terça-feira, 29 de novembro de 2011

Capristano: "Não entendo histeria dos sportinguistas"

José Manuel Capristano não compreende a "histeria" em torno da criação da zona de segurança no Estádio da Luz, que começou antes do Benfica-Sporting, e, apesar de admitir que o timing da estreia da estrutura não foi o mais adequado, pede aos presidentes dos dois clubes que se entendam para bem do futebol, depois de ambos terem extremado posições após os incidentes ocorridos.

"Já ouvi os presidentes do Benfica e do Sporting a radicalizarem um pouco as suas posições e quanto mais radicalizarem mais difícil será depois para se aproximarem. Penso que deve imperar o bom senso. Este incidente foi muito desagradável, mas daqui a um mês já ninguém se lembra. É preciso que os clubes se entendam e que se coloque à frente dos interesses pessoais, os interesses do clube e, principalmente, do futebol. Devem ambos fazer um esforço no sentido de se entenderem", começou por dizer o antigo vice-presidente benfiquista em declarações à RTP.

"Isto não passa de um, não direi 'fait-divers', mas de uma situação desagradável... há coisas muito mais importantes no futebol", acrescentou, antes de defender a criação da zona de segurança:

"Repare que há clubes que visitam a luz e que levam 200/300 pessoas que estão à mercê de milhares de adeptos do clube anfitrião. Neste caso, embora o Sporting tenha levado mais de 3 mil pessoas, a verdade é que a maioria é benfiquista e, se não estiverem protegidos, correm riscos desnecessários. Foi por essa única razão que o Benfica fez a caixa de segurança. Penso até que não deverá levar muito tempo a que seja obrigatório os clubes fazerem o mesmo para proteger os adeptos. Não entendo esta histeria, passe a expressão, dos sportinguistas."

"O Benfica tem razão na medida em que aquilo que fez é o que muitos clubes estrangeiros fazem nos seus estádios. Este espaço que se reserva aos visitantes é para os defender dos adeptos dos clubes visitados. Isto acontece na Europa com frequência. Admito que o timing não fosse o mais adequado, aliás o presidente do Benfica já disse que foi uma coincidência. De resto, um espaço deste só pode trazer coisas boas ao futebol, pois as pessoas assim podem ir ao estádios com mais serenidade e segurança", encerrou Capristano.

Capdevila no sorteio do Euro 2012

A convite da UEFA, Joan Capdevila estará presente na cerimónia do sorteio do Euro 2012, que terá lugar nesta Sexta-Feira, dia 2 de Dezembro, em Kiev.

Notícia traduzida por: benfica-desde1904.blogspot.com

Javi Garcia disponível para jogar pela seleção portuguesa

O empresário do médio que milita no Benfica, Manuel Garcia Quillon, admitiu que Javi García estaria disponível para representar a Selecção portuguesa.

«Partindo do princípio de que ele está muito contente no Benfica e em Portugal, tudo seria possível», disse o empresário em declarações prestadas à Antena 1.

Essa possibilidade, no entanto, só seria válida a partir de 2014, quando Javi García completar cinco anos em Portugal, tempo necessário para requerer a dupla-nacionalidade.

O jogador, de 24 anos, é internacional por Espanha desde os sub-17 até aos sub-21, mas nunca representou a selecção principal do seu país, pelo que à luz dos regulamentos poderia eventualmente jogar por Portugal.

Del Bosque: «Estou a vê-los ao pormenor»

As boas temporadas protagonizadas por Javi García e Diego Capel não passam despercebidas no país vizinho. Os dois jogadores têm sido peças fundamentais nas respetivas equipas e o selecionador espanhol, Vicente del Bosque, tem estado atento ao que se passa no nosso campeonato e em especial à evolução do camisola 6 das águias e ao extremo verde e branco.

Em conversa com o nosso jornal, o técnico, que levou a Espanha ao título mundial em 2010, reconheceu que Javi e Capel têm um grande potencial e que uma chamada à Roja é um sonho que podem continuar a manter bem aceso.

“A única coisa que posso dizer é que são dois bons jogadores e estou a vê-los ao pormenor. Como é normal, temos um departamento de observação que nos tem dado informações sobre o que estão a fazer em Portugal. No entanto, este é um processo que se estende aos vários campeonatos, porque estamos atentos a muitos jogadores espanhóis que atuam fora do país”, explicou ao nosso jornal, recusando-se depois de forma amigável, a falar pormenorizadamente, quer no médio de 24 anos, quer no extremo leonino de 23.

