domingo, 19 de junho de 2011

Coentrão: «Dia 27 volto ao trabalho»

Desta vez Fábio Coentrão não falou do desejo de representar o Real Madrid, como já tinha feito em várias entrevistas.

"Sou jogador do Benfica. Tenho contrato até 2016. Sempre disse que amo o Benfica. Nos últimos três anos aprendi a ser do Benfica e vou continuar a se-lo. Dia 27, se tudo correr, bem volto ao trabalho", referiu o lateral, este domingo, à margem de um jogo de futsal com fins solidários.

Coentrão acredita que continua a existir uma boa relação com os adeptos do Benfica.

O arranque da pré-época do Benfica está marcado para 22 de junho. Os testes médicos são feitos a 23 e 24 e os treinos arrancam dia 27.

Record

Acertos e desilusões dos últimos cinco anos

2010/11 Calvário de Roberto

Um nome destaca-se de todos os outros: ROBERTO. E é fácil perceber porquê. Os 8,5 milhões de euros pagos pelo guarda-redes espanhol que o Atlético Madrid tinha colocado por empréstimo no Saragoça soaram a exagero e as exibições, sobretudo na fase inicial da temporada, fizeram o resto.

Também do Atlético veio uma das aquisições que provaram: SALVIO. O argentino não teve produção extraordinária mas ficou ligado aos melhores momentos dos encarnados e daí o interesse em mantê-lo, apesar dos entraves dos colchoneros.

Mais produtivo foi o compatriota GAITÁN (3.º melhor marcador da equipa, com 7 golos), embora tenha demorado a aparecer. Outro internacional argentino, JARA não ultrapassou o estatuto de alternativa (17 vezes suplente utilizado, contra apenas 9 titularidades na Liga).

2009/10 Coentrão recuado

Recuperado ao Rio Ave como extremo, COENTRÃO foi redescoberto como lateral-esquerdo. A chamada para o Mundial na África do Sul foi a sequência lógica de um crescimento notável. No meio-campo entraram dois homens importantíssimos: JAVI GARCÍA e RAMIRES.

O espanhol, com um estilo menos exuberante mas eficaz, contribuiu com 3 golos e o brasileiro ainda foi mais longe (4), facilitando a transferência para o Chelsea antes de aquecer o lugar.

O craque argentino SAVIOLA cumpriu as expectativas (11 golos em 27 jogos) e a desilusão ficou a cargo do brasileiro KEIRRISON que não chegou a marcar na Liga, onde só foi utilizado cinco vezes, uma única como titular. Em janeiro foi “despachado” para a Fiorentina.

2008/09 Perfume de Aimar

As vedetas eram quatro. O hondurenho SUAZO (4 golos em 12 jogos) foi devolvido ao Inter Milão. O espanhol REYES também regressou ao Atlético Madrid mas contra vontade dos encarnados, após 4 golos em 24 jogos.

BALBOA, avançado da Guiné Equatorial, oriundo do Real Madrid, foi um fiasco: 10 jogos como suplente. Só em janeiro da época seguinte arranjou colocação, na 2.ª Divisão. O argentino AIMAR, contratado por Rui Costa para o suceder, não fez uma temporada de sonho mas revelou “perfume”.

CARLOS MARTINS teve uma readaptação difícil e RUBEN AMORIM (26 jogos, 2 golos e uma polivalência muito útil) só não foi a surpresa porque... já se esperava isso dele.

2007/08 O puto Di María

A superestrela dos EUA FREDDY ADU veio para fazer esquecer a saída de última hora de Simão, sem êxito. Ao invés, o paraguaio CARDOZO confirmou credenciais de goleador, assumindo-se como melhor marcador da equipa (13 golos), embora suscitando desconfiança.

Chegados com o campeonato em andamento, os uruguaios MAXI PEREIRA e, sobretudo, RODRÍGUEZ provaram estar à altura, mas foi o estilo desconcertante do miúdo DI MARÍA que deixou os adeptos mais entusiasmados.

O guarda-redes alemão BUTT passou sem se dar por ele. Igualmente discreta foi a primeira oportunidade de COENTRÃO.

