terça-feira, 20 de setembro de 2011

Nolito e Bruno César na luta por um lugar no Dragão

Regresso de Gaitán implica a saída de um dos reforços das alas. Nolito parte em vantagem.

Jorge Jesus tem, finalmente, o que queria: mais do que um jogador por posição, muitas dúvidas na hora de desenhar o onze, especialmente nas asas. Na época passada queixou-se de não ter alternativas a Gaitán (esquerda) e Salvio (direita), mas o problema não se coloca em 2011/12, em que a qualidade e quantidade abundam, como ficou provado no jogo de anteontem, frente à Académica: três dos quatro golos foram marcados por jogadores que chegaram no último defeso para reforçar as alas (Nolito e Bruno César). E ainda há Enzo Pérez...

Foi o conforto de contar com o ex-Barcelona e o ex-Corinthians que permitiu a Jesus deixar Gaitán no banco de suplentes (entrou aos 71 minutos e ainda foi a tempo de fazer a assistência para Aimar), com o objectivo de poupar o internacional argentino, de 23 anos, para o clássico de sexta-feira, no Estádio do Dragão.

Nolito e Bruno César foram os jogadores que mais brilharam diante da Briosa, mas apenas um deles será titular frente ao FC Porto, com a mais que provável titularidade de Gaitán.

Nolito sonha com Barcelona na final da CHampions

Nolito foi decisivo na qualificação do Benfica para a fase de grupos da Champions, contribuindo, com golos, para a eliminação de Trabzonspor e Twente, respectivamente na terceira pré-eliminatória e play-off de acesso à competição.

O empate com o Manchester United, quarta-feira, na Luz, na primeira jornada do Grupo C, alimentou a esperança numa boa campanha dos encarnados na principal prova de clubes da Europa.

«Nunca se sabe [se o Benfica pode ir longe na Champions]. Temos uma grande equipa. Ainda há dias jogámos contra outra que é das melhores do mundo. É o Manchester United que ganhou 3-1 ao Chelsea, nós empatámos e podíamos ter ganho. Foi uma pena termos empatado. Mas acho que podemos chegar longe», analisa o espanhol, de 24 anos, que reconhece desejar o reencontro com o antigo clube, o Barcelona. Quando? «Na final, deixaria para a final», confessa.

Esperança por Enzo Peréz

Enzo Peréz é a principal baixa no plantel, mesmo com Nélson Oliveira, que ainda não se estreou, a recuperar de uma fractura de um dedo da mão esquerda.

O extremo, cinco vezes internacional argentino (um golo), sofreu um traumatismo no joelho direito e não tem sido opção desde que entrou a 13 minutos do final no jogo com o Nacional, na Madeira, a 29 de Agosto, para a terceira jornada da Liga.

Contratado ao Estudiantes por 5,5 milhões de euros, Enzo Peréz foi utilizado em quatro jogos (três na Liga e um na Champions), mas apenas 101 minutos. Tudo indica, porém, que pode voltar à convocatória para o jogo com o FC Porto, sexta-feira, no Estádio do Dragão, por estar a responder positivamente aos tratamentos.

Os próximos dias serão determinantes para avaliar se o extremo argentino continua no caminho da recuperação completa.

É verdade, todavia, que lhe faltará o ritmo competitivo dos companheiros, mas a recuperação de Enzo Pérez será sempre uma boa notícia para Jesus, sobretudo perto do clássico com os dragões.

Historial: Clássicos entre FC Porto-Benfica marcados pela tensão

O clássico entre FC Porto e Benfica, pelas emoções, história e rivalidade que envolve, tem sido fértil em incidentes nas últimas épocas e por isso mesmo merece tolerância zero pelas forças policiais.

Portistas e benfiquistas defrontam-se sexta-feira, para a 6.ª jornada da Liga Zon Sagres, no Dragão, em jogo que define a liderança, já que opõe os dois primeiros classificados, atualmente com o mesmo número de pontos.

Intimamente associadas ao jogo estão já as "clássicas" bolas de golfe, que os elementos das claques fazem entrar no recinto com o intuito de as arremessar aos jogadores adversários.

Na última época, no jogo disputado a 7 de novembro, no Dragão, da 10.ª jornada da Liga, foram várias as bolas de golfe atiradas para o relvado, tendo o guarda-redes Roberto - jogador do Benfica na altura - sido um dos alvos preferidos.

Já com o FC Porto a vencer por 3-0, com um golo de Varela e dois do colombiano Falcão, Roberto foi atingido nas costas, no início da segunda parte, por uma das muitas bolas arremessadas.

O árbitro Pedro Proença recolheu e entregou posteriormente a bola de golfe ao quarto árbitro, Rui Silva, resultando do respetivo relatório a multa de 2.500 euros por parte da Comissão Disciplinar.

