quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Sepsi pode regressar à Luz em breve

O lateral esquerdo romeno Sepsi pode regressar ao Benfica já na reabertura do mercado. Foi essa a ideia deixada por Marian Iancu, presidente do Poli Timisoara, em declarações a uma televisão romena.

"Se conseguirmos assegurar os recursos financeiros que temos em mente, podemos manter os três emprestados - Goga, Curtean e Sepsi. Existe apenas uma hipótese de isso não acontecer, que é relativa ao Sepsi. No último contacto do Benfica, o clube deixou a ideia de que queriam fazê-lo regressar", revelou.

Recorde-se que Sepsi chegou em janeiro de 2008, tendo na altura rubricado contrato por quatro anos e meio.

Com a mais do que provável saída de Capdevila na reabertura de mercado, abre-se assim espaço à inclusão do romeno para a ala esquerda da defesa encarnada.

Villarreal nega interesse em Saviola

Fernando Roig, diretor-geral do Villarreal, esteve em Portugal para participar no congresso "Football Talks", organizado pela Liga, e aproveitou para desmentir o interesse no avançado argentino Javier Saviola.

"Se contratarmos todos os jogadores que saem na imprensa tínhamos 132 jogadores no plantel. Houve zero contactos com o Saviola. É um jogador que não está nos nossos planos, nesta altura, mas claro que é um jogador importante. Nesta altura pensamos em recuperar os vários jogadores lesionados que temos", garantiu.

Quanto à situação de Capdevila no Benfica e a propalada escassa utilização do internacional espanhol, Roig admitiu surpresa pelo facto: "Estou um pouco surpreendido. Já não tem idade para jogar todos os jogos, como nas épocas anteriores, mas não esperava que jogasse tão pouco."

Ex-leão rendido ao potencial de Dedé

Indiretamente, o defesa central Ricardo Rocha, que em 1988 representou o Sporting, aprova a contratação do brasileiro Dedé, que atualmente representa o Vasco da Gama. Rocha admite mesmo que o "Mito" (alcunha que os adeptos dão ao jovem) é o melhor central do Brasileirão.

"Vi o jogo com o Botafogo e tenho certeza de que ele é o melhor defesa do Brasileirão. Votaria nele para craque do campeonato. O Neymar foi muito bom, mas não jogou tantas vezes. O Dedé impressiona, tem um estilo próprio. Tem de pensar em ser titular no Mundial'2014 e o Mano Menezes deveria convocá-lo mais vezes para jogar e não para ficar no banco", disse Ricardo Rocha, em declarações ao portal "Globo Esporte".

Além de Ricardo Rocha, também outro ex-central conceituado tece rasgados elogios ao defesa apontado ao Benfica. Júnior Baiano, que foi internacional brasileiro por 25 vezes, garante que Dedé vai tornar-se uma referência.

"O Dedé tem um estilo próprio. É diferente de todos os outros. Daqui a pouco, vão dizer que está a surgir um novo Dedé. Ele vai tornar-se referência. É um jogador que se entrega muito na partida, bom no alto e por baixo, rápido e forte, o que é muito difícil num defesa. Além disso, o momento é dele, a fase é muito boa. Para mim, é o melhor jogador do Brasileirão", disse Júnior Baiano.

Imune a todos os elogios, Dedé mantém o discurso humilde. "Fico feliz pelo apelido que me dão, aumenta a confiança, mas é algo muito forte. Não sou mito, sou um jogador que está a trabalhar para ajudar. Mito é pesado, mas é muito bom ouvir coisas positivas. Preciso batalhar muito pra ser um mito", comentou.

Seleção Nacional: Jogadores unidos em torno do drama de Carlos Martins

Fábio Coentrão, Nani e Cristiano Ronaldo foram os jogadores da Seleção que esta manhã de quarta-feira lançaram um apelo no twitter para encontrar um dador compatível para o filho de Carlos Martins, que necessita de um transplante de medula óssea.

Mensagem:

Ontem conseguimos uma importante vitória para Portugal. Infelizmente o dia não foi de alegria como esperávamos porque o nosso colega de selecção, Carlos Martins precisa da ajuda de todos os portugueses para superar a doença do filho. Temos todos de nos unir e em conjunto, doar sangue de forma a que se encontre alguém compatível e também se supere este obstáculo da mesma forma que o fazemos no futebol: juntos e em equipa. Visitem os centros no norte em http://www.chnorte.min-saude.pt/ , no centro em http://www.histocentro.pt/ e no sul em http://www.chsul.pt/ .

