domingo, 24 de outubro de 2010

Javi Garcia garante vitória do Benfica no Algarve

Depois de novo desaire na Europa, o Benfica regressou este domingo às vitórias no campeonato. Javi Garcia foi o autor do único golo no Estádio do Algarve, valendo então aos encarnados o segundo posto isolado na tabela classificativa.
O Portimonense até entrou bem, mas a equipa de Jorge Jesus soube organizar-se se e à passagem da vintena de minutos já controlava os acontecimentos. Só o guarda-redes dos algarvios, Ventura, impediu que o Benfica marcasse ainda antes do intervalo, nomeadamente por David Luiz (25 minutos) e Saviola (30).
O golo, no entanto, chegaria logo após o reatamento, através do já quase inevitável lance de bola parada. Carlos Martins bateu livre da direita, Javi Garcia ludibriou a defesa contrária e cabeceou solto para o fundo da baliza.
O Portimonense ainda esboçou a reacção, quase sempre através de Candeias, mas Roberto só por uma vez foi verdadeiramente posto à prova. Já no lado oposto, o Benfica ainda desperdiçou algumas oportunidades, com o «suplente» Jara a mostrar-se muito perdulário.
Os encarnados somaram então a quarta vitória consecutiva no campeonato, isolando-se agora – beneficiou dos desaires de Olhanense e V. Guimarães - na perseguição ao líder FC Porto, que soma mais quatro pontos, tendo ainda menos um jogo.

Clique aqui para consultar a ficha de jogo, as incidências da partida, os comentários, as estatísticas individuais e as estatísticas de equipa.

Fonte: A Bola

Keirrison atribui fracasso no Benfica à condição de jogador emprestado

De regresso ao Brasil, Keirrison explica o fracasso no Benfica com o facto de ter sido o único jogador emprestado no plantel encarnado.
«Quando cheguei ao Barcelona, sabia que seria emprestado», começou por explicar o jogador, em entrevista ao Globoesporte.com. O destino, acabou por ser a Luz, mas Keirrison diz ter tido «problemas extra» no Benfica porque «era o único jogador emprestado do plantel».
«Não tive espaço porque o Benfica queria colocar os seus próprios jogadores a jogar, porque poderiam valorizar-se e ser vendidos. Até o Barcelona ficou chateado com isso. Agradeço ao Benfica a oportunidade de ter ido para lá, mas eles não pensaram muito nas pessoas, só no interesse próprio», lamenta.
«Foi frustrante», admite. «Eram nove avançados no plantel, era muita gente, quase que dava para fazer uma equipa só com avançados. Eu não sabia disso antes de ir, se soubesse não teria ido».


Fonte: A Bola

Jorge Jesus chama 20 atletas

O treinador do Sport Lisboa e Benfica convocou 20 jogadores para o jogo da oitava jornada, com o Portimonense, que se vai realizar no Estádio do Algarve.
Lista de convocados: Roberto, Moreira, David Luiz, Fábio Faria, Maxi Pereira, Carlos Martins, Aimar, Saviola, Luisão, Sidnei, Gaitán, Kardec, Airton, Nuno Gomes, César Peixoto, Salvio, Javi Garcia, Weldon, Jara e Felipe Menezes.
Este encontro realiza-se este domingo, dia 24 de Outubro, pelas 20h15, no Estádio do Algarve.


Fonte: SL Benfica Online

Antevisão 8.ª jornada - Jorge Jesus: “Vamos querer vencer este jogo”