2006/07 Rui Costa a meio gás

KATSOURANIS pegou de estaca e só falhou um jogo da Liga. O médio era internacional e um dos responsáveis da “tragédia grega” na Luz, na final do Euro’2004. Ao invés, apesar de ser internacional Sub-20, o brasileiro DAVID LUIZ chegava anónimo – nem Fernando Santos o conhecia – e não demorou a conquistar os adeptos, ainda que a afirmação só tenha chegado depois.

O regresso de RUI COSTA foi prejudicado por lesões que o impediram de brilhar, como aconteceu na época seguinte. A grande deceção ficou a cargo do internacional mexicano KIKIN FONSECA, que se estreou com um golo no 4-0 ao Belenenses da 1.ª jornada e não voltou a faturar, saindo em janeiro.

Record

Wass deve parar três semanas

Daniel Wass teme que a lesão contraída ao serviço da seleção dinamarquesa, frente à Islândia (sábado), na despedida do Europeu Sub-21, o obrigue a paragem prolongada.

"O problema é num ligamento do pé direito. Para já, acho que terei de parar entre duas a três semanas, mas os exames vão revelar se houve, ou não houve, rotura", confessou o lateral, que foi substituído ao 78', à comunicação social dinamarquesa.

O Benfica regressa ao trabalho na próxima quarta-feira (22 de junho).

Record

Maxi vai ser subcapitão na próxima época

Apontado pela imprensa argentina como um jogador que interessa ao Boca Juniors, Maxi Pereira vai subir na hierarquia dos líderes do grupo encarnado.

Como consequência da saída de Nuno Gomes, Luisão será capitão das águias, ficando o lateral como o número dois.

O uruguaio é um dos jogadores mais antigos do plantel benfiquista, tendo sido contratado ao Defensor Sporting no final de agosto de 2007, em cima do encerramento do mercado de transferências. Maxi está envolvido na preparação da seleção do seu país com vista à Copa América, que se realiza na Argentina, entre 1 e 24 de julho.

Record

Agenda atrasa Maxi

Maxi Pereira ainda não oficializou a renovação do seu vínculo com o Benfica por mais quatro temporadas por uma questão de agenda. Luís Filipe Vieira e o empresário do jogador, Paco Casal, já alcançaram um acordo total visando a permanência do jogador, de 27 anos, na Luz até 2016. Contudo, por problemas de agenda de ambas as partes, ainda não foi possível encontrar uma data para oficializar o novo vínculo.

A SAD encarnada está tranquila em relação ao desfecho das negociações, não obstante este dossiê estar nas mãos de Paco Casal, empresário responsável pela colocação de Rodríguez no FC Porto. Apesar de alguma relutância mútua na fase inicial das conversações, as partes conseguiram separar devidamente os assuntos. Convém frisar que quando decidiu optar pela proposta dos dragões, o Cebola estava sem contrato, uma situação totalmente distinta da vivida por El Mono. O camisola 14 sempre assumiu que pretendia permanecer no Benfica e essa vontade acabou por revelar-se decisiva no acordo entretanto alcançado. Apesar de ter alcançado uma significativa melhoria de vencimento, o sul-americano continua dentro do teto salarial imposto pelos responsáveis encarnados.

À espera do presidente

Após a reunião, Paco Casal regressou ao Uruguai onde informou o futebolista do pré-acordo entretanto estabelecido. Neste momento o agente só aguarda um novo contacto por parte de Luís Filipe Vieira para colocar o preto no branco.

Segundo foi possível apurar, o empresário está a preparar uma nova digressão à Europa na primeira quinzena de julho. Resta agora ao líder das águias encontrar uma data para agendar o encontro decisivo.

Concentrado na seleção, o uruguaio mantém-se informado de toda a situação. Sublinhe-se que o jogador não precisa de vir a Lisboa para oficializar a renovação.

Record

Aimar na rota do Galatasaray

Vários meios da imprensa turca referem este domingo que o Galatasaray está disposto a avançar para a contratação de Pablo Aimar, tendo já iniciado negociações com o Benfica e com o empresário do craque argentino.

Segundo alguns sites desportivos, o Gala, que está a investir forte no plantel, terá oferecido uma proposta de 2 milhões de euros por ano a Aimar e o Benfica estará disposto a libertar o argentino a troco de 5 milhões de euros.

Record

Artur: «FC Porto mereceu tudo o que conquistou»

Na entrevista que Artur deu este domingo ao site brasileiro “Globoesportes” o novo guarda-redes do Benfica falou do êxito do FC Porto, que elege como o principal rival na próxima temporada.

