segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Benfica só ganhou uma vez na Holanda

Vencer nos Países Baixos é 'borrego' com 42 anos. Única vitória foi sob neve, em Amesterdão e não impediu a eliminação. Mas há 36 anos que a águia não perde com holandeses na UEFA.

Vigésimo premiado? Naquele que será o jogo 20 do Benfica diante de adversários holandeses na UEFA, a águia quer colocar ponto final no jejum de 42 anos sem uma vitória nos Países Baixos: a última, e única, aconteceu a 12 de Fevereiro de 1969, em Amesterdão, perante o Ajax (3-1).

Um borrego bem gordo para matar no play-off da Champions no qual o Benfica aparece bem embalado pela tradição mais recente perante holandeses. Com excepção da final da Taça dos Clubes Campeões Europeus perdida com o PSV Eindhoven em 1988, em Estugarda, nos penalties, dentro de campo, em jogo de 90 minutos (e mesmo 120, com prolongamento), a última derrota do Benfica perante adversários dos Países Baixos sucedeu a 19 de Março de 1975, quando o mesmo PSV veio à Luz, após um nulo em Eindhoven, oferecer tulipas aos adeptos, vencer (2-1) e eliminar a águia, na segunda mão dos quartos-de-final da Taça dos Campeões Europeus.

Ou seja, há 36 anos que o Benfica não perde com holandeses na UEFA. Disputou desde então mais oito jogos, e só na final de Estugarda é que não terminou a sorrir. Saldo positivo para a águia nos dez embates europeus travados até à data com equipas holandesas: em seis ocasiões levou a melhor, noutras quatro ficou pelo caminho.


Há que "matar esse borrego"!

Benficaas

Sem comentários:

Enviar um comentário