segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Saviola: «benfica está a crescer para o título»

Em crescendo. Javier Saviola não iniciou bem a temporada, mas, aos poucos, está a atingir o seu melhor. Anteontem, voltou a marcar (dois golos), ajudando o Benfica a ultrapassar um adversário, que na temporada transacta ainda lhe causou algumas dores de cabeça.
Apesar do início de menor fulgor, o Conejo está determinado em reconquistar o título de campeão nacional. Ontem, à chegada a Buenos Aires, Saviola confirmou que a equipa "está melhor" e em breve poderá atingir "o patamar da época passada". "Sou titular no Benfica e estamos a voltar ao nível que demonstrámos na última temporada em que fomos campeões nacionais. Espero que consigamos continuar a crescer para ganharmos novamente o título de campeões", começou por dizer El Conejo, minutos depois de ter aterrado na sua terra natal.
Saviola satisfez a curiosidade dos jornalistas argentinos, reforçando a ideia de que a "liga portuguesa é extremamente competitiva". "Trata-se de um campeonato muito complicado, muito físico. Embora não seja futebolisticamente um dos mais importantes ou um dos que maior mediatismo tem, é muito agressivo e temos de estar muito bem preparados fisicamente", explicou o avançado da equipa da Luz.
Muito se tem falado do balneário do Benfica e do ambiente tenso que se vive por lá. O camisola 30 não fugiu à questão, explicando que o grupo na Luz é muito unido. "Temos um plantel fantástico. No Benfica reencontrei o Pablo [Aimar], com quem tenho uma relação de grande amizade. Agora, chegaram também Gaitán, Salvio e Jara, que se adaptaram muito bem ao grupo. Temos uma boa relação dentro e fora do campo. Como futebolistas, são de grande qualidade. As suas contratações acrescentaram qualidade à equipa", sublinhou.
Feliz na Luz, o avançado não admite mudar de ares neste momento: "As pessoas do Benfica gostam muito de mim e, por isso, sinto-me muito cómodo no clube. Não penso regressar à Argentina para jogar. Estou muito bem em Portugal, quero continuar por lá mais algum tempo e quando sentir necessidade de voltar definitivamente ao meu país, regressarei. Não me passa pela cabeça voltar."

O Jogo

Benfica defende-se das acusações de Juan Barnabé

O Benfica, através de comunicado, reagiu às acusações de Juan Barnabé, o tratador e treinador da águia Vitória, que habitualmente voava no Estádio da Luz antes do início dos jogos.

Eis o comunicado na íntegra:
«Face as reiteradas declarações falsas e difamatórias que desde o passado sábado foram proferidas pelo senhor Juan Barnabé, ou pelo seu advogado, em relação aos incidentes verificados no passado dia 18 de Dezembro, a Benfica SAD vem esclarecer que:
a) Ao contrário do que repetidamente tem afirmado, o senhor Juan Barnabé não foi agredido, antes agrediu de forma injustificada e gratuita um Director da Benfica SAD, nos momentos que antecederam a entrada das equipas do SL Benfica e do Rio Ave em campo, no passado sábado. Situação presenciada por várias testemunhas que se encontravam no local e que ficou registada pelos meios de segurança.
b) Esta agressão não foi um acto isolado. Infelizmente, muitos outros incidentes foram registados ao longo dos últimos anos por aquele prestador de serviços desta Sociedade, envolvendo insultos e ameaças a diferentes profissionais do SL Benfica (Secretária Geral, Relações Públicas, Direcção Comercial&Marketing e Futebol de Formação).
c) Não se pode ter por pessoa de bem alguém que deturpa os factos e mente deliberadamente aos sócios.
d) Ao longo dos últimos meses, esta Administração encetou diversas diligências junto do Senhor Juan Barnabé para que este alterasse o seu comportamento.
e) Do diálogo entre as partes, sempre resultou o entendimento de que seria possível uma melhoria da postura daquele prestador de serviços, sendo para tal imperioso que este respeitasse, não apenas os colaboradores do Benfica, mas também as normas em vigor, nomeadamente aquelas que definem os procedimentos relativos à organização de jogos.
f) Infelizmente, os acontecimentos do dia 18 revelaram que não se trata de um problema pontual, mas sim de uma atitude reiterada e intolerável de desrespeito perante aqueles que sempre colaboraram com ele e, na pessoa destes, perante o próprio Benfica.
g) O símbolo do Sport Lisboa e Benfica é a águia, não o senhor Juan Barnabé.
h) A Benfica SAD não pode deixar de lamentar esta situação, mas, em face das agressões perpetradas e das declarações entretanto proferidas, não deixará de accionar os mecanismos legais ao seu dispor.
i) O SL Benfica foi, durante muito tempo o único clube do Mundo que tinha o seu símbolo a voar nos seus jogos. E só deixou de ser quando a ‘águia’ se transformou num negócio que nada tem a ver com benfiquismo. Facto que, naturalmente, lamentamos.
j) Foi alertado, em diversas ocasiões, quanto a esta situação. Nada mudou, apenas se agravou o seu comportamento.
k) Face à importância reconhecida do voo da águia, como símbolo vivo do nosso Clube, esta Sociedade irá tomar as medidas necessárias para que a mesma volte a animar o Estádio da Luz a breve trecho.»


