sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Jorge Jesus: «Aimar é um génio, Saviola tem sido nuclear»

Jorge Jesus não se compromete com a permanência de Aimar e Saviola no Benfica, mas reconhece sem hesitar que os argentinos são duas mais-valias no plantel encarnado.

«O Saviola tem sido nuclear no Benfica nestes três anos, mas, como todos os outros jogadores, passa por fases. Faz parte do plantel e sinto-me extremamente feliz por poder treinar um jogador com tanto talento, e que é um grande profissional», congratulou-se o treinador, que estendeu os elogios a El mago.

«O Aimar é um génio, um jogador que os adeptos, não só do Benfica, adoram. O futebol é arte e ciência, mas, neste caso, o jogador transforma a ciência também em arte. O Saviola e o Aimar são dois jogadores que sabem fazer isso, são muito parecidos em termos de carácter e em termos profissionais», enaltece.

Identificadas as características que aproximam os dois jogadores, Jorge Jesus indicou também aquilo que os distancia, desde logo «situações contratuais totalmente diferentes».

«Um acaba contrato [Aimar], o outro não [Saviola]. É uma questão que a SAD, ou o presidente, vão abordar no ano em curso», adiantou.

Não obstante os elogios, Jorge Jesus demarcou-se da eventual renovação dos dois argentinos, reconhecendo, porém, que «todos os bons jogadores que o Benfica tem, quanto mais anos estiverem no clube, mais forte será a equipa».

Jorge Jesus: «Aimar e Saviola têm enorme qualidade»

Jorge Jesus não tem dúvidas quanto à importância de Pablo Aimar e Javier Saviola na equipa do Benfica.

«São jogadores de enorme qualidade. É importante para o Benfica ter jogadores assim», realça o treinador, recordando que os dois argentinos têm «situações contratualmente diferentes».

«É uma questão para a SAD analisar», indicou.

Jesus vai falar com Ruben Amorim

Jorge Jesus diz que vai falar com Rúben Amorim, quando o jogador regressar da Selecção Nacional.

Amorim, recorde-se, congratulou-se com o facto de Paulo Bento o ter convocado para os jogos da equipa das quinas com Islândia e Dinamarca, apesar de estar a ser pouco utilizado no Benfica.

«Fico feliz por Paulo Bento pensar de forma diferente de Jorge Jesus», referiu o jogador.

Jesus registou as palavras do médio e prometeu uma conversa entre ambos.

«O Rúben Amorim é um jogador que me conhece melhor no Benfica [n.d.r. trabalharam juntos no Belenenses]. Ele sabe quais são as minhas virtudes e os meus defeitos. Tenho consideração por ele, é um jogador muito inteligente. Falarei com ele como com todos os jogadores que estão nas selecções», indicou o treinador.

Jorge Jesus disse ainda «não querer ir» pela aplicação de uma multa pecuniária ao jogador, frisando que ambos vão «falar como pessoas crescidas».

Capdevila causa problemas a Del Bosque

Joan Capdevila foi um dos nomes mais falados ontem em Espanha. Sem jogar no Benfica, para onde se transferiu no início desta temporada, perdeu também o lugar na selecção campeã do Mundo, dirigida por Vicente del Bosque, que ficou com tremendo problema entre mãos: a equipa espanhola ficou sem defesa esquerdo.

Fiel ao princípio de que jogador que não actue regularmente na equipa a que pertence não é chamado para a equipa nacional, Del Bosque deixou de ter Capdevila nos planos e não contará com ele para a fase final do campeonato da Europa... a menos que a situação do jogador mude drasticamente: passando a jogar regularmente seja no Benfica ou noutro clube, se sair em Janeiro.

Del Bosque sempre contou com Capdevila. Herdou-o de Luis Aragonés, com quem ganhou o Euro-2008 e desde o primeiro dia em que tomou conta da selecção sempre o manteve como titular indiscutível a ponto de ter quase 60 internacionalizações e ter sido um dos poucos que jogaram todos os minutos no Campeonato do Mundo da África do Sul, onde a Espanha se sagrou campeã em 2010.
Porém, no Benfica Capdevila, de 33 anos, deixou de jogar e a situação mudou profundamente. O seleccionador vê-se obrigado a procurar um substituto com garantias ao nível daquele que foi o seu homem de confiança durante quatro anos.

Jorge Jesus: «Estou em sintonia com o presidente»

orge Jesus respeita as palavras de Luís Filipe Vieira, mas diz que vai continuar a dar a sua opinião quando entender conveniente. Relação entre ambos mantém-se imaculada.

