quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Parabéns a você, nesta data querida.... x2

Hoje é dia de aniversário duplo. Duas estrelas do Benfica. Um acabou de chegar e outro já está aqui há algum tempo. Um marcou um golo em 7 segundos, e o outro faz magia com a bola nos pés. Um faz 25 anos, o outro faz 32. Estou a falar de Bruno César e de Pablo Aimar.
Parabéns!

Witsel chamado à seleção

Os médios Axel Witsel, do Benfica, e Steven Defour, do FC Porto, foram chamados pelo seleccionador da Bélgica, Georges Leekens, para os jogos particulares com a Roménia e a França, agendados para 11 e 15 de Novembro, respectivamente.

Destaque para o defesa Thomas Vermaelen (Arsenal) e para o médio Nacer Chadli (Twente), que regressam à selecção após longo período de ausência devido a lesão, e para o médio Radja Nainggolan (Cagliari), que merece o primeiro voto de confiança do seleccionador.

Recorde-se que a Bélgica falhou o apuramento para o play-off de qualificação para o Euro-2012, perdendo o segundo lugar para a Turquia na última jornada da fase de grupos.

Rui Caçador: "Luís Martins é belíssimo jogador"

Rui Caçador, membro da equipa técnica da Selecção Nacional sub-20, não duvida do valor de Luís Martins para se impor na equipa principal do Benfica.

«É um belíssimo jogador, é mais uma boa revelação da formação de clubes portugueses, neste caso do Benfica», diz Caçador em declarações à Antena 1, referindo-se ao lateral de 19 anos, que ontem se estreou de águia ao peito no jogo da Liga dos Campeões com o Basileia.

Para Rui Caçador, a aposta de Jorge Jesus em Luís Martins «vem permitir chamar a atenção daquilo que de bom está a aparecer nesta nova geração de jogadores».

«É um sinal de que o futebol júnior – com o aparecimento futuro das equipas B – poderá ser a grande fonte de financiamento das equipas principais do futebol português», vaticina.

Seguranças pedem ao FC Porto indemnização civil superior a 45 mil euros

Os dois seguranças de uma empresa privada alegadamente agredidos por cinco jogadores do FC Porto no túnel do estádio da Luz, a 20 de dezembro de 2009, pedem aos dragões uma indemnização civil superior a 45.000 euros.

No documento a que a Lusa teve acesso, Sandro Correia, um dos dois assistentes de recinto desportivo que apresentou queixa judicial contra os jogadores, requere uma indemnização de 30.000 euros ao FC Porto pelos atos perpetrados por Hulk, Helton e Sapunaru.

Sandro Correia fundamentou o pedido pelas consequências físicas e psicológicas que resultaram das agressões sofridas no final do jogo da 14.ª jornada da temporada de 2009/2010, que terminou com a vitória do Benfica sobre o FC Porto, por 1-0.

"A FC Porto, SAD tem disponível um montante que ronda os 25 milhões de euros para pagar salários aos seus cerca de 25 profissionais, pelo que parece razoável supor e exigir-lhe que também disponha de meios financeiros adequados a pagar uma indemnização", refere-se no requerimento.

É salientado ainda que a indemnização destina-se a ser doada a uma instituição e ao valor pedido acresce os juros vencidos até à data da interposição do pedido, a 19 de outubro, e os vincendos até efetivo e integral pagamento.

O outro assistente de recinto desportivo que apresentou queixa, Ricardo Silva, pretende ser ressarcido em 15.000 euros pelas agressões perpetradas por Sapunaru, Cristian Rodríguez e Fucile, responsabilizando igualmente o FC Porto pela liquidação, com a mesma fundamentação de Sandro Correia.

A este valor acresce 1.096,40 euros de juros contabilizados até 18 de outubro, data da diligência, e o montante de indemnização que o tribunal analisará, também com os juros vincendos, será "para transmitir à comunidade".

O Ministério Público (MP) deduziu acusações contra os cinco jogadores do FC Porto, depois de dar como provadas as agressões, com murros e pontapés, a Sandro Correia, que lhe provocaram traumatismo na face e num membro inferior, e a Ricardo Silva.

Os jogadores do FC Porto alegaram que foram injuriados e difamados pelos seguranças e, após o despacho de acusação do MP, requereram a abertura da instrução do processo, que se prolonga por seis meses.

