segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Benfica em alta na Bolsa

Os títulos do Benfica estão a liderar os ganhos em Lisboa e a registar o melhor desempenho dos últimos cinco meses.
Num dia de perdas para a Bolsa de Valores de Lisboa, as acções do Benfica disparam 8,6% para 2,02 euros, a melhor 'performance' desde 7 de Junho, quando chegaram a valorizar mais de 9% durante o dia.
Na sessão de hoje já trocaram de mãos 36.050 papéis da SAD encarnada, 6,86 vezes acima da média diária dos últimos doze meses (5.254 títulos).
A subida desta segunda-feira surge depois de na passada sexta-feira as acções terem caído 11%, tendo acabado por fechar com uma desvalorização.

Fonte: Sapo Desporto

Seis adeptos fizeram "espera" à comitiva

A comitiva encarnada chegou a Lisboa onde foi recebida por... 6 adeptos que insultaram os jogadores e bateram no autocarro que transportava os atletas. O Benfica sofreu uma goleada histórica no Estádio do Dragão e, após 10 jornadas, encontra-se a 10 pontos do líder do campeonato, o FC Porto.
A comitiva deixou a cidade Invicta quando o relógio marcava sensivelmente as 23 e 30 e chegou à Luz, sem escolta policial, às 2 e 35 onde 6 adeptos aguardavam a chegada do autocarro encarnado.
Não se verificaram grandes incidentes mas os poucos e exaltados torcedores insultaram os jogadores e bateram no veículo das águias.
À saída e já nos veículos particulares, os jogadores tentaram "fintar" os adeptos saíndo por uma porta secundária, mas o pequeno grupo percebeu a "mudança de planos" e deslocou-se para mais perto do local, continuado com os insultos.
O Benfica foi goleado no Estádio do Dragão por 5-0 e no final, à exceção das entrevistas rápidas de Jesus e Roberto e da presença do técnico encarnado na conferência de impressa, jogadores, técnicos e dirigentes das águias seguiram para o autocarro sem sequer se aproximarem da zona-mista.
A goleada no Dragão por 5-0 é histórica. Nunca, para o campeonato, o Benfica havia perdido por uma mão cheia de golos em casa do FC Porto. O resultado deixa o conjunto de Jorge Jesus a 10 pontos da liderança que é ocupada pelos azuis e brancos.
O segundo lugar isolado pode também estar em causa, já que uma vitória de Sporting ou V. Guimarães (que se defrontam segunda-feira, em Alvalade, às 19 e 45), faz com que, um ou outro conjunto, iguale os 18 pontos das águias.

Fonte: Record

Benfica sofre a maior derrota da história do clube

Fez-se história no clássico: com um super-herói de serviço, Hulk, o FC Porto alcançou ontem a maior vitória de todos os tempos em clássicos a contar para o campeonato. Na perspetiva contrária, do Benfica, os encarnados sofreram a derrota mais expressiva de sempre contra o rival portuense na Liga.
Até ontem, na 1.ª Divisão, os triunfos mais expressivos do FC Porto sobre o Benfica eram um 4-0 (70/71), dois 5-2 (40/41 e 50/51), um 4-1 (41/42) e um 5-3 (53/54), todos registados no Porto. Em Lisboa, os dragões também já conseguiram ganhar por 5-0, em 1996/97, mas na ocasião num encontro válido para a 2.ª mão da Supertaça.
Se forem consideradas outras provas, além do campeonato, o FC Porto só apresenta uma goleada de dimensão semelhante em clássicos (e o Benfica equivalente desaire...): um 6-1 em 1938/39 para a Taça de Portugal.
Para mais tarde recordar ficam outros factos relevantes: os azuis e brancos passaram o número de vitórias dos encarnados na soma de todos os clássicos (79-78); Hulk estreou-se a marcar ao Benfica com 2 golos; os lisboetas terminaram da pior forma a série de 5 jogos sem sofrer golos na Liga; e por fim o 5-0 tornou-se na maior goleada da competição (superando o 5-1 no FC Porto-U. Leiria). Incrível...

Fonte: Record

Roberto atingido por bolas de golfe

O guarda-redes espanhol Roberto foi este domingo atingido por uma bola de golfe, nos primeiros minutos da segunda parte do clássico entre o FC Porto e o Benfica, da 10.ª jornada da Liga.

Já com os anfitriões a vencer por 3-0, com um golo de Varela e dois do colombiano Falcão, Roberto foi visado por várias bolas de golfe, que o árbitro lisboeta Pedro Proença recolheu e entregou, posteriormente, ao quarto árbitro Rui Silva.

