sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Jorge Jesus: “Vai ser um jogo com muita qualidade”

O Benfica recebe este sábado, dia 26 de Novembro, o Sporting para a 11.ª jornada do campeonato nacional. Em conferência de imprensa, o treinador Jorge Jesus anteviu um bom desafio e deixou em aberto a possibilidade de Luisão recuperar para o jogo.

“Os derbies são jogos sempre apaixonantes e onde os adeptos têm uma paixão muito forte por este jogo. O jogo de amanhã vai ser igual”, começou por afirmar na antevisão ao dérbi.

A equipa da Luz vem de uma boa exibição para a Liga dos Campeões e isso faz com que o grupo esteja confiante para a recepção ao Sporting: “A equipa esteve em bom plano no jogo da Champions e queremos jogar ao nível que jogámos frente ao Manchester United. Estamos confiantes e sabemos que somos capazes de vencer.”

Ao contrário da época passada, o Benfica vai entrar em campo com mais pontos relativamente ao seu rival. Apesar dessa situação, o treinador avisou que o adversário está diferente em relação ao ano passado. “Vai ser sempre um jogo intenso e com muita qualidade. O Sporting tem este ano mais jogadores evoluídos do que no passado e, portanto, penso que vai ser um jogo muito bem disputado”, anteviu.

Segundo Jorge Jesus, o adversário vai apostar essencialmente nas saídas rápidas para o ataque. “O Sporting vai fomentar o contra-golpe, mas estamos preparados para essas situações”, assegurou.

Uma das dúvidas para o jogo de sábado à noite é a utilização de Luisão, mas Jorge Jesus não se mostrou preocupado com essa situação, pois confia plenamente nos jogadores que tem à sua disposição. “Amanhã temos um treino e o Luisão ainda vai fazer um teste. No caso de o Luisão não poder jogar, temos o Jardel, o Miguel Vítor ou mesmo o Javi García”, afirmou o técnico, que anunciou a disponibilidade total de Saviola para o desafio.

Lembrar que o Benfica – Sporting realiza-se este sábado, dia 26, no Estádio da Luz. A partida tem início marcado para as 20h15.

Jorge Jesus convoca 20 atletas para o dérbi

O treinador da equipa de futebol do Benfica, Jorge Jesus, convocou esta sexta-feira 20 jogadores para o encontro frente ao Sporting, referente à 11.ª jornada da Liga.

Lembrar que o Benfica – Sporting tem lugar este sábado, dia 26 de Novembro, no Estádio da Luz. A partida tem início marcado para as 20h15.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Artur Moraes e Eduardo;
Defesas: Maxi Pereira, Jardel, Miguel Vítor, Luisão, Garay e Emerson;
Médios: Ruben Amorim, Javi García, Matic, Witsel, Nolito, Bruno César, Pablo Aimar e Gaitán;
Avançados: Cardozo, Rodrigo, Saviola e Rodrigo Mora.

Restam 1.700 bilhetes para o dérbi

Na véspera do dérbi com o Sporting, da 11.ª jornada da Liga Zon Sagres, o Benfica ainda tem cerca de 1.700 bilhetes para sócios à venda, mas é expectável que o clube tenha lotação esgotada no sábado.

Segundo fonte do clube encarnado, é seguro que "estará uma casa esgotada" para o jogo com os leões, uma vez que os bilhetes disponíveis perto do meio-dia devem ser vendidos entre esta sexta-feira e sábado, perspetivando-se assim a melhor assistência da época.

Nas cinco jornadas disputadas na Luz, o Benfica não tem tido grandes assistências, sendo o melhor registo referente à segunda jornada, com 38.917 espetadores e uma taxa de ocupação na ordem dos 60 por cento, na receção ao Vitória de Guimarães.

O dia em que a Luz teve mais adeptos num jogo oficial esta época foi na primeira jornada da Liga dos Campeões, na visita do Manchester United, com cerca de 63.800 adeptos nas bancadas.

O jogo de sábado com o Sporting, agendado para as 20 e 15 sob a arbitragem do lisboeta João Capela, deverá esgotar o estádio, o maior do país e com capacidade para pouco mais de 65 mil adeptos.

O Sporting teve acesso a cerca de 3.500 bilhetes, sendo os restantes bilhetes destinados ao clube anfitrião.

Miguel Vítor ainda na linha da frente

A utilização de Miguel Vítor no confronto com o Sporting continua a ser o cenário mais provável, caso Luisão não recupere a tempo de ser opção para o treinador.

No confronto com o Man. United, Jorge Jesus apostou no português, de 22 anos, para substituir o camisola 4, sendo uma opção para a partida de amanhã.

No entanto, também Jardel – em Old Trafford não se sentou sequer no banco – é uma alternativa válida para jogar ao lado de Garay, como aconteceu, por exemplo, na jornada inaugural da Liga, altura em que Luisão estava a cumprir castigo disciplinar, que transitou da última jornada da temporada passada.

Experiência zero no dérbi

O onze provável do Benfica para amanhã é composto por cinco jogadores – Artur, Garay, Emerson, Witsel e Bruno César – sem qualquer experiência no dérbi de Lisboa. Isto não significa, contudo, que à equipa da Luz vá faltar o indispensável calo, pois esses cinco elementos apresentam um elevado andamento ao mais alto nível, tanto em Portugal (o recente clássico do Dragão é disso um perfeito exemplo) como ao serviço dos clubes anteriores.

Um dérbi é um jogo diferente de todos os outros. Há quem sinta um arrepio quando entra no terreno. Há quem sinta que aquela é a hora da verdade, entregando-se ao jogo como se não existisse um amanhã. Jorge Jesus sabe isso perfeitamente e não vai efetuar qualquer revolução, devendo apostar no onze de gala. Esse conjunto contempla apenas a utilização de um ponta-de-lança (Aimar faz de segundo avançado), muito provavelmente Cardozo que já faturou sete golos ao Sporting, seis deles com Rui Patrício na baliza (o outro tento foi apontado ao veterano Tiago).

Em rede com os grandes europeu

A decisão do Benfica em criar uma “caixa de segurança” reservada aos adeptos visitantes, no Estádio da Luz, não é uma medida inédita na Europa, sendo até bastante vulgar na América do Sul, nomeadamente na Argentina. Alguns grandes clubes europeus já adotaram este exemplo de rede para garantir a segurança de todos. Entre os países de primeira linha futebolística na Europa, apenas em Inglaterra este exemplo não é seguido.

O Bayern Munique foi um dos últimos a seguir este exemplo, aquando da construção do novo estádio, o Allianz Arena, em abril de 2005. Os responsáveis bávaros optaram por colocar esta rede para os próprios adeptos e a própria claque. A rede colocada no recinto germânico é em muito idêntica à do Estádio da Luz, apontada como uma rede de “última geração” cujo fabricante garantiu aos responsáveis encarnados que em nada prejudica a visibilidade dos adeptos que ali ficam colocados.