terça-feira, 7 de setembro de 2010

Peixoto volta a casa

FEZ A FORMAÇÃO EM GUIMARÃES


A lesão de Fábio Coentrão abre as portas do onze a César Peixoto, num palco e numa cidade que o camisola 25 bem conhece. O esquerdino nasceu em Guimarães há 30 anos e fez a formação no próximo adversário das águias. O regresso do esquerdino a casa está, pois, em perspetiva. Por outro lado, reencontrará um dos homens que esteve ligado ao seu trajeto nos escalões jovens: Manuel Machado.


O Belenenses foi, em 2001, o ponto de partida de uma carreira que teve como pontos altos o FC Porto, de José Mourinho, e o Benfica, onde conquistou os principais títulos da carreira. Para trás, Peixoto deixou um percurso feito na zona de Guimarães.


Nascido na Cidade Berço, a 12 de maio de 1980, o canhoto deu os primeiros pontapés na bola no Vitória local. Quando chegou aos juvenis, foi cedido ao Brito, clube com o qual os conquistadores tinham acordo. Para aquela coletividade eram cedidos os jogadores que apresentavam atraso na formação. Moreno, defesa que agora representa o Leicester, de Inglaterra, também jogou no Brito.


Machado treinador


Peixoto regressou a Guimarães como júnior, tendo como treinador Manuel Machado. Na altura, era um extremo promissor. canhoto, jogava sobre a esquerda. Mas, conta quem com ele trabalhou, a facilidade em jogar com o pé direito permitia-lhe procurar zonas interiores para desequilibrar.


O remate e a marcação de livres foram argumentos que convenceram, por exemplo, Marinho Peres, que o lançaria na Liga, a 23 de setembro de 2001. Jogou 16 minutos e o adversário foi... o Benfica, desafio que terminou com igualdade a uma bola.


Voltando atrás, a permanência em Guimarães não durou muito tempo. Quando subiu a sénior, foi cedido ao Caçadores Taipas, da 2.ª Divisão B. Aí permaneceu duas temporadas, antes de assinar pelo Belenenses, clube que representou durante uma época.


O resto da história foi de sucesso. No FC Porto, ganhou, entre outros troféus, a Liga dos Campeões, a Taça UEFA e o campeonato. Há um ano, acompanhou Jesus na mudança de Braga para Lisboa. E voltaria a sorrir com a conquista do título e da Taça da Liga.

Fonte: Record

Sem comentários:

Enviar um comentário