quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dívida respeitante a Pelé paga

FC Porto informa que pagou ao Benfica a dívida de 7.500 euros relativa aos direitos de formação do futebolista Pelé, em comunicado publicado no site oficial.


O FC Porto considera que o Benfica, ao reclamar uma dívida de cerca de 24.500 euros, pretende "impedir o acesso regulamentarmente previsto dos adeptos do FC Porto ao jogo da próxima quarta-feira, no Estádio da Luz", da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.


"Existia, de facto, uma dívida de 7.500 euros relativa ao pagamento dos direitos de formação do jogador Pelé, pagamento esse que foi hoje mesmo efetuado", informa o comunicado, no qual o clube portuense reclama do Benfica uma dívida superior àquela que os encarnados utilizam como argumento para não ativar os bilhetes dos adeptos portistas.


Record

Jardel: «Ainda não me sinto titular»

O defesa-central Jardel, contratado pelo Benfica ao Olhanense na reabertura do mercado, foi esta tarde a voz da ambição encarnada para o jogo de amanhã, frente ao PSV, a contar para a 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa.


Depois dos primeiros meses na nova realidade, o central brasileiro quer agora somar títulos no clube da Luz.


«Todos trabalhamos todos os dias com esse pensamento e o meu não é diferente», fez questão de frisar Jardel, que na 1.ª mão, realizada no Estádio da Luz, foi titular. Ainda assim, o central não sente que tenha ganho um lugar.


«O Benfica não tem só 11 jogadores mas sim um plantel com muita qualidade onde todos podem jogar. Se o treinador optar por mim vou dar o meu melhor para vencer o jogo. Ainda não me sinto titular», explicou Jardel, que avisa para a força do adversário:


«Temos de entrar novamente muito fortes. O PSV está a jogar em casa, pelo que temos entrar ligados no jogo para não sermos surpreendidos. Vamos jogar como sempre, não vamos mudar nada, entrar muito focados em busca da vitória, como sempre... mas se for um empate também não será mau.»


Já sobre o facto de Portugal poder ter três equipas nas meias-finais da Liga Europa, Jardel acredita que é uma prova da qualidade do campeonato nacional.


«Trata-se de uma Liga muito forte, competitiva e talvez o segredo esteja aí. A fórmula passa por trabalhar forte todos os dias, com dedicação para alcançar os objectivos», concluiu o central brasileiro. 


ABola

Jorge Jesus alerta: «FC Porto na final? Ainda não vencemos nada!»

Confiança com... cautelas. Jorge Jesus acredita na passagem do Benfica para as meias-finais, porém, apesar da vantagem conseguida em Lisboa, o treinador dos encarnados tem a certeza que irá encontrar amanhã um PSV bem mais forte do que encontrou no Estádio da Luz.

«O resultado do primeiro jogo dá alguma garantia, mas também sabemos que o PSV é muito mais forte que o que foi em Lisboa e no seu estádio ofensivamente é ainda mais forte. Estamos conscientes em que vamos ter de saber sofrer e defender bem. Forte e normalmente faz golos. E também acho que amanhã vai mudar o seu sistema, com uma dupla de pontas de lança no corredor central», apontou o treinador, que, para já, afasta a hipótese de uma final europeia com o rival FC Porto:

«O futebol tem situações que nos surpreende todos os dias, temos de pensar aqui e depois as meias... ainda não ganhámos nada. O primeiro jogo dá alguma margem emocional para encarar este jogo de forma emocional mais tranquila, mas primeiro temos de vencer esta eliminatória e depois pensar no resto. Ainda não é garantido que FC Porto ou Benfica cheguem à final neste momento».

Quanto ao facto de ter poupado uma equipa inteira com a Naval, Jorge Jesus disse estar satisfeito dado que teve mais tempo para trabalhar com os jogadores que serão titulares:

«Não se trata de ter equipa mais fresca. Quando penso em poupar jogadores é para ter mais dias para preparar mais um jogo, óbvio que também fica mais fresca, mas acima de tudo com mais tempo para preparar um jogo...».

