sábado, 18 de dezembro de 2010

Fábio Coentrão força «auto-expulsão»

Fábio Coentrão foi expulso aos 89 minutos do jogo com o Rio Ave ao ver o segundo cartão amarelo. O defesa-esquerdo tinha visto o quinto amarelo, que o afastava do jogo em Leiria. Ao ser expulso falha apenas a partida da Taça da Liga com o Marítimo, em casa.
Correram mundo as «auto-expulsões» - como lhes chamou a imprensa espanhola - do Real Madrid frente ao Ajax, na Liga dos campeões; valeram castigo a José Mourinho e ao clube. Esta tarde, na Luz Fábio Coentrão vê-se no papel de Albiol e Sergio Ramos: viu segundo amarelo aos 89 minutos de jogo, e assim vai poder jogar em Leiria.
O defesa-esquerdo das águias tinha visto amarelo no lance da grande penalidade que deu o segundo golo ao Rio Ave. Era o quinto da série, o que o deixava de fora do jogo da 15.ª jornada da Liga, em Leiria. Pelo meio, o Benfica jogará com o Marítimo, para a Taça da Liga, em partida na qual Coentrão poderia alinhar.
Com o segundo cartão amarelo e consequente expulsão, Fábio Coentrão fica de fora do jogo da Taça da Liga, podendo ser utilizado na importante partida do campeonato.
Também em Portugal, João Moutinho viu um cartão amarelo no jogo com o Benfica, por atrasar a marcação de um pontapé de canto. O médio do FC Porto pôde, assim, jogar duas jornadas depois em Alvalade, frente ao Sporting.


A Bola

Destaques individuais

Salvio – O jogador marcou os seus primeiros golos com a camisola do Sport Lisboa e Benfica na Liga portuguesa, o primeiro a finalizar de cabeça após mais uma assistência de Gaitán e o segundo, igualmente, num belo cabeceamento executado de fora da área, fazendo um chapéu a Paulo Santos. A exibição do argentino ficou ainda marcada pela assistência para o segundo golo de Saviola.
Saviola – O avançado confirmou o bom período que atravessa, tendo marcado – a contar com a recepção ao Rio Ave – no terceiro encontro consecutivo para a Liga portuguesa. Saviola bisou após as assistências de Gaitán e Salvio, respectivamente.
Pablo Aimar – O “10” argentino esteve incansável tanto a defender como a atacar. Inaugurou o marcador aos 4´ num tento de belo efeito, tendo pautado todo o jogo “encarnado” com pormenores deliciosos.
David Luiz – Com a ausência de Luisão foi, naturalmente, o patrão na defensiva dos “encarnados”. Liderou-a sem qualquer mácula, sendo que ofensivamente esteve em destaque ao fazer uma excelente assistência para o primeiro golo das “águias”.


Sport Lisboa e Benfica Online

Barnabé critica chefe de segurança da Luz

Juan Barnabé, o espanhol que habitualmente conduz a águia do Benfica nas suas aparições no Estádio da Luz, antes dos encontros, teve este sábado uma receção bem diferente do habitual. O funcionário encarnado viu o seu trabalho dificultado pelos segurança do recinto benfiquista e o caso terá mesmo escalado para cenas de violência.
A águia não fez a sua habitual exibição e, lavado em lágrimas, Barnabé revelou às rádios a tristeza que estava a sentir, para além de lançar duras críticas as chefe de segurança do estádio.
“Estou sempre a ser humilhado. O chefe de segurança Rui Pereira dificulta sempre a vida”, explicou, visivelmente consternado.
Relatos do recinto encarnado reportam ainda que Juan Barnabé terá sido posteriormente agredido no túnel de acesso aos balneários.

Record

Jesus: «Foram os melhores 35 minutos da época»

