quarta-feira, 25 de maio de 2011

Selecção: Coentrão desperta interesse espanhol

Não é a primeira vez que a comunicação social espanhola marca presença em estágios da Selecção Nacional, mas desta vez o interesse não é (apenas) Cristiano Ronaldo. As notícias que apontam Fábio Coentrão como possível reforço do Real Madrid motivaram os dois jornais desportivos da capital espanhola (As e Marca) a acompanhar a preparação do jogo com a Noruega. 

Mesmo sem qualquer indicação de que o lateral esquerdo falaria à comunicação social, por parte da assessoria de imprensa da federação, os jornalistas espanhóis tentaram a sua sorte, mas o jogadro do Benfica manteve-se em silêncio.

Mais Futebol

Fica connosco por favor Coentrão!

Benficaas

Aldave: «Cardozo está feliz e quer ficar»

O empresário de Oscar Cardozo, Pedro Aldave, afirmou esta quarta-feira à TSF que o avançado paraguaio sente-se bem na Luz e não quer abandonar o Benfica no final da temporada.

“Ele está feliz e quer ficar no Benfica”, garantiu Aldave que confidenciou ainda estar de férias e por isso não ter conhecimento de qualquer proposta por Cardozo.

O avançado, de 28 anos, tem sido associado a uma possível mudança para os ucranianos do D. Kiev.

Record

Elkeson rende um milhão de euros aos cofres encarnados

O Botafogo do Rio de Janeiro anunciou esta quarta-feira a contratação do médio Elkeson, num negócio que, segundo a imprensa brasileira, irá render 2,4 milhões de reais (cerca de um milhão de euros) ao Benfica, clube que detinha metade dos direitos desportivos do jogador. A outra fatia do bolo da transferência será recebida pelo Vitória da Bahia.

"Estou muito feliz e orgulhoso por estar no Botafogo. É uma satisfação muito grande vestir esta camisola, que tantos grandes jogadores já usaram. Felizmente, deu tudo certo. Agora, quero mostrar meu futebol e fazer o meu melhor pelo clube", afirmou Elkeson, que em julho irá completar 22 anos, já depois de confirmado o ingresso por 4 épocas no Fogão.

Record

FIFA declara que dragões têm mais títulos que Benfica

O departamento que gere as bases de dados da FIFA esclareceu à agência Lusa que a Taça Latina, que o Benfica conquistou em 1950, "não merece o reconhecimento oficial" do organismo.

O mesmo departamento explicou à Lusa que as leis do jogo em vigor na altura "não eram aplicadas nessa competição", pelo que a FIFA "nunca se referiu aos vencedores da Taça Latina em quaisquer das suas publicações".

Desta forma, a Taça Latina não deve figurar na lista de troféus internacionais oficiais conquistados pelo Benfica, pelo que, segundo a contagem daquele organiso, o FC Porto passou mesmo a ser o clube português com mais títulos, quando conquistou a Taça de Portugal, somando um total de 69, contra 68 do Benfica.

Taça Intercontinental

Este departamento da FIFA acrescentou que a Taça Intercontinental, ganha pelo FC Porto em 1987 e em 2004 (última edição) é reconhecida oficialmente pela FIFA "desde a sua criação", em 1960, mesmo quando passou a chamar-se Taça Toyota, a partir de 1980.

No entanto, só a partir de 2005, ano em que a FIFA começou a organizar o Mundial de Clubes, é que passou a ser consagrado pelo organismo o clube campeão do Mundo.

O FC Porto é identificado pela FIFA como vencedor da Taça Toyota, até 2004 disputada apenas entre o campeão europeu e o sul-americano.

Record

Isto agora é a "festarola"! A Taça Intercontinental é reconhecida e a Taça Latina não. Que treta! Até agora era e agora não é, humm, aqui há gato!

Benficaas

Daniel Wass: «Estou muito ansioso por jogar no Benfica»

É um dos reforços já garantidos para a próxima temporada e não esconde o fascínio por poder vestir a camisola encarnada. Daniel Wass quer impor-se de águia ao peito, deixar a sua marca, e não tem problemas em afirmar que vai jogar “num dos melhores clubes do Mundo”.

“É uma grande oportunidade para a minha carreira. Estou muito ansioso por jogar no Benfica, que é um emblema com grande história e de grandes tradições. Não quero ainda fazer grandes promessas porque sou um jogador muito jovem, mas vou dar o máximo”, asseverou o dinamarquês, de 21 anos, antes de confessar a sua admiração pela equipa encarnada e também pelo técnico dos lisboetas.

