quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Pedro Proença apita Nacional - Benfica

O árbitro Pedro Proença foi nomeado esta quarta-feira para dirigir o encontro entre o Nacional da Madeira e o Benfica, referente à 2.ª jornada da Liga portuguesa.


Tiago Trigo e André Campos vão ser os auxiliares de Pedro Proença na partida do próximo sábado, dia 21 de Agosto. O jogo Nacional-Benfica tem início marcado para as 21h15.

Fonte: Sport Lisboa e Benfica Online

Coentrão recompensado

O Benfica vai avançar para a renovação com Fábio Coentrão. Depois da enorme valorização do jogador na última temporada, os encarnados pretendem aumentar a cláusula de rescisão do lateral - cifrada nos 30 milhões de euros - em pelo menos dez milhões, colocando-o perto do patamar onde se encontram David Luiz e Cardozo, por exemplo. As águias precavêem-se assim para a eventualidade do valor de mercado de Coentrão subir ainda mais esta época, o que pode acontecer se, por exemplo, os encarnados revalidarem o título nacional e/ou fizerem uma boa campanha na Liga dos Campeões.


O JOGO sabe que Fábio Coentrão deverá reunir-se nos próximos dias com o próprio presidente dos encarnados, Luís Filipe Vieira, para que o processo avance. Em cima da mesa estará não apenas o aumento da cláusula de rescisão como também uma melhoria substancial do salário de Coentrão - um dos mais mal pagos do plantel, tendo em conta a sua importância no desenho táctico de Jorge Jesus. O lateral-esquerdo, que foi um dos jogadores mais utilizados pelo técnico encarnado na temporada transacta, irá passar a auferir um salário mais condizente com a preponderância que tem na equipa, ao nível de outros habituais titulares. A renovação, todavia, não contemplará um aumento da duração do contrato, mantendo-se a ligação entre o atleta e o clube encarnado até 2015, exactamente como agora.

Esta medida visa afugentar os muitos - e poderosos - interessados no lateral, numa altura em que ainda faltam 12 dias para o fecho do mercado. Logo após o Mundial - onde Coentrão se cotou como uma das melhores unidades da selecção portuguesa - surgiram notícias do interesse de Bayern de Munique (o mais entusiasta), Real Madrid, Chelsea e Manchester City.

Com o aumento da cláusula rescisória, os encarnados reforçam a sua posição e mostram que estão apostados em não perder uma das suas jóias mais cintilantes, depois das saídas de Di María e Ramires, cujas ausências que tantas dores de cabeça têm provocado a Jorge Jesus e a todos os adeptos encarnados...

Fonte: O JOGO

Gaitán treina-se sem limitações

Boa notícia para Jorge Jesus. O técnico já conta com Nicolás Gaitán sem limitações no treino do Benfica que decorre esta manhã, no Seixal, e onde se prepara a deslocação à Madeira para a turma da Luz medir forças com o Nacional.


Na véspera, o médio já tinha dado indicações que estaria perto da recuperação em pleno, já que trabalhou integrado, mas sob vigilância médica. Agora, o argentino debelou por completo o traumatismo na região costal direita.

Luisão, a contas com mialgia na face posterior da perna esquerda, trabalhou de forma condicionada, assim como Kardec, que procura recuperar de uma lesão tendinosa na face anterior da coxa esquerda.

Roderick (mialgia na face posterior da coxa esquerda) repetiu tratamento e trabalhou de ginásio, que tem vindo a fazer desde que se lesionou.

Os jovens Hélio Vaz e Vinicius Silva voltaram a trabalhar com o plantel principal num treino que não contou com a presença de Javier Balboa. O extremo foi operado com sucesso ao joelho direito e ainda terá alta esta quinta-feira.

Fonte: Record

Salvio certo no Benfica

ÁGUIAS GANHAM CORRIDA AO FC PORTO

Eduardo Salvio vai ser jogador do Benfica. Apesar da interferência de última hora do FC Porto, que tentou desviar o extremo argentino para o Dragão, foram as águias quem ganharam a corrida pelo talentoso atleta.



O campeão nacional acordou com o Atlético Madrid o empréstimo de Salvio até ao final da temporada 2010/11, sendo que o jogador deverá mesmo ser apresentado na Luz ainda esta tarde.


O próprio clube rojiblanco já confirmou, no seu site oficial, a cedência de Salvio aos encarnados por uma temporada.

Fonte: Record

35 milhões para ser bicampeão

ÁGUIAS PROCURAM SEXTO E SÉTIMO REFORÇO

O investimento do Benfica no reforço da equipa ascende já aos 34,4 milhões de euros. O objetivo principal do clube da Luz passa por se sagrar bicampeão português, algo que não sucede desde a longínqua época de 1983/84, então sob o comando do sueco Sven-Goran Eriksson. A segunda meta do conjunto de Jorge Jesus é o apuramento para a fase a eliminar (oitavos-de-final) da Liga dos Campeões, situação que muito contribuirá para suavizar este avultado esforço financeiro.