ABola

Bruno César será titular frente ao Santo André

O novo reforço do Benfica Bruno César ficou esta quarta-feira surpreendido com a decisão do técnico do Corinthians, em colocá-lo a titular no próximo jogo, frente ao Santo André.


O médio que já assinou pelo emblema português revelou que vai dar o máximo enquanto permanecer no Timão até ao verão.


“Não quero sair e deixar as portas fechadas. No futuro, até posso encontrar Tite [técnico do Corinthians] noutro clube, encontrar os meus companheiros, e aí qual seria a minha fama: a de que tirou o pé?”, afirmou o médio ofensivo, de 22 anos, após o treino na manhã matinal: “Fiquei surpreso quando o técnico disse-me que seria titular. Negociado ou não para o Benfica, o meu trabalho em campo não mudará. Serei muito dedicado.”


O técnico do Corinthians, onde atua Liedson, elogiou a postura no reforço do Benfica: “O Bruno está vendido e falei com ele, perguntei se sabe o risco que está a correr. E se acontece uma lesão grave? Ele sabe disso? O empresário dele sabe disso? Está muito empenhado."


Record

Alegação do Benfics classificada de "embuste"

O FC Porto reclama do Benfica uma dívida superior àquela que os encarnados utilizam como argumento para não ativar os bilhetes dos adeptos portistas no jogo da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.


Fonte do FC Porto disse à Lusa que a alegação do Benfica é "um embuste, para evitar que haja adeptos do FC Porto no Estádio da Luz", na próxima quarta-feira, quando "o normal seria fazer-se um encontro de contas após as duas mãos", uma vez que as receitas de bilheteira, a dividir pelos dois clubes e pela federação, representam valores mais elevados.


A mesma fonte assegurou que, dos cerca de 24.500 euros reclamados pelo Benfica, apenas os 7.500 euros relativos aos direitos de formação de Pelé não estão liquidados, alegando que o clube de Lisboa tem uma dívida pendente ao FC Porto de cerca de 54.000 euros.


O FC Porto garante que liquidou a 16 de fevereiro, via Liga Portuguesa de Futebol Profissional, cerca de 17.000 euros pelos danos causados no autocarro do Benfica, reclamando ao adversário 32.000 por estragos causados por adeptos encarnados no Estádio do Dragão no jogo da 10.ª jornada da Liga, a 7 de novembro de 2010, e 22.000 euros de bilhetes do jogo da primeira mão das meias-finais da Taça, a 2 de janeiro, dos quais já enviou fatura ao clube rival.


A estes valores acresce uma verba, ainda não quantificada, relativa a estragos no jogo da Taça, disse a mesma fonte, sublinhando que o FC Porto, num e-mail enviado a 11 de abril, relembrou aqueles valores em falta e solicitou ao Benfica fatura dos 76.000 euros de bilhetes do jogo da 25.ª jornada da Liga, no Estádio da Luz, onde os dragões garantiram o título de campeão com um triunfo por 2-1.


Uma fonte do Benfica confirmou hoje à Lusa que os 3.750 bilhetes enviados para o Dragão, para o jogo de quarta-feira, apenas serão ativados caso o FC Porto liquide a alegada dívida de 24.500 euros.


Caso isso não aconteça, o setor onde deveriam estar os adeptos dos dragões ficará vazio, num jogo em que o Benfica defende a vantagem de 2-0 conseguida na primeira mão, no Dragão.


Record

João Gabriel: «Não vejo razões para nenhuma intervenção da ERC»

O Benfica não vê razões para a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) intervir no caso da queixa apresentada por um particular contra a Benfica TV, mas manifesta-se disponível "para o que seja necessário".