«As palavras do presidente são as palavras do presidente», começou por dizer Jesus, esta sexta-feira à tarde, à margem de uma visita à Fundação Gil, em Lisboa, em alusão ao recado enviado por Vieira para que o treinador se focasse no Benfica e não em outros clubes, designadamente no FC Porto.

«O presidente assume as declarações que quer, por isso é que é presidente. Estamos em sintonia, sei perfeitamente o que ele quis dizer. Nada mais que isso. Mas vou falar sempre daquilo que queira, em função de uma linha de comunicação que o presidente tem comigo», referiu.

Benfica lidera estatísticas no relatório de Setembro

O Benfica é a equipa que mais itens lidera no relatório acumulado das estatísticas oficiais da Liga relativas ao mês de Setembro, que agrega as primeiras sete jornadas do campeonato.

A equipa orientada por Jorge Jesus aparece no topo das tabelas das estatísticas relativas a distribuição de cruzamentos em bola corrida, cantos, número e percentagem de remates à baliza, finalização, rácio de golos por remate e foras-de-jogo.

Já o FC Porto é a equipa com mais remates e passes para a frente, enquanto o Sporting lidera nos passes, passes certos, bolas jogadas, livres directos e faltas sofridas.

O Marítimo destaca-se como equipa com mais recuperações de bola, bolas perdidas, faltas cometidas, duelos aéreos e duelos no solo.

Benfica lidera estatísticas no relatório de Setembro

O Benfica é a equipa que mais itens lidera no relatório acumulado das estatísticas oficiais da Liga relativas ao mês de Setembro, que agrega as primeiras sete jornadas do campeonato.

A equipa orientada por Jorge Jesus aparece no topo das tabelas das estatísticas relativas a distribuição de cruzamentos em bola corrida, cantos, número e percentagem de remates à baliza, finalização, rácio de golos por remate e foras-de-jogo.

Já o FC Porto é a equipa com mais remates e passes para a frente, enquanto o Sporting lidera nos passes, passes certos, bolas jogadas, livres directos e faltas sofridas.

O Marítimo destaca-se como equipa com mais recuperações de bola, bolas perdidas, faltas cometidas, duelos aéreos e duelos no solo.

Jorge Jesus: "O país precisa de pessoas com bom coração"

O treinador da equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, elogiou esta sexta-feira o trabalho desenvolvido pela Fundação do Gil, após visitar as instalações da instituição.

“Já tinha ouvido falar da Fundação Gil, mas não conhecia o espaço e quis conhecê-lo ao pormenor. É de realçar a dignidade desta casa e o efeito que tem a nível social”, salientou o treinador, lembrando que “alguns pais não têm capacidade económica” para ajudar os seus filhos quando estes estão doentes.

Como tal, Jorge Jesus salientou o papel desempenhado pelas pessoas que trabalham na Fundação do Gil. “Quero dar os parabéns a todos os profissionais e voluntários que trabalharam nesta casa, porque o país precisa de pessoas com sensibilidade e coração para fazer bem aos outros. Vivemos num mundo de egoísmo, num mundo onde só olhamos para nós e estas pessoas olham pelos outros. Tive um grande prazer e uma felicidade enorme por ter conhecido o que as pessoas estão aqui a fazer”, afirmou Jorge Jesus no final da visita.

Enzo Pérez e Javi Garcia continuam a fazer parte do boletim clinico

O Sport Lisboa e Benfica informa que os atletas Javi García e Enzo Perez mantêm o trabalho de recuperação das respectivas lesões. Assim sendo, o quadro clínico dos futebolistas é o seguinte:

Enzo Perez – O atleta encontra-se a efectuar tratamento e trabalho de ginásio;

Javi García – Estiramento de gémeo da perna esquerda. Efectua tratamento e trabalho específico.

Qatar chama por Capdevila

O futuro de Joan Capdevila pode passar pelo Qatar, de acordo com notícias em meios de comunicação social de Espanha e Itália, esta sexta-feira.

Na rádio Cadena Ser é adiantado apenas o interesse de clubes daquele país do Médio Oriente, enquanto em Itália - a pretexto da vontade da Juventus em contratar o defesa de 33 anos - se especifica que se trata de Al Sadd e Al Arabi.

De acordo com o "calciomercato.com" os clubes referidos já terão apresentado propostas para garantir o internacional espanhol na reabertura do mercado de transferências, em janeiro de 2012.

Rodrigo: «É difícil mudar quando as coisas estão a correr bem»

Rodrigo esteve uma vez mais em destaque num jogo da seleção sub-21 de Espanha (quinta-feira, frente à Croácia), mas compreende as opções tomadas por Jorge Jesus no Benfica, onde escasseiam as oportunidades para entrar na equipa.