"Não se poderá excluir que tenham ocorrido injúrias entre ambas as partes, uma vez que o sistema de vigilância [o túnel da Luz] não é possuidor de sistema de recolha de sons", concluiu o relatório da Divisão de Investigação Criminal da 3.ª Esquadra da Polícia de Segurança Pública.

Pelos incidentes, a Comissão Disciplinar da Liga suspendeu Hulk por quatro meses e Sapunaru por seis e arquivou o inquérito ao guarda-redes Helton.

As decisões mereceram recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, que reduziu o castigo a Hulk para suspensão de três jogos e a Sapunaru para quatro.

O brasileiro esteve privado de atuar em 18 jogos da Liga e o romeno acabou por ser emprestado ao Rapid Bucareste, entre janeiro e julho de 2010.

Luisão deu raspanete a Cardozo

Luisão foi, muito provavelmente, o jogador que denotou maior frustração com a igualdade cedida pelo Benfica num embate que, em caso de triunfo, redundaria no apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Um episódio que espelhou bem o estado de espírito do Girafa foi aquele protagonizado com Cardozo já na ponta final do encontro. Deu-lhe um valente raspanete!

A história é fácil de contar. A bola chegou aos defesas helvéticos e Cardozo optou por pressioná-los... com os olhos. Como seria de esperar, os jogadores suíços saíram a jogar completamente à vontade, perante o desespero de Luisão e dos adeptos que imediatamente assobiaram o 7. Furioso com a displicência do ponta-de-lança, o capitão gesticulou e gritou algo impercetível, exigindo-lhe uma maior agressividade no “pressing”. A situação repetiu-se um pouco mais tarde, mas desta feita foi Witsel a chamar o paraguaio à atenção.

Speedy Rodrigo

O guarda-redes Sommer e o poste direito da baliza do Basileia ainda evitaram que Rodrigo assinasse o ponto logo aos 43 segundos de jogo, mas a recente “tendência Speedy Gonzalez” do espanhol para marcar cedo confirmou-se apenas 3 minutos depois. E logo com um daqueles golos que, só por si, valem parte substancial do preço do bilhete.

Um olhar pelos quadros que publicamos ao lado mostra que Rodrigo passou a deter o recorde do golo mais rápido jamais marcado pelo Benfica na Champions.

Tripla de Jorge Jesus com empate de sofá

Ao terceiro jogo no "sofá", Jorge Jesus... empatou. O treinador do Benfica havia já cumprido dois encontros de suspensão na Liga ZON Sagres na época passada (quando sofreu um castigo de 11 dias na sequência de incidentes num jogo com o Nacional), tendo sido rendido por Raul José no banco.

A 10 de abril passado, na Figueira da Foz, as águias perderam por 1-2, e na jornada seguinte, na Luz, ganharam ao Beira-Mar, igualmente por 2-1. O resultado de ontem deixou tudo empatado, nesta espécie de campeonato de sofá de Jesus.

Apuramento à vista

O Benfica desperdiçou ontem uma excelente oportunidade de reservar lugar nos oitavos-de-final da Champions, mas o empate caseiro diante do Basileia acabou por ser um mal menor.

Os encarnados até perderam a liderança do Grupo C para o Manchester United – voltou a vencer, de forma natural, o Otelul Galati, que continua sem qualquer ponto – mas estão a um pequeno passo de garantir o apuramento. Para já, têm assegurada, no mínimo, a passagem à Liga Europa – reservada ao 3.º classificado. Porém, apenas precisa de uma vitória para selar a qualificação, tendo a vantagem de receber os frágeis romenos.


Se o Benfica não passar à próxima fase da Champions via ser a coisa mais épica de sempre :o

Benficaas

Encarnados desmentem oferta por Saviola

A imprensa brasileira deu esta quarta-feira amplo destaque a declarações do empresário Roberto Tadeu ao Lancenet!, onde este garante ter oferecido Saviola ao Palmeiras. Os encarnados rejeitaram qualquer contacto, criticando a postura do empresário brasileiro.

Leia o comunicado na íntegra:

"São falsas e totalmente oportunistas as declarações hoje reproduzidas na imprensa brasileira de um empresário, de nome Roberto Tadeu, em relação ao atleta do Sport Lisboa e Benfica Javier Saviola.

