terça-feira, 30 de novembro de 2010

Julgamento de Miguel arranca em Dezembro

Miguel, atualmente no Valencia, vai começar a ser julgado a 13 de dezembro pela alegada rescisão unilateral do contrato que o ligava à Benfica SAD, que reclama 7 milhões de euros de indemnização, disse fonte judicial à Lusa.

A audiência de discussão e julgamento da ação interposta pela Benfica SAD contra Miguel está programada para se iniciar às 9 e meia, no 5.º Juízo -- 1.ª Secção do Tribunal do Trabalho de Lisboa, acrescentou à agência Lusa aquela fonte judicial.

Miguel rescindiu o contrato com o Benfica em agosto de 2005 para se transferir para os espanhóis do Valencia por 7,5 milhões de euros, mas a Benfica SAD considerou que o jogador quebrou o vínculo contratual.

Na salvaguarda dos seus interesses, a sociedade desportiva do Benfica recorreu para a Comissão Arbitral Paritária (CAP), órgão formado por elementos indicados pela Liga e pelo Sindicato dos Jogadores, destinado a dirimir conflitos laborais entre jogadores e clubes.

A 22 de agosto de 2005, a CAP reconheceu a razão à Benfica SAD, considerando que "não assistia justa causa" a Miguel "para rescindir unilateralmente o contrato".

Fora da esfera de jurisdição disciplinar do futebol, Miguel intentou uma ação de anulação da decisão da CAP junto do Tribunal Cível de Lisboa.

Na sentença proferida a 1 de março de 2006, o tribunal entendeu "não ter sido cumprido determinado requisito processual" e anulou a decisão da CAP.

A Benfica SAD avançou então com um processo no Tribunal do Trabalho contra Miguel e o empresário Paulo Barbosa, pedindo indemnizações aos dois pela quebra contratual.

Enquanto ao jogador se reclama na ação uma indemnização de 7 milhões de euros, a Benfica SAD pediu para ser ressarcida em cinco milhões de euros por Paulo Barbosa, "em regime de solidariedade".

"A decisão da CAP, ora anulada, revelou-se apenas para efeitos desportivos, pelo que em nada afeta a ação laboral que a Benfica SAD interp“s contra o jogador e o seu empresário", fundamentou a Benfica SAD.

Miguel, internacional português, esteve ligado ao Benfica de 2000 a 2005.

Record

Cinco jogos consecutivos na Luz

As águias estão de regresso ao Estádio da Luz na próxima sexta-feira e para ficar, pelo menos até ao início de 2011. Isto porque os encarnados vão agora disputar cinco jogos seguidos em casa, divididos pelas várias competições, e só voltam a jogar longe dos seus adeptos no início do próximo ano civil.
Grande parte destes encontros são muito importantes e podem ter um caráter decisivo no futuro das águias. A começar, os lisboetas recebem o Olhanense para o campeonato, um encontro em que é proibido perder pontos, para manter a perseguição ao FC Porto. Aliás, a formação da Luz tem a oportunidade de reduzir provisoriamente para 5 pontos a distância para os dragões, já que o emblema da Invicta só joga na segunda-feira, com o V. Setúbal.
Sem tempo a perder, Jorge Jesus e os seus pupilos defrontam o Schalke na terça-feira, dia 7, em partida crucial no futuro das águias nas competições europeias desta temporada. Afastada a hipótese de seguir para os oitavos-de-final da Champions, os campeões nacionais têm de vencer os alemães para seguirem para a Liga Europa. Um empate até pode chegar, caso o Hapoel não vença o O. Lyon.
Segue-se o embate da Taça de Portugal, a eliminar, diante do Sp. Braga e logo depois a última partida de 2010, com o Rio Ave, a contar para o campeonato. A terminar esta série caseira, os encarnados defrontam, já no novo ano, o Marítimo na estreia na edição deste ano da Taça da Liga.

