segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Por que o golo é de Cardozo

A autoria do único golo do Benfica frente à Académica pertence a Cardozo, e não a Saviola, pela seguinte razão: quando a bola é rematada e vai na direção da baliza, mesmo que na sua trajetória sofra algum desvio, o golo é sempre atribuído a quem faz o remate. É este o critério seguido por Record.
Foi assim que, no Benfica-Rio Ave, na sequência de um remate de Saviola, a bola entrou na baliza, mas o golo foi atribuído a Tarantini. Por que só o desvio feito pelo defesa do Rio Ave permitiu que o lance acabasse em golo – sem a sua ação o remate de Saviola teria saído ao lado.
O mesmo critério permite que Record, a par do diário espanhol “Marca”, atribua a Cristiano Ronaldo, e não a Pepe, um golo marcado à Real Sociedad. A bola rematada pelo CR7 levava a direção da baliza, mas acidentalmente bateu nas costas de Pepe. De resto, em várias ocasiões, o Gabinete de Estudos da FIFA pronunciou-se no sentido de atribuir os golos aos autores dos remates, quando a bola tomou a direção da baliza, independentemente de sofrer algum desvio na sua trajetória. Não foi Record a inventar a regra...

Record

Ruben Amorim em tratamento

O Benfica treinou esta segunda-feira no Seixal, numa sessão onde a principal nota de destaque vai para o médio Ruben Amorim que realizou tratamento.
Recorde-se que o camisola 5 encarnado saiu lesionado na vitória de domingo frente à Académica (1-0) estando prevista para terça-feira a realização de uma ecografia para aferir a gravidade da lesão.
Nota ainda para a ausência do reforço Jardel, contratado recentemente ao Olhanense, num treino que contou com a presença de dois juniores, o defesa Vinicius e o avançado Souleymane.
Os encarnados voltam a treinar-se na terça-feira, na preparação do encontro frente ao Olhanense, jogo a contar para a 2.ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga a realizar na próxima quarta-feira, pelas 19H15.

Record

Independiente interessado no empréstimo de Jara

O avançado argentino do Benfica Franco Jara continua a fazer parte da lista de potenciais reforços do Independiente, clube que há alguns meses a esta parte tem estado atento à pouca utilização do jogador no clube da Luz.
Segundo noticia o jornal argentino Olé, Jara faz parte de uma lista elaborada pelo treinador e pelo presidente do Independiente. Antonio Mohamed e Julio Comparada terão então estado reunidos e decidiram que era urgente contratar um avançado, preferencialmente por empréstimo.
Jara, que tem sido pouco utilizado no Benfica, volta então a entrar na órbitra do clube, juntamente os nomes de Joaquín Boghossian, Guillermo Franco e Leandro Caruso.

ABola

Árbitros para a segunda jornada da terceira fase

A Comissão de Arbitragem da Liga anunciou, esta segunda-feira, a lista de nomeações para os encontros da segunda jornada da terceira fase da Taça da Liga, a disputar entre esta terça e quinta-feira.
Jorge Sousa foi o árbitro escolhido para estar na partida inaugural da jornada, já esta terça-feira entre SC Braga e Paços de Ferreira.
Na quarta-feira, o Benfica recebe o Olhanense com arbitragem de Artur Soares Dias, enquanto o FC Porto - Beira-Mar estará a cargo de Marco Ferreira.
O fecho da ronda é em Alvalade, com o Sporting a receber o Penafiel, com arbitragem de Duarte Gomes.

Eis a lista completa de nomeações:
Terça-feira (18 Janeiro)
SC Braga – Paços Ferreira, Jorge Sousa (AF Porto)

Quarta-feira (19 Janeiro)
V. Guimarães – Arouca, Paulo Baptista (AF Portalegre)
Nacional – Gil Vicente, João Ferreira (AF Setúbal)
Marítimo – Desp. Aves, Bruno Paixão (AF Setúbal)
Naval – Estoril, Hélder Malheiro (AF Lisboa)
Benfica – Olhanense, Artur Soares Dias (AF Porto)
FC Porto – Beira-Mar, Marco Ferreira (AF Madeira)

Quinta-feira (20 Janeiro)
Sporting – Penafiel, Duarte Gomes (AF Lisboa)

ABola

Carole avaliado em 450 mil euros

Para garantir a contratação do lateral esquerdo Lionel Carole, o Benfica terá de indemnizar o Nantes em cerca de 450 mil euros por direitos de formação.
Segundo revela o jornal francês L´Equipe, Carole, de 19 anos, irá assinar por cinco temporadas com o Benfica, que dará ao Nantes cerca de 450 mil euros pelo passe do jovem jogador, cujo contrato está a chegar ao fim.
Carole deverá integrar o plantel da equipa portuguesa a partir da próxima temporada.