Jorge Jesus mostrou-se satisfeito no final da partida em que o Benfica venceu o Rio Ave por 5-2, para a 14.ª jornada da Liga. O técnico do Benfica classificou os primeiros minutos da partida como “os melhores da época”.
“Em primeiro lugar fizemos 5 golos e em segundo voltámos a fazer o mesmo que no ano passado: ganhávamos e jogávamos um grande futebol. Principalmente nos primeiros 35 minutos. Foram 35 minutos diabólicos. Os melhores da época até ao momento e ainda ficou um penálti por marcar sobre o Fábio (Coentrão). Contra nós é fácil de marcar, mas a favor já não”, sublinhou Jorge Jesus, em declarações à imprensa na zona de entrevistas rápidas.
Ainda assim o técnico encarnado elogiou a exibição da formação de Vila do Conde: “Parabéns ao Rio Ave, mesmo a perder acreditou sempre que podia inverter o resultado. O jogo do Rio Ave valorizou a nossa prestação”.
“Na segunda parte tornou-se mais fácil porque havia mais espaços. Acabámos por fazer um excelente jogo e foi uma excelente vitoria, sabendo que o Rio Ave há dois meses que não perdia”, referiu o treinador dos campeões nacionais.
Já sobre a ausência de Carlos Martins dos convocados, Jesus garante que o médio estava indisposto e pediu para não jogar: “O Carlos Martins ao almoço sentiu-se indisposto. Antes do jogo perguntei-lhe se dava para jogar e ele disse que não dava. E o jogador que entrou até jogou muito bem. O Futebol tem coisas assim”.
Em relação à perseguição ao FC Porto na liderança da tabela o treinador das águias continua com um discurso de esperança: “Temos que correr contra o tempo. Sabemos da nossa desvantagem pontual mas também sabemos que estamos cada vez melhor e que o público cada vez nos apoia mais. Só jogamos assim devido ao facto do público nos ter apoiado frente ao Sp. Braga, pois isso libertou a equipa para hoje”, finalizou desejando “um feliz Natal a todos os sócios e adeptos do Benfica”.

Record

Salvio: «Melhor jogo ao serviço do Benfica»

Salvio comentou a vitória do Benfica sobre o Rio Ave, por 5-2, na qual o jogador esteve em bom plano ao apontar 2 golos e ainda ao assistir Saviola para o terceiro golo das águias, após uma excelente jogada individual.
“Estou contente pelo jogo que a equipa fez, estivemos muito bem e estamos num bom caminho. foi o meu melhor jogo ao serviço do Benfica”, afirmou o extremo argentino, que foi surpresa no onze inicial, entrando para o lugar de Carlos Martins, que se sentiu indisposto durante a tarde.
Questionado sobre se considera ter ganho o lugar no lado direito do meio-campo encarnado, Salvio deixou a situação nas mãos do treinador.
“Tenho que continuar a trabalhar e mostrar o que sei fazer dia-a-dia. Hoje correu muito bem, joguei, mas a decisão de quem joga ou não é sempre do técnico”, frisou.
“Não vamos baixar os braços, queremos pressionar o mais possível o FC Porto”, concluiu o jogador cedido ao Benfica pelo Atlético Madrid.

Record

Man City determinado em garantir Funes Mori

O destino de Funes Mori, avançado do River Plate, será o Manchester City, numa transferência que rondará os 12 milhões de euros, a realizar na reabertura do mercado, em janeiro.
A comunicação social argentina avança que os citizens querem o atacante de 19 anos para o lugar de Carlos Tevéz e estarão dispostos a cobrir os valores propostos pelos concorrentes, entre os quais estão Benfica e AC Milan.

Record

Benfica termina 2010 com chapa 5

O Benfica venceu o Rio Ave e celebrou o Natal com os seus adeptos numa festa marcada pelos ritmos argentinos. Aimar, Saviola (2) e Salvio (2) fizeram os golos que garantiram a vitória das águias na despedida da liga em 2010/11.
Clique aqui para consultar a ficha de jogo, as incidências da partida, os comentários, as estatísticas individuais e as estatísticas de equipa.
Foi logo aos cinco minutos que o Benfica – desta vez sem Carlos Martins no onze e no banco – se colocou em vantagem, através de Aimar. Três minutos depois (e já após golo anulado a Saviola) chegou o 2-0, através de Saviola.
A vencer desde muito cedo, o Benfica abrandou, em grande parte por mérito também do Rio Ave, que procurou o golo. Conseguiu-o através de João Tomás, já em cima do intervalo.
CLIQUE AQUI PARA VER AS REPETIÇÕES VIRTUAIS DOS GOLOS
À entrada da segunda-parte, voltou o Benfica a carregar no acelerador. Saviola, aos 52, bisou e praticamente resolveu o jogo, após mais uma grande jogada de Salvio, estrela brilhante na tarde encarnada. O próprio Salvio, aliás, acabou por marcar, fazendo o 4-1, aos 62 minutos.
João Tomás ainda reduziu para o Rio Ave, na conversão de uma grande penalidade (71 minutos), mas foi de Salvio, aos 74, o golo da tarde: o argentino recebeu a bola à entrada da área e cabeceou em chapéu a Paulo Santos.
O quinto golo matou o jogo mas não tirou a inspiração a Salvio, que já nos cinco minutos finais fez um chapéu que só não deu golo porque a bola embateu na barra.
Com esta vitória o Benfica reduziu para cinco pontos a diferença para o FC Porto, líder do campeonato, mas os dragões têm menos um jogo – defrontam o Paços de Ferreira este domingo.
CLIQUE AQUI PARA VER AS REPETIÇÕES VIRTUAIS DOS GOLOS

