segunda-feira, 26 de julho de 2010

Treino aberto ao público antes da viagem para o Sul

O plantel do Benfica regressa esta tarde ao trabalho depois da folga concedida ontem por Jorge Jesus. O treinador agendou uma sessão de treino para as 17h00 no centro de estágio do Seixal, sendo que os adeptos estão autorizados a marcar presença e a aplaudir os seus craques.

Pela primeira vez, a equipa vai viajar no próprio dia de um jogo e não na véspera, como é habitual. É que amanhã há encontro de preparação marcado para as 21h15, em Albufeira, com os ingleses do Sunderland (inserido no Albufeira Summer Cup) e Jorge Jesus decidiu que a deslocação para o Algarve fosse realizada na manhã de terça-feira.

O plantel fica depois pelo Sul do país, pois sexta-feira há novo desafio, desta vez inserido no já bem conhecido Torneio de Guadiana, em Vila Real de Santo António. Este ano, o Benfica vai jogar com Feyenoord (na sexta-feira, pelas 21h15) e com o Aston Villa (domingo, à mesma hora). Todos estes jogos terão transmissão televisiva na Sport TV. Antes de a competição começar a valer, no dia 7, com o FC Porto, na disputa da Supertaça, a equipa de Jorge Jesus tem ainda mais um jogo de preparação: a Eusébio Cup, na Luz, dia 3, com o Tottenham.

Fonte: O JOGO

Roberto tem de saber comunicar


A mais cara contratação do Benfica para esta época continua a não convencer. Embora já mereça aplausos dos adeptos, que o tentam apoiar o mais possível - ao contrário do que aconteceu na Suíça, onde chegaram a gritar por Moreira -, Roberto nem na apresentação da equipa na Luz conseguiu demonstrar tranquilidade na baliza. E porquê? O elevado valor despendido na aquisição - 8,5 milhões de euros - pode explicar a ansiedade exteriorizada pelo ex-Atlético de Madrid e as consequentes dificuldades de estabilização num posto que o treinador Jorge Jesus queria que esta época fosse mais fiável do que nunca. Há, porém, outros factores que condicionam o desempenho do espanhol. Um deles é a "pesada responsabilidade de substituir o guarda-redes menos batido do último campeonato [Quim]", advoga Nélson. Outra, segundo o antigo guardião do Sporting e do Belenenses, é a necessidade de vencer a barreira linguística: "Precisa de aprender algumas palavras-chave em português para melhorar a comunicação com a defesa."

Para Fernando Justino, que, integrado na equipa técnica liderada por Fernando Santos, serviu o Benfica há poucos anos na qualidade de treinador de guarda-redes, Roberto tem de ser apoiado por todos neste momento de fragilidade. "O Benfica tem de lhe dar tempo, pois ele veio de um clube mais pequeno e jogar no Benfica é uma responsabilidade enorme, não é fácil", assevera, chamando a atenção para alguns factores psicológicos: "Roberto tem qualidade, mas tem de atingir os níveis de confiança ideais. O trabalho dos técnicos terá de passar agora pelo plano psicológico."

Mais céptico, António Fidalgo, antigo guardião do Benfica, entende que Roberto "pode tornar-se num problema para Jorge Jesus, se continuar a ter jogos menos bons. Demonstra extrema intranquilidade, que se nota não apenas nos golos que sofre, mas em gestos técnicos e na sua linguagem corporal entre os postes", considera, ressalvando, ainda assim, que o espanhol "pode recuperar a confiança facilmente, se tiver uma personalidade forte." A verdade é que, por agora, o sucessor de Quim ainda tem um ponto a favor: "O treinador acredita nas suas qualidades, e isso é o mais importante", sentencia Nélson, concluindo, porém, o raciocínio com uma advertência: "O tribunal da Luz é implacável. O Roberto também precisará do apoio dos adeptos."

Fonte: O JOGO

Cardozo continua na órbita do Sevilha


Os espanhóis do Sevilha ainda pensam em Óscar Cardozo. De acordo com a Imprensa do país vizinho, o atacante benfiquista que anteontem necessitou apenas de 57 segundos para encontrar o caminho da baliza continua na lista do emblema sevilhano.

