O Benfica, detentor do troféu, vai receber o Marítimo a 2 de janeiro (domingo), na 1.ª jornada da 3.ª fase da Taça da Liga, dia em que o FC Porto joga com o Nacional.
De acordo com a Liga, o encontro entre encarnados e verde-rubros joga-se às 20H15, enquanto a receção dos dragões ao Nacional tem início marcado para as 18 horas.
O Sporting joga na segunda feira com a Naval (19H15), no mesmo dia em que Sp. Braga e V. Guimarães se defrontam às 21H15.
1.ª jornada da 3.ª fase:
Domingo (2 de janeiro)
Desportivo Aves-Olhanense, 15 horas
Arouca-Paços Ferreira, 15 horas
Estoril--Penafiel, 16 horas
Gil Vicente-Beira-Mar, 16 horas
FC Porto-Nacional, 18 horas
Benfica-Marítimo, 20 horas
Segunda feira (3 de janeiro)
Sporting-Naval, 19H15
Sp. Braga-Vitória de Guimarães, 21H15
Record
Pablo Aimar foi convocado para a receção ao Olhanense, apesar de ter treinado condicionado nos últimos dias, podendo ser utilizado no jogo da 13.ª jornada da Liga Zon Sagres.
Depois de ter falhado a deslocação ao terreno do Beira-Mar, o argentino regressa às escolhas do treinador encarnado, Jorge Jesus, embora tenha apresentado limitações na última semana, devido a uma mialgia de esforço na face posterior da coxa direita.
Em relação à convocatória para Aveiro, Jorge Jesus deixou o médio brasileiro Felipe Menezes de fora da lista de 19 jogadores, da qual também não fazem parte, por opção, Júlio César, Fábio Faria, Roderick, Airton, Luís Filipe, Mantorras e Weldon.
O Benfica recebe esta sexta-feira o Olhanense, às 20H15, num encontro que terá arbitragem do madeirense Marco Ferreira.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Roberto e Moreira;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Sidnei, César Peixoto e Fábio Coentrão;
Médios: Javi Garcia, Ruben Amorim, Pablo Aimar, Carlos Martins, Salvio e Gaitán;
Avançados: Cardozo, Saviola, Nuno Gomes, Alan Kardec e Jara.
Record
Rodrigo pode voltar a Madrid na reabertura do mercado de transferências em janeiro. O jovem está cedido pelo Benfica ao Bolton mas os "merengues" equacionam o regresso do prodígio, de acordo com o que escreve o diário "Marca" esta sexta-feira.
Para contar com Rodrigo já em janeiro, o Real Madrid terá de desembolsar 12 milhões de euros.
Record
Danny é um desejo do Benfica para reforçar o plantel na próxima temporada (2011/12). O internacional português, cujo o contrato com o Zenit termina em Dezembro de 2012, é visto no seio do emblema encarnado como uma mais valia e a sua contratação é um cenário que vem sendo equacionado há já algum tempo.
Apesar da conjuntura não ser a mais favorável, tendo em conta que o camisola 10 do Zenit foi o jogador mais caro do futebol russo (30 milhões de euros), na Luz há a noção que existe uma série de engenharias negociais que podem ajudar a promover a transferência do jogador.
Estudar abordagem.Record sabe que nesta fase não existem ainda contactos entre os clubes, até porque uma abordagem nesta altura seria prematura e estaria inflacionada pelo título do Zenit e o prémio de melhor jogador do campeonato que Danny conquistou, mas o luso-venezuelano é um alvo que agrada especialmente a Luís Filipe Vieira. O presidente encarnado aprecia as qualidades do internacional português e gostava de o ver de águia ao peito na próxima temporada.
Nesta fase não existem ainda contactos do foro oficial, mas o nome do camisola 10 da Seleção Nacional está altamente referenciado pelas cúpulas encarnadas.
Record
Benfica e Corinthians continuam longe do acordo para a transferência do médio Elias do clube de São Paulo para a Luz. Os presidentes dos dois emblemas, Luís Filipe Vieira e Andrés Sanchez, voltaram a reunir-se ontem na cidade brasileira, mas mantiveram-se muito distantes quanto à forma de pagamento.
Neste momento, já existe entendimento quanto ao valor a pagar pelos encarnados para contratar o médio, de 25 anos, na reabertura do mercado – 7 milhões. Ora, o Benfica quer liquidar essa verba de forma faseada, enquanto o Corinthians quer receber tudo a pronto. Sanchez até aceitaria um pagamento por parcelas, mas com juros, o que encareceria a operação. Os encarnados recusam este cenário.
Espera. A segunda reunião entre os líderes dos dois clubes nada acrescentou ao encontro do dia anterior. O Benfica pretende contratar o internacional brasileiro, que já estava referenciado no último verão, mas vai ter de usar grande poder de argumentação, face à irredutibilidade dos canarinhos.
