domingo, 1 de maio de 2011

Jorge Jesus: «A equipa esteve mais perto do 0-2»

O treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, fez um rescaldo do que se passou no jogo frente ao Olhanense.

“Sofremos o empate num lance de bola parada no último segundo, faltando-nos um jogador ao primeiro poste. Era bom termos ganho até pelo que a equipa produziu na primeira parte em que esteve mais perto do 0-2 do que de sofrer o empate. No entanto, o Olhanense precisava de um ponto para conseguir a manutenção, acreditou e foi compensado com o tento do empate”, analisou no final da partida.

Sobre a opção de ter colocado em campo uma equipa de “segunda linha”, Jorge Jesus refutou tal situação: “Não foi uma equipa de segunda linha, dado que houve vários jogadores que jogaram frente ao Sp. Braga e que jogaram hoje. Todavia, fizemos algumas alterações para criar equilíbrios e dar competitividade a atletas que não o têm feito.”

O técnico comentou, ainda, a expulsão do central Jardel: “A expulsão do Jardel condicionou, porque a nossa equipa não saiu tão bem para o ataque e o Olhanense começou a ter mais posse de bola.”

Sport Lisboa e Benfica Online

Jara: «Faltou-nos o segundo jogo»

O avançado que marcou o tento dos “encarnados” analisou o empate no final do encontro. “Julgo que dominámos a partida até ao minuto 70 e estivemos bem. O que nos faltou foi concretizar o segundo golo e acabámos por sofrer em empate na parte final”, considerou Jara.

O futebolista argentino assumiu, igualmente, que o objectivo do Benfica é outro. “Claro que já estamos com a cabeça no jogo que vamos ter com o Sp. Braga, onde temos de vencer e chegar à final porque é um objectivo de todos”, concluiu.

Sport Lisboa e Benfica Online

Destaques individuais

Jara – O avançado argentino inaugurou o marcador aos três minutos, foi um dos mais inconformados na frente de ataque benfiquista e revelou pormenores deliciosos que encantaram quem se encontrava nas bancadas.

Gaitán – O número 20 do Benfica fez uma excelente exibição em Olhão. É dele a assistência para o tento de Jara e as suas iniciativas levaram sempre perigo à baliza de Bruno Veríssimo. No início da 2.ª parte, o argentino rematou ao poste após excelente jogada de entendimento do ataque “encarnado”.

César Peixoto – O médio-esquerdo esteve a bom nível, dando profundidade ao corredor esquerdo e mostrando entendimento com o jovem Carole.

Sport Lisboa e Benfica Online

Injustiça nos descontos

O Benfica empatou este domingo a um golo no campo do Olhanense, em jogo da 28.ª jornada da Liga portuguesa. Numa partida em que podiam ter alcançado uma vitória folgada, os “encarnados” foram traídos por um golo nos descontos.

Tal como tem sido habitual nesta fase final do campeonato, o treinador Jorge Jesus apresentou várias alterações no onze “encarnado”. Desde logo, o central Roderick Miranda alinhou na posição habitualmente ocupada por Javi García, envergando a braçadeira de capitão. Com Roberto na baliza, Sidnei fez dupla com Jardel no eixo defesa, ficando Carole com o lado esquerdo do sector mais recuado e Airton com o lado oposto.

No meio-campo, além de Roderick Miranda na posição de número seis, o Benfica apresentou Felipe Menezes no lado direito e César Peixoto no lado esquerdo, ficando Gaitán com a posição de número 10. No ataque, Jorge Jesus apresentou a dupla Jara e Kardec.

O início da partida foi bastante positivo para o Benfica, uma vez que Jara abriu o activo logo aos três minutos, após uma excelente assistência de Gaitán.

Em vantagem no marcador, a equipa “encarnada” dominou totalmente o Olhanense em todas as acções de jogo, merecendo claramente o triunfo ao intervalo.

A segunda metade começou com duas excelentes situações para o Benfica avolumar o resultado. Gaitán rematou ao poste aos 47 minutos, enquanto Alan Kardec cabeceou por cima da barra (49’).

Antes de ser expulso pelo árbitro Vasco Santos, o central Jardel foi ao ataque rematar por cima da baliza dos visitados (62’). A expulsão aconteceu cinco minutos depois e obrigou Jorge Jesus a mexer no xadrez.