Entretanto, foi também lançada das bancadas uma galinha que percorreu o terreno de jogo e acabou por ser cercada e imobilizada pelos assistentes de recinto desportivo alocados … zona da baliza do Benfica, na segunda parte.

Durante este processo, em que o jogo esteve interrompido, o guarda-redes encarnado era assistido no relvado pela equipa médica do clube, acabando por permanecer em campo.

Fonte: Record

Drulovic: «Luisão prejudicou a equipa»

Vitória que não sofre o mínimo de contestação por números certos. Esta a ideia de Drulovic, antigo jogador do FC Porto, que foi um espectador atento ao clássico de ontem. Na opinião do actual técnico do 1.º Agosto (Angola), Belluschi foi a principal figura do encontro.
«Sim, o Belluschi foi a principal figura, mas não só. Antes do jogo já tinha dito que o Benfica teria de se preocupar com o trio de ataque do FC Porto. Na verdade não conseguiu e todos marcaram. O Benfica teve muitos erros defensivos e nunca criou oportunidades», afirmou o técnico, que tentou justificar a pesada derrota:
«Penso que os jogadores do Benfica perderam a cabeça e o melhor exemplo disso acabou por ser o capitão de equipa. Luisão prejudicou a equipa e o FC Porto aproveitou. Mas confesso que esperava um Benfica mais forte...»


Fonte: A Bola

Álvaro Magalhães: «Benfica teve uma noite para esquecer»

Álvaro Magalhães, treinador recentemente campeão angolano ao serviço do Interclube, foi um espectador atento ao clássico. O técnico sublinhou toda a superioridade da equipa de Villas Boas perante um Benfica que teve noite para esquecer.
«O FC Porto foi melhor em todos os aspectos. Soube controlar todos os momentos do jogo e alcançou um resultado muito dilatado, uma marca histórica. O Benfica teve de facto uma noite para esquecer, mas tem de continuar a trabalhar. Não morreu ninguém e todos têm de saber corrigir os muitos erros que cometeram», apontou o técnico, que, de resto, não encontra uma razão para a pesada derrota:
«Não há muito a acrescentar quando existiu uma diferença tão grande entre as duas equipas. Como se motiva uma equipa que perde por 0-5? Com trabalho. É a única forma. E tentar vencer logo o jogo seguinte. O Benfica pouco mais pode fazer neste momento.»


Fonte: A Bola

Toni: «Benfica é quase a antítese da época passada»

A chave para a goleada sofrida pelo Benfica no Dragão foi, segundo Toni, antiga glória e treinador dos encarnados, faltar a consistência da época passada, que tão bons resultados trouxe à equipa da Luz.
Toni referiu que «a máquina trituradora passou a ser quase a antítese da época passada.» «O Benfica é uma equipa longe do futebol espectacular que fez furor na época passada, pela consistência, espectacularidade. Este ano a equipa falha em muitos daqueles que foram os pontos fortes da época passada e por isso há um Benfica não tão consistente, constante e eficiente», acrescentou.
O ex-técnico considerou, portanto, que «a justiça do resultado [5-0 para o FC Porto] não deixa dúvidas a ninguém.» «Só temos é que dar os parabéns ao FC Porto, porque foi mais forte e mereceu incontestavelmente a vitória», esclareceu.
Mas Toni não ficou inteiramente surpreendido com a goleada portista, explicando que «o jogo da Supertaça deu sinais evidentes do que seria o percurso das duas equipas, que foram confirmados.»
O campeonato não está entregue, garantiu Toni, mas será muito difícil evitar que não rume ao Dragão, pois os azuis-e-brancos têm agora, com os 10 pontos de vantagem, «uma almofada de confiança.»


Fonte: A Bola

Águias em silêncio

Para além das declarações prestadas proferidas pelo treinador Jorge Jesus e pelo guarda-redes Roberto, o Benfica manteve-se em absoluto silêncio após a goleada (0-5) sofrida no Dragão.
O técnico, recorde-se, conversou com os jornalistas na conferência de imprensa após o encontro com o FC Porto e, ainda, na flash interview, onde o guardião espanhol também falou.
A grande maioria da comitiva benfiquista já está de regresso ao autocarro e os jogadores nem sequer passaram pela zona mista, onde costumam analisar os acontecimentos do jogo com os jornalistas. A vontade falar dos encarnados é, naturalmente, pouca.