“Vi vários jogos da Liga Europa esta temporada e foi pena não terem chegado à final. Têm uma grande equipa e um técnico de qualidade. Ainda não o conheço pessoalmente mas sei que é um grande treinador”, afirmou a Record.

Adaptação. Daniel Wass vai iniciar a sua primeira aventura fora da Dinamarca, depois de ter brilhado no Brondby na última temporada. No entanto, o lateral-direito garantiu que não terá problemas de adaptação e até confessou que já consegue dizer algumas palavras na língua de Camões. “É um pouco difícil mas aprendi algumas coisas. Já estive em Portugal este ano a estagiar com a minha antiga equipa e gostei muito do país”, afiançou.

Record

Leandro Damião negociado; Danilo também para fechar

Carpidas as mágoas pela cinzenta época, não há tempo a perder na Luz e o Benfica está feroz no mercado, em busca de reforços que vê capazes de catapultar a equipa rumo ao título na próxima época. Leandro Damião (ponta-de-lança), 21 anos, e Danilo, médio, de 19 anos, são por esta altura as grandes prioridades, e a SAD vai apertando cada vez mais o cerco pelos dois jogadores. Ao que O JOGO apurou, ontem mesmo teve lugar uma reunião no Brasil entre mandatários do emblema da Luz e responsáveis do Internacional de Porto Alegre com o nome do ponta-de-lança na ordem de trabalhos e, apesar de ainda não ter havido fumo branco, há esperança em que o dossiê seja encerrado com sucesso até final desta semana.

O clube canarinho, sabe O JOGO, até já terá acordado com as águias o valor a receber pelos direitos económicos do goleador, cerca de 15 milhões de euros que, em caso de concretização do negócio, terão uma parcela assegurada pelo empresário Kia Joorabchian, o mesmo que possibilitou a contratação de Ramires.

O Benfica, de resto, não está sozinho na corrida. Os ingleses do Tottenham e do Everton (também eles dispostos a chegar perto dos 15 milhões de euros pela transferência) têm um trunfo importante, que é a capacidade para pagarem um salário superior ao jogador.

As negociações, até agora exaustivas, não foram dadas como goradas pelo Benfica, uma vez que os seus responsáveis acreditam poder convencer o jogador a optar por Portugal mesmo tendo propostas financeiramente superiores da Premier League. A maior facilidade de adaptação ou a potencial presença assídua na Liga dos Campeões são armas utilizadas pelos elementos mandatados pelo emblema da Luz, que conta com a retaguarda de Kia para poder incrementar a oferta pelo internacional brasileiro.

Diferente e mais complicado é o dossiê Danilo, polivalente médio do Santos que Jorge Jesus também quer ver na Catedral. Trinta e sete e meio por cento do passe do jogador pertence ao grupo SONDA, que recentemente foi responsável pela chegada do fantasista Bruno César. É no poder e na influência deste braço empresarial que os encarnados se apoiam para resgatar o promissor jogador canarinho. O clube de São Paulo está intransigente no pedido de oito milhões de euros pelo jogador, mas os encarnados não querem passar muito dos... seis. E apesar de o braço-de-ferro não se adivinhar fácil, também neste capítulo há confiança dos responsáveis encarnados: Danilo poderá mesmo ser reforço logo que sejam desbloqueados os entraves. O jogador, esse, está convencido.

O Jogo

Vieira quer travar saída de Coentrão

Luís Filipe Vieira não quer perder Fábio Coentrão e vai mesmo fazer valer os 30 milhões da cláusula de rescisão como condição para uma transferência. Apesar de já ter reconhecido publicamente a necessidade de a SAD encaixar dinheiro com a venda de activos, o presidente do Benfica está teimoso no que diz respeito a Fábio Coentrão e parece determinado a evitar que a sua principal pérola abandone o clube - a menos que seja batida a cláusula de rescisão. O Real Madrid, conforme noticiado na edição de ontem, quer o jogador e até está disposto a envolver o defesa-central Ezequiel Garay para baixar o preço da transferência para valores na ordem dos 25 milhões de euros. Mas apesar de Garay até ser um jogador atractivo para os encarnados, o número um da hierarquia benfiquista está mesmo decidido a fazer valer as suas palavras de não deixar sair Fábio Coentrão por menos de 30 milhões de euros.