Cardozo, recorde-se, fez declarações polémicas durante o defeso, manifestando a intenção de abandonar o clube para abraçar uma carreira num campeonato mais competitivo e num clube onde fizesse o contrato da sua vida. No entanto, Luís Filipe Vieira não está na disposição de deixá-lo partir de qualquer maneira. O presidente das águias já recusou uma proposta de 25 milhões de euros do Shakhtar e também já fez saber a Cardozo que não cede a pressões.

O Tacuara, por seu turno, mudou de discurso recentemente, garantindo que está de alma e coração no Benfica.

Embora tenha uma cláusula de 60 milhões de euros, a verdade é que o jogador poderá sair por valores a rondar os 30/35 milhões de euros.

Para já, Jorge Jesus conta com o ponta-de-lança, cuja tarefa esta temporada parece mais complicada devido ao crescendo de Kardec.

Fonte: O JOGO

Gaitán é obrigado a alterar movimentos


Osvaldo Gaitán é até ver o substituto de Di María no lado esquerdo do losango. O argentino já ganhou a confiança de Jorge Jesus, mas está ainda muito longe dos movimentos pretendidos pelo treinador. Ou seja, como o próprio referiu após a partida contra o Mónaco, ainda não rotinado com as novas tarefas. "Individualmente, não foi um grande jogo, não me encontrei", disse o reforço argentino, justificando a ausência de alguns movimentos pedidos por Jorge Jesus durante o desafio. Na realidade, o treinador das águias ter-lhe-á pedido para dar largura ao jogo ofensivo da equipa - tal como se verificava com Di María - e Gaitán, ainda sem rotina, não foi capaz de o fazer. O jogador tem uma tendência natural para fugir para o meio, muito povoado com a presença de outros jogadores. Gaitán será obrigado a mudar ligeiramente para dar outra dimensão ao futebol de ataque do Benfica. O jogador terá mesmo de vestir a pele de extremo para tentar servir os homens mais avançados, sobretudo quando não tiver Fábio Coentrão nas suas costas como explicou a O JOGO Pedro Henriques, antigo defesa-esquerdo do Benfica, actualmente comentador da Sport TV. "Tendo o Fábio Coentrão, ele pode facilmente superar esse problema, entrando nas costas do Gaitán. Têm é de ensaiar muito bem esses movimentos. O Gaitán vai para dentro, levando o defesa adversário e o Coentrão entra nas suas costas, dando profundidade ao jogo do Benfica."

Fonte: O JOGO

Demasiado bom para sair... já


A venda de Di María ao Real Madrid ainda acentua mais os efeitos nefastos de uma eventual transferência de Fábio Coentrão. O que seria depois da ala esquerda da equipa campeã nacional? "Ficaria debilitada e sem referências", aponta Alberto Carvalho, mestre em Treino de Alto Rendimento no futebol. "Se o Benfica começa a perder muitos dos jogadores que foram campeões nacionais na temporada passada, o modelo de Jorge Jesus também começa a perder qualidade. E já não tem muito tempo para criar soluções", acrescenta.

São muitas as razões para a SAD encarnada não vender Fábio Coentrão. Tantas que foi difícil resumi-las a apenas dez itens [ver quadro ao lado]. O JOGO pediu a ajuda de um painel diversificado de pessoas ligadas ao futebol e ao Benfica. Para além do professor universitário, já citado, falámos também com Álvaro Magalhães e Pedro Henriques, dois antigos laterais-esquerdos da equipa da águia. E ainda com Carlos Dinis, que foi treinador de Fábio Coentrão nas selecções jovens e agora exerce funções de avaliador no fundo de jogadores do Benfica, onde Fábio Coentrão está incluído, com 20 por cento dos seus direitos económicos a valerem três milhões de euros.

E todos considerariam um disparate a venda de Fábio Coentrão, nesta altura, pela SAD das águias. "O Benfica não pode prescindir dele. É só o melhor lateral-esquerdo de Portugal. E pode também vir a sê-lo na Europa", afirmou ontem, a O JOGO, Álvaro Magalhães.

