terça-feira, 7 de dezembro de 2010

David Luiz: «Se o Benfica achar melhor eu sair...»

A época não está a correr bem ao Benfica e David Luiz também não se mostra no seu melhor momento de forma. No final da partida contra o Schalke 04 - que acabou com a derrota dos encarnados, por 1-2 - o brasileiro frisou que, apesar dos maus resultados, continua a ser "o mesmo". Já sobre uma possível saída, não revelou qual é a sua vontade e colocou a "bola" nas mãos do Benfica.
"Treinamos da mesma forma e, nestes momentos, temos de ser grandes. Vamos lutar até ao fim", frisou David Luiz sobre o momento do Benfica.
Os resultados mudaram, mas o central não tem dúvidas sobre o si próprio: "Não mudei. Sei qual é o meu valor, qual é o meu potencial e as pessoas podem julgar-me pelo meu rendimento em campo, mas não pelo meu caráter" assumiu.
Com a época menos positiva dos encarnados, a saída do central tem sido falada com maior insistência, mas David Luiz diz que nem tudo depende de si: "Tenho contrato, mas se o Benfica achar que é melhor eu sair... A minha vontade é ser feliz onde estiver e sempre com saúde. Quer fique ou saia, manterei o meu caráter", finalizou.

Record

Benfica derrota mas passa para a Liga Europa

O Benfica perdeu esta noite em casa (1-2) com o Schalke e esteve à beira de ser afastado das provas europeias. Valeu às águias um golo do Lyon em cima da hora, no jogo com o Hapoel.
Num jogo em que só a vitória colocaria a equipa a salvo de uma surpresa na partida de Lyon, o Benfica teve as primeiras oportunidades para marcar, mas a desinspiração de Óscar Cardozo manteve a baliza alemã livre de perigo.
Do lado contrário, o espanhol Jurado – à passagem dos 20 minutos – foi menos perdulário. Recebeu um passe feito com o peito por Raúl e rematou forte e colocado, sem hipóteses para Roberto.
Ao intervalo Jorge Jesus tentou corrigir alguns desequilíbrios da equipa, fazendo entrar Aimar e Gaitán, que começaram o jogo no banco, e sair César Peixoto e Maxi Pereira. O Benfica demorou a reagir e os alemães mantiveram o jogo sob controlo. Em França o Lyon ia dando uma ajuda aos encarnados e até se colocava em vantagem.
Pouco depois, no entanto, o Hapoel reagiu e empatou o outro jogo do grupo. Os israelitas fizeram ainda o segundo golo e deixaram a águia em posição difícil. O Benfica estava, agora, obrigado a ganhar para continuar na Europa.
Jesus tirou Carlos Martins e fez entrar Salvio. Quase de seguida o Schalke aumentou a vantagem, através de Howedes. A cerca de oito minutos do final da partida o Benfica tinha de marcar três golos ou esperar que o Lyon marcasse um.
Luisão reduziu, mas a águia não completou o milagre. Valeu, no entanto, o golo do empate alcançado pelo Lyon, em França. O Benfica esteve quase eliminado, mas acabou por beneficiar da preciosa ajuda dos franceses.
O Benfica é terceiro classificado no grupo B e passa à Liga Europa, onde vai encontrar-se com Sporting, FC Porto e SC Braga.

Clique aqui para consultar a ficha de jogo, as incidências da partida e os comentários dos leitores.

A Bola

Éder Luís «está muito valorizado»

Empresário de Éder Luís garante que jogador emprestado pelo Benfica ao Vasco da Gama «é muito cobiçado».
«O Éder tem sido cobiçado por muitos clubes mas penso que não sairá do Vasco em Janeiro. É uma possibilidade e ver com o Benfica e depois com o Vasco, mas o jogador não quer sair. Depois de terminar o empréstimo é quase impossível ele ficar. O Benfica quer vendê-lo porque ele está muito valorizado», explicou Márcio Bittencourt, empresário do avançado, em declarações à imprensa brasileira, que fala no interesse de clubes árabes, mexicanos e russos no jogados encarnado.
Entretanto, o Vasco da Gama já está no mercado à procura de um substituto de Éder Luís, que realizou um excelente campeonato com a equipa do Rio de Janeiro. Nilmar (Villarreal) e Grafite (Wolfsburgo) são os nomes apontados ao Gigante da Colina. «Pedi os dois. Penso que dá para contratar pelo menos um», disse o técnico Paulo César Gusmão
.

