segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sorteio da 3ª fase da Taça da Liga

Os 16 clubes em competição foram sorteados e distribuidos por quatro grupos, com quatro equipas cada. Nesta fase da bwin cup, cada clube vai disputar três jogos.

Grupo A
Porto
Nacional

Beira-Mar
Gil Vicente


Grupo B
Benfica
Marítimo
Olhanense
Aves

Grupo CBragaV. Guimarães
Paços de ferreira
Arouca

Grupo DSporting
Naval
Penafiel
Estoril


Datas oficiais da 3ª Fase da competição:1ª jornada – 2 de Janeiro de 2011
2ª jornada – 19 de Janeiro de 2011
3ª jornada – 29 e 30 de Janeiro de 2011


Este será o último sorteio da presente edição da bwin cup, dado que ficarão já definidos os posicionamentos dos clubes que vierem a ser apurados para as meias-finais.

Site Oficial da Liga Portuguesa de Futebol Profissional

Cardozo nos convocados para Israel

O avançado paraguaio, afastado dos relvados desde 29 de Setembro, devido a lesão, está entre os convocados de Jorge Jesus para a partida com o Hapoel Telavive, agendada para esta quarta-feira, referente à quinta jornada do Grupo B da Liga dos Campeões.
Takuara esteve a contas com entorse no joelho esquerdo, com lesão no ligamento lateral interno, contraída na derrota dos «encarnados» na Alemanha, frente ao Schalke 04, também para a Liga dos Campeões. Agora, quase dois meses depois, o avançado volta a ser opção para Jorge Jesus.
Em sentido inverso, o brasileiro Airton não recuperou de mialgia na coxa direita e ficou de fora da lista que contempla 21 jogadores.
O grupo tem partida para Israel agendada por volta das 15 horas. A chegada ao destino está prevista para as 20.15 horas portuguesas.

Eis a lista completa dos convocados:

Guarda-redes: Roberto, Júlio César e Moreira;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Sidnei, César Peixoto e Fábio Coentrão;
Médios: Javi García, Ruben Amorim, Carlos Martins, Felipe Menezes, Pablo Aimar, Salvio e Gaitán;
Avançados: Cardozo, Saviola, Kardec, Nuno Gomes e Jara.


A Bola

Saviola: «Vitória sobre o Lyon revitalizou-nos»

O argentino Javier Saviola é alvo de grande destaque (juntamente com Aimar) no site oficial da UEFA. O organismo máximo do futebol europeu realça a ligação telepática entre os dois argentinos e desafiou ambos a fazer a sua antevisão da partida de quarta-feira, diante do Hapoel Telavive.
"Estávamos preocupados mas a vitória em casa sobre o Lyon revitalizou-nos. Segue-se o Hapoel e agora o grupo está bastante aberto, por isso este jogo é de uma importância extrema. Temos sorte de as coisas agora estarem nas nossas mãos", referiu o avançado argentino ao site oficial da UEFA, fazendo referência ao facto de o Benfica seguir em frente na Champions no caso de vencer os dois jogos em falta.
Sobre o Hapoel, o "Conejo" reserva vários elogios: "Vamos jogar contra uma equipa que nos surpreendeu, apesar de termos vencido. Surpreenderam pela forma como jogaram em equipa e pelo facto de terem jogadores tecnicistas. Serão um adversário complicado em Telavive."
Acerca da relação com Aimar, Saviola confessa a sintonia entre ambos: "Além de Aimar, nunca joguei com um outro jogador que saiba sempre onde eu me coloco, ou que simplesmente levante a cabeça e que saiba de imediato onde eu estou".