Vieira, que se encontra no Brasil para tratar de assuntos pessoais, terá de aguardar mais alguns dias. E isto porque o Corinthians está envolvido na luta pela vitória no campeonato brasileiro, que termina este fim-de-semana. Mário Gobbi Filho, vice-presidente do Timão, confirmou ter havido “uma sondagem” pelo internacional canarinho, mas recusou falar de valores. “Vamos conversar sobre esta situação no domingo”, prometeu.
Elias, que detém 20 por cento do passe (o Corinthians possui 50 e o agente Carlos Leite 30), termina contrato em dezembro de 2011. A meio do próximo ano, poderá sair por valores inferiores. Mas há sempre o risco de algum clube chegar-se à frente antes disso.
Record
Eliseu, pai de Elias, garante que o filho “está preparado” para sair já em janeiro. “Ele está consciente que tem feito um bom trabalho, mas, nesta altura, é melhor não criar expectativas, porque no verão também se falou nisso e depois nada aconteceu”, afirmou ao nosso jornal.
O pai do médio é também o responsável pela gestão da sua carreira desportiva e não esconde que Elias, apesar de “gostar muito do Corinthians”, encararia a mudança com bons olhos.
“Ele aceitaria com o maior prazer. Para sair do Corinthians terá de ser para um clube de grande expressão e o Benfica enquadra-se nos parâmetros”, salientou.
Detentor de “20 por cento do passe”, Elias tem uma voz ativa nas negociações, mas, frisa o pai, “quem manda é o Corinthians, que tem 50 por cento”. “Se eles chegarem a acordo, então vamos conversar”, acrescentou.
Record
Numa conferência de imprensa algo inesperada, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, admitiu que teve algumas conversas com Luís Filipe Vieira, nos últimos dias. “Confirmo que estive com o líder do Benfica mas foi apenas para o conhecer pessoalmente”, referiu à imprensa canarinha. O principal dirigente do emblema de São Paulo escondeu sempre o jogo sobre a possível transferência de Elias para o clube da Luz, afirmando que ainda não recebeu “qualquer proposta” da parte dos encarnados.
Record
Pablo Aimar é a grande novidade na lista de convocados de Jorge Jesus para o encontro de hoje à noite, frente aos algarvios do Olhanense. O técnico das águias optou por não divulgar os eleitos no dia de ontem e, na entrevista à Benfica TV, até alimentou as dúvidas quanto à recuperação do jogador, frisando que só perto da hora do encontro é que saberia se poderia contar com El Mago. Mas, ao que Record apurou, Aimar está mesmo recuperado dos problemas físicos e integrou a convocatória, sendo opção para o encontro de hoje.
No entanto, o treinador dos campeões nacionais poderá deixar o camisola 10 de fora do onze, lançando-o apenas no decorrer do jogo, de forma a ganhar algum ritmo competitivo, tendo já em vista a partida com o Schalke 04, na próxima terça-feira, na Luz. Nesse desafio da última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, as águias jogam a presença na Liga Europa e o técnico pretende ter os principais jogadores a 100 por cento. O objetivo passa por derrotar os alemães e não ter de estar com os ouvidos no encontro de Lyon, que opõe o Olympique aos israelitas do Hapoel Telaviv.
Note-se que o argentino debateu-se na última semana com uma mialgia de esforço na face posterior da coxa direita e acabou por falhar a deslocação a Aveiro, no último domingo. Aliás, o jogador, de 31 anos, já não compete desde a deslocação a terras israelitas na derrota por 3-0 e necessita de jogar alguns minutos.
Igual. Neste contexto é de prever que Jesus opte pela mesma equipa que derrotou os aveirenses. Carlos Martins deverá ser o maestro da equipa – jogará à direita se Aimar for titular – cabendo a Ruben Amorim desempenhar as funções de médio-direito. Javi García e Gaitán completam o quarteto de meio-campo que vai tentar servir a dupla Saviola e Cardozo no ataque à baliza do Olhanense.
Record
Luís Filipe Vieira garante que o futuro museu do Benfica “estará no roteiro da cidade” de Lisboa. O líder da águia, de 61 anos, esteve numa reunião na Câmara da capital, que serviu também para tratar de outras questões, como alterações ao projeto – que já foram feitas – mas não só.
“Pode falar-se, igualmente, sobre a questão de índole social, havendo uma parceria sobre vários prédios camarários que estão devolutos. Não queremos nenhuma antiga glória nossa a viver na rua. Como já tivemos conversas com a Câmara sobre este assunto, talvez se venha a passar algo”, disse numa entrevista que será publicada hoje no jornal do clube.
“Orgulhoso” por ouvir outros presidentes dizerem que os principais ativos do clubes são os sócios – uma frase muitas vezes usada por si – Vieira recusa vir a associar o cartão de associado a um de crédito. “ Nunca quis que assim fosse. O cartão do Benfica é do sócio. Se quiserem um cartão de crédito terá de existir outro cartão”, revelou, desabafando: “Costumo dizer ao meu filho: ‘Eu trouxe uma aragem ao futebol português.’”
Record