Seleção Nacional: Grupo dedica vitória a Carlos Martins

Apesar da vitória, os festejos foram comedidos e transformaram-se numa homenagem a Carlos Martins. O filho do médio, Gustavo, de apenas 3 anos, sofre de leucemia e tem de receber um transplante de medula óssea. No final do jogo, os jogadores reuniram-se com o companheiro de equipa, que não escondeu a comoção, e o médico Henrique Jones explicou o que é a doença.

O selecionador nacional foi o primeiro a comentar a questão. “Quero fazer uma dedicatória ao Carlos Martins que atravessa um momento complicado”, disse. Cristiano Ronaldo garantiu que todos vão divulgar a questão e apelar à doação de medula. “Estamos com ele. Acredito que vai correr tudo bem”, rematou.

Roma entra na luta por "Patito"

Patricio Rodríguez é um dos principais alvos do Benfica para reforçar o plantel, mas os encarnados não estão sozinhos na luta pela contratação do médio do Independiente.

Segundo o jornal argentino “Olé”, a AS Roma também está a seguir a evolução do jovem craque, de 21 anos.

Ainda assim, o diário desportivo refere as águias continuam em vantagem na corrida pelo jogador argentino.

Julián Velázquez na mira encarnada

O diário argentino “Olé” avança esta quarta-feira que o Benfica está a seguir atentamente Julián Velázquez, defesa do Independiente.

O jogador argentino, de 21 anos, é companheiro de equipa de Patricio “Patito” Rodríguez um dos principais alvos das águias para reforçar o plantel.

Contudo, o jornal desportivo garante que a Juventus é o clube melhor posicionado para garantir a contratação de Velázquez, que também está na mira do Inter Milão.

Gazzioli: "Capdevila gostava de voltar ao Espanyol"

Horacio Gazzoli, empresário de Joan Capdevila, garantiu que o internacional espanhol gostava de voltar ao Espanyol, clube que representou entre 1997 e 1999.

"Ele iria para o Espanhol com grande felicidade. Seria uma forma muito boa de encerrar a carreira desportiva", avançou, em declarações proferidas à espanhola Com Ràdio, na terça-feira.

O agente do lateral esquerdo, de 33 anos, revelou que os encarnados deram luz verde ao jogador para poder transferir-se no mercado de inverno mediante proposta vantajosa:

"Há um acordo para deixar sair Capdevila em janeiro se chegar um proposta mas o Benfica não o deixará partir por pouco dinheiro, já que pagou 2,8 milhões de euros por ele, mais o seu salário e quer recuperar grande parte do investimento".

Zoro: "Se Javi é racista nunca se comportou assim comigo"

O costa-marfinense Marc Zoro abordou a polémica dos insultos racistas que supostamente Javi Garcia terá proferido ao bracarense Alan e garantiu que o comportamento do espanhol foi sempre exemplar para com ele.

"Javi foi sempre excecional comigo. Quando não jogava nem patrocinador tinha, foi ele que pediu à Adidas para me dar umas chuteiras. Se é racista nunca se comportou assim comigo. Não estive presente em Braga e não sei o que ele disse mas a imagem veiculada não é a do homem que conheço", garantiu, em declarações prestadas esta quarta-feira, ao blog francês Blogo.

O antigo jogador dos encarnados negou ter sido alvo de racismo quando competiu no campeonato português, ao contrário do que se passou na liga italiana, quando atuava no Messina:

"Nunca fui vítima de insultos racistas em Portugal ao contrário de Itália. Não aceito que alguém se dirija a uma pessoa pela cor da sua pele".

Dedé na rampa de saída

A direção do Vasco da Gama está consciente que não vai conseguir segurar Dedé por muito mais tempo. O central desejado pelo Benfica é uma das figuras do Brasileirão e também já é cobiçado por várias equipas italianas. Ciente desta realidade, o diretor de futebol dos cariocas, Rodrigo Caetano, admite negociar o jogador no próximo defeso, após a Taça Libertadores.

Começando por realçar o esforço efetuado por ter garantido o jovem até ao final do campeonato, o dirigente cruz-maltino assinala: “Já diziam que ia sair a meio da época, mas agora temos a garantia que só vai sair no final da Libertadores [final de junho]. Estamos conscientes de que o Dedé não vai ficar aqui até ao final da carreira e temos de manter os pés no chão. Sei que existe uma cláusula para a sua saída, mas atualmente quem sai por esses valores? Ele será sempre avaliado pelo preço de mercado.”