Clica para veres o vídeo
da antevisão do jogo
Portimonense - Benfica

O treinador campeão nacional, Jorge Jesus, fez uma antevisão ao encontro frente ao Portimonense, relativo à oitava jornada da Liga portuguesa. Em entrevista exclusiva à Benfica TV e ao Site Oficial do Clube, o técnico traçou a vitória como único objectivo para esta deslocação.
A equipa vem de uma derrota para a Liga dos Campeões, mas o plantel não ficou com a moral em baixo: “Quando se perde nunca é positivo, mas são duas provas distintas. O Campeonato tem outra história e a equipa sabe perfeitamente que tem um jogo difícil no Algarve e durante estes dias já demonstrou que ultrapassou o jogo com o Lyon. O nosso pensamento só passa pelo jogo do Portimonense.”
Em relação ao jogo propriamente dito, Jorge Jesus sabe que vai ser complicado, mas quer a quarta vitória consecutiva. “Vai ser um jogo difícil, como são todos, mas é importante alcançar à quarta vitória consecutiva para nos dar ainda mais confiança, para atacarmos a segunda volta muito mais fortes. Ainda temos jogadores em processo de adaptação, que têm vindo a melhorar e as vitórias moralizam a equipa e os jogadores individualmente.” A formação orientada por Litos está de volta ao escalão principal do futebol português, o que torna esta partida ainda mais especial para os algarvios. “É um jogo especial para o Portimonense, até porque é o primeiro contra um dos chamados três grandes. É um clube com história e os adeptos devem estar ansiosos por voltar a ver o Benfica a jogar. Vai ser um jogo entusiasmante e difícil para o Benfica.”
O treinador dos “encarnados” ainda abordou alguns aspectos tácticos da equipa do Portimonense e destacou dois jogadores perigosos no contra ataque.
“O Portimonense tem dois jogadores rápidos no contra golpe. O Ivanildo e o Candeias fazem muito bem o transporte de jogo e jogam muito em situação individual, por isso adaptam-se à táctica do Portimonense, mas já estamos preparados e já conhecemos a forma de jogar deles. Com todo o respeito que temos por todos os adversários, vamos querer vencer este jogo”, afirmou Jorge Jesus.
A formação de Portimão conta com alguns jogadores emprestados, sobretudo do FC Porto. Para Jorge Jesus, este factor não influencia a forma de jogar destes atletas: “Penso que o Benfica motiva todos os jogadores. Quando se joga contra o Benfica tudo é diferente. A motivação só existe por ser contra nós e não pelos clubes que podem ter representado no passado.”
O Benfica tem tido uma carga de jogos elevada, mas o treinador não vai efectuar uma grande rotatividade do plantel: “Vamos lançar os jogadores que estão melhor fisicamente. Jogando à quarta-feira e ao domingo, a equipa tem tempo para recuperar. Não há excesso de carga. Agora, os jogos da Liga dos Campeões têm deixado algumas sequelas em termos de lesões. Perdemos o Cardozo no jogo com o Schalke e este jogo com o Lyon também deixou alguns jogadores com problemas, que só vamos saber se podem jogar em cima da hora do jogo, como é o caso do Fábio Coentrão.”
Quando questionado sobre as exibições de Alan Kardec e de Nico Gaitán, Jorge Jesus analisou o processo de adaptação dos atletas: “São dois jovens. O Kardec já está há mais tempo no Benfica e já está mais adaptado. Tem vindo a jogar e a melhorar o rendimento de jogo para jogo e apesar de não ter sido tão assistido em Lyon demonstrou uma boa capacidade física e técnica. Acreditamos muito nele. O Gaitán está em processo de adaptação, tem muito talento, mas está numa equipa com processos diferentes do que aqueles que conhecia. Tem vindo a melhorar e espero que possa demonstrar isso com o Portimonense.”
A lesão de Cardozo deu mais oportunidades a Kardec. Para Jorge Jesus não há grandes mudanças a nível táctico.
“Não há grandes diferenças tácticas, o que existe é diferença entre os dois jogadores. O Kardec não conhece tão bem os movimentos na área como o Cardozo. O Cardozo é muito mais experiente e ocupa melhor os espaços que o Kardec, mas isso é normal, porque o Kardec está a aprender… tem 20 anos e tem vindo a valorizar-se muito no aspecto táctico. Tenho muita confiança nele”, revelou o técnico.
O guarda-redes do Benfica, Roberto, tem vindo a realizar grandes exibições, mas Jorge Jesus não está surpreendido: “Quando contratamos jogadores sabemos o valor deles. Às vezes as coisas não correm bem no princípio, mas nunca deixámos de acreditar no valor do Roberto. Agora o Roberto não é o salvador da equipa, mas está mais próximo daquilo que pode fazer. Está dentro da normalidade.”
A finalização dos “encarnados” foi outro dos temas abordados. Jorge Jesus afirmou que não é possível comparar esta época com a anterior: “Não podemos fazer muitas comparações. Não são os mesmos jogadores, não está o Cardozo… não estão dois jogadores que faziam parte do processo ofensivo da equipa e também não está o Ruben Amorim. Por tudo isto, não podemos fazer essas comparações.”
O Sport Lisboa e Benfica vai jogar com o Portimonense, no próximo domingo, dia 24 de Outubro, pelas 20h15, no Estádio do Algarve.

