terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sergio Baptista elogia «portugueses»

Gaitán e Otamendi, convocados para o jogo com Portugal, mas também Jara, Salvio, Saviola e Aimar, todos merecem os elogios do seleccionador da Argentina, Sergio Batista.

Sobre Gaitán e Otamendi, diz o timoneiro da formação das Pampas que estamos perante «dois jovens de qualidade». «Estão a crescer e é importante que a sua evolução seja feita também na selecção. Se essa evolução continuar a ser positiva, continuarão a ser chamados», assegurou.

Saviola e Pablo Aimar, mais experientes, «não têm nada para provar». «São dois jogadores com história na selecção», notou.

«Franco Jara é um jovem que estamos a acompanhar, tal como Gaitán e Otamendi. Até 2014 – ano da fase final do Campeonato do Mundo, no Brasil, - poderá ter oportunidades», revelou.



ABola

Nolito diz que não assinou pelo Benfica

O avançado do Barcelona, Nolito, diz que não tem qualquer contrato assinado com o Benfica. No entanto, admite mudar-se para Portugal na próxima época.

«Não, não assinei nada. Esse assunto está entregue ao meu empresário. Não digo que quero ir ou não para o Benfica. Por enquanto, estou feliz no Barcelona. O meu futuro resolver-se-á dentro de cinco meses. Se tiver de jogar em Portugal, jogarei», afirmou Nolito, em declarações à TSF.

«Agora estou concentrado no Barcelona. Logo veremos o que vai acontecer», rematou.



ABola

Cardozo chega aos 150 jogos de águia ao peito

O segundo jogador cuja aquisição maior investimento implicou aos cofres encarnados em toda a sua história (mais, só os 12 milhões de euros pagos ao Barcelona por Simão) atinge domingo, na recepção ao V. Guimarães, um marco histórico de águia ao peito: Cardozo completará centena e meia de jogos oficiais.

Há três anos e meio, mais concretamente a 21 de Junho de 2007, a SAD encarnada anunciava a contratação de um goleador paraguaio, autor de 20 golos pelo Newell's Old Boys, da Argentina, a troco de 9,156 milhões de euros por 80 por cento dos seus direitos desportivos.

A 15 de Abril de 2008, ciente do potencial goleador do paraguaio, o Benfica adquiriu os restantes 20 por cento, por mais 2,5 milhões de euros. Cardozo já dera mostras do seu instinto pela baliza também do lado de cá do Atlântico, pelo que foi sem surpresa que a 28 de Agosto de 2009, a SAD encarnada blindou o jogador com uma cláusula de rescisão de valores estratosféricos, 60 milhões de euros, ao mesmo tempo que ampliou o vínculo contratual por mais duas épocas, do Verão de 2012 até ao final da época 2013/14.

Ou seja, em pouco mais de dois anos desde a sua estreia em jogos oficiais pelo Benfica, a 14 de Agosto de 2007, num Benfica-FC Copenhaga da terceira pré-eliminatória da Champions (2-1, bis de Rui Costa), foi sempre a subir.

Na Luz, mora a certeza de estar um avançado de 27 anos e de características invulgares: compensa em repentismo e iniciativa as limitações de mobilidade derivadas da estampa física (1,93 metros, 83 kg) condição que continua a dividir muitos adeptos. Mas do seu valor e utilidade estão os benfiquistas e os amantes do futebol em geral convencidos. Ou não tivessem chegado ao internacional paraguaio, por quem o Benfica já recusou 25 milhões do Shakhtar Donetsk, no último Verão, três épocas e meia para ultrapassar Manniche e Magnusson e tornar-se no maior goleador estrangeiro da história do Benfica: leva 90 golos em 149 jogos, à média exacta de 0,6 golos por jogo. Do actual plantel, é o segundo maior artilheiro do clube da águia, ainda a longa distância de Nuno Gomes, que totaliza 162 tentos, mas terminará a ligação aos encarnado no final da época.