Record

Javi Garcia e Coentrão treinam-se sobre vigilância

O plantel às ordens de Jorge Jesus realizou esta segunda-feira o derradeiro treino em solo nacional antes da partida para Israel, onde irá disputar o encontro da 5.ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões diante do Hapoel Telavive, em partida agendada para quarta-feira, às 19H45.
Numa sessão que decorreu à porta fechada, Javi García e Fábio Coentrão treinaram-se novamente sob vigilância médica. O esquerdino português está a contas com uma entorse no joelho direito e o espanhol recupera de um traumatismo na perna direita.
O brasileiro Airton fez treino condicionado, pelo que é carta fora do baralho de Jorge Jesus para o encontro de quarta-feira. O trinco canarinho está a debelar uma mialgia na coxa direita.
O próximo treino da turma encarnada, agendado para as 11 horas de terça-feira (9 horas de Lisboa), será no palco do encontro, no Bloomfield Stadium.

Record

Aimar: «Equipa portuguesa dificilmente ganha Champions»

Aimar será um dos regressos na equipa de Jorge Jesus no embate de quarta-feira com o Hapoel Telavive. O argentino falhou o jogo com o Lyon devido a uma gastroenterite mas, se tudo correr bem, irá alinhar frente aos israelitas e deverá ter no mesmo campo um jogador com quem tem uma ligação quase perfeita. Falamos de Javier Saviola.
Em declarações ao site oficial da UEFA, à imagem do que disse Saviola, Aimar realça o excelente entendimento com o "Conejo": "Vemos as mesmas coisas. Ele movimenta-se sempre para onde penso que ele vai e acho que acontece também o inverso. É por isso que nos entendemos tão bem e que gostamos tanto de jogar um com o outro. Gostamos de estar no mesmo campo".
Aimar falou ainda da dificuldade que os clubes menos grandes (fora dos cinco campeonatos principais) enfrentam na Liga dos Campeões, explicando que as saídas de Ramires e Di María complicaram a vida da turma de Jorge Jesus.
"O clube enfrenta sempre a mesma situação ano após ano, com as equipas maiores a procurarem jovens talentos que estejam em bom momento. É bom para esses jogadores tentarem outras ligas para ver se são realmente competitivos numa liga diferente. Por isso é difícil uma equipa portuguesa ganhar a Champions mas nós estamos nas 32 e alguém tem de a ganhar...", referiu o camisola 10 da equipa da Luz.

Record

Só pagam salário a Funes Mori

A operação para a contratação de Rogelio Funes Mori pode ficar com custos substancialmente baixos para o Benfica. Ao que Record apurou, o empresário Kia Joorabchian pretende adquirir o jogador por um valor nunca superior a 8 milhões de euros e colocá-lo a “rodar” no clube da Luz, sem qualquer venda da percentagem do passe que será adquirida pelo empresário anglo-iraniano na sua totalidade.
Desta forma, a operação em torno da jovem pérola do River Plate pode ser diferente daquela que assegurou a contratação de Ramires no início da temporada passada, fase em que Luís Filipe Vieira fez questão de ficar com uma percentagem do passe do internacional canarinho, embora com o compromisso de vender metade ao final da primeira época de águia ao peito por um valor previamente estipulado.
Com a aquisição de Funes Mori, o Benfica ficará apenas com o encargo financeiro relativo aos salários do atleta, com valores perfeitamente comportáveis para aquilo que a SAD benfiquista pratica atualmente. A possibilidade mais forte neste momento é a de Kia Joorabchian continuar como único detentor do passe do jogador, à semelhança do que já fez com Carlos Tévez e Javier Mascherano, quando os dois argentinos saíram do Corinthians rumo ao West Ham, em Inglaterra.

Proveitos encarnados
No caso de conseguir ganhar a corrida por Funes Mori, as águias também têm vários dividendos a tirar de toda a operação. Em primeira instância, o usufruto desportivo de um dos pontas-de-lança mais cobiçados do futebol mundial. Tal como o nosso jornal já noticiou, o jovem avançado argentino nunca ficará na Luz por um período inferior a época e meia, podendo em seguida dar o “salto” para um clube com maior poderio económico numa transferência que, previsivelmente, nunca será negociada abaixo dos 20 milhões de euros, tendo em conta as previsões das partes envolvidas no negócio.
Para além do rendimento desportivo de Funes Mori, o Benfica poderá vir a ficar com uma percentagem das mais-valias numa eventual transferência. Na prática, os responsáveis encarnados ficarão sempre com uma percentagem (que poderá atingir os 30%) da verba que o jogador for negociado acima dos 8 milhões de euros pelo que foi contratado.
Esta é uma das possibilidades de negócio em cima da mesa, o que não invalida que Luís Filipe Vieira entenda ser um bom investimento para uma verba considerável na aquisição do passe do jogador, tal como sucedeu com Ramires, alargando assim a possível margem de lucro com a aquisição de Funes Mori.