Fonte: SL Benfica Online

Benfica joga em Portimão pelo segundo lugar


O Benfica procura hoje uma vitória no estádio do Portimonense que lhe permita isolar-se no segundo lugar da Liga e aproximar-se provisoriamente do líder FC Porto, em jogo da oitava jornada da prova.
O campeão nacional pode aproveitar as derrotas sofridas pelo Vitória de Guimarães e pelo Olhanense, com os quais estava em igualdade antes do início da ronda, e reduzir o atraso para o rival portuense, que fecha a jornada na segunda feira, ao receber a União de Leiria.
No rescaldo da derrota para a Liga dos Campeões, em Lyon (2-0), o Benfica tentará também deixar para trás a Académica e o Sporting de Braga, que se impuseram no sábado ao Nacional (2-1) e Olhanense (3-1), respetivamente, e ultrapassaram os lisboetas.
Horas antes, o Sporting demonstrará na receção ao Rio Ave, "lanterna vermelha" ainda sem vitórias, se consegue transpor para o campeonato os bons desempenhos da Liga Europa, poucos dias depois de ter goleado os belgas do Gent, por 5-1.
No outro encontro marcado para hoje, Marítimo, penúltimo colocado, sem conhecer o sabor do triunfo, e a Naval 1.º de Maio, antepenúltima, defrontam-se na Madeira, num jogo entre duas equipas que procuram escapar ao fundo da tabela.

Hoje (Domingo):Marítimo - Naval 1.º Maio, 16:00.
Sporting - Rio Ave, 18:15 (TVI).
Portimonense -- Benfica, 20:15 (SportTV).


Amanhã (Segunda feira):FC Porto - União de Leiria, 20:15 (SportTV).

Fonte: O JOGO

Fábio Coentrão forçado a parar

E à oitava jornada do campeonato Fábio Coentrão vai ter de parar mesmo. O esquerdino está a contas com um traumatismo no joelho direito e será a principal ausência na equipa encarnada, que hoje à noite vai tentar manter a senda vitoriosa na Liga, diante do Portimonense, no Estádio do Algarve.
A comitiva encarnada seguiu ontem viagem para o Sul do país e, apesar de Jorge Jesus não ter divulgado a convocatória, Record sabe que o camisola 18 não integrou os eleitos do técnico e acabou mesmo por ficar em Lisboa, para recuperar do problema físico.
Aliás, ontem, na entrevista à Benfica TV, de antevisão à partida com os algarvios, Jesus já tinha dado algumas pistas sobre a possível ausência do jovem das Caxinas, de 22 anos, revelando que a última partida da prova milionária, com o Ol. Lyon, tinha deixado marcas em alguns elementos do plantel.
“Vamos lançar os jogadores que estão em melhores condições físicas. A equipa teve tempo para recuperar completamente porque não há sobrecarga de jogos. Os jogos da Liga dos Campeões têm deixado sequelas de lesões. O Cardozo lesionou-se frente ao Schalke 04 e agora a partida com o Ol. Lyon também deixou alguns problemas. Não tem a ver com a rotatividade, mas sim com pequenas lesões de um ou outro jogador, como por exemplo o Fábio Coentrão”, frisou.
E o que é certo é que o esquerdino não recuperou do problema físico sofrido no Estádio Gerland: no treino de ontem fez apenas trabalho condicionado e acabou por ficar fora da convocatória.
Recorrente
Não é a primeira vez que Fábio Coentrão se debate com problemas físicos esta temporada, sendo que as chamadas à Seleção têm sido nefastas para o jogador. No encontro com o Chipre, contraiu um problema muscular, falhou o desafio seguinte com a Noruega mas conseguiu recuperar a tempo de ajudar o Benfica na deslocação a Guimarães.
Mais recentemente, o esquerdino também saiu tocado no embate com a Islândia e Jorge Jesus optou por deixá-lo fora dos eleitos na partida com o Arouca, na último fim-de-semana a contar para a Taça de Portugal.