A Bola

Villareal insiste em Cardozo

Há muito tempo que o nome de Óscar Cardozo tem vindo a ser associado a um alegado interesse do Villarreal na sua contratação e agora foi a vez da rádio nacional espanhola Cadena Ser insistir no tema.
Ainda assim, no lado de lá da fronteira, também existe a noção de que o «submarino amarelo» (assim é conhecido o clube devido à cor do seu equipamento) não terá condições financeiras (ou vontade) para desembolsar mais de 25 milhões de euros, a verba que a SAD encarnada admite receber pela troca do passe do internacional paraguaio de 27 anos.
Cardozo é o melhor marcador da equipa da Luz nesta época, a par de Saviola, com sete golos.


Record

Benfica vai avançar com rescisão por justa causa com tratador da águia Vitória

A situação é irreversível. O clube vai avançar para a rescisão por justa causa com o tratador e treinador da águia Vitória, Juan Bernabé, líder da empresa Eagle & Victory SLR, na sequência das cenas de violência verificadas anteontem, no túnel do Estádio da Luz, pouco antes do início do jogo com o Rio Ave.
Segundo apurou a A BOLA junto de fonte do emblema encarnado, as imagens vídeo provam que foi o espanhol a agredir o chefe de segurança do clube, Rui Pereira, e não o contrário, como Bernabé alegou, anteontem, no final do encontro com os vila-condenses.
Entendem os responsáveis encarnados que esta é uma prova suficientemente forte para a rescisão e para suportar a decisão em tribunal, se for necessário.
Entretanto, o Benfica já está a preparar um substituto para Bernabé. «Há mais pessoas que treinam águias em Portugal», disse a mesma fonte ao nosso jornal, admitindo que futuros treinadores e respectivos animais «já estão identificados».
Há vários meses, aliás, que o clube procura uma alternativa. Ou seja, se o espanhol cessar funções, os adeptos não irão ficar muito tempo sem uma águia a voar antes dos jogos, mantendo-se assim uma tradição iniciada com a construção do novo estádio, em 2003, e que tanto impacto tem causado a nível nacional e também internacional.


Record

Fernández viaja somente em 2011

Fernández, o extremo que o Benfica vai contratar ao Racing Avellaneda por 2 milhões de euros, só conta estar em Lisboa nos primeiros dias de janeiro, pelo que deverá falhar a presença na bancada no encontro com o Marítimo, da Taça da Liga, marcado para dia 2, ficando em aberto a hipótese de assistir, 3 dias depois, ao desafio com o Olhanense, da Taça.
A data da viagem ainda está por definir, até porque o jogador continua a desfrutar de uns dias de férias no México, de onde só regressa “no dia 23”, bem a tempo de passar o Natal com a família em Buenos Aires, segundo confirmou a Record, José Fernández, o pai de quem o jogador herdou o nome. A confirmar-se esta informação, o argentino não vai estar presente no regresso aos trabalhos do plantel, o que até poderia acontecer, mesmo sabendo que só poderá ser inscrito a partir de janeiro.
“Ele ainda está de férias e, segundo sei, só viaja para Portugal nos primeiros dias do novo ano. Não me parece que dia 27 esteja aí, a menos que receba indicações em contrário”, referiu o progenitor, que vai acompanhar o filho nesta nova aventura, embora só tenha a sua viagem prevista para uns dias depois.
O negócio que vai colocar Fernández em Lisboa nas próximas quatro épocas e meia deve ficar definitivamente selado durante o dia de hoje, embora o acordo já alcançado entre as águias – representadas no negócio por Miguel Pires, empresário do jogador e também colaborador de Kia Joorabchian – não esteja em causa. “Há uma pequena diferença em relação a comissões, mas não é isso que vai atrapalhar”, salientou o pai do primeiro reforço dos encarnados na reabertura de mercado.
A aguardar. De férias, Fernández mantém contactos diários com a sua família em Buenos Aires e, depois do próprio ter revelado, ao nosso jornal, que “há muito que esperava por uma oportunidades destas”, é, agora, a vez do pai mostrar “o enorme orgulho” por ver o filho deixar a Argentina. A adaptação essa, será mais fácil do que se pensa: “O facto de o Benfica ter argentinos no plantel vai ajudá-lo, porque tudo será novo. Vai precisar de tempo para a adaptação, mas isso não será um problema. Ele está preparado para este grande desafio europeu.”