“Durante toda a época, o FC Porto teve uma equipa muito superior em todas as competições e tiveram mérito nas vitórias. Acho que o mais dificil é ter regularidade e eles tiveram, tanto que foram campeões invictos. O Benfica incomodou um pouco a meio do campeonato, mas o FC Porto foi superior e mereceu tudo o que conquistou. Acho que esta época, na Champions, não será diferente: o equipa vai entrar forte também”, frisou o guarda-redes ex-Sp. Braga.

Artur abordou a rivalidade com os dragões: “Existe um grande histórico de rivalidade, mas acho que o principal objetivo é iniciarmos bem a temporada. Vamos jogar a pré-eliminatória da Champions e temos que vencer. Se conseguirmos essa vaga, ganhamos moral e vamos lutar de igual para igual com o FC Porto. É claro que é difícil, mas o Benfica também tem um grande plantel e acredito que pode ter sucesso esta temporada”.

No final apontou os azuis e brancos como principais rivais das águias no campeonato, sem mencionar o Sporting.

“Terça-feira já inicio a pré-temporada. Começamos antes dos outros clubes porque temos como principal objetivo entrar na Liga dos Campeões. Depois disso, no campeonato, quero jogar ao mais alto nível para ajudar a equipa a lutar com o FC Porto até ao final. Conquistar o título nacional seria ótimo para o clube e para mim. Espero levantar pelo menos uma taça”, atirou.

Record

Artur: «Destino de Roberto não me preocupa»

O guarda-redes Artur, contratado esta temporada pelo Benfica ao Sp. Braga, concedeu este domingo uma entrevista ao “Globoesporte” onde elogiou Roberto, mas garante não estar preocupado com o futuro do espanhol.

“Roberto é um grande guarda-redes, não sei qual será o destino dele. Se fica no clube, ou se sai, mas não me preocupo com isso. Chego para fazer o trabalho da mesma forma que fiz em Braga e estou confiante em ter sucesso. Destancando-me nos treinos e nos jogos vou ter sucesso”, afirmou o guardião brasileiro.

Artur garante que fez a escolha certa e falou sobre a massa associativa encarnada: “O Benfica é um grande clube e espero grandes feitos lá. Os adeptos são apaixonados, exigentes, o elenco é ótimo e acho que foi uma escolha acertada que fiz. Por tudo, pela história, pelo conjunto, pela estrutura”.

Record

«Processo de Saviola em aberto» - Jornal de Notícias

Javier Saviola titula um dos dossiês em aberto na SAD do Benfica em relação à composição do plantel 2011/2012. «El Conejo» tem contrato até final da época, além de outra de opção, mas há clubes interessados e as SAD está disposta a negociar a sua saída.

A poucos dias do arranque da preparação - os trabalhos iniciam-se na próxima quarta-feira - a sociedade que gere o futebol benfiquista possui ainda um conjunto de dossiês em aberto em relação a elementos chave da equipa na temporada anterior.

ABola

Benfica não quer que Nuno Gomes jogue em Portugal

Clube da Luz pede a Nuno Gomes que não jogue em Portugal.

A SAD do Benfica pediu a Nuno Gomes para que não jogue em Portugal depois de ter dispensado o capitão encarnado na semana passada. O ex-avançado encarnado não prometeu nada à estrutura do futebol benfiquista e tem propostas do SC Braga e Sporting.

De acordo com o Correio da Manhã, a SAD encarnada pediu a Nuno Gomes para que não jogue noutro clube português, especialmente no SC Braga, clube minhoto com quem o SL Benfica tem tido relações tensas nos últimos anos. O diário avança ainda que a dispensa de Nuno Gomes, puramente técnica, caiu muito mal na SAD do SL Benfica, com vários dirigentes encarnados a criticarem a opção de Jorge Jesus.

O avançado português anunciou na passada quarta-feira que o clube não iria renovar contrato e que se sentia livre de continuar a carreira de futebolista noutro clube.

Os dirigentes da SAD do SL Benfica não gostaram da dispensa de Nuno Gomes, razão pela qual Jorge Jesus está cada vez mais isolado na estrutura do futebol, havendo inclusive quem defendesse o despedimento do treinador depois de uma época em que os encarnados só conquistaram a Taça da Liga.