ABola

Sport Tv acusada de parcialidade

O Benfica acusou a Sport TV de ser parcial, numa declaração do diretor de comunicação do clube, João Gabriel, após o jogo com a Académica, transmitido domingo pelo canal codificado.
"A imparcialidade é um valor que a Sport TV, como canal que serve 700 mil pessoas, deve prezar, facto que não aconteceu aqui hoje. Se o processo negocial que está em curso, e que todos conhecemos, está longe de chegar a bom porto, se aquilo que se passou hoje tem algo a ver com esse processo negocial, então a Sport TV escolheu o caminho errado", afirmou.
João Gabriel acrescentou que "quem sai prejudicado são aqueles que pagam à Sport TV para ter uma transmissão televisiva de qualidade, com comentário isentos, imparciais em relação aquilo que se está a viver em campo".
O Benfica, cujos direitos de transmissão dos jogos no Estádio da Luz estão cedidos à Olivedesportos até 2013, está a negociar um novo com aquela empresa, que detém 50 por cento da Sport TV.
A empresa de Joaquim Oliveira é detentora de todos os direitos de televisão de todos os clubes da Liga e da Liga de Honra.

Record
Se o Benfica fica-se com os direitos em transmitir os seus jogos na Benfica TV, era muito melhor para todos os Benfiquistas, apesar de que outras equipas, com quem possamos jogar, não gostem muito, a emissão dava nos dois canais televisivos, neste caso, na Sport TV e na Benfica Tv!
Benficaas

Gaitán: «Nem sempre se pode jogar bem»

Nicolas Gaitán admitiu que o Benfica não fez uma exibição muito conseguida mas salientou que o mais importante foi o triunfo, que permite manter a desvantagem, para o líder FC Porto, em 8 pontos. “O nosso principal objetivo era a vitória e isso foi atingido. Mas o outro aspeto importante, que era jogar bem e marcar muitos golos, não foi tão conseguido. Mas vencemos num campo muito difícil e isso é que interessa. Nem sempre se pode jogar bem”, referiu na zona mista após o final do encontro.
O internacional argentino, de 22 anos, confessou ainda que a equipa facilitou um pouco na segunda parte, acabando por desperdiçar várias oportunidades, algo que “complicou um pouco a partida”. “Houve algum relaxamento. Sofremos um pouco mais do que era necessário mas tivemos muitas chances para marcar golos”, disse o camisola 20, sublinhando, de seguida, que “ainda existem muitas coisas para melhorar”.

Record

Cardozo igualou Magnusson e JVP

Com o golo de ontem em Coimbra, Oscar Cardozo atingiu o top 15 dos goleadores benfiquistas em jogos a contar para o campeonato nacional. Ao atingir os 64 golos, o paraguaio apanhou João Vieira Pinto e o sueco Mats Magnusson numa lista cujo pódio é ocupado por três mitos eternos da história encarnada: Eusébio no lugar mais alto, com 317 golos; José Águas, o bicapitão europeu, com 290 tiros certeiros; e o inesquecível Nené, o jogador mais fiel à águia (é dele o recorde de 421 presenças em jogos do campeonato), com 262.
Tacuara tem agora no horizonte outro avançado de referência na história benfiquista: Artur Jorge, que somou 74 golos nas seis temporadas que viveu na Luz. Atendendo à cadência goleadora que tem demonstrado – 11 golos apontados em meia época, na qual esteve afastado largas semanas em virtude de uma lesão –, é crível que Oscar Cardozo consiga ainda atingir um lugar histórico entre os 10 maiores goleadores do Benfica. Faltam-lhe 24 golos para apanhar o Monstro Sagrado, Mário Esteves Coluna, que fecha essa primeira parte da lista, com 88 golos apontados em 16 épocas com a águia ao peito. Mesmo sendo improvável, para não dizer mesmo impossível, consegui-lo nesta época, se continuar no clube na próxima temporada poderá até chegar aos 100 tentos e atacar a posição ocupada pelo magriço e bicampeão europeu José Augusto.