Fonte: A Bola

Roberto: «Há que aprender com o que não fizemos bem»

O guarda-redes Roberto, do Benfica, foi o jogador do Benfica chamado à flash-interview logo que a partida acabou. Rouco e desanimado, o futebolista explicou que o problema da sua equipa foi um mau arranque.
«Quando não entramos para um jogo como sabemos que temos de entrar, acaba por ser normal que uma equipa como o FC Porto vá alargando a diferença no resultado», começou por dizer aos microfones da SportTV.
Depois da goleada, Roberto tornou evidente o desejo de colocar esta noite para trás das costas quanto antes. «É verdade que sofremos três golos muito rápido, mas pronto, os jogos são assim. Há que olhar para a frente, no próximo domingo temos jogo para ganhar. Há que aprender com o que não fizemos bem neste jogo», disse.
O guarda-redes das águias, aliás, considera que «esta derrota vale o mesmo que outra qualquer» e traça já um desafio para a equipa: «Temos que fazer o máximo de pontos possíveis para tentarmos ser campeões e avançarmos noutras competições».


Fonte: A Bola

Jesus: «Hulk teve uma noite inspirada»

Desiludido mas resignado, Jorge Jesus admitiu, no final do jogo com o FC Porto, que a sua equipa não esteve bem, justificando a goleada sofrida com o facto de o Benfica não ter conseguido «travar os flanqueadores» do adversário.
«O FC Porto esteve forte. Sabíamos que tínhamos de tentar parar os flanqueadores, especialmente o Hulk. Na primeira parte não conseguimos, na segunda também não, mesmo com a mudança de jogador», começou por dizer o técnico benfiquista no flash-interview da SportTV.
O técnico encarnado admitiu que «Hulk teve uma noite inspirada», mas lamentou que o FC Porto tenha chegado a uma «vantagem de 3-0 com quatro situações ofensivas». Para Jorge Jesus, a desvantagem ao intervalo determinou o desfecho do jogo: «A partir daí tudo se complicou, o Luisão foi expulso, o Porto soube ganhar a vantagem e com o tempo fez o quarto e o quinto golo. O FC Porto teve uma noite inspirada e a equipa do Benfica não esteve tão bem».
Jorge Jesus explicou que colocou David Luiz a defesa esquerdo porque queria «ter um jogador forte no um contra um com Hulk» e minimizou o falhanço na aposta dizendo que depois de alterar, com o recuo de Coentrão, também não foi possível parar o jogador portista. «O Hulk esteve inspirado e o FC Porto hoje foi uma equipa mais forte que o Benfica», admitiu.
Mesmo a 10 pontos do líder, Jorge Jesus não deita a toalha ao chão: «Estamos no primeiro terço do campeonato, o FC Porto tem uma pontuação que moraliza, significativa, mas há muito campeonato. Há muitas provas oficiais para se ganhar e o campeonato ainda não está decidido. Está mais difícil, mas já estivemos a 9 pontos e recuperámos para sete. Vamos tentar recuperar, mas não é fácil».


Fonte: A Bola

Benfica sofre derrota e fica agora a 10 pontos do 1º lugar

O FC Porto goleou esta noite o Benfica (5-0) e aumentou para 10 pontos a vantagem sobre as águias, equipa que ocupa o segundo lugar na Liga.
Num jogo em que fez várias alterações no onze – Sidnei a titular, David Luiz a lateral esquerdo, Salvio no ataque em vez de Saviola – Jorge Jesus viu o FC Porto colocar-se em vantagem logo aos 12 minutos, através de Silvestre Varela, num lance desenhado por Hulk no lado direito do ataque portista.
De novo pelo lado direito do ataque e com David Luiz de novo a ser batido, desta vez por Belluschi, o Dragão ampliou a vantagem aos 24 minutos. Marcou Falcao com o calcanhar, naquele que será um dos golos mais bonitos de todo o campeonato.
Não demorou muito o FC Porto a fazer o terceiro golo: aos 28, Falcao voltou a marcar, de novo após boa jogada de Belluschi.
Ao intervalo, Jesus voltou ao formato habitual, com David Luiz ao centro da defesa e com Coentrão a lateral-esquerdo. Ainda assim, as melhores oportunidades de golo continuaram a pertencer aos dragões.

Luisão foi expulso por agressão a Guarin (66) e pouco depois (79) Hulk foi derrubado na área benfiquista por Coentrão. O próprio Hulk encarregou-se de marcar o penalty e fez o 4-0.
O mesmo Hulk teve ainda tempo para fazer o quinto golo, já em cima da hora, com mais um potente remate colocado ao segundo poste da baliza benfiquista.
O FC Porto venceu de forma clara e deu este domingo um importante passo na caminhada rumo ao título. Os dragões chegam à 10.ª jornada da Liga isolados na primeira posição, com 10 pontos de vantagem sobre o Benfica.
V. Guimarães e Sporting, cada um com 15 pontos, podem aproveitar esta semana para igualarem as águias na classificação.

Clique aqui para consultar a ficha de jogo, as incidências da partida, os comentários, as estatísticas individuais e as estatísticas de equipa.

Fonte: A Bola