sábado, 31 de dezembro de 2011

Eusébio já recebeu alta médica

Eusébio já recebeu alta do Hospital da Luz. Ultrapassada a pneumonia bilateral, o king poderá festejar a passagem para o novo ano junto dos seus familiares.

Antes de abandonar a unidade hospitalar, Eusébio vai aproveitar para prestar algumas declarações aos jornalistas presentes, aproveitando para agradecer as inúmeras mensagens de apoio recebidas nos últimos dias.

A conferência está marcada para as 12 horas no Hospital da Luz, em Lisboa.
(...)

2011 de azul e encarnado

É metade FC Porto, metade Benfica. Contas por alto, a equipa de 2011 em Portugal escolhida pela redacção de O JOGO espelha o domínio dos dragões no primeiro semestre do ano e o bom arranque das águias na nova época, tanto no campeonato como na Liga dos Campeões. Os encarnados ganham esta luta por meio corpo, já que também incluem o guarda-redes Artur no onze do ano, mas o brasileiro passou a primeira metade de 2011 ao serviço do Braga, onde disputou a histórica final da Liga Europa totalmente lusa, em Dublin.

As escolhas dos jornalistas de O JOGO traduzem-se numa equipa que, arriscamo-nos a dizê-lo, lutaria pelo título em praticamente todos os campeonatos da Europa. Prova disso é que dois dos "nossos" titulares já nem sequer moram aqui e mudaram-se para clubes de topo da Liga espanhola: Fábio Coentrão trocou o Benfica pelo Real Madrid por 30 milhões de euros, enquanto Falcao levou o Atlético de Madrid a pagar ainda mais ao FC Porto pelo seu passe: 40 milhões de euros, um valor que ainda pode subir a um máximo de 47 milhões. Dois negócios que estão entre os maiores cinco realizados no último Verão em todo o mundo e que são apenas mais uma prova da qualidade do futebol português.

O treinador do ano, André Villas-Boas, é outro dos que já deixaram em Portugal. Levou-o o Chelsea, graças às petrolibras de Roman Abramovich, também aqui com um recorde: o técnico portuense tornou-se no mais caro da história do futebol, pois o clube londrino foi obrigado a pagar os 15 milhões de euros previstos na sua cláusula de rescisão com o FC Porto...

O esquema táctico que utilizámos foi o 4x3x3, que permite encaixar quase todos os jogadores das principais equipas do futebol português. Assim, foi possível conceber um onze onde Aimar e João Moutinho coabitam no meio-campo, apoiando um trio de ataque de luxo, constituído por Hulk, Falcao e Gaitán. Mais atrás, a dupla de centrais também "obriga" à cooperação entre o benfiquista Luisão e o portista Rolando. Maxi Pereira, à direita, e Coentrão, à esquerda, fecham as laterais, ficando o posto de médio-defensivo para Fernando. E, acredite, ainda dava para um banco de luxo.

Simão Sabrosa: "Grande abraço ao Rúben, um miúdo cinco estrelas"

Simão Sabrosa fez ontem questão de manifestar o seu apoio a Rúben Amorim através do Twitter. "Grande abraço ao Rúben Amorim, um miúdo cinco estrelas!!", escreveu o extremo do Besiktas que esteve com o médio no Mundial de África do Sul, no Verão de 2010. Os dois jogadores não se chegaram a cruzar nos seniores do Benfica. Simão Sabrosa chegou à Luz em 2001/02, altura em que Rúben, seis anos mais novo, representava os juniores dos encarnados. Mas, depois, saiu para o Belenenses e, quando regressou ao Benfica, já Simão Sabrosa estava no Atlético de Madrid. Ainda assim, os dois jogadores são bons amigos.

Rúben com clube para a semana

Rúben Amorim está triste por não poder trabalhar com os colegas do Benfica, mas, ao que O JOGO apurou, durante a próxima semana o jogador deverá ter o seu futuro definido, com, tudo indica, transferência acertada para um clube estrangeiro. Empresário do médio, Jorge Mendes está a negociar a saída, sendo certo que não será nem o Besiktas, como ontem chegou a ser aventado, nem o Génova, com o qual o jogador chegou a ter tudo acertado. O processo disciplinar de que foi alvo tornou os responsáveis benfiquistas mais receptivos a uma saída, devendo esta acontecer muito em breve, possivelmente para um clube italiano ou inglês.

Rúben Amorim está ansioso para que a situação se resolva rapidamente, porque "a sua prioridade é voltar a jogar o quanto antes". O médio, confesso benfiquista, espera um entendimento entre as partes. "É esperança de Rúben que a situação se resolva o mais depressa possível. Ele está crente de que as partes envolvidas vão chegar a bom porto", disse ontem, a O JOGO, Tiago Coelho, advogado do jogador, esclarecendo que o camisola 5 ainda não recebeu qualquer nota de culpa por parte do Benfica.

"O processo encontra-se em fase de instrução. O que aconteceu foi que Rúben Amorim foi notificado da abertura de um processo disciplinar e de que a partir do dia 21 de Dezembro estaria suspenso e impedido de treinar-se com os restantes colegas", explicou Tiago Coelho.