A goleada por 5-0 imposta pelos dragões - Hulk marcou por duas vezes na segunda parte - custou ainda mais 1.400 euros por comportamento incorreto reincidente por parte do público e 300 euros pela falta da bandeira do Benfica.

A reação do FC Porto ao Benfica ficou ainda marcada, além do arremesso das bolas de golfe, a exemplo da época anterior, com a presença de um frango a passear nas imediações da baliza de Roberto.

Já antes do início do jogo, o autocarro do Benfica tinha sido alvo do arremesso de pedras e bolas de golfe quando se dirigia para o Estádio do Dragão, tendo daí resultado a quebra do vidro frontal superior.

Por seu lado, os adeptos do Benfica que viajaram de Lisboa foram escoltados pela Policia durante o percurso entre a estação de caminho-de-ferro de Campanha e o estádio, cumprido a pé, e foram alvo do arremesso de algumas pedras e bolas de golfe.

As autoridades procederam à detenção de dois adeptos antes do clássico e o Tribunal de Instrução Criminal do Porto determinou a apresentação periódica a um dos envolvidos no arremesso de objetos e posse de material pirotécnico.

A questão do arremesso de objetos dentro dos estádios levou mesmo o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Fernando Gomes, a propor a interdição imediata do recinto em que tal se verifique.

Fernando Gomes propôs a interdição imediata do estádio ou a realização de um a três jogos à porta fechada e multa para os casos em que daquele ato resulte uma interrupção do jogo superior a cinco minutos.

Esta proposta, apresentada em junho e que teve bom acolhimento junto dos clubes, só deverá entrar em vigor na próxima época, dado que ainda terá que ser ratificada em assembleia-geral pela FPF.

Historial: FC Porto com três vitórias de vantagem sobre o Benfica

O FC Porto leva já uma vantagem de três triunfos no histórico dos confrontos oficiais com o Benfica, que conhece sexta-feira o 221.º capítulo, em encontro da 6.ª jornada da Liga.

Com a "goleada" da época passada (quatro triunfos, contra um das águias), os dragões desempataram o 80-80 que se verificava no final da época 2009/2010 e lideram a agora por 85-82, num clássico que ostenta ainda 53 empates.

Em jogos a contar para o campeonato, a Taça de Portugal, a Taça da Liga, a Supertaça e o extinto Campeonato de Portugal, os números finais exibem equilíbrio, mas a balança já pendeu claramente para os encarnados.

No final de 1983/84, o Benfica somava mais 17 triunfos (61 contra 44) - o que se significa que, desde então, os dragões colecionaram mais 20 vitórias - e 70 golos marcados (275-205), cifra entretanto encurtada para 32 (354-322).

No novo milénio, a supremacia do FC Porto acentuou-se, com 16 vitórias, contra apenas sete dos encarnados, que foram ultrapassados uma primeira vez em 2007/2008 (79-80), ainda comandaram em 2009/2010 (81-80), mas cederam a época passada.

Em 2010/2011, o FC Porto venceu os dois jogos para o campeonato (5-0 no Dragão e 2-1 na Luz, onde celebrou o título), a Supertaça (2-0 em Aveiro) e a segunda mão da meia-final da Taça (3-1, após desaire por 2-0 em casa).

Em termos de campeonato nacional, os azuis e brancos somam já mais sete triunfos (60 contra 53), sendo que o seu domínio passa pelos jogos caseiros, pois fora só contabilizam mais uma vitória do que o Benfica (13 contra 12).

Os portistas dominam ainda, e claramente, na Supertaça, com 13 triunfos contra cinco, e, de forma residual, no Campeonato de Portugal, prova em que lograram mais uma vitória.

Pelo contrário, o Benfica reina de forma avassaladora na Taça de Portugal, com 20 vitórias e apenas oito desaires (71-39 em golos), muito por culpa das finais: venceu oito das nove disputadas, uma delas em plena Antas.

Nas mais jovem competição do calendário nacional, a Taça da Liga, os encarnados também têm vantagem, já que venceram o único embate disputado, ao vencerem por 3-0 na final de 2009/2010, disputada no Algarve.

Havia 100 bilhetes

O superclássico do Dragão será presenciado in loco por, pelo menos, 2.500 benfiquistas. Este é o número de ingressos enviados pelo FC Porto ao Benfica, tal como exige a legislação vigente (5 por cento da lotação do anfiteatro). Record está em condições de adiantar que, ontem à noite apenas restavam vender cerca de 100 bilhetes. Tudo indica, assim, que esta centena de ingressos seja comercializada nas próximas horas.

O interesse dos benfiquistas em assistir ao duelo com o FCPorto terá sido reforçado pela conjugação de resultados dos dois contendores neste fim-de-semana. O Benfica goleou a Académica e apanhou o arquirrival da Invicta, que não foi além de um empate no encontro com o Feirense. Os adeptos dos encarnados acreditam que a equipa pode proceder à ansiada ultrapassagem na sexta-feira, não se poupando assim a esforços para a apoiarem nesse momento decisivo.