A antiga glória das águias, agora treinador em Angola, considera que, daqui por um ano, a SAD encarnada pode vir a ganhar muito mais dinheiro com o ex-Rio Ave do que ganharia agora. "O Benfica vai estar na Liga dos Campeões e o Fábio Coentrão, que é jovem e tem margem de progressão, vai valorizar-se ainda mais", defendeu. "Além disso, há muito tempo que o Benfica não tinha um lateral-esquerdo desta qualidade", acrescentou.

Para Pedro Henriques, outro antigo jogador das águias, Fábio Coentrão "é um dos jogadores mais importantes no funcionamento da equipa, senão mesmo o mais importante". "Ele é desequilibrador, rápido, forte fisicamente e está cada vez melhor a defender, já sem falar da muita qualidade que tem a atacar", afirmou, considerando que, tendo a SAD encarnada que vender mais um jogador, "faria muito mais sentido Ramires do que Fábio Coentrão".

O facto de o internacional português ser também alternativa para o ataque - o extremo adaptado por Jorge Jesus a lateral pode fazer todo o corredor esquerdo - é outras das fortes razões apontadas. "Ele está apto a desempenhar as duas funções. Maior ponto forte? A capacidade de decisão. Ele não tem medo de assumir o jogo", afirma, por seu turno, Carlos Dinis, que reconhece grandes diferenças entre este jogador e aquele miúdo rebelde que treinou nas selecções jovens. "Cresceu muito como jogador e amadureceu como homem", afirmou. Neste aspecto, Jorge Jesus é, segundo os entrevistados, o grande responsável. "Daí a forte ligação entre os dois, que tem repercussões dentro de campo", sustenta Alberto Carvalho.

Fonte: O JOGO

O reforço de Jesus




PAULO SAMPAIO (RIFA) OBSERVA OS ADVERSÁRIOS

Paulo Sampaio (Rifa) é o mais recente reforço da equipa técnica liderada por Jorge Jesus. O treinador, de 43 anos, que foi adjunto de Carlos Carvalhal durante 12 anos (até maio último), integra agora o departamento de observação dos encarnados.

Rifa, como é conhecido no futebol, executa na Luz funções idênticas às que tinha como número 2 de Carvalho, excetuando o facto de agora o novo elemento da equipa técnica de Jesus não ter competências de campo mas apenas de gabinete.

O mais recente elemento da equipa dirigida por Jesus já iniciou funções há algum tempo, não sendo por isso de estranhar a presença no Torneio da Covilhã, onde participaram a Académica (adversário da primeira jornada da Liga) e V. Setúbal, opositor da terceira ronda.

Rifa esteve no Estádio Santos Pinto a analisar dois dos próximos opositores, repetindo esta ação nos jogos das equipas que, nos tempos mais próximos, vão defrontar o campeão nacional.

Recorde-se que o primeiro jogo oficial dos encarnados será a Supertaça, a realizar no dia 7 de agosto, em Aveiro frente ao FC Porto, vencedor da última edição da Taça de Portugal.


Fonte: Record

Médio e central ainda podem chegar à Luz


SAD PRECAVÊ SAÍDA DE RAMIRES E ESTÁ NO MERCADO

O Benfica de Jorge Jesus pode ser reforçado com um médio e um defesa-central. Os responsáveis pelo emblema da Luz ainda acreditam que conseguem manter Ramires no plantel, mas estão no mercado à procura de um médio que possa substituir o internacional brasileiro, de 23 anos.

Face à insistência do Chelsea, a SAD não quer ficar desprevenida e, por isso, Luís Filipe Vieira e Rui Costa estudam a melhor solução para o reforço da zona intermediária. O eleito terá de ter características semelhantes à do camisola 8.

Ramires tem sido cobiçado por alguns emblemas, dos quais se destacam Manchester City e Real Madrid, mas é o Chelsea que está mais próximo do jogador e os blues fizeram chegar à Luz a mensagem de estarem dispostos a pagar uma verba a rondar os 23 milhões de euros. Apesar de querer continuar com o brasileiro, o Benfica não tem muito espaço de manobra, já que metade dos direitos económicos do médio foram vendidos à empresa Jazzy Limited, por 6 milhões de euros.