Record

Alain Hamer apita o Hapoel - Benfica

O luxemburguês Alain Hamer vai arbitrar na quarta-feira a visita do Benfica ao Hapoel Telavive, em jogo da 5.ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões, anunciou esta segunda-feira a UEFA.
Hamer vai ser auxiliado por François Mangen e Christian Holtgen, como assistentes, e Albert Toussaint e Sven Bindels, com árbitros adicionais, enquanto Luc Wilmes será o quarto árbitro.
Esta temporada, o luxemburguês já dirigiu o encontro de equipas portuguesas, tendo estado em Londres para a goleada do Arsenal ao Sp. Braga, por 6-0, na primeira jornada do Grupo H da Champions.
Na terça-feira, os bracarenses reencontram os gunners, desta feita em Braga, num encontro que será arbitrado pelo húngaro Viktor Kassai.
Gyorgy Ring e Tibor Vámos serão os assistentes, Mihaly Fabian e Sandor Szabo os árbitros auxiliares, com Ferenc Bede como quarto árbitro.

Record

Airton está recuperado

As melhores expectativas confirmaram-se. Ontem, Airton treinou-se com o restante grupo de trabalho, apesar de continuar sob observação por parte do departamento clínico do Benfica. Desta forma, pela primeira vez na presente temporada, Jorge Jesus tem todo o grupo de trabalho à sua disposição para defrontar o Hapoel.
O médio brasileiro de 20 anos era a única dúvida no plantel encarnado, visando a deslocação a Israel. A recuperar de uma mialgia na coxa direita, o jogador acabou por regressar a tempo de entrar nas contas da equipa técnica para o jogo da Champions. Aliás, este cenário já era esperado pelo responsáveis encarnados e acabou por confirmar-se. Apesar de não ser um dos futebolistas mais utilizados por JJ, o camisola 2 é um jogador importante devido à sua polivalência. Airton é um médio-defensivo, mas na Luz já mostrou que também pode desempenhar as funções de lateral-direito ou até de central. O jovem contratado ao Flamengo, sem ser uma peça fundamental no conjunto lisboeta, continua a ser um atleta no qual o treinador deposita grandes esperanças devido à sua disponibilidade física.

Na máxima força
Não deixa de ser curioso registar que só agora Jesus tem todo o plantel à sua disposição para enfrentar um encontro decisivo na Champions. Registe-se que após uma pré-temporada muito prometedora, Kardec acabou por lesionar-se na véspera do desafio da Supertaça frente ao FC Porto, e desfalcando os campeões nacionais na partida disputada em Aveiro. A recuperação da lesão tendinosa foi morosa e, para azar do responsável técnico, quando o carioca voltou Cardozo lesionou-se com alguma gravidade na deslocação a Gelsenkirchen. Entretanto, Jesus ainda teve de gerir as mazelas de Fábio Coentrão, Carlos Martins, Ruben Amorim, Aimar e Salvio que, pontualmente, não puderam dar o respetivo contributo à equipa por motivos físicos.
Convém ainda registar que Gaitán volta a estar no lote de opções após ter cumprido um jogo de suspensão na passada jornada da Liga dos Campeões devido ao cartão vermelho que viu em Lyon. O argentino, que realizou a melhor exibição da temporada no último jogo frente à Naval, é uma aposta certa para o lado esquerdo.