Garantindo que o jogador “não quer sair agora”, Rodrigo Caetano recusa-se a desvendar o destino do futebolista, de 23 anos: “Não adianta fazer prognósticos. Quando o pensamento dele mudar e quiser sair, pensamos nisso.”

Jorge Jesus tem contas antigas para acertar

Jorge Jesus reiterou, no último sábado, o objetivo de chegar à final da Taça de Portugal. Para tal, os encarnados terão de superar no próximo sábado, na Figueira da Foz, um obstáculo chamado Naval 1.º Maio, no que poder ser um acerto de contas antigas para o treinador.

A 17 de dezembro de 2003, o V. Guimarães, comandado por Jesus, foi afastado da prova rainha do futebol português, na única vez que o treinador nascido na Amadora há 57 anos defrontou os navalistas, nesta competição.

Nessa longínqua temporada, o técnico rendeu Augusto Inácio no comando da formação da Cidade Berço, no final de novembro, depois de os vimaranense terem eliminado o S. João Ver na Taça de Portugal, em partida a contar para a 4.ª eliminatória.

Witsel em bom plano no empate belga

A Bélgica empatou esta terça-feira, em Paris, diante da França, a zero, em jogo de preparação para o Euro'2012 realizado no Stade de France.

Com o benfiquista Witsel em campo durante os 90 minutos, e sempre em bom plano, os belgas causaram bastantes problemas aos gauleses, obrigando Lloris a algumas defesas complicadas. Porém o nulo acabou mesmo por prevalecer.

Quanto ao portista Defour, desta feita ficou todo o encontro no banco de suplentes, num jogo em que Georges Leekens fez apenas duas substituições.

Maxi Pereira na vitória uruguaia em Itália

Mais uma página de história para esta geração de futebol uruguaio. Com a vitória por 1-0 diante da Itália, em Roma, o Uruguai garantiu a subida ao terceiro posto do ranking da FIFA.

Com Maxi Pereira (Benfica), Álvaro Pereira e Cristian Rodríguez (FC Porto) na equipa titular, os uruguaios entraram praticamente a vencer, com um golo de Seba Fernández, aos 3 minutos.

O marcador ficou em 0-1 até final, mesmo depois da expulsão do portista Álvaro Pereira, aos 81', por acumulação de amarelos.

Portugal goleia Bósnia (6-2) e garante presença no Euro 2012

Bósnia assustou mas Portugal deu conta do recado e selou qualificação com goleada (6-2). Grande noite na Luz, celebrada com golos de Cristiano Ronaldo (2), Hélder Postiga (2), Nani e Miguel Veloso.
(...)
Depois do empate a zero há quatro dias na Bósnia, a Selecção Nacional entrou forte e cedo chegou à vantagem, num livre bem ao jeito de Cristiano Ronaldo. A noite prometia e Nani também encheu o pé à passagem dos 24 minutos, deixando a Luz ao rubro.

À beira do intervalo, porém, o árbitro alemão Wolfgang Stark considerou que Fábio Coentrão tocou intencionalmente com a mão dentro da grande área e Misimovic converteu a respectiva grande penalidade, dando esperança à formação bósnia, a quem bastaria empatar para se qualificar para o Europeu.

No reatamento, a intensidade do jogo baixou, mas Cristiano Ronaldo, em grande estilo, voltou a demonstrar o quanto pode ser decisivo, convertendo em grande estilo o terceiro golo de Portugal.

Tudo agora parecia bem encaminhado, até que um jogador da Bósnia recebeu ordem de expulsão durante os festejos de Portugal. Só que...

Uma desatenção na defesa nacional permitiu a Spahic (em fora de jogo?) colocar novamente o resultado na diferença mínima. Com mais uma unidade em campo, os comandados de Paulo Bento não tremeram e foram atrás dos golos. Hélder Postiga ainda bisou, intercalado por Miguel Veloso, este em mais um livre muito bem executado.

Portugal garantia a presença no Euro-2012, curiosamente é a última selecção a garantir o bilhete para a competição que vai decorrer na Polónia e na Ucrânia. Mas é a sétima vez consecutiva que vai marcar presença na fase final de uma grande competição (faz o pleno desde 2000).