O preço dos ingressos não é muito convidativo, sobretudo para o público em geral: 65 euros. Um associado do emblema da Luz pode assistir ao superclássico da 6.ª jornada por 22,5 euros.


P.S.: A hora desta notícia é 8:40 da manhã. Não sei se ainda há!

Benficaas

Cinco anos a ganhar o mesmo

Luisão não teve direito a qualquer aumento salarial na última renovação contratual com o Benfica. O defesa-central, de 30 anos, tem agora mais cinco anos de ligação ao emblema da Luz, mas desta vez, ao contrário de outras, prolongou o vínculo sem que isso se tenha refletido na folha de ordenados.

O capitão benfiquista engloba o lote de jogadores mais bem pagos do plantel e as condições que tinha no anterior vínculo – terminava em 2013 – mantiveram-se na renovação.

Arbitragem: Jorge Sousa é o favorito para o clássico

O portuense Jorge Sousa é o principal favorito para arbitrar o clássico de sexta-feira, entre o FC Porto e o Benfica, no Estádio do Dragão. A escolha será apenas divulgada amanhã pela Comissão de Arbitragem da Liga de Clubes, mas o responsável pela escolha, Vítor Pereira, não terá grande margem de manobra.

Tendo em conta todas as condicionantes – e são várias as que se encontram previstas nos regulamentos – são 6 os árbitros do escalão principal que reúnem as condições necessárias para dirigir o encontro que abre a 5.ª jornada da Liga Zon Sagres. Jorge Sousa tem dirigido clássicos consecutivamente nos últimos anos, dos quais se contam vários embates entre FC Porto e Benfica, a contar para as diversas competições.

Gaitán quer conquistar o Dragão

Gaitán está apostado em conquistar sexta-feira o Dragão, palco do primeiro superclássico de 2011/12. Poupado na receção à Académica – saltou do banco ao minuto 71, ou seja, numa altura em que o Benfica ganhava por 2-1 –, Nico encontra-se sedento de competição e ambiciona estrear-se a marcar ao FC Porto.

O arranque de época vem sendo prometedor, o que lhe abre boas perspetivas para esta partida relativa à 6.ª jornada. Contactado por Record, o agente de Gaitán acredita que ele ainda está longe do limite, restando saber se pode atingir um novo máximo exibicional já no Dragão. “Creio que ainda não viram o melhor Nico no Benfica. É um jovem com um talento incrível e que não necessitou de adaptar-se ao futebol europeu”, afirmou José Iribarren, exemplificando: “Disputou mais de 40 jogos na primeira época, o que diz bem da imensa vontade que tem de superar-se.”

Nolito: «Podemos chegar longe»

Nolito está entusiasmado com o início de percurso no Benfica e com as prestações da formação encarnada. O extremo espanhol acredita mesmo que, dada a qualidade da equipa, é possível fazer um bom percurso na Liga dos Campeões.

"Nunca se sabe. O Benfica tem boa equipa e pode chegar longe. Ainda agora jogámos contra uma das melhores equipas do Mundo e podíamos ter ganho", disse à RTP, recordando o empate caseiro com o Manchester United.

Depois de ter marcado o regresso à titularidade com dois golos, frente à Académica, Nolito espera poder ajudar os encarnados no clássico de sexta-feira, com o FC Porto, um encontro que coloca ao nível de um Barcelona-Real Madrid em termos de emoção: "É como um clássico entre Barcelona e Real Madrid, um jogo bonito de se jogar. Vamos dar tudo para conseguir os três pontos."

Ainda assim, o extremo contratado ao Barcelona desconhece se vai ser titular frente aos dragões. "Não sei. Treino todos os dias e tento dar o meu melhor", limitou-se a dizer.

Lourenço Pereira Coelho: “Faremos tudo para vencer”

O representante do Sport Lisboa e Benfica no sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal, Lourenço Pereira Coelho, alertou para as dificuldades que o Portimonense pode apresentar aos “encarnados”.

“Não será um encontro fácil. O Portimonense estará motivado e a eliminatória será condicionada pelo regresso de jogadores das selecções e na terça-feira seguinte temos a Liga dos Campeões. Será difícil, mas está dentro dos objectivos para a época e faremos tudo para vencer”, explicou Lourenço Pereira Coelho.

Esta partida da Taça de Portugal está agendada para o dia 14 de Outubro, no Algarve.

Portimonense é o adversário da Taça de Portugal

A equipa orientada por Jorge Jesus vai defrontar o Portimonense na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, ditou esta terça-feira o sorteio.

O encontro entre a formação algarvia e o Benfica está agendado para o dia 14 de Outubro.