Apesar de jogarem com menos uma unidade, os “encarnados” continuaram a controlar as operações e tudo apontava para o triunfo por 0-1. No entanto, a equipa de Jorge Jesus sofreu, injustamente, um golo no último minuto do período de descontos. Djalmir foi o autor do tento do empate (1-1).

O Benfica apresentou a seguinte equipa: Roberto; Airton, Sidnei, Jardel e Carole (Carlos Martins, 87’); Roderick Miranda, Felipe Menezes (Maxi Pereira, 71’), César Peixoto, Gaitán (Fernández, 66’); Jara e Kardec.

Sport Lisboa e Benfica Online

Olhanense 0 - 1 SL Benfica (Intervalo)

O Benfica está a ganhar ao Olhanense por 1 bola a 0. O golo do Sport Lisboa e Benfica tem a assinatura de Franco Jara, aos 4'.

Onze do Benfica:

Roberto, Roderick, Sidnei, Jardel, Carole, Airton, César Peixoto, Nico Gaitán, Felipe Menezes, Jara e Kardec

Poupanças em Olhão

Pela Liga Europa, poupar, poupar! Em final de temporada e com os jogadores a darem sinais evidentes de cansaço físico tendo em conta o excesso de número de jogos nas pernas, Jorge Jesus não terá problemas em voltar a deixar em repouso algumas das principais referências da equipa.

Luisão, Cardozo e Fábio Coentrão nem seguir seguiram viagem para Olhão, onde esta tarde os encarnados defrontam a equipa local, e só não ficaram mais jogadores em Lisboa porque face aos vários lesionados Jesus não conseguiu poupar mais ninguém para conseguir elaborar a lista de 18 convocados para o desafio no Algarve.

Tal como aconteceu nos últimos jogos da Liga, desde o encontro com o Portimonense na Luz - ou seja desde que Jesus assumiu o Campeonato como perdido para o FC Porto -a equipa desta tarde terá muitas alterações relativamente ao onze base encarnado. A começar pela baliza, onde Moreira deverá ter nova oportunidade para voltar a brilhar, depois de se ter exibido com destaque na final da Taça da Liga, em Coimbra há precisamente uma semana.

A dúvida maior prende-se com o dono do lugar da ala direita defensiva: Maxi Pereira é um dos jogadores com mais minutos nas pernas esta época (45 jogos, 3645 minutos) e, apesar de atravessar bom momento de forma, pede igualmente algum tempo de repouso. Jesus até gostaria de o satisfazer mas não tem alternativas de raiz para o sector. A menos que proceda a alguma adaptação (Roderick ou Airton), dificilmente Maxi poderá não jogar.

ABola

Feliz dia da Mãe!


A todas as mães que visitam este blog, um feliz dia!

Regresso da equipa B está em equação

Os responsáveis do Benfica estão a estudar a possibilidade de criar a equipa B. A formação secundária pode tornar-se realidade já na temporada 2012/03, mais de seis anos depois de o então conjunto orientado por João Santos ter chegado ao fim da linha.

No entender dos encarnados, é necessário criar um espaço onde as jovens águias saídas da formação possam ganhar “calo”, antes de aspirar dar o salto para o plantel principal.

Uma alternativa à equipa B é colocar os jogadores a “rodar” noutros clubes, nomeadamente da Liga, como acontece, por exemplo, com David Simão e Nélson Oliveira, cedidos ao Paços de Ferreira. Mas isso não garante que os futebolistas sejam utilizados com a frequência desejada. Prova disso foi o caso de Leandro Pimenta, médio em quem os encarnados depositam grandes expectativas e que na temporada passada, no Beira-Mar, não jogou o desejado.

Record

Miguel Vítor quer ficar no Leicester

Revelação feita pelo técnico sueco Sven-Goran Eriksson; elogios à evolução do central

«Não sei se o Benfica quer o Miguel Vítor de volta, mas tenho o número do Rui Costa e posso perguntar-lhe. Se o Benfica não o pretender, ele quer ficar connosco», afirmou Eriksson a propósito do central de 21 anos, que está cedido pelas águias ao Leicester até final da época.

O treinador sueco do clube da Championship (segunda divisão de Inglaterra) quer assegurar a continuidade dos seis atletas que o clube tem no plantel por cedência e elogia a evolução de Miguel Vítor. «Aprendeu muito esta temporada e gostou imenso da experiência.»

ABola

Jara na lista da selecção

Foi um dos reforços do Benfica para esta temporada e, depois de uma primeira metade de época bastante tímida, com poucas oportunidades para mostrar serviço, tem-se afirmado de forma vertiginosa na Luz.

