terça-feira, 27 de setembro de 2011

Onze do Benfica:

Artur; Maxi, Luisão, Garay, Emerson; Javi Garcia, Witsel, Gaitan, Bruno César; Saviola e Cardozo.

RTP desiste de transmitir jogos da Champions dos próximos 3 anos

A RTP não vai entrar na corrida pelos direitos de transmissão dos Jogos da Liga dos Campeões para os próximos três anos.

A empresa pública de televisão pagou nos últimos três anos 5,75 milhões de euros por época por aqueles direitos pelo que a decisão assenta no plano de corte de custos que está ser posto em prática, tendo o aval do accionista Estado.

«Decidimos ontem à noite. Foi uma decisão de gestão, secundada e apoiada pelo accionista, que considera ser esta uma decisão acertada. Perde-se por falta do conteúdo, mas ganha-se em termos financeiros», já explicou o vice-presidente da RTP, José Marquito.

O prazo para a apresentação de candidaturas terminou às 11 horas de hoje.

A SIC seguiu o exemplo da RTP e também não foi a concurso, mas ainda não são conhecidas as razões.

A TVI — tal como já confirmou Miguel Gil, administrador da Media Capital, grupo que detem a estação de Queluz de Baixo — e a Sport TV são os canais portugueses na corrida.

Treino ligeiro e passeio para descontrair

O plantel do Benfica realizou, esta manhã, uma ligeira sessão de treino num relvado próximo da unidade hoteleira onde a comitiva encarnada está instalada, em Bucareste.

Além da habitual sessão que Jorge Jesus orienta em dias de jogo, o plantel fez ainda um curto passeio, também nas zonas circundantes ao hotel, para descontrair. Numa manhã de sol já se sentiu a presença de alguns adeptos pelas ruas de Bucareste.

Após o almoço, os jogadores terão um período de descanso antes da saída para o Arena de Bucareste.

O jogo com o Otelul tem início às 19.45 horas.

Jesus segura Saviola

Técnico não admite saída do argentino em Janeiro. Avançado pode ser titular esta noite e realizar o jogo número 100 pelo Benfica. Tem 129 jogos nas provas da UEFA.

Por vontade de Jesus, Saviola fica até ao final da época na Luz. Apesar de o argentino ter perdido o estatuto de titular nesta época, com a nova variante táctica, o treinador de 57 anos não admite abdicar de El Conejo no mercado de Inverno, à semelhança do que fez no último defeso, quando surgiu o interesse de alguns clubes no camisola 30: sempre transmitiu à SAD que o ex-jogador do Real Madrid e Barcelona era imprescindível, matando o assunto pela raiz.

Confrontado, ontem, na conferência de Imprensa de antevisão do encontro com o Otelul Galati, sobre o alegado desejo de Saviola sair do clube em Janeiro, noticiado ontem por O Jogo, Jorge Jesus chutou o tema para canto: «Não posso responder porque não respondo a notícias de jornais. Ninguém no Benfica ouviu falar dessa possibilidade.»

O que pode acontecer

O empresário de Saviola prefere, para já, manter-se à defesa. «Posso afirmar que ele não quer sair, mas, por outro lado, também pode acontecer que no mercado Inverno ele possa sair, tal como qualquer outro jogador», disse, ontem, Diego Queiruga, em declarações à Rádio Renascença, assumindo que não existem propostas oficiais pelo avançado de 29 anos e que continua «concentrado e com vontade de ganhar títulos no Benfica». Recorde-se que Saviola acaba contrato no final da época e a SAD tem opção por mais uma temporada.

Luisão e Saviola fazem história

Capitão passa hoje a ser o benfiquista com mais jogos europeus. Saviola pode suar pela centésima vez a camisola da águia.

Dia histórico para Luisão: o capitão do Benfica vai hoje, caso, como se espera, jogue frente ao Otelul Galati, passar para o primeiro lugar de uma lista especial. A dos futebolistas com mais jogos em competições europeias de águia ao peito.

A fazer parte do onze escolhido por Jorge Jesus, Luisão passará a ter 78 jogos europeus ao serviço do Benfica, mais um que o até aqui líder da tabela, o também antigo capitão António Veloso. Eusébio e Nené, com 75, partilham a terceira posição, Humberto Coelho é o quinto.

Os 78 jogos permitirão também a Luisão igualar João Pinto (FC Porto) e Nuno Gomes (dez jogos pelo Boavista, 66 pelas águias e dois pelo Braga) no terceiro lugar como jogador com mais jogos europeus ao serviço de equipas portuguesas.

Igualmente digno de registo é o número para que olha Saviola, contratado pelo Benfica ao Real em 2009. O avançado argentino, da próxima vez que pisar um relvado com a camisola encarnada (já em Bucareste?), completará o centésimo jogo pelo seu actual clube.