A SAD do emblema encarnado chega a 2010/11 e depara-se com uma bifurcação na estrada. Ou aproveita a valorização dos ativos e transfere-os por verbas chorudas, encolhendo-se na hora de investir, o que lhe iria limitar as expectativas relativamente à nova temporada. Ou mantém a bitola elevada na tentativa de conquistar uma hegemonia há muito perdida a nível interno, piscando ainda o olho ao jackpot da Champions. A escolha recai sobre a segunda opção. Em entrevista à Benfica TV, concedida a 2 de agosto, Luís Filipe Vieira admite sem meias palavras a filosofia vigente na Luz. “Esta é a equipa mais cara de sempre do Benfica, mas também a que acalenta maiores ambições”, refere o presidente do clube encarnado, elevando – e de que maneira! – a fasquia desportiva.

A cúpula diretiva das águias mete, então, mãos à obra e procura dotar o plantel de armas que lhe permitam bater-se nas duas exigentes frentes de batalha. A maior fatia do bolo é gasta na contratação de Roberto, o tal guarda-redes que garantia pontos, e de Gaitán, encarado na altura como o sucessor de Di María. Dezassete milhões de euros é a verba despendida na captura de ambos. O volume de negócios duplica através da aquisição de Jara, Rodrigo, Fábio Faria, Traoré e ... talvez Salvio, pese a transferência deste último atleta se encontre “tremida” devido ao envolvimento do FC Porto.

Falta um


O mercado é como uma porta de um bar do faroeste. A frase é de José Mourinho e transmite fielmente o facto de um plantel estar sempre aberto a um bom negócio. O Benfica está empenhado na captura de um oitavo reforço, pois sente necessidade de equilibrar as alas. A SAD dos encarnados possui vários extremos referenciados, devendo partir para a aquisição de um deles nos próximos dias, ou seja, mal dê por concluídos os dossiês Traoré e... Salvio.

O olhar do clube deve incidir, desta feita, sobre um jogador comunitário, sendo pelo menos essa a perspetiva existente nos corredores da Luz. No entanto, e voltando a lembrar a tirada do treinador do Real Madrid, a volatilidade do mercado, nomeadamente quando este entra na reta final, pode conduzir o Benfica a outras paragens. Embora tenha adquirido até ao momento quatro jogadores oriundos do Velho Continente, o clube da Luz mantém sob a sua alçada diversos trunfos na América do Sul. É dessa parte do globo, mais concretamente da Argentina, que provêm duas (ou três...) das principais aquisições até ao momento: Gaitán, Jara e... talvez Salvio, igualmente cobiçado pelo FC Porto. O filão das pampas, esse, assume uma boa quota parte de responsabilidade no título 2009/10, pois ninguém esquece a magia e o perfume espalhados pelos quatro cantos de Portugal por Di María, Aimar e Saviola.

Encaixe avultado


Não se pode dirigir o olhar apenas para uma das faces da moeda. O Benfica tem 34,4 milhões de euros investidos em reforços, mas apresenta igualmente uma elevada cifra no que toca a vendas. A transferência de Ramires e Di María gerou um encaixe automático de 42 milhões de euros, verba que pode ascender a 53 milhões de euros.


A conta parece complicada mas é simples de fazer. O Real Madrid paga à cabeça 25 milhões de euros por Angelito, mas o Benfica pode ainda receber mais 11 milhões de euros, tudo dependendo da utilização do internacional argentino (5 milhões de euros) na equipa merengue, bem como dos prémios que venha a receber devido à performance desportiva (6 milhões). Por outro lado, o clube da Luz começa por ceder metade do passe de Ramires (6 milhões de euros) à empresa dirigida por Kia Joorabchian. O brasileiro acaba por ser vendido ao Chelsea por 22 milhões de euros, tendo o Benfica auferido metade da quantia (11 milhões de euros).

Fonte: Record

Luisão ainda é esperança para a visita à Choupana

RECUPERAÇÃO DO CENTRAL EM ABERTO NA LUZ

Uma luz de esperança. A recuperação de Luisão para a visita ao Nacional, na noite de sábado, está em aberto, o que permite a Jorge Jesus a manter em suspenso o quarteto defensivo para o segundo encontro das águias na Liga.


A contas com uma mialgia, o internacional brasileiro, de 29 anos, ainda se treinou, ontem de manhã, limitado, mas ainda não há qualquer decisão quanto à alta clínica. A forma como se apresentar nas próximas horas dirá se Luisão poderá estrear-se no campeonato, depois de ter alinhado 69 minutos frente ao FC Porto, na Supertaça.