Jesus não brinca na Taça

Jorge Jesus não deverá fazer muitas alterações para o jogo de sexta-feira, frente ao Marítimo, no Estádio dos Barreiros, para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Ao contrário do que aconteceu nos dois encontros anteriores para a prova rainha, frente a Portimonense e Naval, a rotatividade será conceito curto.

O adversário é de respeito (os madeirenses ocupam o quarto lugar da Liga, apenas um ponto atrás do Sporting), jogam em casa, e por isso o técnico de 57 anos só irá fazer alterações circunstanciais.

É na defesa que se esperam as únicas alterações. Ao que tudo indica, Eduardo voltará à baliza. O internacional português, de 29 anos, emprestado pelo Génova, foi titular em Portimão e na Figueira da Foz, e é praticamente certo que será ele o dono do lugar até ao derradeiro encontro da equipa na Taça de Portugal.

Capdevila também tem hipóteses de voltar à equipa, embora no caso do internacional espanhol sobrem mais dúvidas, uma vez que não é a primeira opção para Jesus para o lugar de lateral-esquerdo e o treinador pretende a equipa praticamente na máxima força, frente à formação treinada por Pedro Martins.

Lateral esquerdo é prioridade

O Benfica dá total prioridade à contratação de um lateral-esquerdo, por ocasião da reabertura do mercado em janeiro. Essa é a principal lacuna detetada no plantel dos encarnados, e esse é o espaço que a SAD liderada por Luís Filipe Vieira se encontra empenhada em preencher antes da etapa decisiva da temporada.

A construção do plantel das águias obedeceu à lógica de dois jogadores por posto específico. A verdade é que, por razões diferentes, nenhuma das alternativas idealizadas pelos responsáveis encarnados, Capdevila e Emerson, se conseguiu impor claramente no lado esquerdo do sector defensivo. Uma coisa é certa: a operação de reforço do posto específico não pode significar um avultado investimento financeiro, dado que os cofres da Luz não vivem um momento particularmente pujante.

Prejuízos vão ser determinados pelo LNEC

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) será a entidade externa que vai determinar o prejuízo pelos estragos provocados pelos adeptos do Sporting, sábado, na bancada norte do Estádio da Luz, após o derby.

Este é o procedimento habitual nestes casos, mas sê-lo-á ainda mais porque, devido às divergências entre águias e leões, a necessidade de uma entidade independente é fundamental para aferir a dimensão dos danos e a indemnização que os leões terão de pagar ao rival da Segunda Circular.

Durante o dia de ontem foi feita uma peritagem à caixa de segurança onde foram colocados os adeptos leoninos, durante o jogo. Estiveram presentes elementos ligados ao Benfica, uma delegação do Sporting (através do director de instalações, Estrela da Cunha, acompanhado de engenheiros e membros do departamento jurídico do clube), membros da Liga de Clubes, Polícia de Segurança Pública (PSP) e Bombeiros.

Ao que A BOLA apurou, não houve acordo entre os dois clubes acerca dos estragos. Quer no número de cadeiras que terão de ser substituídas (os encarnados falam em 800, entre ardidas e partidas, o que não acolheu concordância no Sporting, e por isso hoje deverá haver nova recontagem) mas também no eventual impacto na estrutura (cobertura, bancadas, pilares e tubagens).

O LNEC irá entrar em campo e será o laboratório que fará o relatório final. Até lá, é possível que a zona afectada seja interdita ao público.

Cinco uruguaios a caminho dos juniores

Vão chegar ao Benfica nos próximos dias cinco jogadores uruguaios para integrar a equipa de juniores. O director-desportivo do Peñarol, Osvaldo Gimenez, confirmou a negociação.

O avançado Juan San Marino, o extremo Elbio Alvarez e o médio Jim Morrison são provenientes do Peñarol, o lateral-esquerdo Gianni Rodriguez do Danúbio e o defesa-central Gáston Silva do Defensor Sporting.

«São três jogadores com um projecto de futuro muito bom. Estiveram um bom desempenho no Mundial de Sub-17 pelo Uruguai e mostraram que têm muita qualidade», disse Osvaldo Gimenez, em declarações à Renascença.

A vinda destes jogadores insere-se, ao que tudo indica, nas negociações com o empresário Paco Casal tendo em vista a renovação de contrato com Maxi Pereira.

Águias desvalorizam denúncia de Godinho Lopes

A revelação por parte de Godinho Lopes de supostos incidentes junto aos balneários no final do derby do passado sábado foi recebida sem surpresa no clube da Luz.