O senhor Roberto Tadeu afirmou ao site brasileiro Lancenet que tinha oferecido Javier Saviola ao Palmeiras. Apenas por pura ficção ou por vontade de algum protagonismo poderia tal empresário ter produzido tais declarações, uma vez que não tem qualquer mandato do SL Benfica.

Mentiras como esta devem ser denunciadas. O nosso silêncio significaria pactuar com o oportunismo de alguém que manifestamente revelou ter poucas condições para exercer o papel de empresário."

Miguel Vítor: "Está tudo em aberto"

Miguel Vítor garante que está tudo em aberto no que diz respeito à qualificação do Benfica para a próxima fase da Liga dos Campeões. Para o defesa encarnado, o jogo frente ao Basileia acabou em empate porque os suíços tem qualidade.

"Tivemos uma entrada forte, marcámos e depois tentámos controlar o jogo, perante um adversário que tem qualidade e que está a dar o tudo nesta Liga dos Campeões. Está tudo em aberto, se ganharmos o jogo em casa passamos. Temos tudo nas nossas mãos", realçou.

Questionado sobre se se sente confortável na posição de lateral-esquerdo, Miguel Vítor foi claro.

"Estou sempre disponível para ajudar a a equipa, o treinador colocou-me ali e tentei cumprir. Se faltou Jesus no banco? O treinador passou a mensagem no hotel, temos uma ideia de equipa definida e não foi por aí", rematou.

Raul José: “A equipa teve uma atitude positiva”

O treinador-adjunto do Benfica, Raul José, orientou a equipa no jogo desta quarta-feira frente ao Basileia devido à suspensão de Jorge Jesus e no final fez um rescaldo das incidências do encontro.

“A equipa manteve sempre uma atitude positiva, mas jogámos diante de uma equipa forte e que detém uma boa circulação de bola. Sabíamos que iria ser um jogo difícil e acabámos por empatar que não era o resultado pretendido, pois queríamos a vitória e a qualificação”, analisou.

Sobre a substituição do Luís Martins teceu o seguinte comentário: “Todos viram que temos um jogador com potencial, é o primeiro jogo que faz e não tem ritmo para jogar os noventa minutos.”

Com este empate, o jogo de Manchester ganha outra importância, mas Raul José desdramatiza. “Vamos a Manchester para disputar o primeiro lugar do grupo, a nossa atitude é lutar pelos três pontos em qualquer estádio”, destacou.

Rodrigo: “Esforçámo-nos para vencer”

O Sport Lisboa e Benfica empatou esta quarta-feira na Luz diante do Basileia a uma bola e Rodrigo voltou a fazer o “gosto ao pé”. No final da partida fez uma análise do que se passou no relvado.

“Sinto que estou a trabalhar bem, obviamente quero conquistar o meu espaço no Benfica e felizmente as coisas estão-me a correr bem, mas é pena não termos ganho. A equipa trabalhou bem, correu, está de parabéns e vamos continuar a batalhar para passar à fase seguinte”, apontou.

Já sobre o facto de as “águias” não terem conseguido o mesmo resultado conseguida na Suíça, o internacional espanhol disse: “Estamos na Liga dos Campeões e todas as formações têm um nível alto e o Basileia mostrou isso. Esforçámo-nos para vencer, mas não foi possível.”

O próximo jogo será diante do Manchester United em Old Trafford. “Todos os jogos são importantes e se tivéssemos ganho teríamos garantido um lugar na próxima fase. Primeiro vem o jogo ante o Sp. Braga e quando chegar a altura do Manchester United logo pensamos nele”, frisou.

Luís Martins: "Era um sonho desde que estou no Benfica"

A equipa do Sport Lisboa e Benfica empatou esta quarta-feira, em casa, ante o Basileia num jogo que marcou a estreia de Luís Martins como titular das “águias”. No final, o jovem mostrou-se feliz pela prestação.

“Senti-me orgulhoso por a equipa técnica ter apostado em mim. Foi para isto que sempre trabalhei, era um sonho desde que estou no Benfica. No entanto foi pena não termos ganho, mas temos mais dois jogos pela frente”, realçou.

O defesa-esquerdo apanhou Shaqiri pela frente, um dos jogadores mais perigosos dos suíços. “É um jogador como todos os outros. Toda a equipa fez um bom trabalho, ajudou-me e penso que correspondi às exigências”, lembrou.