Kléber pode ser reforço em Janeiro

Reforço do ataque em perspectiva: Kléber pode chegar à Luz em Janeiro. O avançado de 20 anos do Atlético Mineiro emprestado ao Marítimo é um nome muito apreciado pela SAD e por Jorge Jesus e são fortes as possibilidades de se tornar jogador dos encarnados na reabertura do mercado de transferências.
O negócio poderá conhecer um desfecho feliz para os encarnados graças ao bom relacionamento com as outras partes envolvidas, Atlético Mineiro e Marítimo. Recorde-se, por exemplo, que o emblema de Belo Horizonte transferiu Éder Luís para o Benfica, há um ano; há três, também na reabertura do mercado, foi a vez de os benfiquistas recrutarem Makukula aos madeirenses, clube ao qual o internacional português estava emprestado pelo Sevilha.

O papel do Marítimo
As semelhanças entre os processos de Kléber e de Makukula são nítidas. Porque também agora muito dependerá do Marítimo. Em 2008 foram os insulares a desbloquear a situação, libertando o ponta-de-lança, antes do final do período de empréstimo celebrado com o Sevilha, mediante uma compensação financeira paga pelo Benfica no valor de 500 mil euros.
O caso do avançado brasileiro poderá ocorrer nos mesmos moldes, uma vez que o empréstimo do Atlético Mineiro aos verde-rubros só termina no final da presente temporada.
Além de uma possível verba a receber, o Marítimo poderá ainda acolher em Janeiro um jogador dos quadros benfiquistas, nomeadamente um médio de características ofensivas.


A Bola

Jorge Jesus convoca 19 atletas

O treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, convocou 19 jogadores para o encontro da Liga dos Campeões com o Schalke 04.

Confira a lista de convocados: Roberto, Franco Jara, Luisão, David Luiz, Nico Gaitán, Javi García, Carlos Martins, Salvio, Pablo Aimar, Saviola, Ruben Amorim, Weldon, Júlio César, Sidnei, Cardozo, Fábio Coentrão, Maxi Pereira, Nuno Gomes e César Peixoto
.


Sport Lisboa e Benfica Online

Elias: «Benfica não deu certo»

O médio Elias, que esteve à beira de ingressar no Benfica, disse esta terça-feira à Antena 1 que o avanço dos encarnados não deu certo, daí ter rubricado pelo Atlético Madrid.
"Tinha dois clubes, era o Benfica ou o Atlético. A proposta foi boa para mim e para o Corinthians", confidenciou o internacional brasileiro.
O até aqui camisola 23 do Timão considera estar preparado para a experiência europeia e deseja garantir a continuidade nos eleitos do selecionador brasileiro, Mano Menezes.
Devido à saída do jogador de 25 anos - eleito para o 11 ideal do Brasileirão'2010 - o diretor de futebol do clube de São Paulo já garantiu que a outra referência do meio-campo, Jucilei, não vai sair.
"O Jucilei não vai sair. Ficará até ao final da Taça dos Libertadores", indicou Mário Gobbi Filho, citado pela Globo, em reação ao interesse de vários clubes, nos quais, segundo tem sido veiculado, se inclui o Benfica.

Record

Águias vão estrear novo equipamento

O Benfica vai estrear um novo equipamento frente ao Schalke 04, no derradeiro encontro da fase de grupos da Liga dos Campeões. O modelo da Adidas é uma edição especial e limitada a 2 mil unidades, que será utilizado apenas em competições europeias.
Este equipamento conta com a revolucionária tecnologia ClimaCool, que permite uma melhor ventilação da transpiração, proporcionando assim mais conforto para o jogador.
A nova camisola terá a cor branca e vermelha.

