Luís Filipe Vieira e José Eduardo Bettencourt, presidentes de Benfica e Sporting, respetivamente, chegaram juntos ao jantar organizado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) no qual se debateu a gestão de clubes. O encontro decorreu em Lisboa, e contou com a presença de Ferran Soriano, vice-presidente do Barcelona entre 2002 e 2008.
Os dois dirigentes saíram juntos do elevador que levava ao local do evento e num ambiente de boa disposição. Acompanhados por Carlos Pereira, presidente do Marítimo, Joaquim Oliveira, presidente da Olivedesportos, e Luís Seara Cardoso, ex-vice-presidente do Benfica.
Depois de cumprimentarem outras das personalidades presentes, os dois dirigentes estiveram largos minutos sozinhos a conversar, revelando um clima de boa relação entre os clubes.
Durante o jantar, Vieira e Bettencourt tiveram a oportunidade de ouvir Ferran Soriano falar da sua experiência enquanto dirigente de um dos maiores clubes do Mundo.
Mourinho em Camp Nou.
O ex-vice presidente do Barcelona chegou ao clube com Joan Laporta em 2002, durante a crise financeira dos catalães, e só saiu depois dos blaugrana voltarem a vencer a Liga dos Campeões.
O atual presidente da companhia aérea Spanair, espera que o melhor treinador do Mundo seja bem recebido, dia 29, quando o Real Madrid se deslocar a Camp Nou. “Não sei como será mas a contribuição de todos os que amamos o futebol é a de não criar polémicas. É preferível concentrarmo-nos apenas no jogo.”
Record
As lesões de Alex e John Terry estarão na base da decisão do Chelsea em avançar para a tentativa de contratação de David Luiz na reabertura do mercado de transferências, em janeiro.
De acordo com um relato no "Daily Mirror" esta quarta-feira, os londrinos avançarão com uma proposta pelo central internacional brasileiro de 23 anos, que está avaliado em 25 milhões de libras (quase 30 milhões de euros).
Record
Podia ser perfeitamente o programa das novas oportunidades mas adaptado à realidade futebolísticas. Os encarnados já preparam a próxima temporada e têm uma filosofia bem definida para reforço do plantel, baseada numa prioridade: jogadores a custo zero mas com qualidade e que possam ser mais-valias num futuro próximo. Esta estratégia não está obviamente separada da crise mundial e que levou mesmo Luís Filipe Vieira a anunciar alguma contenção nas finanças do clube.
Depois do investimento realizado na época passada em atletas como Gaitán, Roberto ou Jara, as águias procuram, agora, soluções que não façam sair um único euro dos cofres da SAD e que, simultaneamente, abasteçam a equipa com outras armas. Entrar em grandes loucuras financeiras é quase proibitivo e, por isso, os responsáveis encarnados procuram jogadores livres. Há vários atletas nos campeonatos europeus que terminam contrato no final da época, pelo que podem ficar comprometidos com outro clube na reabertura da janela de transferências, já em janeiro.
Os encarnados estão atentos a todas as hipóteses e é neste cenário que surge o nome do extremo do Barcelona, Nolito. Tal como Record noticiou atempadamente, as águias têm o espanhol, de 24 anos, debaixo de olho e podem resgatá-lo para a próxima época, já que o jogador termina a sua ligação com os blaugrana em junho de 2011.
Apesar das boas indicações que tem dado sempre que é chamado por Pep Guardiola à equipa principal, Nolito nunca se conseguiu impor no Barça, até porque a concorrência é forte e procura dar outro rumo à carreira.
Sabendo do potencial do jogador, são vários os emblemas que mostraram interesse nos seus serviços. O Benfica está bem colocado e pode avançar para uma tentativa de acordo já no próximo mês de janeiro, mas que só entraria em vigor no verão de 2011.
Alvos.
Os encarnados definiram esta política para a próxima época, mas não é de excluir que existam algumas investidas no exterior já em janeiro. Jesus definiu algumas posições que gostaria de ver reforçadas, nomeadamente a de lateral-esquerdo, e à Luz poderão chegar caras novas.
Como o nosso jornal adiantou, Strinic e Monreal estão referenciados (este último subiu a cotação e acaba por ser um sonho adiado), mas a melhor solução em termos financeiros é Bruno Teles, lateral do V. Guimarães, que tem dado nas vistas neste início de campeonato.
Record
Jorge Jesus pode dormir descansado. Fábio Coentrão, Javi García, Alan Kardec e Oscar Cardozo entram nos planos do técnico encarnado para o encontro da Liga dos Campeões, em Telavive. A menos que surja algum percalço, aquele quarteto estará apto a alinhar num jogo determinante tendo em vista o apuramento para os oitavos-de-final da competição. Dos referidos jogadores, apenas Cardozo esteve no relvado ontem à tarde, treinando-se sem limitações.
Vamos por partes. Dispensado da Seleção, após ter alinhado os 90 minutos diante da Naval, Coentrão tem uma entorse no joelho esquerdo. Ontem, o lateral/extremo esquerdo esteve em tratamento e exercitou-se no ginásio.
Javi García, por seu turno, falhou a receção aos figueirenses, por causa de um traumatismo na perna direita. De acordo com a folha de presenças, o médio espanhol foi submetido a tratamento e trabalho individual de campo. Mas, no treino da tarde (de manhã os encarnados treinaram-se à porta fechada), nem sequer mostrou a cara no relvado principal do centro de estágio do Seixal.
Finalmente, Kardec viu confirmada a entorse na tibiotársica esquerda (também tem um traumatismo), lesão que o obrigou a ser substituído na partida de domingo. O atacante brasileiro esteve em tratamento e, por isso, não subiu ao relvado. No entanto, os encarnados acreditam na recuperação de Kardec, à semelhança do que acontece com Cardozo, Javi e Coentrão.
Contratempos
O treino vespertino de ontem ficou marcado pelos abandonos prematuros de Weldon e Airton. A sessão mal havia começado, ainda o grupo corria em redor do relvado, aquecendo num final de tarde frio, quando o avançado se juntou ao médico Bento Leitão, queixando-se da perna direita. Jesus acompanhou a conversa. O avançado voltaria a integrar o pelotão, mas por breves instantes, já que acabaria por abandonar o relvado. Já na parte final da sessão, foi Airton quem saiu mais cedo depois de uma disputa de bola com Zoro. O médio foi assistido (ligaram-lhe a perna direita) e deixou o relvado.
Record
Sergio Asenjo, guarda-redes de 21 anos do Atlético Madrid, adiantou ontem que o Benfica até o contactou na temporada passada, embora o negócio não tenha chegado a bom porto.
“Existiam reuniões com o clube [Benfica], mas nada mais houve além disso. Estou muito feliz no Atlético e ainda falta bastante tempo para o mercado de inverno”, assinalou o guardião, naquela que foi a sua primeira conferência de imprensa desde que há seis meses se lesionou no ligamento cruzado de um joelho, em Gijón.
Record