Já sobre a sua substituição, o futebolista disse: “Julgo que foi pela falta de ritmo. O treinador tentou segurar o jogo, mas tenho de agradecer à equipa técnica a oportunidade e à massa associativa a forma como me apoiou.”

Destaques individuais

Rodrigo – O avançado espanhol anda com o “pé quente”, com uma confiança inabalável e quem ganha é o Benfica. Marcou o primeiro tento dos “encarnados” num excelente remate de primeira e mostrou uma disponibilidade imensa a pressionar toda a linha defensiva do Basileia.

Aimar – É por ele que passa todo o jogo benfiquista. É o farol que orienta quem está à sua volta e é dos pés dele que arrancam ataques “venenosos” que levam perigo à baliza contrária.

Luisão – O capitão das “águias” foi o patrão da defensiva não perdendo quaisquer lances e teve ainda tempo para dobrar Maxi Pereira por diversas vezes.

Empate mantém apuramento encaminhado

A equipa de futebol profissional do Benfica empatou esta quarta-feira a um golo com o Basileia, em encontro da 4.ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões. Rodrigo, aos 4 minutos, apontou o tento da formação da Luz.

Foi com o objectivo de garantir, desde já, os oitavos-de-final da Liga dos Campeões da presente temporada que o Benfica entrou em campo no jogo frente ao Basileia. Face à suspensão de um jogo aplicada ao jogador Emerson, o treinador Jorge Jesus tinha uma vaga em aberto no lado esquerdo da defesa. A escolha do técnico recaiu sobre o jovem Luís Martins, em mais uma demonstração clara na aposta na “prata da casa”.

No que respeita ao resto da equipa, um dos destaques foi novamente a titularidade do avançado espanhol Rodrigo. Depois de ter marcado dois golos ao Olhanense, o futebolista assumiu as funções de referência principal no ataque benfiquista.

E foi mesmo Rodrigo que assumiu o protagonismo no início do encontro. Após uma excelente iniciativa individual de Aimar, Rodrigo rematou para defesa do guarda-redes do Basileia, Sommer, que desviou para base do poste (1’). Na sequência do pontapé de canto, Matic cabeceou e obrigou o guardião contrário a mais uma intervenção.

A avalanche ofensiva culminou com um golo absolutamente espectacular de Rodrigo. O número de 19 rematou, de primeira, e não deu hipótese ao guarda-redes do Basileia (4’).

Com mais um golo na sua conta pessoal, Rodrigo esteve perto de celebrar mais um tento num cabeceamento aos oito minutos.

A partida começou depois a ter um outro protagonista inesperado, de seu nome Carlos Velasco Carballo. Fala-se muitas vezes da má qualidade de alguns árbitros portugueses, mas o juiz espanhol conseguiu igualar os registos negativos dos seus colegas lusos. Numa primeira parte com várias faltas mal assinaladas, o exemplo mais gritante vai para o lance que ocorreu aos 16 minutos. Maxi Pereira entrou na área e fez um cruzamento que foi travado claramente, de forma ilegal, por Dragovic. Ficou uma grande penalidade por marcar a favor do Benfica.

Com o adversário a ter chegado com perigo por duas vezes à área de Artur Moraes (31’ e 45’), os “encarnados” tiveram mais duas situações em que podiam ter ampliado o resultado (Garay, 19’ e Gaitán, 39’).

Empate não compromete
No segundo tempo e após três oportunidades desperdiçadas (Witsel, 54’ e Rodrigo, 59’ e 60’), o Benfica viu a formação adversária igualar o encontro num remate de Huggel (64’). Rodrigo teve uma excelente hipótese para desfazer o empate, mas o remate do espanhol acabou por sair às malhas laterais (66’).

Apesar deste resultado em casa, o Benfica continua a depender de si para garantir o apuramento para os oitavos-de-final da competição. Na próxima jornada, os “encarnados” vão jogar ao terreno do Manchester United, equipa que venceu esta quarta-feira o Otelul Galati por 2-0.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com a seguinte equipa: Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Luís Martins (Miguel Vítor, 63’); Matic, Witsel, Aimar (Cardozo, 72’), Bruno César e Gaitán (Nolito, 81’); Rodrigo.