Record

Para vos dizer a verdade, eu nem vi este jogo. Vi, apenas o livre que o David Luiz marcou e mandou "para as couves". Eu a pensar para mim "o Jorge Jesus ficou encantado com o livre dele, mas opá, às vezes corre bem, às vezes corre mal. O David podia ter feito melhor, mas ele não tem culpa de o terem mandado marcar aquele livre.
Estive aqui a ver no Youtube e gostei muito do passe do David para o Aimar, no primeiro golo, e aos 5 minutos já estar a ganhar, eu acho fantástico e muito cativante. Gaitán está a evoluir e, sim foi ele que fez o cruzamento para o segundo golo, este de Saviola (adorei este remate). Salvio em grande forma neste jogo, apesar de não ter visto o jogo, vi pelos golos. Neste terceiro golo, na entrada da segunda parte, Salvio faz passe para Saviola que só precisa de encostar para a bola tocar no fundo da baliza. Como já disse, Gaitán está a evoluir e Salvio também. Já para dizer que adorei o último golo de Salvio, Parabéns! Não há muito para dizer nestes últimos dois golos, apesar de o Benfica não ter estado muito bem, como li, já em algumas notícias, ganhou e eu acho isso importante. Foi pena o Rio Ave ter marcado aqueles dois golos, mas mesmo assim sinto-me muito feliz.

A Bola

Dedé: «Benfica deixa-me feliz»

Dedé está na lista de compras do Benfica e A BOLA falou com o brasileiro. Embora jogando à defesa, como aliás bem sabe, ou não se tratasse de um defesa-central promissor, reconhecido no Brasil e laureado no final do último Brasileirão com o prémio de melhor jogador da sua posição a actuar do lado direito, acabou por assumir com orgulho o interesse do Benfica nos seus serviços.
«Não posso dizer muito sobre essa eventualidade, pois tenho contrato com o Vasco da Gama, mas é verdade que soube por um amigo que o Benfica tem tido um emissário a observar vários jogos meus», explicou o jogador de 22 anos, que gostou de ouvir o seu nome relacionado com aquele que considera ser «um grande da Europa».
«É, sem dúvida, uma boa notícia. O interesse do Benfica deixa-me feliz, mas neste momento pouco mais posso dizer sobre o assunto.»
Dedé está, no entanto, razoavelmente documentado acerca do Benfica. «Sei que tem brasileiros de grande qualidade, Luisão, David Luiz ou o meu amigo Alan Kardec, que conheci há alguns anos, pois é meu vizinho na cidade de Volta Redonda».
O jogador admitiu que já tem algum conhecimento do clube da Luz pela relação que mantém com o avançado Éder Luís, cedido pelos encarnados ao Vasco da Gama no último Verão e que até pode ser ponto a favor para a transferência de Dedé, uma vez que é desejo do emblema brasileiro mantê-lo nas suas fileiras.


Record

Eu acho que, se o David Luiz sair não vai ser necessária esta contratação. Temos lá o Sidnei, que é um bom jogador só que não tem oportunidades, porque David Luiz e Luisão raramente estão lesionados e raramente são substituidos.
Se o Benfica começar a investir em Sidnei e Roderick, eu acho que vai ser melhor porque Dedé é um jogador "formado", e com o investimento nesses jogadores talvez venha mais um "David Luiz"!

Benficaas

Maxi Pereira: «Jesus vai levar o Benfica de novo ao título»

O uruguaio mantém o queixo levantado e surge pleno de ambição na conversa com Record. Apesar da posição na classificação, o defesa afirma que não lhe passa pela cabeça falhar o bicampeonato, até porque o plantel da Luz não se encontra mais fraco.

Mais na edição impressa do Record.

Record

Nuno Coelho assegurado

O interesse do Benfica em Nuno Coelho não é novo e já foi devidamente noticiado, mas, segundo conseguimos apurar, o médio da Académica que foi formado no FC Porto, está assegurado como reforço do Benfica para a próxima temporada.
A cumprir o último ano de contrato com os estudantes, o jogador viu a Académica propor-lhe a renovação contratual, mas este é um assunto que não teve desenvolvimentos. A partir de janeiro, Nuno Coelho passa a ser livre para assinar por outro clube, o que acontecerá com o emblema da Luz.
No início deste mês, o médio, confrontado por Record com o interesse dos encarnados, mostrou-se evasivo em relação ao futuro. “Termino contrato no final da época”, afirmou, enquanto o seu empresário, Ulisses Santos, confirmava “abordagens de clubes de França e Rússia, mas nada de concreto”.
O destino, afinal, é outro e passa pela Luz. Nuno Coelho foi lançado na Liga por Domingos Paciência a 28 de outubro de 2006 e é um jogador que os benfiquistas conhecem bem, pois foi adversário na época passada e já nesta, na 1.ª jornada do campeonato, partida de má memória para os lisboetas, que terminou com uma derrota.