"Não vejo razões para nenhuma intervenção da ERC, mas se a Entidade Reguladora o entender estamos disponíveis para o que seja necessário", disse esta quarta-feira à Lusa o diretor de comunicação do Benfica.


João Gabriel reagia assim à notícia avançada na terça-feira à noite pela Lusa de que a ERC tinha recebido uma queixa contra a Benfica TV, após o FC Porto ter acusado um comentador do canal encarnado de "desejar a morte" ao presidente do clube portuense, Pinto da Costa.


O responsável do Benfica fez um comentário irónico às criticas dos portistas, afirmando: "Só espero que nesta febre desenfreada de comunicados, o FC Porto não se lembre de atacar a Porto Editora, por ter traduzido e publicado o livro ["A Arte de Matar Dragões"] do espanhol Ignácio del Valle, e já agora que não participem deste autor à ERC".


Num comunicado divulgado ao princípio da noite de terça-feira, o FC Porto acusou o comentador da Benfica TV Sérgio L. Bordalo de "desejar a morte" de Pinto da Costa durante o programa "Debate" e o clube de Lisboa de "descer ao nível mais baixo de sempre".


Os dragões afirmavam aguardar "um pedido de desculpas formal" do Benfica e questionavam a ERC, o Ministério Público e o Governo sobre se "é para o incitamento ao ódio que se atribuem licenças de televisão".


Record

Comitiva aterra na Holanda ao som do hino do clube

O Benfica já está na Holanda, onde esta quinta-feira joga com o PSV, na segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa. A comitiva encarnada aterrou no aeroporto de Eindhoven há minutos e fê-lo ao som do hino do clube. Um brinde da tripulação do avião.


A viagem demorou cerca de três horas e decorreu sem quaisquer problemas.


A comitiva vai agora seguir para um hotel em Eindhoven. Às 17 horas portuguesas, o treinador Jorge Jesus e um jogador farão a antevisão da partida em conferência de imprensa. O plantel treina depois no Phillips Stadion.


Na primeira mão, os encarnados venceram por 4-1, no Estádio da Luz.


ABola

Luisão garante equipa focada para seguir em frente

Central regressa à titularidade após poupança no jogo com a Naval. Confiança reforçada após jogo na Luz. Rejeita ideia de eliminatória decidida.


O patrão está de regresso para carimbar a passagem do Benfica às meias-finais da Liga Europa. Depois de ter sido poupado para o campeonato frente à Naval, Luisão regressa aos eleitos de Jorge Jesus, que não vai dispensar a experiência do capitão no centro da defesa, acompanhando o também brasileiro Sidnei.


Depois da vitória por 4-1 alcançada na 1.ª mão dos quartos-de-final, num Estádio da Luz praticamente esgotado, a confiança do internacional brasileiro em seguir em frente na competição europeia saiu reforça mas, na Holanda, a concentração vai ser a palavra de ordem. Garantia de capitão.


«Fizemos uma boa exibição diante dos nossos adeptos mas ainda não ganhámos nada», avisa Luisão, que dá a receita para evitar surpresas no jogo de amanhã: «Temos de entrar focados e trabalhar bem a bola para seguir em frente. O grupo sabe disso e estamos a preparar-nos bem.»


ABola

Jardel já conquistou Jorge Jesus

Jardel confirma-se como o substituto de David Luiz no eixo da defesa benfiquista. O desempenho do central tem agradado tanto a Jorge Jesus que o técnico nem esperou que ele entrasse na nova temporada para lhe dar o lugar. Jardel assume-se já como o parceiro de Luisão, relegando Sidnei para segundo plano. A menos que haja algum imprevisto de última hora, o camisola 33 será titular amanhã, frente ao PSV, aliás como já tinha sido em Lisboa.


