a contratação de Fábio Faria, internacional Sub-21 que começava a dar nas vistas no Rio Ave. Um ano volvido, as águias continuam atentas ao que se passa em Portugal, de norte a sul. A contratação de Nuno Coelho, médio de 23 anos, está a ser estudada pelos dirigentes benfiquistas. O jogador termina contrato com os estudantes no final da temporada e em janeiro fica livre para assinar por outro clube.
Tiago Targino, avançado do V. Guimarães, também tem o seu nome nos ficheiros da Luz. Há muito que está referenciado pelo clube lisboeta.

Record

Batista veio visitar quarteto "português"

Sergio Batista, selecionador argentino que sucedeu a Diego Armando Maradona, esteve em Portugal a visitar alguns dos jogadores que podem integrar futuras convocatórias da Argentina, tendo-se reunido com Otamendi (FC Porto) e Gaitán, Jara e Salvio (Benfica).
“Falei com Jara, que estava no Arsenal [Sarandí] e agora joga no Benfica, Gaitán, Salvio, Otamendi, Fazio e Perotti (dupla do Sevilha) e com os argentinos do Real Madrid e Barcelona”, disse o treinador da equipa das Pampas, de 48 anos, revelando que também se deslocou a Espanha.
Batista quis transmitir uma mensagem de apoio a jogadores que pretende convocar em breve. “A viagem foi produtiva porque encontrei muitos miúdos. Expliquei-lhes como vão ser as coisas no futuro e avisei-os que vão ter uma oportunidade”, referiu.

Record

Nuno Coelho: « Contrato termina no final da temporada»

Nuno Coelho, médio da Académica formado no FC Porto, recusou comentar o interesse do Benfica na sua contratação. “Termino contrato no final da temporada”, disse apenas, quando contactado por Record.
O centro-campista, de 23 anos, cumpre a segunda temporada em Coimbra. A pouco mais de meio ano de verem a ligação chegar ao fim, os estudantes tentam rentabilizar a saída de Nuno Coelho. E isto porque, de acordo com o representante daquele, Ulisses Santos, a Académica já manifestou interesse na renovação do contrato.
“O jogador gosta de estar na Académica”, vincou o empresário, garantindo desconhecer o interesse dos encarnados. “Houve abordagens de clubes de França e Rússia, mas nada de concreto”, acrescentou, frisando que Nuno Coelho dará prioridade ao emblema academista.
Natural da Covilhã (23-11-87), o futebolista foi lançado na Liga por Domingos Paciência a 28 de outubro de 2006. Este é um jogador que os responsáveis benfiquistas conhecem bem, pois já foi adversário na época passada e já nesta, na 1.ª jonada do campeonato, partida de má memória para os lisboetas, pois terminou com o triunfo (2-1) do conjunto comandado por Jorge Costa.

Record