Crucial
O confronto com o Hapoel Telaviv é crucial para garantir a continuidade das águias na Liga dos Campeões. Como Jorge Jesus referiu, dada o equilíbrio existente entre Benfica, Ol. Lyon e Schalke 04, os jogos com a formação israelita vão ser cruciais para definir a passagem aos oitavos-de-final da prova milionária.
Desta forma torna-se crucial garantir uma vitória, de forma a assegurar uma vaga nas duas primeiras posições do Grupo B. Cardozo, que disputou o seu último encontro no dia 29 de setembro, deve voltar a desempenhar a função de referência no ataque encarnado. O internacional paraguaio de 27 anos perdeu ritmo competitivo, mas inspira total confiança no treinador que, nas últimas semanas, tem lamentado a ausência do bota-de-ouro Record.
Convém ainda salientar que são esperadas mais algumas alterações ao onze que goleou a Naval. Luisão, que estava castigado, vai voltar a liderar o setor defensivo. À direita também é provável o regresso de Maxi Pereira. No meio-campo, Carlos Martins é o principal candidato para ocupar o lado direito do losango em detrimento de Salvio.

Record

Coentrão caro para o Man. United

O Manchester United parece ter ficado assustado com o valor pedido pelo Benfica para vender Fábio Coentrão na reabertura do mercado de transferências, em janeiro.
Segundo o jornal inglês “News of the World”, o clube da Luz terá acedido a negociar com os red devils, mas apenas em troca de 30 milhões de euros, o que terá feito com que desistissem de avançar para a contratação do esquerdino internacional português. Segundo a mesma publicação, outro motivo que terá conduzido à decisão do conjunto que tem Alex Ferguson como treinador, será a interferência do Real Madrid, que pode igualmente estar interessado em Fábio Coentrão.
Mas a notícia vai mais longe. Ainda segundo a investigação levada a efeito pelo “News of the World”, o Manchester United está agora virado para Silvestre Varela, do FC Porto. Apesar de não ter havido ainda nenhuma aproximação aos responsáveis dos dragões, o jornal conta que surgirá em breve uma proposta para contratar o extremo já no mercado de janeiro.

Record

Onde há duas pode haver três

O Benfica chega hoje, pelas 22 horas, a Israel (mais 2 horas do que em Portugal), para tentar dar um passo importante na qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, o que seria a confirmação de que não há duas sem três. O emblema da Luz só conseguiu passar a fase de grupos da milionária prova em 1994/95 e 2005/06 e este é um dos objetivos de Jorge Jesus na presente temporada. Para alcançar esta meta, a equipa benfiquista está proibida de perder pontos em Telavive.
Se uma vitória permitirá aos encarnados manterem acesa a esperança da passagem à fase seguinte, numa altura em que a equipa de Jesus depende apenas de si própria, já a perda de pontos, e dependendo sempre do resultado do jogo entre o Schalke 04 e o Ol. Lyon, poderá significar o adeus à Champions e a confirmação de um mal menor que seria a presença na Liga Europa.
Recordações
Mas é com a passagem aos “oitavos” na cabeça que o Benfica aterra em Israel. A primeira participação na prova milionária aconteceu em 1994/95, altura em que, com menos equipas, a passagem da fase de grupos era para os quartos-de-final, fase em que o Benfica de Artur Jorge foi eliminado pelo Milan, com Simone a bisar e a acabar – ficar-se-ia a saber duas semanas depois – com o sonho europeu das águias. No jogo da 2.ª mão, realizado na Luz, a 15 de março de 1995, a formação da casa, capitaneada por Veloso e onde jogavam, entre outros, Preud’homme, William, Paneira, Paulo Bento, João Pinto e Caniggia, não conseguiu ultrapassar o 0-0.
Passaram-se 11 anos até que o Benfica voltasse a passar a fase de grupos. Pelo meio houve mais três presenças na prova, não contabilizando as temporadas de 2003/04 e 2004/05, nas quais o conjunto benfiquista não conseguiu passar da 3.ª pré-eliminatória.
Mas foi na temporada 2005/06 que o Benfica de Koeman causou sensação na Europa, passando uma fase de grupos onde estava o Manchester United e também o Lille e o Villarreal. Nos oitavos-de-final, as águias impuseram duas derrotas ao Liverpool e caíram em Camp Nou, diante do Barcelona.

Record