terça-feira, 5 de abril de 2011

Luisão: «Contamos com o apoio dos adeptos»

O central brasileiro Luisão garantiu esta terça-feira, em declarações exclusivas à Benfica TV, que o grupo de trabalho já esqueceu o jogo do último domingo da Liga e que só pensa em conseguir um bom resultado frente ao PSV Eindhoven. Para isso, o número quatro apelou à presença dos adeptos na partida desta quinta-feira, dia 7 de Abril, no Estádio da Luz.


Em conversa com o canal de televisão do Clube da Luz, o futebolista afirmou que o grupo já está focado nos próximos encontros, nomeadamente na partida da Liga Europa com o PSV. “A primeira coisa que tem de ficar bem clara é que a tristeza desse jogo já faz parte do passado. Sabemos que não foi o resultado que queríamos, mas já estamos a trabalhar para o jogo importante de quinta-feira”, assegurou.


O Benfica vai discutir o acesso às meias-finais da competição com a formação holandesa e Luisão espera que os adeptos não faltem à chamada no embate da 1.ª mão. “O adepto do Benfica é fiel e contamos com eles para dar uma resposta nesta quinta-feira. Que encham o estádio e apoiem a equipa ao máximo, pois podem ter a certeza que o grupo está a trabalhar de forma séria para lhes dar uma alegria”, garantiu.


Luisão reforçou que a equipa fica mais forte quando tem o apoio fervoroso da sua massa adepta. “Sabemos que os adeptos do Benfica são diferentes, mesmo os jogadores mais experientes, que jogaram em vários lugares, tanto na selecção como noutros clubes, sabem que aqui é diferente”, sublinhou Luisão, destacando: “Por incrível que apareça, quando os adversários pensam que nos vamos tornar mais fracos, o público levanta o moral da equipa e torna-nos mais fortes.”


Luisão assegurou ainda que os “encarnados” vão dar tudo para conseguir um bom resultado frente ao PSV. “Como segundo capitão, digo que o grupo já está de cabeça erguida e ciente da próxima batalha nesta primeira-mão da eliminatória da Liga Europa. Assumo toda e qualquer responsabilidade, ao dizer que o grupo está com o pensamento de dar o máximo na quinta-feira.”


Recordar que o Benfica-PSV Eindhoven tem início marcado para as 20h05 desta quinta-feira, dia 7 de Abril, no Estádio da Luz.


Sport Lisboa e Benfica Online

Liga Europa preparada

O plantel às ordens de Jorge Jesus continua a preparar a recepção aos holandeses do PSV Eindhoven. O avançado Nuno Gomes já teve alta hospitalar, depois de ter sido submetido a uma cirurgia a uma lesão meniscal interna do joelho esquerdo.


Nesta sessão de trabalhos realizada no Caixa Futebol Campus, o médio brasileiro, Airton, efectuou tratamento a uma mialgia face posterior coxa direita, enquanto os jogadores Maxi Pereira e Carlos Martins fizeram treino condicionado. Ambos os atletas recuperam de mialgias de esforço.


O polivalente Ruben Amorim continua a fazer corrida, tratamento e trabalho de ginásio, devido a uma tendinose rotuliana bilateral.


A equipa da Luz volta a treinar na próxima quarta-feira, dia 6 de Abril, às 10h35, no Caixa Futebol Campus. Os primeiros 15 minutos do apronto são abertos à Comunicação Social.


Sport Lisboa e Benfica Online

Apagão na Luz resultou em multa de 1.500

Os incidentes no clássico do passado domingo entre Benfica e FC Porto, que valeu aos azuis-e-brancos a conquista antecipada do título de campeão nacional, resultou em multas para os dois clubes.


Em reunião da Comissão Disciplinar ficou decidido que o clube da Luz terá de pagar total de 4.000 euros, fruto de falhas aos artigos 101 (referente a deveres e obrigações gerais) e 151 (reincidência de comportamento incorrecto do público). Já o FC Porto, terá de pagar 2.500 euros, também devido a comportamento incorrcto do público.


Do clássico resultaram ainda suspensões de um jogo para Fábio Coentrão, Jardel, Fucile, Alvaro Pereira (todos por terem completado série de cinco cartões amarelos), Otamendi e Cardozo (ambos admoestados com cartão vermelho no jogo).


