sábado, 12 de fevereiro de 2011

David Luiz: Entrevista exclusiva ao jornal O Jogo

Protagonizou uma das maiores transferências de sempre no futebol português, mas faz questão de manter os pés bem assentes na terra. Brilhar no Chelsea como fez na Luz é o grande objectivo do novo craque de Stamford Bridge, enquanto leva o Benfica... no coração.

Como estão a ser os primeiros dias no Chelsea?
Tem sido uma correria. Mas o clube tem uma estrutura admirável e tudo tem corrido da melhor forma.

E como analisa a sua estreia?
O resultado não agradou [1-0 para o Liverpool], mas a nível pessoal creio que saiu bem. Foi aquela adrenalina do primeiro jogo, tirou logo aquele peso, e foi uma estreia positiva.

E como é jogar ao lado de John Terry?
Tenho o privilégio de estar ao lado de jogadores consagrados e de poder aprender no dia-a-dia com eles. Agora, só tenho de aproveitar da melhor forma esta experiência.

Já pensou que pode ser campeão duas vezes na mesma época?
Claro que sim! Ficaria muito feliz se isso acontecesse, naturalmente, apesar de saber que não vai ser fácil. O Benfica tem de correr atrás, não pode falhar, e aqui no Chelsea é a mesma coisa. Mas tanto num como noutro campeonato ainda há muitos jogos e tudo pode acontecer.

Gostava de voltar ao Benfica?
Vivi sempre as coisas no Benfica de forma muito intensa e verdadeira. Quando saí, disse que levava o clube no coração e não fui hipócrita. Claro que gostava de voltar um dia, nem que seja no final da carreira. As pessoas do Benfica, os adeptos, sempre me acolheram bem, por isso só posso levar lembranças muito boas daí.

Depois de ter sido goleado no Dragão, o Benfica voltou para vencer o FC Porto de forma convincente, na Taça. Agora de fora, como viu este jogo?
O Benfica tem de correr atrás, porque não há mais gordura para queimar. Por isso, a coesão no grupo é cada vez maior e esta vitória no Dragão foi um exemplo disso. O Benfica vai lutar até ao fim no campeonato também!

Este Benfica é mais fraco do que o da última época, ou é o FC Porto que está muito mais forte?
O FC Porto está mais forte e os números mostram isso. A nível exibicional, está a descrescer neste momento, mas o Benfica também já está agora muito parecido com o da última época. E vai manter esta regularidade até ao fim. Quanto ao resto, o futebol é mesmo assim. No ano passado, ganhávamos por 5, 6 e 8 e só tínhamos mais um ponto do que agora... Mas o grupo está mais ligado, mais concentrado do que nunca.

A sua saída fez mossa no grupo?
O Benfica tem grandes jogadores e o plantel tem qualidade, não são apenas 12 ou 13 elementos válidos. O trabalho vem sendo bem feito pelo presidente, pelo Rui Costa e pelo míster Jorge Jesus, por isso a minha saída não se vai notar muito.

Sidnei tem estado muito bem, mas você também conhece bem Jardel. Considera que este último pode ser um futuro titular no Benfica?
Nenhum clube contrata um jogador a pensar "Vai dar um bom suplente". Todos os centrais do Benfica, incluindo o Roderick, podem ser futuros titulares. O Jardel é uma pessoa muito humilde e trabalhadora. Tem grande qualidade e claro que tem todas as possibilidades de vir a ser titular indiscutível, tal como o Sidnei ou o Roderick. Uns chegam lá mais rápido, outros não, mas tudo depende da dedicação e isso o Jardel tem.

Namorada pede o jantar

O defesa-central tem tido o apoio da sua namorada nestes primeiros tempos na capital inglesa. Uma presença fundamental para o jogador. "O Chelsea tem pessoas para tudo, o que ajuda muito, mas a minha namorada é um grande apoio. Fala bem inglês, pede o meu almoço, o meu jantar... [risos]", confessa.

"Hulk é um jogador importante, de grande nível"



Numa conversa com David Luiz seria incontornável não falar de Hulk. Há bem pouco tempo, eram rivais em Portugal; na selecção do Brasil são colegas e revivem o tempo em que jogaram juntos no Vitória da Bahia. Hoje à distância, o central não gosta de se alongar sobre a chamada do avançado à selecção canarinha, mas sempre deixa elogios ao jogador portista. Mais do que não seja porque os números... dizem tudo. "Não sou seleccionador para dizer se a chamada dele foi justa, ou não. O Brasil tem um lote muito grande de jogadores. São 30 ou 40 e há brasileiros de qualidade em todo o mundo. Cabe ao seleccionador escolher os melhores, mas toda a gente sabe e vê que o Hulk está numa boa fase. Basta ver os números que ele apresenta. É o melhor marcador do campeonato português, para não falar nas assistências. É um jogador muito importante, de grande nível", destaca o novo camisola 4 dos blues, dando o tema por encerrado.