E as exibições de Franco Jara, 22 anos, não têm passado despercebidas ao seleccionador da Argentina, Sergio Batista. Recorde-se que em Fevereiro passado, por ocasião do jogo contra Portugal, em Genebra, o treinador alviceleste já havia aberto a porta ao atacante.

«É um jovem que estamos a acompanhar e até 2014 poderá ter oportunidades», referiu. O diário Olé deu ontem força a esta ideia, colocando o nome de Jara numa lista de jovens talentos que Sergio Batista pretende observar em breve, através de uma espécie de equipa B da Argentina, composta por jogadores a actuar fora do país, sobretudo na Europa.

Essa equipa defronta a Nigéria, em Lagos, a 1 de Junho, e a Eslováquia, Polónia ou Coreia do Norte a 4 ou 5 de Junho.

ABola

City disposto a lutar por Coentrão

O Real Madrid, conforme A BOLA noticiou ontem, é neste momento o clube melhor colocado para assegurar a contratação de Fábio Coentrão, cuja cláusula de rescisão é de 30 milhões e de cujo valor Luís Filipe Vieira já fez saber não abrir mão.

Contudo, vários dos principais colossos do futebol europeu estão determinados em lutar até ao fim pelo esquerdino de 23 anos. É o caso do Manchester City, propriedade do xeque Mansour bin Zayed Al Nayhan.

Nos últimos dias, os citizens têm sido associados a Coentrão, pela Imprensa britânica, e ontem foi noticiada a presença de olheiros do Manchester City e também do Chelsea no Estádio da Luz, quinta-feira, para assistirem ao encontro entre Benfica e SC Braga, da Liga Europa. Bayern Munique, Milan e Liverpool também estão na corrida.

ABola

Nuno Gomes ainda volta esta época

Há esperança por Nuno Gomes. O capitão encarnado caminha a passos largos para a recuperação total da lesão meniscal no joelho esquerdo e ainda deverá voltar a jogar com a camisola das águias esta época, caso Jorge Jesus assim o entenda. Ao que tudo indica, o avançado, de 34 anos, vai iniciar os treinos com os restantes companheiros no início desta semana, ainda que sob vigilância médica e, se não sentir nenhuma recaída, poderá voltar para os últimos encontros da presente temporada.

O avançado já deverá estar disponível para a última partida da Liga, em casa, diante da U. Leiria, no próximo dia 15 de maio, e também para a final da Liga Europa, dia 18, em Dublin, isto claro se o Benfica conseguir ultrapassar o Sp. Braga.

Record

Novo recorde de longevidade

O técnico completa hoje 623 dias desde que comandou o Benfica, pela primeira vez, num jogo oficial – 16 de agosto de 2009, frente ao Marítimo (1-1), na Luz. Por outras palavras, Jesus detém o recorde de longevidade nas últimas duas décadas: desde a saída Sven-Goran Eriksson, em 1992, que ninguém aguentava tanto tempo no banco, ininterruptamente.

JJ, que se prepara para completar a segunda época como treinador das águias (o sueco foi o último a cometer tal proeza), já ultrapassou Toni. A 31 de outubro de 1992, aquele que também foi médio, adjunto e diretor-desportivo do clube, sentou-se no banco como técnico principal, substituindo Tomislav Ivic. Em 579 dias, conquistou uma Taça de Portugal e um campeonato. António Conceição Oliveira voltaria ao Benfica como treinador, rendendo José Mourinho, em dezembro de 2000 – sairia um ano depois.

Record

Cluj assegura reforços em Portugal

Cluj voltou a virar agulhas para Portugal e prepara-se para atacar em força na nossa Liga. Alguns dos nomes têm sido já referidos como possibilidades, mas as negociações estão avançadas e há pelo menos uma mão-cheia de reforços encaminhados. Weldon (Benfica), Sougou (Académica), Renan (emprestado ao Beira-Mar pelo V. Guimarães), Lionn (cedido pelos vitorianos ao Rio Ave) e Maykon (P. Ferreira) estão muito perto de assinar com o emblema dos ferroviários da Roménia.

Num desapontante 8.º lugar no campeonato, o Cluj prepara com grande ambição a nova temporada. Aliás, é bom lembrar que têm também circulado notícias em torno da possibilidade de ser Carlos Brito a assumir o comando técnico da equipa. Brito deve renovar em breve com o Rio Ave, mas é muito provável que os contactos em Portugal englobem também um treinador.

Record