Record

Ramon Cabrera: «Salvio pode chegar ao topo da Europa»

Uma indisposição de Carlos Martins trouxe Salvio para o primeiro plano dos jogadores do plantel encarnado.
O argentino marcou dois golos ao Rio Ave, fez uma assistência e enviou ainda uma bola à barra, revelando-se decisivo e justificando outro estatuto na equipa encarnada.
Esta é também a ideia de um dos seus treinadores do tempo do Lanús, Ramon Cabrera, que, em conversa com Record, não tem dúvidas em afirmar que o jovem de 20 anos pode vir a representar uma das potências do Velho Continente.
Para Ramon Cabrera o aparecimento de Salvio era, apenas, uma questão de tempo. A oportunidade surgiu e Salvio correspondeu.
“O Salvio tem todas as condições para ter uma carreira ascendente no continente europeu. Pode chegar ao topo da Europa e representar um dos melhores clubes”, sublinha, não se mostrando admirado pelo facto de o médio não ter conseguido impor-se na capital espanhola. “Trata-se de um jovem jogador que se submeteu a uma mudança brusca. Há sempre um período de adaptação e as coisas não correram conforme se esperava. No Benfica, onde há muitos argentinos de qualidade, está a provar o que vale e não tenho dúvidas de que pode adquirir o estatuto de titular”, observa.
Atento. Os golos ao Rio Ave também não surpreendem o antigo técnico do médio, que os considera normais num jogador como Salvio. “É um médio que marca vários golos, porque tem potência no remate. Sei que marcou de cabeça e é natural, visto que sempre que tem uma ocasião, espreita o golo”, conclui.

Record

Dragão marcou viragem

A mudança na equipa do Benfica, sobretudo ao nível da finalização, parece ter acontecido após o maior desaire da temporada, que motivou até fortes protestos por parte dos adeptos. Após o encontro do Estádio do Dragão, do qual os encarnados saíram derrotados por números expressivos (5-0), os jogadores liderados por Jorge Jesus desataram a marcar golos na Liga, com resultados a fazerem lembrar a temporada passada.
A temporada não começou da melhor forma para o conjunto da Luz, que, até dia 7 de novembro [data do clássico] tinha marcado em 13 ocasiões nos 9 jogos realizados, perfazendo uma média de 1,44 golos por encontro. Nesse período, a equipa de Jorge Jesus sofreu 3 derrotas, diante da Académica, Nacional e V. Guimarães, todas por 2-1.
Os jogadores parecem ter “acordado” após a goleada sofrida no Dragão. Desde então, os encarnados realizaram 4 desafios do campeonato, todos selados com vitórias, mas, acima de tudo, com números expressivos.
Os 5 golos apontados ao Rio Ave, no passado sábado, elevaram para 14 os tentos marcados pela equipa da Luz, depois da partida com os azuis e brancos. A média, essa, subiu e de que maneira e é agora de 3,5 golos por cada jogo realizado no campeonato.
Nem tudo é ouro. A regularidade exibicional, essa, ainda não foi alcançada, como o provam os desaires da Liga dos Campeões. No mesmo período em que começava a acertar a direção a nível interno, o conjunto encarnado sofreu as derrotas, em Telavive e, na Luz, diante do Schalke 04, o que levou ao afastamento da milionária prova.
O ano de 2011 inicia-se com dois jogos no campo interno, mas nenhum deles para o campeonato, que só regressa a 9 de janeiro, com a deslocação a Leiria. Até lá há Taça da Liga e Taça.

Record

Humberto Coelho: «Concentrem-se no jogo»

Humberto Coelho segue atentamente a época do Benfica, particularmente a dos defesas-centrais, a quem deixa alguns conselhos. Luisão e David Luiz devem concentrar-se nos aspetos do jogo, abstraindo-se de assuntos laterais, como o mercado de transferências. Ainda assim, o antigo capitão das águias sustenta que os dois brasileiros têm estado “à altura” do passado de grandes centrais do clube encarnado.
Prestes a assumir o comando da seleção do Gana, Humberto Coelho é, aos 60 anos, uma legenda no que respeita a centrais do Benfica. Em 14 épocas, o portuense efetuou 498 jogos, obtendo 81 golos, mais do que muitos avançados que passaram pela Luz.
No plantel atual, Luisão apresenta números condizentes: é o defesa estrangeiro com mais golos obtidos (28), sendo também o não português com mais jogos de águia ao peito. O internacional brasileiro cumpre a 8.ª temporada na Luz, daí que, para Humberto, o Girafa já tenha percebido que “o Benfica é um grande clube”.
O antigo selecionador aconselha Luisão a permanecer no Benfica, embora sustente que essa é uma decisão pessoal. Do quadro de centrais, Humberto considera que David Luiz “tem grande talento e potencial”, ainda que tenha noção de que será difícil resistir ao apelo dos grandes clubes europeus.
“Hoje em dia, é muito difícil fazer carreira num clube, mas o importante é que, enquanto estiver no Benfica, mantenha uma grande atitude para continuar a valorizar-se”, adianta, à laia de recomendação, acrescentando: “Luisão e David Luiz têm estado à altura, mas o mais importante é que mantenham a concentração no que é essencial, ou seja, no jogo.”