O Jogo

Jesus contra saída de Roberto

Valendo-se da esperança, que no futebol também é a última a morrer, Jorge Jesus ainda confia na possibilidade de conservar Roberto no plantel do Benfica em reconstrução para 2011/12, estando nos planos do treinador rematar o trio de soluções para a baliza com Artur - recém-contratado a custo zero e escolhido para ser o novo número um das redes encarnadas - e ainda Moreira, o mais antigo na Luz. Determinante na tese fundamentada por Jesus é a incorporação de um novo preparador de guarda-redes na estrutura técnica em substituição de Luís Matos, elemento que, tal como O JOGO noticiou ontem, foi dispensado pelo seu (ex-)chefe de equipa.

A vontade do treinador de travar a saída do espanhol que fracassou no seu primeiro ano em Portugal esbarra, contudo, no entendimento do presidente Luís Filipe Vieira, a quem desagrada a hipótese de ver sentado no banco de suplentes, jogo após jogo, um activo cujo passe custou 8,5 milhões de euros há quase um ano. Vieira daria prioridade a uma transferência, caso surgisse uma oferta decente - coisa que, todavia, não se afigura fácil -, e procederia depois à recomposição do núcleo de "keepers" - Courtois (Genk) está referenciado -, de onde já saltou Júlio César, que, conforme noticiado por O JOGO, vai ser colocado noutro clube.

Ponderando o assunto pela perspectiva pura e dura do negócio, o empréstimo poderia configurar uma resolução bem mais realista do que o quadro de venda - em baixa -, sendo a eventualidade de cedência compreendida como um esforço para promover a recuperação do valor de mercado do espanhol, que tem alguns emblemas do outro lado da fronteira a acenarem-lhe convites, embora pouco interessados em abrirem os cordões à bolsa por um jogador desvalorizado.

Bem diferente é a leitura de Jorge Jesus, pois defende um caminho alternativo, que é o da permanência do guarda-redes por quem se atravessou no último defeso, por quem se bateu no sentido de convencer Vieira a investir milhões numa contratação que idealizara como vital para elevar os níveis de segurança da baliza do Benfica. A expectativa, porém, saiu furada ao longo da temporada, alegando agora o treinador entre paredes que isso se deveu à falta de competência na preparação dos guardiães.

Ao detectar e ressaltar insuficiências no trabalho específico com os guarda-redes, referindo-se em particular aos cruzamentos e às saídas da baliza, Jesus transfere ou atribui responsabilidades a Luís Matos por boa parte dos falhanços caricatos de Roberto, reunindo desta forma explicações e justificações para as intermitências do espanhol e a consequente intranquilidade passada aos colegas de sector.

Jesus acredita que, contratando um treinador especializado com outro tipo de qualificação e capacidade - ver página ao lado -, conseguirá melhorar o rendimento do leque de opções para a baliza e assim reabilitar a imagem de Roberto, embora projecte a nova época pensando em Artur para figura maior, mas sempre em acesa luta com o ex-Saragoça. A Moreira continuará a pertencer o papel de terceiro guarda-redes, ajudando à quota de jogadores formados no clube.

OJogo

Outros Mundos: Que cena mais triste!

Um jovem publicou na sua página da rede social Facebook um vídeo com imagens de uma adolescente de 14 anos a ser espancada por outras duas raparigas perante a passividade de outros colegas.

Segundo avança a SIC, a agressão terá ocorrido nos arredores de Lisboa, tendo as duas jovens agredido à chapada e ao pontapé a rapariga que chegou a ser atirada para o chão, e arrastada pelos cabelos. No vídeo, com imagens consideradas chocantes, as duas agressoras dão pontapés inclusive na cabeça da vítima.

O jovem que colocou o vídeo no Facebook chama-se Rodolfo Santos e, segundo a SIC, frequentou a Escola Secundária Padre Alberto Neto, em Queluz, o mesmo estabelecimento onde a vítima estuda. O rapaz terá alegadamente 18 anos e estuda actualmente numa escola profissional na zona da Amadora.

O porta-voz da PSP, Paulo Flor, já fez saber que a polícia está a tentar identificar os intervenientes na situação.

ABola

Que vergonha, isto não se faz! Seja porque motivo for! Isto não tem cabimento algum!