ABola

Nuno Gomes: «Não consigo estar muito tempo longe do Benfica»

O capitão do Sport Lisboa e Benfica, Nuno Gomes, foi operado com sucesso a uma lesão no menisco interno do joelho esquerdo. A Benfica TV esteve esta terça-feira com o atleta no Hospital dos Lusíadas, para saber como correu a cirurgia.


“Correu muito bem e espero recuperar o mais rápido possível e a 100 por cento, que é o mais importante. É claro que uma lesão nunca é bem-vinda e numa altura destas muito menos, mas é esta a nossa vida. O que importa é que a operação correu muito bem e que possa voltar aos relvados brevemente”, considerou o capitão do Benfica, em declarações ao canal de televisão do Clube da Luz.
Em relação ao restante plantel, Nuno Gomes agradeceu o apoio que recebeu dos colegas: “Os meus colegas têm sido extraordinários e agradeço-lhes, desde já, todo o apoio que me deram.”


O jogador “encarnado” vai ficar de fora do compromisso europeu da próxima quinta-feira, mas está confiante num bom resultado: “Estou certo que quinta-feira vamos dar uma alegria. É uma competição na qual estamos bastante focados, apesar de irmos defrontar uma equipa com pergaminhos a nível europeu. Apelo aos adeptos para não abandonarem a equipa neste momento, porque vamos precisar deles para vencermos o PSV.”


Embora esteja de fora e vá estar algumas semanas a recuperar, o capitão da equipa de Jorge Jesus explicou que o grupo sabe o que tem de fazer: “É preciso continuar com os mesmos objectivos em mente. Infelizmente, perdemos o Campeonato, mas sabemos que temos muitas coisas para ganhar este ano e estamos focados nisso. É essa a nossa mentalidade e os meus colegas sabem que o Benfica é um Clube que tem de ganhar alguma coisa todos os anos. Eu vou estar ao pé deles diariamente, porque não consigo estar muito tempo longe do Benfica.”


A recuperação da cirurgia vai já começar nos próximos dias. Nuno Gomes agradeceu a todos os médicos que o acompanham: “Vou para casa brevemente e depois vou começar a fazer os meus tratamentos normais e será no Seixal, junto da equipa. Não tarda nada estou no balneário com os meus colegas e quero agradecer, desde já, ao Dr. António Martins que me operou, ao Dr. Bento Leitão e a toda a equipa médica do Benfica, que sempre me apoiou.”


Dr. António Martins


O médico que operou o avançado, António Martins, também explicou à Benfica TV, qual foi a lesão e qual o tempo de recuperação esperado para Nuno Gomes.


“O Nuno tinha uma lesão no menisco interno do joelho esquerdo, uma lesão vulgar em futebolistas, portanto, nada de extraordinário. Contraiu-a durante um treino e foi operado passadas 48 horas e, neste momento, penso que vai ter uma recuperação que oscilará entre as quatro e as seis semanas. Para a competição não podemos dizer o tempo correcto de reabilitação, porque vamos ter de analisar a forma como o Nuno vai reagindo aos tratamentos. Em medicina não devemos ser convictos nestas estimativas.”


Sport  Lisboa e Benfica Online

Detidos com julgamento sumário marcado

Onze detidos devido aos distúrbios no jogo de domingo entre Benfica e FC Porto, da 25.ª jornada da Liga Zon Sagres, serão arguidos em julgamentos sumários, agendados para o Tribunal de Pequena Instância de Lisboa a 12 e 13 de abril.


Segundo informação oficial do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, "neste momento, no Tribunal de Pequena Inst?ncia de Lisboa, o Ministério Público recebeu quatro processos com a participação dos distúrbios ocorridos no jogo Benfica-Porto".


De acordo com a mesma fonte, o "processo principal tem oito arguidos e julgamento sumário marcado para o dia 13 de abril, pelas 15:00" e "os restantes três com julgamento sumário marcado para os dias 12 e 13 de abril".


Ainda na sequência do "clássico", outros dois processos "foram apresentados ao Ministério Público (MP) junto do Tribunal de Pequena Instância, nos quais é proposta pelo MP a suspensão provisória do processo, por serem relativos a infrações de pequena gravidade e não se relacionarem com os distúrbios noticiados".


Num desses processos, o "MP propõe a abstenção de acesso a recintos desportivos durante 6 meses, com fiscalização da PSP, a quem o arguido se deve apresentar uma hora antes do jogo, além de 40 horas de trabalho a favor da comunidade".


Após o jogo, o subintendente Costa Ramos da PSP explicou que, das detenções, seis foram por arremesso de pedras, duas por atitudes agressivas para com a polícia, duas por transportarem material pirotécnico e uma por atirar com berlindes para o banco do FC Porto.