"Teria cabeça para ficar no Benfica"

Rumou ao Chelsea, mas tudo foi resolvido em contra-relógio - David Luiz foi inscrito a dois minutos do fecho do período de transferências e ainda lhe deverá ter passado pela cabeça... continuar no Benfica. Nada de mais, garante.

Se não tivesse ido para o Chelsea, tinha condições para continuar no Benfica?
Na minha vida, foi sempre tudo difícil. Agora, estava no treino, saí do treino, entrei no avião, saí novamente, depois voltei... Enfim, foi tudo como Deus quis e acredito que tudo tem um propósito. Mas como jogador tenho de estar preparado mentalmente para estar a um nível cada vez mais alto. Se não tivesse vindo para o Chelsea, ia ter cabeça e maturidade para continuar no Benfica e dar tudo como sempre dei ao clube. É assim que tem de ser.

Como foi jogar em Vila do Conde, sabendo que havia negociações em curso entre o Benfica e o Chelsea?
Só sabia o que vinha nos jornais e, por aí, já eu tinha dado a volta ao mundo. Sempre soube que pelas minhas exibições poderia chegar aqui, mas naquele jogo entrei como em todos os outros, pensando apenas no Benfica e em fazer um bom jogo. Acabei por fazer um excelente jogo e despedi-me da melhor forma.

Mas quis marcar aquele penálti...
O Cardozo já tinha falhado um e marcado outro, por isso, se cobrasse aquele já seria mais fácil para o guarda-redes, e eu também era marcador. Infelizmente falhei, mas fiz um bom jogo na mesma e fiquei feliz por ter terminado dessa forma.

Gostava de se ter despedido de forma diferente, com um jogo na Luz, por exemplo?
Claro. Gostava de tentar retribuir todo o carinho dos adeptos e um jogo na Luz seria perfeito. Fui muito feliz no Benfica. Tinha uma ligação muito forte com os adeptos e joguei sempre com um enorme prazer. Tive pena de o meu último jogo não ser na Luz, mas os adeptos ficam sempre no meu coração.

Ramires não! Ressona muito

David Luiz ainda não tem casa em Londres - ontem andou a ver um apartamento... -, mas uma coisa é certa: não vai morar perto de Ramires. "Ele ressona muito!", brinca o central, que agora é acolhido pelo compatriota no Chelsea: "Quando ele chegou ao Benfica, fui eu que o recebi. Tinha o cacifo ao lado do meu e tudo. Agora é a vez de ele me acolher."


Coentrão tem tudo para chegar alto

Depois de David Luiz, segue-se Fábio Coentrão. O lateral-esquerdo deverá ser vendido no final da época e o reforço do Chelsea acredita que poderá muito bem vir a ser adversário do internacional português. Basta que este rume, por exemplo, ao Manchester United: "É um grande jogador, está a ter uma ascensão muito rápida e, depois de um período mais complicado, deu o salto. Acredito no maior sucesso para ele. Quanto ao ir ou não para Manchester United, só estou a torcer para que ele possa viver o que tem no coração e aquilo com que sonhou."

OJogo

Jogos com o Sporting CP e o FC Porto: Bilhetes à venda na segunda-feira

Os campeões nacionais vão receber o Sporting no próximo dia 2 de Março, para a Taça da Liga e o FC Porto, em data e hora a confirmar, para a Taça de Portugal. Adquira o seu bilhete a partir de segunda-feira, 14 de Fevereiro, pelas 10 horas e não perca esta oportunidade para apoiar o Sport Lisboa e Benfica.

Para a partida com o Sporting, o preço dos bilhetes varia entre os 10 e os 20 euros para sócios, e entre os 15 e os 30 euros para público em geral. Já para o embate com o FC Porto, os ingressos variam entre os 10 e os 20 euros para sócios, e entre os 20 e os 40 euros para público em geral. Para este encontro das meias-finais da Taça de Portugal, a venda é exclusiva a Sócios, sendo que cada Sócio poderá adquirir até dois bilhetes de acompanhante (preço público).

Os bilhetes para estes encontros podem ser adquiridos nos seguintes locais:

  • Bilheteiras do Estádio do Sport Lisboa e Benfica
  • Linha de apoio SLB 707 200 100 (todos os dias das 10h às 19h)
  • Site oficial www.slbenfica.pt
  • Compra de bilhetes através de telemóvel em m.slbenfica.pt
  • Casa do Benfica de: Agualva-Cacém, Águeda, Albufeira, Alcobaça, Alcochete, Almada, Aveiro, Bairrada, Barreiro, Baixa da Banheira, Barcelos, Braga, Cartaxo, Castelo Branco, Castro Verde, Coimbra, Elvas, Espinho, Évora, Faro, Figueira da Foz, Freamunde, Fundão, Grândola, Guarda, Ilha Terceira, Montemor-o-Novo, Montijo, Nazaré, Olhão, Palmela, Paredes, Peniche, Pombal, Portimão, Porto, Proença-a-Nova, S. João da Madeira, Samora Correia, Santa Comba Dão, Santarém, Sesimbra, Setúbal, Sines, Sport Vila Real e Benfica, Santo Tirso, Tavira, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Vendas Novas, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real de Sto António, Viseu e Vizela.
  • Bingo Benfica


Record

Jesus: «Villas-Boas é um treinador inteligente»

O treinador do "rival" é sempre assunto nas conferências de imprensa de Jorge Jesus. Este sábado, na antevisão do jogo com o V. Guimarães que se irá disputar amanhã, o técnico dos encarnados comentou as declarações de sexta-feira do técnico do FC Porto sobre o bom momento do Benfica.
"Villas-Boas é um treinador inteligente, está atento à qualidade daquilo que o Benfica esta a fazer e a prova dos 9 foi o jogo em que defrontámos o FC Porto. Se não o reconhecesse era branquear ou passar um atestado de estupidez", afirmou.