O director de comunicação do clube, João Gabriel, convida mesmo o clube de Alvalade a tornar pública a suposta gravação feita sobre os incidentes.

«Não temos qualquer problema em que divulguem a referida gravação. Até seria benéfico, por isso o nosso apelo é para que a divulguem», afirmou João Gabriel, em reacção à denúncia feita poucas horas antes pelo presidente do Sporting.

Barcelona observou Gaitán no dérbi lisboeta

O Benfica-Sporting do último sábado recebeu olheiros de vários clubes europeus, entre os quais o Barcelona. Os catalães estiveram em Lisboa para acompanhar com especial atenção os passos de Nicolás Gaitán, argentino dos encarnados.

Segundo avança o "Sport", a equipa de Pep Guardiola está bastante atenta às performances de Nico, jogador que atrai também o interesse particular do Manchester United.

Com contrato até 2016 e uma cláusula de 45 milhões de euros, o argentino das águias é neste momento um dos mais apetecíveis alvos do mercado europeu. Além das suas exibições, Gaitán é também o melhor assistente na fase de grupos da "Champions".

Recorde-se que, na terça-feira, após o Man. United-Benfica, o 20 encarnado desvalorizou o interesse dos "tubarões" europeus, garantindo sentir-se feliz em Lisboa.

Godinho Lopes: "Sporting não se revê em actos de vandalismo"

O presidente do Sporting garante que o clube de Alvalade vai ajudar a encontrar os responsáveis pelo incêndio nas bancadas da Luz mas voltou a mostrar-se indignado pela forma como os adeptos leoninos foram recebidos no derby. Questão dos bilhetes é ‘fait-divers’.

«O Sporting não se revê em actos de vandalismo e somos contra tudo o que se passou no final do jogo. O incêndio provocado, não sabemos por quem, na zona onde estavam adeptos do Sporting, não tem nada a ver com o desporto e lamentamos o sucedido. Estamos a falar de um processo-crime e o Sporting vai colaborar porque queremos apurar a verdade e ir até ao fim para perceberem que não nos revemos nesses actos», disse Godinho Lopes, recusando falar num corte de relações entre Sporting e Benfica mas vincando que as relações entre ambas as direcções «ficaram naturalmente afectadas».

«Já li o comunicado do Benfica para tentar desmontar o que nós fizemos, não vou rebater. Além dos grupos organizados de apoio, que estão totalmente legalizados e identificados pelo clube, estavam também presentes muitas famílias sportinguistas que assistiram à forma incorrecta como o Benfica tratou os adeptos. Estamos indignados», atirou.

Questão dos bilhetes é faits-divers

Confrontado sobre o número de bilhetes devolvidos pelo Sporting ao Benfica, Godinho Lopes foi taxativo: «O vice-presidente disse de maneira clara que o Sporting devolveu 12 bilhetes que nos tinham sido dados para a tribuna e um convite para um camarote. Se foram, ou não, devolvidos 46 bilhetes de 50 euros, isso são fait-divers que não contam para o processo. O que é importante é que houve comportamento digno das três equipas no relvado e comportamento indigno fora do relvado. É contra isso que nos insurgimos.»

Godinho Lopes falou aos jornalistas durante o lançamento do livro do sportinguista Manuel Pinto Coelho, intitulado “Dedo na ferida”, onde se fez acompanhar por Paulo Pereira Cristóvão.

Godinho Lopes fala em «incidentes graves» junto aos balneários

O presidente do Sporting revelou que o clube de Alvalade vai fazer uma exposição à Liga por incidentes registados junto aos balneários no final do derby da Luz.

«A seguir ao jogo houve incidentes muito graves em frente aos balneários. O Sporting está a fazer essa análise interna e vai fazer uma participação à Liga que envolve o presidente do Benfica. Temos a gravação de tudo o que se passou, gostaríamos que houvesse as filmagens», referiu Godinho Lopes, sublinhando que não está em causa a relação entre os dois clubes mas sim entre as direcções.

«Não está em causa a relação entre duas instituições centenárias. Está em causa, e claramente afectada, a relação com a direcção do Benfica, porque o que se passou foi muito grave», atirou.

Sobre se se revia nas declarações de Paulo Pereira Cristóvão, que considerou «pré-históricas» as condições como o Sporting foi recebido na Luz, Godinho Lopes atirou: «O Sporting emitiu ontem um comunicado assinado por mim. O clube esteve representado na Luz pelo Paulo Pereira Cristóvão, que é o vice-presidente.»