O jogador terá neste momento uma ligeira vantagem sobre Sidnei no ranking de preferências de Jorge Jesus. Numa altura da época em que o treinador do Benfica foi obrigado a estabelecer prioridades em relação aos jogos que mais lhe interessam, foi Jardel o eleito para jogar ao lado de Luisão na crucial partida da primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa, na Luz, frente ao PSV Eindhoven. Tal como amanhã, em terras holandesas, deverá ser ele a ocupar um dos dois lugares no centro da defesa encarnada.


E por várias razões: em primeiro lugar, porque esta sempre foi a intenção de Jorge Jesus. Depois, porque o desempenho do central nos jogos que realizou foram muito positivos. Além destas razões de fundo, há também as pontuais.


Sidnei foi titular diante da Naval e, como tal, na segunda-feira fez apenas um ligeiro treino de recuperação, enquanto Jardel treinava já, na intensidade máxima (com os outros dez titulares em Eindhoven), os mecanismos que Jorge Jesus quer ver aplicados no Philips Stadion.


Por outro lado, Jesus terá ficado desiludido com o rendimento de Sidnei frente ao FC Porto - nomeadamente no lance em que deixou Falcao fugir, surgindo depois a grande penalidade cometida por Roberto, e ainda num outro em que o central chutou contra o mesmo Falcao, permitindo que este se isolasse (dessa vez sem consequências).


E se Jorge Jesus deposita total confiança no defesa contratado ao Olhanense, Humberto Coelho, talvez o melhor central da história do Benfica, também não vê problemas na chamada deste jovem jogador para mais um encontro decisivo. "Eu não vejo os treinos, mas parece-me que Jardel tem correspondido às exigências de Jorge Jesus", afirma Humberto a O JOGO, desfilando em seguida várias das principais qualidades do brasileiro nascido em Florianópolis: "Tem um grande potencial. É muito bom de cabeça e também gosto de o ver no um-contra-um. Na minha opinião, precisa apenas de melhorar ligeiramente o sentido posicional e de adquirir um pouco mais de velocidade. Também pode sair melhor a jogar..."


Corrigir lacunas repetindo lances em que é mais frágil


Jorge Jesus tem um desafio pela frente: criar em Jardel a solidez necessária para que, na próxima época, este se imponha como substituto natural de David Luiz. Eis a opinião de Humberto Coelho: "Jogar no Benfica é uma responsabilidade grande. É uma equipa de ataque, e muitas vezes a defesa fica desguarnecida. Jardel precisará de ter um grande nível de concentração. Se ele quer agarrar o lugar, tem de ficar depois dos treinos a ensaiar alguns aspectos em que é menos bom."


OJogo

André Almeida: «Quero seguir as pisadas do Rúben Amorim»

Aos 20 anos, André Almeida está à beira de cumprir o sonho de jogar num grande do futebol português. Depois do ano passado ter sido alvo de interesse por parte do FC Porto, o médio internacional sub-21 por Portugal vai trocar o Restelo pela Luz no final desta época, num negócio avaliado em 200 mil euros.


Para já, o jovem médio português centra-se na luta pela manutenção na Liga de Honra ao serviço do Belenenses, clube onde concluiu a sua formação, que foi iniciada no Sporting e teve ainda uma passagem pelo Alverca.


Polivalência pela titularidade


Depois de um início de temporada intermitente sob o comando de Rui Gregório, com a concorrência de Miguel Rosa - emprestado pelo Benfica - na posição de médio mais ofensivo, André Almeida voltou a conquistar um lugar no onze titular do Belenenses com a chegada de José Mota mas... a lateral-direito.


«Sinto-me bem em qualquer posição desde que jogue. Para mim, e com a idade que tenho, penso que o mais importante é ter competição e jogos para ir melhorando», refere André Almeida, que considera a sua polivalência decisiva no salto para o Benfica: «Acho que só tenho a ganhar em poder fazer várias posições no campo. É um factor que só me vai favorecer no futuro. Um jogador polivalente é sempre mais útil em qualquer equipa.»