Record

Casa do Benfica de Gondomar vandalizada (de novo)

A Casa do Benfica em Gondomar, alvo de incidentes após o jogo de domingo, na Luz, entre os encarnados e o FC Porto voltou a vandalizada na última madrugada, através do arremesso de artefactos incendiários.


A ofensiva contra o edifício onde está desde janeiro de 2009 instalada a Casa do Benfica em Gondomar, em Fânzeres, sofreu danos na fachada ainda não contabilizados, provocados por pequenos focos de incêndio.


O arremesso dos artefactos incendiários, visíveis nos vidros das garrafas partidas e nas mechas espalhadas pelo chão, surgem 24 horas após a GNR ter sido chamada para colocar cobro a incidentes no final do Benfica-FC Porto.


Na altura, várias benfiquistas sofreram atos provocatórios de simpatizantes do FC Porto, que arremessaram pedras e tentaram queimar a bandeira do Benfica, tendo dois dos atacantes sido identificados pelas autoridades.


Os dirigentes daquela estrutura, que preferiram não comentar o incidente por receio de novas represálias, dado que, segundo dizem, têm "a cabeça a prémio", lamentam a subida de escalada de violência e criticam a atuação das forças de autoridade.


A GNR esteve no local para observar os danos e levantar o respetivo auto de ocorrência.


Record

Paolo Tagliavento arbitra Benfica-PSV

A primeira mão da eliminatória dos quartos-de-final da Liga Europa entre o Benfica e o PSV, quinta-feira, será arbitrada pelo italiano Paolo Tagliavento, que esteve no Sporting-Rangers (16 avos-de-final da competição).


A receção do FC Porto ao Spartak Moscovo terá como juiz o belga Serge Gumienny, enquanto o norueguês Björn Kuipers arbitrará o embate entre Dínamo Kiev e Sp. Braga.


Record

A encruzilhada de Roberto

Roberto ficou mal na fotografia no clássico. Record contactou dois antigos guarda-redes, António Fidalgo (ex-Benfica e Sporting) e Rui Correia (ex-Sporting e FC Porto) e colocou-lhes quatro questões. Fidalgo foi incisivo e Correia compreensivo.


A primeira pergunta (existiu um erro técnico no golo?) suscitou logo uma pequena diferença. “Não cometeu um, mas dois erros técnicos grosseiros”, disse Fidalgo, explicando: “O primeiro relacionou-se com a posição corporal. Devia estar mais de lado para a bola bater no corpo e não ressaltar. Mas, acima de tudo, aquela bola tinha forçosamente de ser agarrada.” Por seu turno, Correia frisou: “Estava muito bem posicionado, pois deu um passo à direita para tapar o ângulo. O único defeito foi a forma como colocou as mãos sobre a bola, embora esta pudesse levar alguma trajetória esquisita.”


Record

Na rota dos milhões

O Benfica já garantiu a presença na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões da próxima época. Os encarnados perderam o primeiro prémio (revalidação do título), mas ganharam a terminação.


A derrota no clássico de domingo confirmou a passagem de testemunho. Mas nem tudo se perdeu para os encarnados. O empate do Sporting em Guimarães permitiu que o Benfica ficasse com a fase de grupos mais perto, por via da qualificação para a terceira pré-eliminatória.


A formação comandada por Jorge Jesus ocupa o segundo lugar com 55 pontos, mais 15 do que o Sp. Braga, que ultrapassou os leões. Com cinco jornadas por disputar, águias e arsenalistas ainda podem terminar o campeonato com o mesmo número de pontos, bastando que os primeiros percam todos os encontros e os segundos façam o pleno de vitórias.


Record

Taiwo: «Já sei para onde vou»

O defesa nigeriano Tayo Taiwo garantiu esta segunda-feira, em declarações à imprensa do seu país, já ter decidido o seu futuro, depois de ter visto o seu nome associado a clubes como Benfica, Arsenal, Juventus ou Real Madrid.


"Já ponderei todas as opções e já sei para onde vou. Mas não vou confirmar nada até que as negociações estejam concluídas", explicou o esquerdino do Marselha, ao site "KickOffNigeria.com".


Conforme Record avançou em primeira mão, o defesa esquerdo tem um pré-acordo com o Benfica para as próximas temporadas, pelo que o futuro do internacional nigeriano deverá mesmo passar pela Luz.


Record