Há mais. Jesus já disse publicamente que podia haver mais reforços e que as hipóteses estavam a ser cuidadosamente estudadas. Além do avançado Rodrigo, do Real Madrid, ao Benfica poderá chegar ainda um defesa-central, embora na Luz existe a certeza que David Luiz e Luisão vão permanecer no grupo.

As saídas, porém, vão ditar as entradas, já que Vieira não quer ir ao mercado se não entrarem compensações económicas nos cofres da Luz.

Diego Ângelo é hipótese em aberto

Diego Ângelo, o defesa-central que assinou pelo Génova, depois de ter jogado na Naval, mantém-se na expectativa em relação ao futuro. Aos 24 anos, o jogador reúne características que agradam a Jorge Jesus e o Benfica está atento ao desbloquear da situação que envolve o jogador e o emblema italiano, que não o quer inscrever devido ao número limitado de extracomunitários que os clubes transalpinos podem inscrever.

Contudo, a apesar de estarem atentos à situação – que esta semana deverá ter desenvolvimentos – os responsáveis encarnados continuam firmes na intenção de não deixarem sair Luisão e David Luiz. Ainda assim, o camisola 23 tem sido muito assediado e o Real Madrid não desiste, para já, de tentar contratar o central. No entanto, nem os merengues nem o Chelsea, que também mostrou interesse, chegam aos 40 milhões pretendidos por Luís Filipe Vieira para negociar o atleta.


Fonte: Record

Balboa ainda no Seixal a aguardar cedência


NÃO FAZ PARTE DOS PLANOS DE JORGE JESUS

Balboa não faz parte dos planos de Jorge Jesus para a temporada que se avizinha, mas, como o Benfica ainda não lhe encontrou colocação, continuará a treinar-se no Seixal.

O extremo de 25 anos falhou anteontem a cerimónia de apresentação do plantel aos sócios, tendo o treinador das águias justificado a situação com o facto de estar com um pé e meio fora da Luz. Rui Costa procura um clube para o emprestar (Portugal e Espanha são as possibilidades mais fortes: Balboa chegou a estar na órbita do V. Guimarães), mas até ao momento não existe fumo branco para este delicado assunto.

O jogador, esse, mantém-se em Lisboa com a família, aguardando que o futuro profissional fique esclarecido. Balboa nada sabe relativamente ao clube que irá representar na temporada 2010/11, algo que não deixará de o afetar, mais a mais numa altura em que os plantéis começam a ficar definidos.

Para não perder a embalagem trazida das últimas semanas, o extremo vai continuar a trabalhar no centro de treinos do Benfica. Hoje à tarde lá estará, pese saber que o destino não passará por ali. O comportamento de Balboa nas sessões de trabalho vem sendo irrepreensível, tendo até sido alvo de aplausos e elogios dos adeptos benfiquistas em diversas ocasiões. O problema é que o nível sofre um profundo decréscimo quando chega a hora dos jogos...


Fonte: Record

Shaffer adia retorno


TÉCNICO DO ROSÁRIO CENTRAL NÃO ACREDITA QUE ESCAPE

O dossiê Shaffer pode estar prestes a encerrar-se. O Benfica continua a negociar com o Rosario Central o empréstimo do esquerdino, de 24 anos, tendo até solicitado ao jogador que adiasse por um dia o embarque para Lisboa, sob pena de a viagem poder ser realizada em vão. Por seu turno, o treinador do clube das pampas, Reinaldo Merlo, já não acredita num volte-face. “Creio que vem para cá”, sustentou.

O defesa tinha previsto apresentar-se hoje ao trabalho, no Seixal (a viagem já estava marcada), mas um contacto da Luz alterou-lhe os planos. “Pediram-nos que aguardássemos mais 24 horas. Disseram-nos que corríamos o risco de seguir para Lisboa e regressar a Rosario logo no dia seguinte, por forma a iniciar a temporada no Central”, desvendou o pai do jogador, Jose, ao Mais Futebol.