Benficaas

Fundação Benfica assina protocolo com Inatel

O presidente executivo da Fundação do Benfica, Carlos Móia, assinou, esta quarta-feira, um protocolo com a Fundação Inatel, que irá abranger cerca de 600 jovens.

Este protocolo visa que os 600 jovens em risco, que integram a Fundação do Benfica, tenham a oportunidade de utilizar as instalações do Inatel.

O Benfica também decidiu que os melhores alunos e os que mais progrediram vão ser premiados com uma viagem.

Foi ainda lançado as primeiras sementes para a formação de árbitro aos jovens contemplados, entre os 18 e 35 anos. O curso, para todas as modalidades, será ministrado pelo antigo árbitro Carlos Rola.

ABola

Suíça volta a receber estágio

Destino repete-se para arranque da temporada. Data ainda sujeita a aprovação, mas poucos dias depois do início dos trabalhos. Época começa oficialmente no dia 22 de Junho.

Na Luz prepara-se a próxima temporada em ritmo acelerado, para que nada falhe quando a oficina coordenada por Jorge Jesus reabrir a sua actividade. O regresso ao trabalho está agendado para dia 22, altura em que se inicia a habitual bateria de testes médicos.

O estágio de pré-temporada voltará a realizar-se na Suíça, o país que na última década mais vezes tem acolhido as águias na preparação para o arranque das épocas.

A organização volta a estar a cargo da empresa Gamasport, com quem o Benfica tem contrato para elaborar a planificação dos estágios a custo zero para o emblema benfiquista. As boas condições de trabalho, o clima favorável e a presença de milhares de emigrantes que, ano após ano, recebem a equipa em euforia, são argumentos que levam os encarnados a optar por este destino todos os verões.

Sem data ainda garantida para a viagem - o mais provável é que arranque no dia 26 ou 27 de Junho -, a SAD aguarda ainda as opções definidas pela empresa suíça quanto aos locais eleitos para acolher a comitiva.

ABola

Trio oriundo da formação garantido para época 2011/12

Três jovens, portugueses, vão, de uma assentada, voltar à casa de partida e, após terem rodado esta época que agora finda noutros emblemas, voltar à Luz. São os casos de David Simão, Miguel Rosa e Nélson Oliveira, que vão receber ordem para se reapresentar a treino no Benfica no próximo dia 22 e vão mesmo integrar o plantel às ordens de Jorge Jesus na temporada 2011/12.

Uma aposta forte na juventude formada nos encarnados... e no jogador português, a dos responsáveis de um Benfica que, nos últimos anos, têm vivido muito do talento de jogadores sul-americanos e de outras latitudes.

Um factor de peso no sentimento e empatia junto dos milhões de sócios e simpatizantes do clube, e uma velha aspiração de Luís Filipe Vieira. Aliás, na entrevista concedida este mês à Benfica TV, o presidente, sensível ao sentimento, garantiu que «dois ou três jogadores da formação» iriam integrar o plantel, e não apenas fazer a pré-época.

São os casos do médio-ofensivo (também utilizável a extremo na esquerda) Miguel Rosa, que esta época evoluiu em bom plano no Belenenses (Liga Orangina) e do duo constituído pelo médio criativo David Simão e pelo ponta-de-lança Nélson Oliveira: ambos evoluíram bastante, também, nesta época de empréstimo ao P. Ferreira, orientado por Rui Vitória, treinador que, recorde-se, já passou igualmente pela formação encarnada.

ABola

Rodrigo regressa e fica no plantel de Jesus

Vice-campeão europeu de sub-19 cresceu em Bolton e terá chance na Luz. «Orgulhoso e feliz, era o que queria», diz o seu pai e agente.

Um avançado mais à disposição de Jesus: Rodrigo, jovem (20 anos) nascido no Brasil (Rio de Janeiro) mas naturalizado espanhol, que assinou pela águia no Verão de 2010 e esteve cedido esta temporada ao Bolton, vai receber a indicação oficial de que se deverá apresentar na Luz no próximo dia 22, uma vez que fará parte do plantel da próxima época.

«Não tenho conhecimento oficial. Mas a ser assim e a confirmar-se, Rodrigo fica muito orgulhoso e feliz. Voltar ao Benfica depois de um ano a evoluir no Bolton era o que ele queria. Essa é uma boa notícia, que nos enche de satisfação. Rodrigo quer mostrar o porquê de o Benfica ter investido e confiado na sua contratação, o que não teve oportunidade de fazer no último Verão», disse ontem a A BOLA seu pai e representante, Adalberto Machado.