Record

Funes Mori em banho-maria

Mais complicada continua a contratação de Funes Mori. O presidente do River Plate, Daniel Passarela, ainda não agendou uma nova data para se encontrar com o representante de Kia Joorabchian, empresário que pretende adquirir os direitos desportivos do jogador e colocá-lo no Benfica. Segundo foi possível apurar, o líder dos Milionários está focado no reforço do plantel, uma prioridade que o vai afastar da capital argentina nos próximos dias. O jogador de 19 anos, que já manifestou o interesse em ingressar no Benfica, mantém-se expectante.

Record

Fernández no início da próxima semana

A confirmação da contratação de Fernández está dependente do regresso do jogador à Argentina. Segundo foi possível apurar, nas últimas horas, o Benfica e o jogador resolveram as derradeiras divergências referentes às condições contratuais, que ainda estavam a atrasar as negociações. Desta forma, assim que terminar o período de férias que se encontra a gozar no México, o extremo de 23 anos vai voltar a Buenos Aires para rescindir o vínculo que ainda o liga ao Racing.
A oficialização da transferência vai acontecer no início da próxima semana, esperando-se que o acordo possa mesmo ser firmado na segunda-feira. Os dois clubes já acordaram a venda por 2 milhões de euros e, nesta fase, os argentinos só aguardam a chegada de alguma documentação para poderem anunciar a saída do futebolista. Excluída está a possibilidade de Jara poder vir a ser emprestado ao Racing. Apesar de ser um avançado desejado em Avellaneda, Jesus não prescinde dele.

Record

Título europeu faz sonhar Eusébio

Depois da estátua e da taça, a exposição. O Estádio da Luz tem, desde ontem, um espaço consagrado ao que Eusébio construiu e conquistou no Benfica, inserido na celebração dos 50 anos da chegada do Pantera Negra ao clube da águia.
“Devo dizer que me é indiferente que ele tenha chegado a Lisboa a 15 ou a 17 de dezembro de 1960 – um detalhe insignificante; o que verdadeiramente importa é que ele chegou e escreveu páginas brilhantes da história do Benfica e do futebol português”, referiu o presidente dos encarnados, Luís Filipe Vieira, na inauguração. O dirigente, que ofereceu uma estatueta a Eusébio, destacou “o talento, o exemplo e o caráter de um homem que marcou o futebol português na segunda metade do século 20”.
Entre muitos agradecimentos, o antigo avançado, de 68 anos, considerou que o espaço deve inspirar não só os futebolistas atuais, mas todos aqueles que não o viram jogar. “Tudo o que fiz no futebol está aqui retratado”, observou a Record.
“A melhor homenagem já a equipa me fez na temporada passada: ter sido campeã. Um título europeu? Vamos ver. Estamos na Liga Europa e é uma questão de sorte. Oxalá entre com o pé direito frente ao Estugarda. Vencer a competição é muito difícil, mas estamos dentro. É preciso deixar sonhar, não custa nada”, disse, quando passam 50 anos da campanha da primeira vitória na Taça dos Campeões Europeus.
O irmão Hilário. Naquele que é um ensaio do futuro museu do clube estão exibidos os troféus coletivos e individuais conquistados pelo Rei. Uma coleção que ficou mais rica: a bola ontem oferecida pelos campeões europeus a Eusébio foi cedida ao clube.
Numa viagem pelo tempo, recordou o momento em que chegou ao Benfica. “Tinha um contrato de 3 anos, de 250 contos [1.250 euros]”. Em dia especial, reuniu familiares, como a mulher Flora, e a filha Carla, antigos companheiros, amigos e outros agentes do futebol, como o presidente da Liga, Fernando Gomes, e o diretor-geral da Ligas Europeias de Futebol Profissional, Emanuel Medeiros. Hilário, considerado por Eusébio o “irmão mais velho”, não faltou. “Crescemos no bairro pobre de Mafalala. O futebol deu-nos fama e dinheiro. Dos conselhos que lhe dei, só não respeitou um: ir para o Sporting”, disse, emocionado, o antigo lateral leonino.