À imagem de Rúben Amorim


Com 17 jogos já realizados esta época ao serviço do Belenenses, 12 deles como lateral-direito, André Almeida tem também merecido a confiança de Rui Jorge na selecção sub-21, onde continua a actuar como médio.
Um percurso em tudo idêntico ao de Rúben Amorim, que no final da época 2007/2008 trocou o Restelo pela Luz, afirmando-se no Benfica como... lateral direito. Apesar de recusar comparações com o futuro companheiro de equipa, com quem não se chegou a cruzar no Belenenses, André Almeida vê em Amorim um exemplo: «Não gosto de falar de outros jogadores. No caso de Rúben Amorim, reconheço que é um grande jogador. É um exemplo para mim e para todos os jovens e agora quero seguir as pisadas dele».


ABola

Vieira segue com equipa para a Holanda

A comitiva do Benfica que seguirá esta manhã para a Holanda, onde o clube joga frente ao PSV Eindhoven o acesso às meias-finais da Liga Europa, já está no aeroporto da Portela. Não houver declarações à chegada, estando a partida para Eindhoven prevista para as 9.30 horas.


Luís Filipe Vieira segue com a equipa.


Para as 18 horas de Lisboa está prevista, já no Philips Stadion, a conferência de imprensa de Jorge Jesus e de um jogador, de antecipação da partida. Segue-se o treino.


O Benfica apresenta-se para a segunda-mão dos quartos-de-final com uma vantagem de 4-1.


ABola

Xistra ou Benquerença no clássico

Para o Benfica-FC Porto de dia 20, na Luz - segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal -, Carlos Xistra e Olegário Benquerença, dois árbitros dos quais as águias tantas queixas apresentam esta época, perfilam-se como principais candidatos a dirigir o jogo.


A terceira opção será a nomeação de um árbitro não internacional, o que não se afigura admissível, dada a relevância do clássico.


O nosso cronista, Cruz dos Santos, recordou-o ontem, nas páginas de A BOLA: a prova é organizada pela Federação Portuguesa de Futebol. E os regulamentos da arbitragem da FPF não permitem que árbitros das associações distritais dirijam jogos em que intervenham seus filiados, norma que exclui a designação de árbitros internacionais de Porto e Lisboa, como Artur Soares Dias, Jorge Sousa, João Capela ou Pedro Proença.


João Ferreira (Setúbal) dirigiu anteontem o SC Braga-V. Guimarães (3-1) e vai entrar de férias; Bruno Paixão (Setúbal) arbitrou o Naval-Benfica (2-1), no domingo e são, também, cartas fora do baralho.


Sobram Xistra (AF Setúbal), árbitro do SC Braga-Benfica (2-1), e Benquerença (AF Leiria), que dirigiu os encarnados no desaire em Guimarães (1-2), à 4.ª jornada. Ou seja, dois árbitros com actuações que o Benfica contestou. A nomeação é aguardada com expectativa na Luz.


ABola

Pronto, já não vai haver queixas do FC Porto, são dois árbitros comprados.
E quanto há escolha, para os benfiquistas deve ser mais assim: «Venha o Diabo e escolha»

Benficaas

FC Porto ainda sem bilhetes validados

O Benfica-FC Porto da próxima quarta-feira pode não ter adeptos do FC Porto nas bancadas. Pelos menos aqueles que adquiram ingresso nas bilheteiras do Dragão. Tudo porque o Benfica ainda não activou o código de barras desses bilhetes. E até fazê-lo os que comprarem arriscam-se a investir, chegar à Luz e... ficar à porta.


Isto porque o Benfica recusa validar de forma magnética os bilhetes dos adeptos do FC Porto enquanto este não lhe pagar uma dívida antiga. Está em causa a liquidação dos danos no autocarro do Benfica aquando de uma deslocação ao Dragão, num montante que rondará os 17 mil euros.