Volta mais experiente

O progenitor concorda, no balanço da experiência inglesa, que fez bem a Rodrigo. «Cresceu, está mais maduro e experiente, teve de se adaptar a um outro tipo de futebol e marcações, muito mais duro. Levou muita pancada e evoluiu como jogador. Seguramente que, quando se apresentar na Luz, será com melhores condições para triunfar», disse-nos Adalberto Machado, ainda desconfiado sobre se será mesmo o veredicto dos responsáveis da águia.

ABola

Acordo com o Real cada vez mais perto

Benfica e Real Madrid estão cada vez mais próximo de um acordo para a transferência de Fábio Coentrão. Os contactos entre as duas partes têm-se intensificado nos últimos dias, sempre mediados por Jorge Mendes – empresário do jogador e com via privilegiada no emblema merengue –, e os dois emblemas estão condenados a entender-se para a mudança do internacional português para a capital espanhola.

Entre Benfica e Real Madrid há muito que está estabelecido um acordo de cavalheiros que dá aos espanhóis total prioridade sobre FábioCoentrão. No entanto, e dada a irredutibilidade do presidente benfiquista em baixar a fasquia dos 30 milhões de euros previstos na cláusula de rescisão, os merengues desinteressaram-se do jogador por um motivo que já levou Inter Milão e Bayern Munique a sair da corrida.

Contudo, José Mourinho faz questão de contar com Coentrão para a próxima época e os merengues admitem ir até aos 22 milhões, incluindo Garay no negócio. O argentino agrada bastante na Luz, sobretudo a Jorge Jesus, que pediu a Luís Filipe Vieira para incluir o internacional das pampas no negócio, colmatando aquilo que é considerado como uma lacuna no eixo defensivo desde a saída de David Luiz para o Chelsea.

Vieira continua a tentar o negócio pelos 30 milhões, mas não enjeita a possibilidade de concretizar a transferência por uma verba entre os 22/25 milhões mais Garay a título definitivo, com uma avaliação que as águias não pretendem que seja superior aos 5 milhões de euros. Nos próximos dias os contactos vão continuar e, apesar do braço-de-ferro, o entendimento será inevitável.

Record

Estou mesmo a ver que esta defesa vai ficar pior do que está. Não quer dizer que esteja bem, mas maravilhosa não está.

Benficaad

Maxi por mais 4 anos

Maxi Pereira vai renovar por quatro épocas com o Benfica. O novo vínculo contratual ainda não está assinado, mas o representante do jogador, Paco Casal, já tem o acordo acertado com o clube da Luz. O entendimento implica a compra por parte do Benfica dos 30 por cento do passe que ainda não detinha.

O presidente das águias acaba de resolver um dos maiores problemas que tinha em carteira, a continuidade do lateral-direito. Maxi Pereira é uma das peças nucleares do Benfica de Jorge Jesus, mas existia o risco de ele partir sem qualquer retorno económico, dado que terminava contrato no final da época 2011/12. Se o clube da Luz não solucionasse o dossiê neste defeso teria, (quase) obrigatoriamente, de o vender até ao início do mês de Setembto, por forma a não ficar na delicada situação de o ver sair a custo zero.

ABola

Vieira recusa vender Cardozo por 18 milhões

O Dínamo Kiev está decidido a garantir a contratação de Oscar Cardozo, mas a proposta de 18 milhões de euros apresentada pelos ucranianos não será suficiente para Luís Filipe Vieira deixar sair o jogador. 

O presidente dos encarnados recusa desfazer-se do melhor marcador das águias na últimas época por este valor e o negócio só poderá fazer-se por uma quantia rondar os 20 milhões de euros. É este o número desejado pela direção para deixar sair a referência atacante da equipa comandada por Jorge Jesus.

Os representantes do emblema ucraniano vêm a Lisboa ainda esta semana, vão reunir-se com os dirigentes encarnados, mas terão de abrir os cordões à bolsa para garantirem os serviços do internacional paraguaio, para as próximas temporadas. Isto porque Vieira não quer vender Tacuara, de 27 anos, a qualquer preço e pretende ter retorno do investimento feito há algumas épocas.


Record