Record

Éder Luís reafirma intenção de ficar

Numa fase em que Vasco da Gama e Benfica negoceiam o futuro de Éder Luís, o jogador voltou a manifestar a intenção de ficar no Rio de Janeiro. “Aqui posso visitar a minha família e os meus amigos em Minas. A minha mulher e os meus filhos também preferem estar cá”, revela.

Record

Se Éder Luís quer ficar com a mulher e os filhos, ele assim não vai evoluir, e para isso nem valia querer ser um jogador de topo. Porque, como todos nós sabemos, para se ser um jogador de topo tem que haver deslocações, nomeadamente para a Europa, que é onde os jogadores de futebol têm mais futuro.

Record

Toni: «Benfica tem de estar ao melhor nível»

Toni, antigo treinador do Benfica, olha para o Estugarda com desconfiança. “É um representante do futebol alemão e lá não há bons casamentos”, lembra o técnico, de 64 anos, referindo-se ao facto de o clube da Luz nunca ter vencido na Alemanha. Desvalorizando o 17.º lugar que o Estugarda ocupa no campeonato, chama a atenção para a campanha europeia: “Vai ser preciso um Benfica ao melhor nível para ultrapassar esta eliminatória.”
Os encarnados regressam a Estugarda, onde perderam a final da Taça dos Campeões Europeus para o PSV, em 1988, sob o comando de Toni, e foram derrotadas pela equipa local em 2004, para a Taça UEFA, com Trapattoni. “Termos atingido a final com os recursos que tínhamos foi importante, apesar de as finais serem para ganhar”, refere quem também viveu uma noite histórica na Alemanha, em 1994: o 4-4 de Leverkusen e consequente apuramento para as “meias” da Taça das Taças.

Record

Cardozo no top 10 dos avançados

A IFFHS divulgou a lista dos melhores avançados em 2010 onde, nos primeiros lugares, surge o nome de Cardozo. O internacional paraguaio do Benfica partilha a oitava posição com... Cristiano Ronaldo. Em primeiro lugar surge o uruguaio Luiz Suarez, do Ajax.

Record

Até se poderia dizer que Cristiano Ronaldo é um bom avançado, mas não, ele é      
 Médio-Direito. Apenas marca muitos e bons golos. E, para Cardozo estar a partilhar a oitava posição com Cristiano Ronaldo é muito bom.

Benficaas

Vieira: «Temos dívida enorme para com Eusébio

Na inauguração da exposição comemorativa dos 50 anos da chegada de Eusébio a Portugal, Luís Filipe Vieira sublinhou a importância que o Pantera Negra tem no clube da Luz.
"O futebol tem de agradecer ao Eusébio o que este fez por ele. Esta exposição não serve apenas para assinalar uma data, mas também para manifestarmos um sentimento de gratidão", começou por dizer.
Vieira referiu que o Benfica deve "inspiração, talento e capacidade de sofrimento" a Eusébio e que a sua carreira é "património de todos os que amam o futebol".
Atualmente, o dirigente disse que a antiga glória encarnada mantém "a abertura de espírito, a memória privilegiada, o talento para contar histórias" assim como a "ironia e a ciência dos seus comentários" quando fala dos tempos em que vestiu a camisola encarnada.
A rematar, Luís Filipe Vieira disse que toda a nação benfiquista tem "uma dívida enorme" para com Eusébio, e que todos se devem sentir responsáveis em "cumprir os seus sonhos".
Eusébio.
Após receber das mãos de Vieira uma pequena lembrança, Eusébio endereçou alguns agradecimentos: "Agradeço a esta direção, nomeadamente a Luis Filipe Vieira que ajudou o clube a sair da crise, à minha família, aos meus colegas e ao meu 'irmão mais velho', Hilário".

Record

Labbadia: «Benfica é uma equipa de topo»

O treinador do Estugarda, Bruno Labbadia, considerou esta sexta-feira o Benfica uma "equipa de topo", num comentário ao adversário dos 16-avos-de-final da Liga Europa.
"O Benfica é um grande, uma equipa de topo e que vem relegada da Liga dos Campeões. Tem jogadores de enorme qualidade e estamos ansiosos pelos jogos. São sempre encontros especiais", disse.
O Benfica recebe o Estugarda a 17 de fevereiro e desloca-se à Alemanha a 24 do mesmo mês.
Por outro lado, o diretor desportivo dos alemães lembrou a tradição do clube "encarnado" na Europa do futebol e falou numa eliminatória de "grande dificuldade". "Vai ser um adversário difícil, mas apenas em fevereiro iremos preparar o jogo. É um prazer ir a Lisboa, uma cidade bonita", sintetizou Fredi Bobic.

Record