E, ainda, a reclamação do Benfica a uma parte dos direitos de solidariedade (indemnização por direitos de formação) do médio Pelé, agora no Eskerhirspor (Turquia), que passou pelas camadas jovens do Benfica em 2005, antes de rumar a V. Guimarães, Inter de Milão e FC Porto, depois.


ABola

Matic: «Quero ganhar tudo pelo Benfica»

RECORD – Esteve em Portugal em março. Qual foi a primeira impressão do clube, do estádio, das pessoas?


MATIC – O estádio é simplesmente lindo. Um dos melhores que vi na minha vida. Ainda não tive oportunidade de o ver cheio, apenas pela televisão, e a atmosfera é fantástica.


R – Que expectativas tem para a próxima temporada?


M – Primeiro tenho que fazer uma boa preparação para entrar bem. E quero dar o melhor de mim ao Benfica, deixar tudo em campo e, depois, vamos ver o que acontece.


R – O Benfica é uma boa solução para a sua carreira?


M – É, sem dúvida. O Benfica é um grande clube, um dos maiores da Europa e não podia estar mais feliz.


R – Qual foi a sua reação quando soube que vinha para o Benfica?


M – Fiquei muito surpreendido mas também muito satisfeito.


Record

Diferença inatingível

A tradição joga totalmente a favor do Benfica, que parte hoje de manhã para a Holanda em busca da segunda meia-final da Taça UEFA/Liga Europa. A equipa encarnada não regista qualquer eliminação após ter conseguido marcar mais três golos do que o adversário no Estádio da Luz.


O público afeto ao conjunto português tributou-lhe, na quinta-feira transata, uma estrondosa salva de palmas assim que o árbitro Paolo Tagliavento deu por concluída a receção ao PSV Eindhoven. O marcador assinalava um confortável 4-1 a favor do Benfica. Era a sexta vez no seu já longo historial que faturara mais três golos do que o opositor numa primeira mão realizada no seu anfiteatro.


Record

Fellipe Bastos: «Quero ficar no Vasco»

Sem espaço no Benfica, o médio brasileiro Fellipe Bastos cumpre a terceira temporada como emprestado. Depois de Belenenses e Servette, Bastos brilha ao serviço do Vasco da Gama, onde é peça chave no xadrez de Ricardo Gomes e mostra-se contente com o papel que desempenha.


"Tenho contrato até ao fim de junho, mas pretendo continuar. Estou muito feliz aqui. Converso com o Rodrigo Caetano [diretor executivo de futebol do Vasco] e ele diz-me para manter a tranquilidade. É isso que vou fazer até ter uma posição mais concreta. Mas todos sabem o meu desejo", frisou o médio de 21 anos, em entrevista ao "Globo Esporte".


Record

ERC recebe queixa contra Benfica TV

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) confirmou que "já deu entrada uma queixa de um particular contra a Benfica TV", após o FC Porto ter acusado um comentador de "desejar a morte" ao presidente portista.


"Já deu entrada na ERC uma queixa de um particular contra a Benfica TV a propósito desta situação, queixa esta que foi despachada por mim, no sentido de ser apreciada pela ERC", confirmou à agência Lusa Azeredo Lopes, presidente da ERC.


O FC Porto acusou um comentador da Benfica TV de "desejar a morte" de Pinto da Costa, presidente dos "dragões", e o clube de Lisboa de "descer ao nível mais baixo de sempre".


Em comunicado divulgado esta terça-feira, o FC Porto afirma aguardar "um pedido de desculpas formal" do Benfica e questiona a ERC, o Ministério Público e o Governo se "é para o incitamento ao ódio que se atribuem licenças de televisão?".


"O Benfica desceu ao nível mais baixo de sempre, através da Benfica TV, ao colocar um comentador do programa Debate, chamado Sérgio L. Bordalo, a desejar a morte do presidente do FC Porto", acusa o comunicado.


Record