Record

Agustin Jiménez: «Salvio fica até ao fim da época»

A imprensa espanhola admitiu recentemente a hipótese de Salvio poder regressar ao At. Madrid em janeiro, mas Agustín Jiménez, empresário do argentino, nega essa possibilidade e garante a permanência do médio na Luz pelo menos até ao final da presente temporada.
Confrontado diretamente com a questão, o agente não hesitou. “Fica até ao final da época, de certeza”, afirmou, revelando não existir, por enquanto, nada de concreto sobre o que vai acontecer para além do final da temporada. “O Benfica detém um direito de opção para a compra o passe, mas não existem ainda negociações nesse sentido. Depois ver-se-á o que acontece”, sublinhou.
Jogador feliz. Logo após o final do jogo entre o Benfica e o Rio Ave, Agustín Jiménez falou com o seu jogador e deu-nos conta da satisfação de Salvio pela exibição realizada diante dos vila-condenses. “Está muito feliz e muito contente com o rendimento que teve e pelo facto de ter ajudado a equipa a vencer a partida. Viajou tranquilo para a Argentina e bastante confiante”, revelou.
A terminar, o empresário admite que as aparições do médio argentino na equipa titular orientada por Jorge Jesus serão cada vez mais frequentes.
“O Salvio precisava de um pouco de tempo. Tenho a certeza que tem capacidade para atuar a titular no Benfica e vai, estou certo, aparecer mais vezes na equipa”, salientou.
As expectativas estão criadas e o próximo ano encarregar-se-á de confirmar ou desmentir a ascensão de Salvio.

Record

Susto no ar atrasa férias

Luisão e Weldon seguiram ontem, ao início da tarde, para o Brasil, depois do susto que apanharam na véspera. No sábado, quando já estava no ar há uma hora, o avião que os deveria transportar para a Baía foi forçado a regressar ao aeroporto de Lisboa, pelo que o defesa-central, de 29 anos, e o atacante, um ano mais velho, tiveram de adiar em um dia a partida para as miniférias de Natal.
Depois do encontro com o Rio Ave, do qual Luisão esteve ausente, devido a lesão (Weldon foi suplente não utilizado), os dois jogadores brasileiros colocaram-se a caminho da Portela, para embarcarem, ao final da noite de sábado, rumo a Salvador. No entanto, pouco depois estariam de novo na capital portuguesa.
Mal-grado o transtorno, o camisola 4 nem se apercebeu do problema. Luisão estava a dormir quando a aeronave voltou ao ponto de partida, enquanto Weldon não foi esclarecido quanto ao contratempo que os fez voltar a Lisboa.
Já com as respetivas famílias no Brasil, central e atacante voltaram ontem ao aeroporto, para embarcarem rumo ao destino. Era quase 12h30 quando Luisão e Weldon entraram na zona das partidas, dirigindo-se a um balcão. As diligências foram bem sucedidas. O único senão é que em vez de viajarem diretos para Salvador, tiveram de ir primeiro a São Paulo, de onde apanharam ligação para Salvador.
Recuperar nas férias. Com o sub-capitão benfiquista e o antigo avançado do Belenenses seguiu o fisioterapeuta do Benfica, Paulo Rebelo. Este elemento do departamento médico dos encarnados vai acompanhar Luisão no programa de recuperação da lesão muscular na coxa direita, contraída no encontro com o Sp. Braga e que o afastou da receção aos vila-condenses.
O central encarnado havia pedido ao Benfica que dispensasse um fisioterapeuta para o ajudar enquanto estiver no Brasil. A ideia é estar apto a defrontar o Marítimo, a 2 de janeiro, encontro em que os encarnados começam a defender a Taça da Liga, que conquistaram nas últimas duas temporadas.

Record

Dedé pretende continuar no Vasco

Referenciado pelo clube encarnado, o defesa do Vasco da Gama, Dedé, publicou ontem no Twitter que pretende continuar no Brasil.
“Não acreditem em boatos. Eu não sei de nada. Sou do Vasco e quero muito continuar”, sublinhou o central brasileiro, de 22 anos.
Com contrato válido até 2014, Dedé foi considerado, recentemente, o melhor defesa do último campeonato brasileiro devido às suas exibições no Vasco da Gama.

Record