Nuno Gomes tem sido apontado a clubes como o SC Braga e Sporting mas poderá também rumar ao estrangeiro, nomeadamente para jogar em clubes no México, Estados Unidos ou Médio Oriente.

A SAD do SL Benfica pretende contar com Nuno Gomes num cargo de dirigente, mas uma eventual passagem por um clube português irá dificultar o seu regresso à Luz.

Sapo Desporto

Fábio Faria: «Trabalhei todos os dias para regressar ao Benfica»

Fábio Faria espera contacto dos encarnados. Experiência enriquecedora mas pouco feliz em Valladolid. Defesa gostava de voltar à Luz mas admite cedência para jogar com regularidade.

«Trabalhei todos os dias para regressar ao Benfica. Pelo que tenho lido, percebo que não será fácil mas tenho condições para me fixar no plantel. Ou não tinham acreditado no meu valor. Infelizmente, não tive oportunidade de me mostrar, até pela forte concorrência que existia. Mas o treinador e os responsáveis do Benfica é que sabem», deixa em aberto, garantindo que as notícias sobre possíveis reforços dos encarnados.

«Só dão maior motivação»: «Podem contar comigo!»
Para já, o defensa está de férias. «O Benfica ainda não me disse nada sobre o meu futuro. Até fiquei um bocado surpreendido porque nunca mais me ligaram desde que fui para Espanha. Resta-me aguardar, ainda não sei se terei de me apresentar lá ou não», adianta, reconhecendo que actuar noutro emblema da Liga «podia ser uma boa solução». «Já joguei o campeonato, as pessoas conhecem-me... O Rio Ave? É sempre uma porta aberta», conclui.

ABola

Drenthe mais 25 milhões por Coentrão

O Real Madrid está disposto a pagar 25 milhões de euros e a incluir o lateral/extremo holandês Royston Drenthe na transferência de Fábio Coentrão.

A possibilidade de o defesa-central Ezequiel Garay mudar-se do Bernabéu para a Luz é cada vez mais reduzida - o Real Madrid recebeu várias propostas, entre 10 e 12 milhões de euros, pelo internacional argentino - e ganha força a ideia de que os clubes podem chegar a entendimento, em breve, com a mais recente oferta dos espanhóis.

Avanços significativos na transferência de Fábio Coentrão. Depois de quase ter havido acordo entre Real Madrid e Benfica, por 25 milhões de euros mais o passe de Garay pelo português, o clube de José Mourinho fez uma nova investida, sugerindo a entrada do extremo holandês no lugar do central argentino, pelo qual tem ofertas, a mais alta no valor de 12 milhões de euros.

Garay agrada muito aos encarnados, mas a cobiça de Juventus, Lyon, Sevilha e Schalke (em Espanha e na Alemanha noticiou-se uma proposta de 12 milhões de euros) terá levado os merengues a considerar a saída do argentino de 24 anos no negócio.

ABola

Ansaldi: «Sinto-me preparado para substituir Coentrão»

Cristian Ansaldi já foi informado pelo seu agente, Pedro Aldave, do interesse do Benfica e agora aguarda por novidades. Em conversa telefónica com Record, o internacional argentino, de 24 anos, confirmou a vontade em deixar o Rubin Kazan já neste verão, encarando a vinda para a capital portuguesa com bons olhos.

“Tenho vontade de sair, já o disse várias vezes. Claro que gostava de ir para o Benfica, é uma grande solução para a minha carreira. É um grande clube, habituado a ganhar títulos, que costuma estar nas principais provas europeias, como a Liga dos Campeões. Sei que o Benfica é uma hipótese e vamos ver o que acontece”, frisou o defesa ao nosso jornal, mostrando-se depois ciente da realidade encarnada e da pesada responsabilidade que vai herdar, caso venha mesmo para Lisboa.

Record

Melgarejo deslumbrado com o Estádio da Luz

Não podiam ser melhores as primeiras impressões do seu novo clube. Lorenzo Melgarejo chegou ontem ao Paraguai, depois de alguns dias em Lisboa, e ficou deslumbrado com as condições de trabalho que vai encontrar nos próximos tempos.