Contratado no início da época transata, Shaffer jamais conquistou um lugar ao sol no grupo de trabalho, sendo ultrapassado por Fábio Coentrão e César Peixoto. Isso motivou o regresso ao país natal, em janeiro último, tendo a partir daí evoluído, a título de empréstimo, no Banfield. O futuro deverá, agora, passar pelo Central, emblema que ambiciona a promoção ao escalão principal.


Fonte: Record

O primeiro de muitos


CARDOZO MOTIVADO EM MANTER A VEIA GOLEADORA

A boa relação de Óscar Cardozo com as balizas adversárias continua intacta. O paraguaio fez a primeira aparição com a camisola encarnada, nesta pré-temporada, no último sábado, no encontro de apresentação e precisou apenas de alguns instantes para marcar um golo. Após cruzamento de Coentrão, Tacuara apareceu ao segundo poste e empurrou a bola, consumando a vitória encarnada, diante do Mónaco, quando estavam decorridos 62 minutos do encontro.

Regressado de férias, após a presença no Mundial da África do Sul, Cardozo já referiu que está a cem por cento no Benfica e até já confidenciou, a pessoas próximas, que espera fazer muitos golos esta temporada. O tento ao Monaco terá sido, apenas, o primeiro...

Depois de alguma polémica, relacionada com a sua possível saída da Luz neste defeso – recorde-se que no estágio da seleção paraguaia, Cardozo referiu que gostava de sair – o avançado parece, agora, estar motivado em manter a veia goleadora evidenciada na temporada passada, quando apontou 38 golos nas provas oficiais.

O internacional paraguaio foi peça basilar na conquista do título nacional das águias e, ao que Record apurou, pretende repetir toda a preponderância que teve na equipa de Jorge Jesus.

Dúvida

Apesar de o jogador, de 27 anos, ter sido apresentado no último sábado, ainda não está excluída a possibilidade de rumar a outras paragens neste defeso. Depois das exibições da última temporada, foram vários os emblemas europeus que se mostraram interessados em adquirir os serviços do ponta-de-lança. Cardozo foi apontado a vários destinos, mas apenas o Shakthar Donetsk da Ucrânia acenou com uma proposta, no valor de 25 milhões de euros.

A direção das águias rejeitou esta oferta, mas o mercado ainda está em ebulição e podem surgir outras propostas pelo melhor marcador do último campeonato.

Airton em alta

BRASILEIRO AMEAÇA ASSUMIR TITULARIEDADE

Na pré-temporada das águias há um jogador que se tem destacado pela positiva e que assume o papel de grande revelação: o brasileiro Airton. O ex-Flamengo tem estado em alta e ameaça, cada vez mais, assumir-se como o titular no meio-campo, relegando o, até agora, indiscutível Javi García para o banco.

Nos últimos três encontros da pré-época, o camisola 2 foi o eleito para desempenhar as funções de médio-defensivo e Javi só tem entrado ao intervalo. Além das boas exibições, o brasileiro também já se estreou a marcar pelos encarnados, no último sábado, na sequência de um canto. Além de jogar na zona média, Airton, de 20 anos, já foi testado a lateral-direito, diante do Sion, registando uma exibição positiva.

A duas semanas de enfrentar o FC Porto, no primeiro troféu oficial da temporada, Jesus parece ter um dilema pela frente, mas até agora a preferência do técnico tem recaído no reforço contratado no último mercado de Inverno.


Fonte: Record

Makukula é muito caro

COBIÇA PELO AVANÇADO ESMORECEU

Makukula viu recentemente alguns clubes – Turquia, Alemanha e Inglaterra – desistirem da sua contratação, por não estarem dispostos a ceder às exigências do Benfica, que só o transfere mediante o pagamento de 4 milhões de euros (não está muito interessado em novo empréstimo, desejando desligar-se definitivamente do avançado de 29 anos).

O jogador continua a treinar-se na infraestrutura do Seixal, trabalhando à parte do plantel e aguardando que surjam outros clubes que estejam interessados na sua contratação.


Fonte:Record