Record

Luisão: «Manter a boa sequência»

A cumprir a 8.ª época de águia ao peito, Luisão é atualmente uma das figuras de maior peso no plantel do Benfica. E ninguém melhor que o atual capitão de equipa, sempre que Nuno Gomes fica de fora das opções do treinador, para falar da importância do encontro de amanhã, frente ao V. Guimarães.
“Sabemos que não será fácil. O adversário conta com uma equipa de qualidade, mas vamos lutar para sair com os três pontos”, afirmou o defesa-central à sua assessoria.

Record

Levantar o pé mas não muito

Jogar sempre nos limites mas com algumas precauções. Esta é a máxima que será seguida amanhã por Fábio Coentrão, Luisão, Salvio e Jardel, os quatro jogadores do Benfica que estão à beira da exclusão e, como tal, proibidos de verem um cartão amarelo, sob pena de falharem a deslocação a Alvalade, no dia 21.
Numa fase em que as águias estão concentrados em reduzir a desvantagem em relação ao líder do campeonato, qualquer escorregão poderá ser fatal, pelo que Jorge Jesus não pode sequer equacionar a hipótese de poupar algum destes jogadores diante do V. Guimarães. E se a situação de Jardel não se afigura muito problemática, visto que o central ainda não conquistou o estatuto de titular e dificilmente será opção, a eventual ausência dos restantes pode tornar-se complicada, especialmente no caso dos dois defesas.
Record

Alan Kardec: «Não podemos ceder pontos»

Depois do triunfo frente ao V. Setúbal, Alan Kardec parte para o encontro de domingo com o V. Guimarães motivado e, a jogar em casa, acredita num triunfo das águias para manter a distância do FC Porto.
"Viemos de uma vitória fora de casa, o que é sempre complicado. Agora, com o nosso público, não podemos pensar em ceder pontos neste jogo, pois não podemos deixar que o FC Porto aumente a vantagem, ao mesmo tempo que temos de impedir que algúém se aproxime de nós, do segundo lugar", afirmou em declarações à sua assessoria de imprensa.

Record

Jorge Jesus ouvido na Liga de Clubes

Jorge Jesus esteve na tarde desta sexta-feira na delegação da Liga de Clubes, em Lisboa, onde foi ouvido pela comissão disciplinar (CD) do organismo na sequência do inquérito de averiguações aberto após os incidentes verificados no final do jogo Benfica-Nacional. Após o apito final, terá havido uma troca de agressões - verbal e física - entre o técnico do Benfica e o jogador Luís Alberto, da equipa madeirense.
O treinador encarnado chegou à Liga por volta das 17H15, já depois de os jogadores Weldon, Jara e Javi García, convocados como testemunhas, terem deixado as instalações. Nenhum dos três quis prestar declarações aos jornalistas. Jorge Jesus abandonou o local às 18H15 e também optou por não falar à comunicação social.
O ex-jogador Shéu Han, que atualmente desempenha a função de secretário técnico benfiquista, também passou pela Liga de Clubes, possivelmente como mais uma testemunha de Jorge Jesus. Outro nome ouvido pela CD da Liga foi o diretor desportivo Rui Costa, o último a chegar ao local, por volta das 18H40.
"[O processo] está em fase de inquérito, por isso não irei falar", limitou-se a dizer o advogado encarnado Paulo Gonçalves, que deixou o prédio da Liga ao mesmo tempo que Rui Costa.
Nacional já foi ouvido
Na última segunda-feira, segundo noticiou esta sexta-feira o programa "Bola Branca", da rádio Renascença, foram ouvidos no sede da Liga de Clubes, no Porto, os treinadores do Nacional Jokanovic e Ivo Vieira e os futebolistas Luís Alberto, Patacas e Tomasevic.
No final do inquérito de averiguações, caso a CD da Liga de Clubes entenda que se tratou de uma tentativa de agressão, o enquadramento disciplinar situa-se entre os oito dias e três meses para o técnico do Benfica e entre 15 dias e um ano para o jogador do Nacional.
Mas se a CD decidir que houve uma agressão consumada, Jorge Jesus, de acordo com os artigos 104.º e 137.º do regulamento disciplinar do organismo, incorrerá numa suspensão que irá de um mínimo de 23 dias a um máximo de nove meses, enquanto Luís Alberto, conforme o artigo 117.º, poderá ser obrigado a parar entre um mês e dois anos.
Record