Record

Clássico em perspectiva na Taça de Portugal

O Sport Lisboa e Benfica vai defrontar o FC Porto nas meias-finais da Taça de Portugal, caso elimine o Rio Ave nos quartos-de-final da prova, ditou esta segunda-feira o sorteio realizado na Federação Portuguesa de Futebol.
As meias-finais vão ser disputadas as duas mãos, sendo que a primeira está agendada para os dias 1 ou 2 de Fevereiro, no Estádio do Dragão. Já a segunda-mão está prevista para os dias 19 ou 20 Abril, no Estádio da Luz.
Para jogar com o FC Porto, o Benfica tem ainda primeiro de superar o Rio Ave. O encontro está agendado para o próximo dia 26 de Janeiro, em Vila do Conde.

Sport Lisboa e Benfica Online

Funes Mori: dossiê encerrado há várias semanas

Apesar das notícias hoje publicadas, com as intenções que se percebem, sobre o atleta Funes Mori, a Sport Lisboa e Benfica - SAD vem reiterar que tais notícias carecem de qualquer fundamento. Trata-se de um dossiê encerrado há várias semanas por esta Sociedade e que não tem intenção de reabrir.

Sport Lisboa e Benfica Online

Destaques individuais

Fábio Coentrão – O número 18 dos “encarnados” esteve mais uma vez muito irrequieto no ataque benfiquista, servindo muito bem os seus companheiros. Em termos defensivos, Coentrão voltou a não dar hipóteses aos adversários que lhe surgiram pelo seu flanco. E nem a expulsão mancha a sua exibição, uma vez que o primeiro cartão amarelo foi mal mostrado por Elmano Santos.
Luisão – O capitão voltou a ser o líder da defesa “encarnada”, nomeadamente durante o período em que a Académica procurou incomodar mais a baliza de Roberto. O internacional brasileiro ainda foi ao ataque e quase marcou aos 73 minutos, ao cabecear ao poste.
Aimar – O número 10 argentino veio consolidar o meio-campo “encarnado”. Pablo Aimar apresentou-se ao nível que lhe é habitual, acelerando o futebol da equipa quando era necessário, não esquecendo a sua excelente visão de jogo que permitiu criar espaços no reduto defensivo da Académica.

Sport Lisboa e Benfica Online

Saviola: «Conseguimos um resultado importante»

O avançado argentino Javier Saviola salientou este domingo a importância da vitória sobre a Académica de Coimbra, em jogo relativo à 16.ª jornada da Liga.
“Creio que defrontámos um adversário que defendeu muito e que nunca nos deixou jogar, mas conseguimos um resultado importante”, começou por sublinhar o atacante.
O número 30 das “águias” referiu que o objectivo é continuar na rota dos triunfos e, assim, pressionar o primeiro classificado. “A equipa está melhor. Não começámos muito bem e houve uma fase em que a equipa não jogou como no ano passado, mas estamos a encontrar o nosso ritmo e o nosso nível. Queremos continuar assim até final, de forma a conseguir encurtar a diferença pontual”, afirmou.
O jogador considerou ainda que a vitória sobre a Académica “permite encarar os próximos encontros com mais confiança”.

Aqui poderás ver a entrevista de Saviola, na zona mista.

Sport Lisboa e Benfica
Sapo Vídeos

Jorge Jesus: «Voltamos a entrar muito fortes»

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, apontou a boa entrada da equipa frente à Académica como um dos segredos para a conquista de mais um triunfo.
“Voltámos a entrar muito fortes no jogo. Fizemos um golo e criámos várias oportunidades até à expulsão do jogador da Académica, mas o adversário não causou nenhum incómodo com 11 nem com 10 durante a primeira parte”, destacou o técnico.
Jorge Jesus reconheceu que a sua formação “permitiu algumas saídas da equipa da Académica” na segunda parte, no entanto, salientou que “a única equipa que merecia ganhar foi o Benfica”.

