segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dragões têm dificuldade em ganhar por mais de dois golos na Luz

Só por duas vezes o FC Porto conseguiu marcar mais de dois golos e ganhar por pelo menos essa diferença no terreno do Benfica, mas nenhuma a contar para a Taça de Portugal.


As águias venceram 57 dos clássicos que disputaram em casa, contabilizando 56,4 por cento de triunfos, contra 18 vitórias dos dragões, a última das quais no último dia 3 de abril (2-1, para a Liga), enquanto 26 clássicos terminaram empatados.


Na quarta-feira, os "rivais" encontram-se pela 33.ª vez na Taça de Portugal, competição em que o Benfica leva vantagem, com 20 vitórias, sete derrotas e cinco empates, num total de oito em nove finais ganhas, a mais recente remonta a 2003/2004.


No entanto, o Benfica detém um domínio absoluto nos jogos da Taça disputados em casa, com nove vitórias e dois empates num total de 11 clássicos.


Para se qualificar para a final da Taça de Portugal de 2010/11, o FC Porto, detentor do troféu, necessita de vencer o Benfica na quarta-feira no Estádio da Luz por pelo menos dois golos de diferença, depois de ter perdido em casa por 2-0.


Nas 101 visitas ao terreno das águias, apenas em duas os azuis e brancos conseguiram resultados que lhes permitiriam afastar o Benfica, ambas para a Supertaça.


Em novembro de 1986, depois do empate a um golo registado na primeira mão, o FC Porto deslocou-se ao Estádio da Luz e venceu por 4-2, com golos de Madjer, Futre (2) e Gomes, conquistando, assim, a quarta Supertaça da sua história.


Quase 10 anos depois, em 1995, e novamente com a Luz a receber o encontro da segunda mão, após o triunfo nas Antas (1-0), os dragões selaram a conquista do troféu com uma goleada por 5-0, com golos de Edmilson, Artur, Jorge Costa, Wetl e Drulovic.


Nos clássicos para o campeonato, o melhor resultado que os dragões obtiveram remonta a 14 de janeiro de 1951, quando o FC Porto foi ganhar por 2-0 ao Benfica, com um bis de Monteiro da Costa, num jogo disputado no Campo Grande. Mesmo que consigam igualar este resultado na quarta-feira, os azuis e brancos apenas empatam a eliminatória.


Na quarta-feira, a partir das 20 e 30, no Estádio da Luz, em Lisboa, Benfica e FC Porto disputam o acesso à final da Taça de Portugal, para a qual já está apurado o Vitória de Guimarães.


Record

Sem comentários:

Enviar um comentário