ABola

Javi Garcia celebra 24º aniversário em alta

Javi García cumpre hoje o seu 24.º aniversário, o segundo como jogador do Benfica, e atravessando provavelmente o melhor momento da carreira.
O início do mês de Fevereiro foi marcante para o internacional sub-21 espanhol: depois de já ter marcado o primeiro golo na goleada (4-0) sobre o Desportivo das Aves, para a Taça da Liga, o camisola 6 fez o segundo no triunfo no Dragão (2-0), frente ao FC Porto, e anteontem foi novamente o melhor em campo para A BOLA, em Setúbal (2-0), tal como já havia sucedido no clássico da Invicta.
O golo no Porto teve uma dupla importância. Primeiro, a colectiva: foi determinante numa vitória que ajudou a apagar os 0-5 da última visita ao Dragão; segundo, a individual: ultrapassou a melhor marca pessoal de golos numa só época (2009/10, com quatro golos). Isto é: Javi García nunca marcou tanto como em 2010/11 (cinco golos, três dos quais no novo ano civil ) e ainda falta mais de um terço para a temporada acabar. Para se perceber a dimensão desta veia goleadora, basta dizer que o trinco tem mais golos marcados que Aimar, Fábio Coentrão ou Carlos Martins e tantos quanto os avançados Jara e Kardec. E apenas menos um que Gaitán...
Javi García chegou à Luz no Verão de 2009, a troco de sete milhões de euros, vindo do Real Madrid, clube que o formou. Uma exorbitância, disseram muitos. Hoje, poucos levantam a voz para questionar o investimento. Por duas razões. Primeiro, a desportiva: na época passada foi uma das peças-chave na conquista do título - e só teve Airton, a espaços e apenas a partir de Janeiro a ameaçar a sua titularidade; em segundo, a financeira: metade dos sete milhões já foi paga, com a alienação de 20 por cento do seu passe Benfica Stars Fund, por €3,4 milhões.



ABola

Parabéns Javi!


Taça da Liga: Benfica e Sporting jogam a 2 de Março

O clássico Benfica-Sporting, das meias-finais da Taça da Liga, será disputado a 2 de março, às 20H45 (com transmissão em direto na SIC), informou esta terça-feira a Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
O outro encontro, que colocará frente-a-frente Nacional e Paços de Ferreira, foi marcado para 3 de março (20H15, transmissão em direto na Sport TV).

Record

A grande aposta de Jesus

A confiança paga-se dentro de campo, preferencialmente com boas exibições e golos. É assim que Franco Jara tem respondido à aposta de Jorge Jesus. Pretendido por clubes europeus e argentinos, o atacante permaneceu na Luz, por vontade do técnico. Os resultados estão à vista: 4 golos nos últimos 6 jogos.
O encontro de Setúbal confirmou o bom momento do futebolista contratado ao Arsenal Sarandí, há um ano. Ao cruzamento de Maxi Pereira da direita, Jara, de 22 anos, respondeu com um pontapé acrobático e certeiro, sem deixar que a bola tocasse no chão – assim fazia o 2.º golo das águias, confirmando a 15.ª vitória consecutiva do Benfica nas competições nacionais.

Record

Será que sai daqui mais um grande jogador, como Ramires, David Luiz e tantos outros? Esperemos bem que sim....
Benficaas

Mike Rigg: «O jogador mais excitante do futebol português»

Fábio Coentrão é fantástico”. É desta forma que Mike Rigg, diretor-técnico do Manchester City, começa por falar do lateral-esquerdo do Benfica.
O responsável pela prospeção dos citizens não poupa elogios ao internacional português, assume que é um nome há muito referenciado pelo emblema de Manchester e garante que em Portugal não existe um jogador tão interessante.
“O Fábio Coentrão é um jogador de enorme potencial e, ao mesmo tempo, um valor seguro do futebol europeu. Na minha opinião trata-se do jogador mais excitante do futebol português, com uma qualidade impressionante, que há muito tempo despertou a atenção de vários clubes.
Record