Ao fim de 99 o avançado celebrou 34 golos, sendo a Taça de Portugal a prova onde apresenta melhor média: um golo a cada dois jogos disputados.

Vitória na Roménia é passo decisivo

Três pontos valem já um lugar de qualificação. Equipa motivada e Otelul não é um gigante...

O Benfica joga hoje cartada importante na Roménia. É verdade que a partida com o Otelul Galati é apenas a segunda deste grupo C da fase de grupos, mas os encarnados têm já uma boa oportunidade de se posicionarem em lugar de qualificação para os oitavos-de-final da Champions.

É que em caso de vitória o Benfica passa a somar quatro pontos e independentemente do resultado entre o Manchester United e o Basileia será sempre um dos dois primeiros do grupo, quando ambos valem o apuramento. E os jogos na Luz serão contra os adversários mais acessíveis do grupo.

O momento também é positivo para a equipa de Jorge Jesus. O empate no clássico com o FC Porto só pode ser considerado um bom resultado, por ser fora, por ter permitido a continuidade no topo da Liga e por ter sido alcançado depois de a equipa ter estado duas vezes em desvantagem.

De resto, o Benfica já leva 11 jogos oficiais esta temporada e continua invicto: seis vitórias e cinco empates. Só o facto de apenas não ter sofrido golos em dois destes dois jogos - Trabzonspor, em casa, e Nacional, fora - pode gerar alguma apreensão aos adeptos, que não a Jesus. O treinador explicou em conferência de imprensa que esse facto muito se deve ao balanceamento ofensivo - o Benfica marcou em todos os jogos! - e também por o sector recuado contar com duas novas unidades, Garay e Emerson, que ainda não apreenderam na perfeição os posicionamentos pretendidos.

Acelerar até aos 90 triunfos

O Benfica tem oportunidade de alcançar, esta terça-feira, o triunfo 90 na mais importante competição da UEFA, numa época em que se celebram os 50 anos da segunda vitória na Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Além disso, os lisboetas procuram conquistar a segunda vitória fora na fase de grupos da Champions, quase quatro anos depois dos 2-1 em Donetsk (bis de Cardozo).

De acordo com a UEFA, a contabilidade das águias é a seguinte: 89 vitórias, 44 empates e 57 derrotas.

SAD estuda reforçar fundo dos jogadores

A SAD está a estudar a possibilidade de reforçar a Benfica Stars Fund, confirmou Record. Em cima da mesa estão os nomes de Garay, Bruno César, Nolito e Gaitán, jogadores que se têm apresentado em bom plano neste início de temporada. Esta operação permitirá aos encarnados realizar, no imediato, um encaixe financeiro com a venda de parte do passes dos futebolistas.

Embora esteja no início da segunda época de águia ao peito, Gaitán atravessa um dos melhores períodos na Luz, ao ponto de estar debaixo de olho do manager do Manchester United, Alex Ferguson. Os restantes jogadores chegaram esta época, mas têm feito parte das escolhas de Jesus.

Dúvida argentina

Saviola pode regressar ao onze do Benfica em Bucareste, reeditando com Cardozo a famosa “dupla maravilha”, assim apelidada por Jorge Jesus no passado. Aimar foi submetido a um intenso desgaste físico no jogo de sexta-feira, com o FC Porto, e pode ser forçado a descansar nesta visita à Roménia, sabendo-se de antemão os cuidados que existem na Luz com o argentino, de 31 anos.

O esforço despendido no clássico é, aliás, um dos fatores de preocupação da equipa técnica das águias, que não quer abdicar da vitória diante do Otelul Galati, mas não esquece o jogo do próximo sábado com o Paços de Ferreira, onde também os 3 pontos são fundamentais para que a equipa se conserve no topo da tabela.

Prejuízo reduzido em 59,7%

O Benfica divulgou segunda-feira os resultados financeiros do exercício da época de 2010/2011, em comunicado enviado à CMVM.

O clube da Luz registou na época passada resultados líquidos negativos de 7,7 milhões de euros, contra 18,99 milhões de euros de prejuízos referentes a 2009/2010, o que dá uma redução de 59,7%.

No mesmo comunicado lê-se que "em termos de resultado operacional consolidado, no exercício corrente registou-se um valor positivo de 7,3 milhões de euros, ao contrário dos períodos homólogos, em que os resultados operacionais, incluindo as transacções de atletas, foram negativos”, sublinha o clube.

Já os proveitos operacionais aumentaram 83 milhões de euros, excluindo as transações com atletas.

De referir que estes resultados "não incluem as vendas dos atletas Fábio Coentrão e Roberto, nem a participação na Liga do Campeões 2011/2012".