Aqui poderás ver o vídeo da conferência de imprensa após o jogo.
Sport Lisboa e Benfica
Sapo Vídeos

Benfica vence Académica por 0-1

O Benfica somou este domingo mais uma vitória na edição 2010/2011 da Liga portuguesa, após uma entrada fulgurante no encontro frente à Académica. Foi um desafio em que os “encarnados” podiam ter vencido por uma diferença de golos bem mais expressiva, tal foi o seu domínio durante os 90 minutos.
Depois da goleada sobre o Olhanense para a Taça de Portugal, o treinador Jorge Jesus apresentou apenas uma novidade no onze. Roberto tem sido o dono da baliza na Liga e, por isso, regressou com naturalidade à equipa principal dos “encarnados”.
Natural foi também a entrada do Benfica no terreno da Académica. Consciente que não pode perder mais pontos no campeonato, o grupo entrou a pressionar de uma forma muito alta, encostando a Académica ao seu reduto defensivo.
Os “encarnados” construíram várias jogadas de bom recorte técnico durante a primeira parte, dificultando assim as subidas da Académica no terreno de jogo. No entanto, a primeira situação de perigo surgiu num remate de Carlos Martins de fora da área. O esférico passou por cima da barra (9’).
Numa dessas jogadas de envolvência, Saviola cruzou para um cabeceamento perigoso de Fábio Coentrão por cima da barra (14’).
A vantagem “encarnada” chegou aos 18 minutos, altura em que um livre cobrado por Cardozo foi desviado por Saviola para o fundo das redes de Peiser.
O minuto 23 é um dos exemplos bem claros da qualidade futebolística da formação de Jorge Jesus. Com um toque habilidoso, Carlos Martins desmarcou Coentrão e este cruzou do lado esquerdo para o interior da área, onde Salvio surgiu a rematar ao lado da baliza dos visitados.
O domínio do Benfica foi quase absoluto, uma vez que a Académica criou apenas uma situação perigosa durante a primeira parte. Miguel Fidalgo, aos 27 minutos, chegou com perigo junto de Roberto, mas o seu remate foi travado de forma soberba pelo guardião espanhol.
O Benfica apresentou um ritmo muito elevado e, numa dessas combinações muito rápidas entre os seus jogadores, Coentrão entrou na área e foi derrubado por um adversário. Além de não ter assinalado qualquer falta, o árbitro Elmano Santos mostrou cartão amarelo ao jogador do Benfica (35’).
Elmano Santos ajuizou bastante melhor o lance seguinte (36’), onde Cardozo sofreu uma entrada extremamente perigosa do atleta da Académica Pape Sow. O jogador dos “estudantes” recebeu ordem de expulsão e o Benfica passou, assim, a jogar com mais uma unidade.
Antes do final da primeira parte, Carlos Martins teve nos pés a possibilidade de ampliar o marcador, mas o chapéu a Peiser acabou por não levar a direcção mais desejada.
Num segundo tempo marcado por uma Académica ainda mais fechada no terreno de jogo, o Benfica não conseguiu ampliar a vantagem e isso foi mantendo viva a esperança dos visitados, que foram procurando incomodar em lances de bola parada e de contra-ataque. Amaury Bischoff, aos 68 minutos, acertou mesmo no poste da baliza de Roberto.
O Benfica respondeu também com um remate aos ferros da baliza da Académica. Luisão cabeceou ao poste aos 73 minutos, sendo que Cardozo obrigou Cardozo a uma defesa complicada no seguimento do lance.
A equipa de Jorge Jesus viu depois o árbitro Elmano Santos fazer vista grossa a mais uma grande penalidade, desta feita aos 75 minutos. Amaury Bischoff cortou a bola com a mão no interior da área e o juiz assinalou pontapé de canto!
Em período de descontos, o Benfica viu Fábio Coentrão ser expulso, o que afasta do próximo encontro. Lembrar que isto não aconteceria se o jogador não tivesse sido admoestado no primeiro tempo por Elmano Santos.
Com esta vitória na 16.ª jornada da Liga portuguesa, o Benfica continua na perseguição ao primeiro classificado da tabela.
O Benfica apresentou a seguinte equipa frente à Académica: Roberto; Ruben Amorim (Maxi Pereira, 87’), Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão, Airton, Carlos Martins (Aimar, 66’), Gaitán e Salvio; Cardozo e Saviola (Jara, 80’).

Aqui poderás ver o resumo do jogo: Académica 0 - 1 Benfica
Sport Lisboa e Benfica
Sapo Vídeos