Em conversa com Record, o avançado, de 20 anos, elogiou o centro de estágio e a grandeza do clube, mas foi o anfiteatro encarnado que mais o encantou. “O Estádio da Luz é lindo! É muito grande, imponente e impressiona pela sua dimensão. Estou ansioso por jogar lá e quero marcar muitos golos com a camisola do Benfica”, referiu o internacional Sub-20 guarani, antes de contar a sua viagem ao nosso país.

Record

Quem é que não fica deslumbrado com o Estádio da Luz?

Benficaas

Luís Filipe: «Jorge Jesus podia ter sido mais correto comigo»

Luís Filipe não saiu magoado do Benfica, mas acha que podia ter tido mais oportunidades. O defesa de 32 anos queixa-se apenas do treinador. “A minha grande mágoa para com Jorge Jesus é fácil de explicar. A certa altura quis sair do Benfica, mas não deixaram, porque precisavam de uma alternativa ao Maxi Pereira. Só que nunca fui essa alternativa. Quando o Maxi foi operado, ele adaptou outro jogador. Respeito a opção, mas acho que Jesus podia ter sido mais correto comigo em relação a isso. Fiquei com uma mágoa muito grande, porque podia ter aproveitado essas pequenas oportunidades”, explicou.

Numa conferência realizada ontem no Algarve, Luís Filipe não se mostra arrependido por ter jogado no Benfica: “Arrependido não, porque cresci como jogador e como homem, além de ter aprendido muitas coisas. Fui campeão, ganhei várias competições e por isso não posso estar arrependido. Posso estar insatisfeito por não ter contribuído mais para a equipa, mas o treinador optou por outros. Posso não compreender essas decisões, mas tenho de as respeitar”.

Record

Ronald Vargas quer resolver futuro já

A imprensa belga refere este sábado que o médio venezuelano Ronald Vargas mantém firme o desejo de deixar o Club Brugge e irá decidir ainda este fim-de-semana qual o seu futuro clube.

O Anderlecht parece estar na frente da corrida pela contratação de Vargas, mas na Bélgica fala-se ainda do interesse de Benfica e Sporting, assim como de um grande clube holandês.

Ronaldo Vargas, que chegou hoje à Bélgica depois de um período de férias, está em litígio com o Brugge e poderá sair do clube ao abrigo da lei Webster.

Record

Nuno Gomes está na lista de Maradona

Diego Armando Maradona quer Nuno Gomes na sua nova equipa. O argentino assumiu recentemente os destinos do Al Wasl, que atua na principal divisão dos Emirados Árabes Unidos, e pretende ter o ex-avançado do Benfica no plantel, onde já está, por exemplo, o espanhol Yeste, antiga figura dos espanhóis do Athletic Bilbau.

A primeira sondagem, sabe Record, já foi feita por dois emissários do emblema asiático, que trabalham sobretudo na Península Ibérica. Estiveram ontem em Lisboa, de forma a encetar contactos com o representante do dianteiro, Tiago Ribeiro, e procurando também inteirar-se sobre as condições para uma eventual contratação. No encontro foi ainda apresentado o projeto da equipa.

Record

Ansaldi quer sair do Rubin

O argentino Cristian Ansaldi quer abandonar o Rubin Kazan, surgindo o Benfica como um dos possíveis portos de abrigo. O clube da Luz tem o lateral-esquerdo na lista de prioridades (está fortemente interessado nele), podendo aproveitar o seu estado de espírito para lançar um ataque decisivo tendo em vista a substituição de Fábio Coentrão, que está de saída para o Real Madrid.

O esquerdino crê que, aos 24 anos, é chegada a altura de terminar uma aventura iniciada em 2008. O principal motivo que o leva a querer sair do Rubin Kazan é de índole familiar. Cristian Ansaldi foi pai de gémeos há cerca de seis meses e a mulher está a pressioná-lo para deixar a capital da República do Tartaristão, na Rússia. A ideia passa por rumar a um clima mais ameno, a uma cidade mais atrativa para viver.

O elenco diretivo do Rubin Kazan já está a par do desejo do argentino. Record encontra-se em condições de adiantar que o emblema russo está sensibilizado para a questão, ou seja, aberto à possibilidade de abrir mão do jogador. No fundo, o Rubin Kazan não será tão intransigente como há uns meses, quando recusou liminarmente uma proposta de 13 milhões de euros que lhe foi endereçada pelo Zenit de São Petersburgo.

Record