Esquerda volver

A recuperação de Luisão permitirá a Jesus apresentar a defesa mais utilizada a época passada. À procura da primeira vitória no campeonato, o técnico dos campeões nacionais já pode contar com Gaitán. Embora tenha trabalhado, mais uma vez, sob vigilância médica, o ex-Boca Juniors vai estar à disposição de JJ, pelo que é forte candidato a ocupar o lado esquerdo do meio-campo, em detrimento de César Peixoto.

Enquanto espera pela chegada de reforços para as alas, Jesus vê aumentar o leque de opções no que toca aos jogadores que já integram o plantel dos lisboetas. Ainda assim, Kardec (novamente condicionado, devido a lesão tendinosa na face anterior da coxa esquerda) verá a estreia oficial adiada.

No treino realizado no centro de estágio do Seixal, à porta fechada, o jovem defesa (mialgia na face posterior da coxa esquerda) voltou a efetuar tratamento e trabalho de ginásio. Na sessão, participaram os juniores Hélio Vaz e Vinicius Silva. A preparação para o embate com os insulares prossegue hoje, às 10 horas, novamente em privado.

Fonte: Record

Richard des Voeux: «Traoré está encantado»

REVELAÇÃO DO EMPRESÁRIO DO LATERAL FRANCÊS

O lateral-esquerdo francês Armand Traoré, de 20 anos, ainda não é jogador do Benfica, mas já não falta muito para que seja oficialmente confirmada a sua contratação. O jogador do Arsenal poderá transferir-se por um valor a rondar os 4 milhões de euros. O empresário do jogador, Richard des Voeux, confirmou à Rádio Renascença a existência negociações adiantadas entre os clubes.



Contudo, o agente do jovem revela que também já existem negociações com o jogador, sendo que Traoré está encantado com a possibilidade de se transferir para o Benfica. "O jogador considera que o Benfica é um clube fantástico", referiu Richard des Voeux.


Quanto ao estado das negociações, o empresário adianta que "nesta altura as negociações ainda não terminaram", mas que "amanhã já teremos mais informações".


Relegado para terceira opção nos gunners, atrás do francês Gael Clichy e do inglês Kieron Gibbs, o futuro jogador do Benfica fez a sua formação no Mónaco, de onde saiu ainda júnior para o Arsenal, por quem se estreou com apenas 17 anos.

Fonte: Record

Champions dá 7,1 milhões

LOGO À CABEÇA

O desempenho logrado na Liga dos Campeões pode revelar-se um autêntico caldeirão de ouro para o Benfica.


O campeão nacional acede diretamente à fase de grupos da competição e, só por isso, arrecada de imediato 7,1 milhões de euros. Por outro lado, a pool TV, verba resultante dos direitos televisivos para Portugal, concede 5 milhões de euros. No entanto, o Benfica apenas tem direito à totalidade da quantia caso o Sp. Braga seja afastado pelo Sevilha. Se o arsenal minhoto atingir a fase de grupos, o Benfica passa a deter “somente” 55 por cento da pool TV. Depois tudo depende da componente desportiva. O Benfica recebe 800 mil euros por cada triunfo na fase de grupos e 400 mil euros por cada empate. Se ultrapassar a fase de grupos, o Benfica dá novo mergulho no pote dourado.

Fonte: Record

Bischoff: «É rápido e lançar o contra-ataque»

VATICINA BOM ENTENDIMENTO ENTRE TRAORÉ E COENTRÃO

Amaury Bischoff, médio da Académica, atesta as qualidades do alvo dos encarnados. O português nascido em França, de 23 anos, foi companheiro de equipa de Traoré no Arsenal, durante seis meses, antes de o francês ser cedido ao Portsmouth (2008/09).



“É um jogador fisicamente forte, que tem boa técnica, cruza bem e é muito, muito rápido”, refere o camisola 10 dos estudantes, reforçando: “Quando uma equipa está a defender, é muito bom e rápido a lançar o contra-ataque.”


Bischoff vaticina bom entendimento entre o gaulês e Coentrão. “No Arsenal, jogava como lateral. No Portsmouth, fez uma época como médio. Na seleção, também jogava como médio”, refere, sublinhando: “No Benfica, colocaria Traoré como lateral e Coentrão como médio, embora pudessem trocar durante o jogo.”


Apesar de terem coincidido pouco tempo no Arsenal, Bischoff e Traoré criaram relação de amizade. Na época passada, quando o FC Porto defrontou o Arsenal, o academista não perdeu oportunidade de rever o francês. “É boa pessoa e um grande profissional”, frisa.


 
Fonte: Record