Record

Jesus conversa com David Luiz

Passava pouco das 10h30 quando Jorge Jesus entrou no relvado número 3 do Seixal, acompanhado pela restante equipa técnica. Logo de seguida, David Luiz pisou também o terreno, isolado do restante grupo e encaminhou-se, sempre bem-disposto, para o banco de suplentes.
O técnico aproveitou o momento a “sós” e conversou durante alguns minutos com o central brasileiro, dando-lhe, certamente, alguns conselhos e indicações para o embate com os alemães. Com um papel na mão, o técnico fez vários gestos de movimentações defensivas perante o olhar muito atento do camisola 23, que voltará a formar dupla com Luisão. Este diálogo, refira-se, terminou pouco depois, quando os restantes jogadores entraram no relvado para iniciar a sessão de trabalho.
David Luiz passou uma fase algo conturbada nos últimos tempos, com exibições menos conseguidas de águia ao peito, mas já afirmou que quer retomar a boa forma patenteada na última temporada e que despertou a cobiça dos principais emblemas europeus, com o Manchester City à cabeça. Nos últimos encontros do campeonato, o central registou boas atuações e ainda no treino de domingo, aberto ao público, evidenciou a garra e determinação que o notabilizaram.
Alegria
Nos minutos abertos aos jornalistas, o plantel encarnado fez apenas alguns exercícios de aquecimento, com destaque para os tradicionais “meinhos”. E aí foi possível ver a boa disposição e alegria do plantel encarnado, antes do jogo que vai decidir o futuro das águias nas competições europeias desta temporada. Tentando sacudir a pressão, os jogadores encarnados dividiram-se em dois grupos e as brincadeiras sucederam-se, enquanto vários atletas iam passando pelo meio.
E o que é certo é que o exercício acabou por deixar “marcas” em alguns dos atletas. Carlos Martins foi um dos que deu voz à boa disposição e, enquanto alongava, desabafou em tom de brincadeira. “Vocês até choram para me ver no meio.” Seguiram-se sorrisos cúmplices.

Record

Em busca da salvação

O Benfica despede-se hoje da Liga dos Campeões, num jogo frente ao Schalke em que o pouco que há a ganhar (leia-se apuramento para a Liga Europa) não pode fugir de maneira nenhuma, sob pena de transformar aquilo que, no início da época, era um sonho na Luz, numa verdadeira catástrofe que seria a despedida das competições europeias na presente temporada.
Para assegurar a salvação da época, a equipa de Jesus parte em clara vantagem em relação ao concorrente direto, o Hapoel. Seria preciso uma conjugação de resultados improvável na teoria, a começar por uma vitória dos israelitas no terreno do Lyon, juntando-se um empate ou derrota dos encarnados frente aos germânicos.
De modo a não facilitar, nem ficar numa posição (ainda mais) incómoda no cargo, Jesus não deverá proceder a grandes alterações no onze. À frente de Roberto, estará o quarteto defensivo mais rotinado, composto por Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão. A realizar mexidas, estas podem acontecer nas laterais, com descanso a Maxi e recuo de Amorim ou a Coentrão, com entrada de César Peixoto. Se Ruben Amorim não recuar para lateral-direito, então é crível que mantenha o lugar no lado direito do meio-campo, deixando Carlos Martins uma vez mais de fora, já que Aimar parece ter lugar assegurado no vértice mais adiantado do losango. Os restantes lugares do meio-campo serão ocupado por Javi García e Nico Gaitán.
Nuno Gomes no banco?
Na frente de ataque, a dupla-maravilha é, simplesmente, intocável e a grande surpresa poderá acontecer nas opções a estes dois elementos, no banco de suplentes. Com Kardec fora dos convocados por opção técnica, sobram Jara, Nuno Gomes e Weldon. A julgar pelas opções recentes de Jesus, um dos avançados poderá ser o preterido dos eleitos, restando saber se essa “cruz” continuará a ser destinada ao capitão benfiquista que desde que marcou à Naval nunca mais foi chamado pelo treinador das águias à equipa, raramente fazendo parte dos elementos que vai para o banco, apesar dos pedidos insistentes dos adeptos benfiquistas.

Record