E ainda havia dúvidas de que o Coentrão é o melhor lateral em Portugal?! Que tem potencial?! Eu acho que não, pelo menos eu não tenho dúvidas nenhumas
Benficaas

Soares Oliveira: «Coentrão tem cotação internacional importante»

Domingos Soares Oliveira, administrador da SAD do Benfica, deseja que Fábio Coentrão continue ao serviço da equipa encarnada mas mostrou-se algo resignado perante o interesse que o esquerdino desperta no mercado internacional.
"Espero que continue connosco muito tempo mas tem uma cotação internacional importante. As vendas de jogadores são importantes para o equilíbrio das finanças. Isso é inquestionável", afirmou, à "Antena 1", o dirigente que se encontra em Genebra para uma reunião das ligas europeias.
Sobre a saída de David Luiz, Soares Oliveira referiu: "O Benfica tem um bom encaixe e na situação atual acredito que esta é uma das maiores vendas nos próximos anos."
Record

Não queria que ninguém saísse do Benfica, mas isso é inevitável. O David saiu neste mercado de Inverno e no meu parecer poderia ter saído no mercado de Verão, mas a situação dele também era complicada, pois a sua "amizade" com a SAD não era das melhores. Eu agora acho que o Coentrão deve sair do Benfica, eu gosto muito dele, mas eles tem que melhorar enquanto jogadores, podem ser bons, mas quem sabe que eles poderão não melhorar, num outro grande clube da Europa?!
Benficaas

Vieira que violência do Bonfim esclarecida

A SAD do Benfica divulgou um comunicado no site oficial a propósito da intervenção policial no final do jogo com o V. Setúbal, dando conta de múltiplas queixas sobre o excesso de violência, e do desejo de Luís Filipe Vieira em ver a verdade apurada.
 Comunicado
"Na sequência dos muitos relatos que entre a noite de ontem e a manhã de hoje têm chegado ao Sport Lisboa e Benfica, e que dão conta do excesso de violência e da desproporção da força utilizada em face dos acontecimentos verificados no final do jogo entre o Vitória de Setúbal e o SL Benfica, ontem à noite, o Presidente do Sport Lisboa e Benfica escreveu uma carta ao Comandante Nacional da PSP, no sentido de este poder apurar da necessidade e da violência utilizada naquela intervenção policial, uma vez que foram muitas as pessoas, incluindo algumas mulheres e crianças que tiveram de receber assistência hospitalar".

Record

Uma história com Bonfim

Sete vitórias e três empates são os números do Benfica nas visitas a Setúbal nos últimos 10 jogos. A última derrota remonta a 10 de maio de 1999, com o espanhol Toñito, que também vestiu a camisola do Sporting, a apontar o único golo da partida. Hugo Leal também alinhou nesse jogo, mas pelos encarnados, entrando aos 81 minutos para o lugar de Luís Carlos.
Contraste sadino. O Benfica manteve no Bonfim a série vitoriosa – 8 jogos na Liga, 11 em todas as competições, 15 só a nível interno –, enquanto o V. Setúbal passa por um fase negativa, somando apenas uma vitória nos últimos 10 desafios na Liga, nos quais averbou somente 5 pontos. O derradeiro triunfo dos sadinos em casa foi a 23 de outubro do ano passado, diante do V. Guimarães (2-1).
Record

Capital argentino sobe valor da águia

Saviola (7), Gaitán (5), Jara (3), Aimar (3) e Salvio (2) contabilizam 20 golos, mais de metade dos tentos apontados pelo Benfica na Liga (37).
Só por aqui se verifica a influência do clã argentino no rendimento dos encarnados, a qual se torna ainda mais evidente na série invencível da equipa de Jorge Jesus na Liga: 14 golos com assinatura de jogadores das pampas.

Record