"Estou trabalhar dia-a-dia com muita vontade e confiança em mim mesmo. Todos temos estado muito bem e é difícil mudar quando as coisas estão a correr bem. Só prometo continuar a trabalhar, depois as oportunidades dependem do 'mister'", começou por dizer, em declarações à Rádio Renasacença.

"Todos os jogadores pensam em jogar o maior número de jogos possível. Agora é voltar e trabalhar e aproveitar as oportunidades. É importante estar a jogar bem na seleção, estou feliz por isso, só espero continuar a trabalhar e a evoluir", acrescentou Rodrigo que soma 4 golos em 3 jogos pela Espanha na qualificação para o Europeu'2013 Sub-21 - apontou o 2.º golo espanhol no 2-0 sobre os croatas, depois dos três frente à Geórgia (7-2).

Oscar Cardozo alvo de bruxaria

Hoje em dia, no futebol, é normal haver um estudo exaustivo do adversário . O objetivo, obviamente, é entrar o mais preparado possível no jogo e, assim, tentar evitar surpresas. No caso do Peru, parece que tiveram uma... ajuda externa para o confronto frente ao Paraguai, a disputar na próxima madrugada, na estreia da fase de qualificação da América do Sul para o Mundial’2014.

É que os jogadores peruanos – Albert Rodríguez, defesa-central do Sporting também foi convocado – receberam a proteção de 3 bruxos do seu país, através de rituais, à porta do Estádio Nacional, em Lima. Para os rivais guardou-se, obviamente, o pior. Juan Osco, conhecido pelo “Bruxo dos Andes” e os seus colegas lançaram más vibrações sobre os avançados Oscar Cardozo, do Benfica, e Nelson Váldez (Rubin Kazan), considerados como os elementos mais perigosos do Paraguai. Depois se verá o efeito que o feitiço teve sobre o Tacuara, ele que no último jogo com a camisola do Paraguai apontou 2 golos no particular frente às Honduras.

Vamos Cardozo! Mostra que isso não passa de uma coisa em que eles acreditam! Que tu és melhor do que qualquer bruxaria!

Benficaas

Javi perto do regresso

O interregno competitivo provocado pelos compromissos das seleções nacionais acabou por ser benéfico no que à recuperação de jogadores lesionados diz respeito. Isto porque Jorge Jesus tem visto a sua equipa privada dos contributos de Javi García e Enzo Pérez, dois jogadores que vivem situações clínicas diferentes.

Neste âmbito, o caso do médio espanhol é o mais evoluído, uma vez que Javi tem efetuado corrida no relvado e está perto de debelar por completo o estiramento no gémeo da perna esquerda, lesão que o impediu de dar o contributo à equipa no embate caseiro com o Paços de Ferreira, que as águias venceram por 4-1. Neste jogo, recorde-se, coube ao sérvio Nemanja Matic ocupar o lugar de Javi García, de 24 anos, que não deverá demorará muito a reocupar o seu lugar no onze dos encarnados.

Mais distante da recuperação total está o internacional argentino Enzo Pérez, 25 anos, médio que se submeteu a uma artroscopia no joelho direito e que, como tal, encara um processo de recuperação bem mais moroso do que o do companheiro.

Gaitán: «Confiança de Jesus é muito importante»

Titular indiscutível na Luz, cobiçado por grandes clubes como Manchester United e PSG, e de volta aos convocados da seleção argentina. “Estou a viver um dos melhores momentos desde que cheguei ao Benfica”, reconhece Gaitán a Record, poucas horas antes de participar no confronto com o Chile, a contar para a qualificação sul-americana do Mundial de 2014.

Sem esconder o entusiasmo por viver um momento tão positivo, o extremo desvenda os segredos do sucesso.

“O Benfica está a atravessar um bom momento e isso dá-nos tranquilidade. As coisas estão a sair-nos como desejamos e esperamos continuar por este caminho. A confiança de Jesus é muito importante para o meu atual rendimento. Além disso trabalho com companheiros muito bons, que dão o melhor de si, para que a equipa continue a vencer”, assegura.

À procura do sucessor de Aimar

Os responsáveis do Benfica estão já a estudar no mercado potenciais alvos para preparar a sucessão de Aimar, que termina contrato no final desta temporada. O emblema encarnado procura um jogador que jogue na posição 10 e que seja uma aposta forte para o futuro.

Com a situação ainda por resolver, a continuidade do argentino no emblema da Luz apresenta-se complicada, não só porque o próprio tem na cabeça o regresso ao país Natal, mas também porque é um dos futebolistas mais bem pagos do plantel.

Aos 31 anos, o camisola 10 é um dos indiscutíveis para Jorge Jesus e, apesar de todos os condicionalismos inerentes à sua condição física, está a protagonizar um excelente arranque de temporada.