Fonte: Record

Teste ao boicote

Alerta encarnado no Algarve. Sétimo jogo fora de casa e, até agora, apenas uma vitória.
Um teste à solidez da águia que, ultrapassada a viagem a Lyon para a Champions, regressa à Liga onde deseja segurar o segundo lugar na tabela classificativa e assim continuar a olhar para o líder a uma distância controlada.
Mas o campeonato regressa com a curiosidade de a equipa de Jorge Jesus jogar longe do Estádio da Luz. Logo um teste, também, à eficácia do boicote pedido pelos responsáveis encarnados aos seus adeptos para não comparecerem nos estádios quando o Benfica jogar longe da sua casa.
Sabe-se que o Estádio do Algarve não deverá encher, apesar de ser esperada boa casa (mais de metade dos bilhetes disponíveis já foram vendidos, num recinto que comporta 28 mil espectadores) e de muitos dos apoiantes estarem divididos na equipa a incentivar... isto porque a grande maioria dos adeptos do Portimonense também torcem pelas cores do Benfica.
Teste, igualmente, aos números negativos que as águias apresentam, esta época, fora de casa, onde em seis deslocações apenas uma vez regressaram a Lisboa cantando vitória (na Madeira, com o Marítimo), nos restantes cinco jogos somaram outras tantas derrotas.


Fonte: A Bola

Aimar regressa às origens

Aimar regressa ao centro do terreno no embate com o Portimonense, após ter evoluído sobre o lado direito no encontro com o Lyon, que redundou na segunda derrota do Benfica na Liga dos Campeões.
O desvio de El Mago para o flanco direito no desafio de França baseou-se numa lógica de proteção ao extremo reduto: colocado no meio, Carlos Martins recuava para junto de Javi García quando o Benfica estava sem a bola; mal esta era recuperada, Aimar dirigia-se para as costas dos avançados, Saviola e Kardec, procurando a partir daí dar largas à imaginação.
A opção não foi bem sucedida nem defensiva (Carlos Martins viria a perder infantilmente a bola, dando origem ao primeiro golo dos gauleses, apontado por Briand) nem ofensivamente (o Benfica não conseguiu enquadrar um único remate à baliza de Lloris).
Hoje à noite, por ocasião do jogo referente à 8.ª jornada, Jorge Jesus já não irá repetir este esquema: o camisola 10 irá atuar no meio, mesmo quando a equipa não estiver com a bola.
Três tarefas
O internacional argentino, de 30 anos, chegou ao Benfica em 2008 e desde então já disputou 53 jogos no campeonato nacional. El Mago atuou em três posições distintas na prova de regularidade... mas nunca sobre a direita.
Quique Flores foi o primeiro treinador de Aimar no clube da Luz e apostou nele quase sempre como segundo avançado, colocando-o nas imediações de Cardozo ou Suazo. El Mago jamais conseguiu disfarçar a inaptidão ao lugar, raramente assinando uma exibição de encher o olho – o camisola 10 também foi utilizado episodicamente no lado esquerdo do meio-campo no 4x4x2 clássico do espanhol.
O consulado de Quique Flores foi abreviado e em 2009 Jorge Jesus tomou as rédeas da equipa. A partir desse momento, o sul-americano estabilizou no vértice mais adiantado do losango. Quem ficou a ganhar foi o coletivo: muitos dos golos que conduziram o Benfica ao título foram originados pela sociedade que Aimar estabeleceu com Saviola.

Fonte: Record

César Peixoto entra no onze

A ausência de Fábio Coentrão vai obrigar Jorge Jesus a proceder a uma alteração no seu habitual quarteto defensivo. Neste contexto, César Peixoto perfila-se como o natural substituto do jovem das Caxinas na lateral esquerda, sendo que Gaitán deverá continuar a ser aposta no meio-campo.
O camisola 25 tem sido uma solução muito utilizada por Jesus quer no meio-campo, quer na defesa, trocando, inclusive, várias vezes de posição com Coentrão. Agora, o ex-Sp. Braga terá nova oportunidade para mostrar serviço, ainda que Fábio Faria também seja uma possibilidade, mas menos provável.
De fora do encontro com o Portimonense ficam também Ruben Amorim e Oscar Cardozo, ambos com problemas físicos. O médio debate-se com uma tendinite rotuliana nos joelhos há algum tempo, na sessão de ontem realizou apenas tratamento e trabalho de ginásio e ainda não há data para o regresso do ex-Belenenses. Quanto ao avançado paraguaio, de 27 anos, continua a recuperar da entorse no joelho esquerdo, com lesão no ligamento lateral interno e também não foi ao relvado. O regresso de Tacuara só deverá acontecer no embate com o FC Porto.
Face a este cenário, o treinador Jorge Jesus levou 20 jogadores para a deslocação ao Algarve, embora não tenha divulgado a lista de convocados, algo que só deverá acontecer na manhã de hoje. ´

Fonte: Record