"O processo seguirá os seus trâmites e percurso normal. Ele irá apresentar os seus argumentos e defender-se em sede própria. Os factos são alguma eventual recusa de se treinar, mas esse aspecto será tratado no local apropriado", acrescentou o advogado, explicando que "o Benfica enviará a nota de culpa ao jogador quando entender estarem reunidas as condições para acusar o jogador".

Nesta altura, o clube está, pois, a apurar os factos e a reunir provas. Ou seja, por hipótese meramente teórica, o Benfica até pode chegar à conclusão de não existirem motivos para acusar o jogador. Tal, contudo, não deverá acontecer, sendo que só depois de receber a nota de culpa é que o jogador preparará a sua defesa e será chamado a depor.

"Ele está calmo, mas triste. Rúben Amorim é um profissional e é também um benfiquista. E naturalmente está triste por não poder estar perto dos seus colegas, a treinar e a desenvolver a sua actividade, que é o que gosta de fazer", comentou Tiago Coelho, não querendo avançar prazos legais para o desfecho do processo. "Quem o conhece, sabe que tem um profissionalismo a todo o nível. Obviamente está triste. É seu desejo que isto se resolva rapidamente para seu bem e para os interesses do seu próprio clube e do universo benfiquista", acrescentou.

O processo disciplinar, lembre-se, foi instaurado ao camisola 5 após um episódio ocorrido no final do Benfica-Rio Ave. Jorge Jesus ordenou aos não utilizados que fizessem alguns exercícios, mas Rúben Amorim queixou-se de dores nos joelhos, o que gerou um desentendimento entre técnico e atleta.

Eusébio sai hoje do hospital

Clinicamente curado de uma pneumonia; terá hoje alta; fará uma declaração aos jornalistas.

Eusébio terá hoje alta do Hospital da Luz, segundo informou ontem aquela unidade hospitalar. «Está clinicamente curado» da pneumonia bilateral que levou ao internamento do pantera negra, no dia 19. Em comunicado, o director clínico adjunto, João Sá, referiu que a situação cardíaca do ícone benfiquista «é estável», após 48 horas de monitorização, ainda que Eusébio deva manter «um seguimento regular em consulta externa de cardiologia».

O king abandona o hospital por volta das 11 horas e fará uma curta declaração aos jornalistas, onde terá a oportunidade para agradecer as muitas mensagens de apoio que recebeu nos últimos 13 dias.

Mora pode ficar-se pelo futebol europeu

Rodrigo Mora continua a aguardar que o seu futuro mais próximo seja definido, mas a SAD pretende mais alguns dias para analisar o caso do avançado, de 24 anos. O Peñarol há algum tempo que pede o empréstimo do jogador, que na equipa de Jorge Jesus não tem muito espaço de manobra para evoluir.

Apesar dos contactos que já existiram entre o clube de Montevideo e Luís Filipe Vieira, a verdade é que os responsáveis pelo futebol pretendem que Mora fique pela Europa, de forma a que seja seguido com maior facilidade.

O Granada é uma hipótese para o futebolista, segundo adianta o jornal “Granada hoy”, mas a hipótese Peñarol ainda não está descartada. Este é, aliás, o cenário que mais agrada ao atacante.

Cotação de Jesus sobe em flecha

Jorge Jesus é o artífice desta ascensão do Benfica no ranking da UEFA e, claro está, disso retira dividendos.

A cotação dele tem vindo a subir em flecha, sendo já um nome incontornável no panorama do Velho Continente.

Águia no topo da Europa

O Benfica é a quarta melhor equipa nas provas da UEFA nesta temporada. À frente dele só três colossos (em termos futebolísticos e financeiros), Real Madrid, Barcelona e Bayern Munique.

A generosidade de um orçamento é muito, muito importante, mas está longe de constituir uma sentença de morte para os emblemas menos poderosos a nível económico.

Fundação Benfica oferece bilhetes ao menino herói do Barreiro

A Fundação Benfica ficou sensibilizada com a história de Luís Menoito, contada na edição desta sexta-feira de A BOLA. Luís Menoito, de dez anos, do Barreiro, é benfiquista ferrenho e socorre regularmente a mãe, quando esta tem ataques epilépticos. O clube encarnado vai oferecer quatro bilhetes para o Benfica-V. Setúbal à criança, à mãe e aos dois bombeiros.

Luís é adepto dos encarnados e um dos desejos que pediu para 2012 foi o de ver um jogo do Benfica ao vivo, no Estádio da Luz.

Através da Fundação Benfica, o clube das águias vai oferecer quatro bilhetes para o Benfica- V. Setúbal, marcado para 14 de Janeiro. Além de Luís Menoito, também irão ao jogo a mãe, Maria Menoito, e os dois bombeiros que prestaram auxílio à mãe de Luís, Jorge Costa e Hugo Rodrigues, membros dos Bombeiros Voluntários Sul e Sueste, do Barreiro.