Record

Limpar as más energias

“Tenham cuidado, ele é perigoso, ele é o Oscar Tacuara Cardozo.” Mais de dois meses depois dos últimos golos marcados [ao Sporting], voltou a ouvir-se o cântico dos adeptos encarnados para o camisola 7. O internacional paraguaio festejou em dose dupla, em Aveiro, e ainda teve papel preponderante na jogada do terceiro tento, assistindo Saviola de forma primorosa.
Depois de uma ausência prolongada devido a grave lesão no joelho esquerdo, contraída no dia 29 de setembro, em Gelsenkirchen, na partida frente ao Schalke, Cardozo voltou aos velhos tempos, assumindo um papel decisivo nas vitórias dos campeões nacionais. O pior parece mesmo já ter passado e, sinal disso, foram os momentos que seguiram o 1.º golo do avançado em Aveiro. Após a celebração com os restantes companheiros, que correram a abraçá-lo, o internacional guarani ficou sozinho na área dos aveirenses e fez várias vezes o mesmo gesto: passou as mãos pelo corpo e sacudiu-as, tentando libertar o azar que tem tido neste início de época. Uma imagem que serviu para o atacante afastar as más energias, momentos antes de acariciar e beijar o joelho esquerdo, que motivou o recente afastamento dos relvados.
Ao que Record apurou, o paraguaio, de 27 anos, está decidido a retomar a veia goleadora que patenteou no passado e quer deixar o sofrimento dos últimos tempos para trás. A partir de agora, para Cardozo o importante é recuperar o ritmo competitivo perdido nestas semanas de paragem e ajudar a equipa, com golos ou assistências, na perseguição ao líder FC Porto que está a 8 pontos. O empate dos dragões no clássico e a vitória das águias em Aveiro animaram o plantel encarnado para as muitas jornadas que ainda faltam.
Registo
Os dois golos diante do Beira-Mar tiveram ainda o condão de colocar o paraguaio perto de inscrever o seu nome na história do clube lisboeta. Oscar Cardozo, segundo a contabilidade do nosso jornal, está a apenas 1 golo de igualar Mats Magnusson, até agora o estrangeiro com mais golos ao serviço das águias.
O paraguaio beneficia da contagem, na época passada, de 2 golos na Taça da Liga [prova que na altura do sueco não existia], frente ao Sporting, nas meias-finais, e FC Porto, na final. Mas Magnusson apontou 84 tentos em 5 temporadas, enquanto Cardozo está muito perto desse registo (83), numa altura em que está a cumprir a quarta época de águia ao peito.

Record

Encarnados respondem ao comunicado do FC Porto

Depois do comunicado  emitido pelo FC Porto, onde os dragões enumeram "um rol de comportamentos que têm um clube e uma pessoa como denominadores comuns e que configuram perfis dignos de um filme sobre gangsters", o Benfica reagiu com outro comunicado, onde se limita a enunciar uma série de nomes.
Recorde-se que na génese desta troca de galhardetes está uma altercação de Jorge Jesus com um jornalista da TVI, em Aveiro, no "flash interview" depois do jogo com o Beira-Mar. Esta tarde João Gabriel disse em conferência de imprensa que os encarnados poderão deixar de comparecer nas entrevistas rápidas depois dos encontros se os jornalistas não limitarem as perguntas aos aspetos do jogo. 
Eis o comunicado da Benfica SAD:
Co Adriaanse
Luís Fabiano
Derlei
Paulo Assunção
Adriano
Rodriguez
Costinha
Raul Meireles
Matt Fish (basquetebolista)
Paulo Martins (RTP)
Pedro Figueiredo (RTP)
João Pedro Silva (RTP)
Marinho Neves (jornalista)
Fotógrafo do JN atropelado à saída do tribunal.

E mais um sem número de pessoas que optaram pelo silêncio!
A todos a nossa solidariedade!

Record

Éder Luís deve voltar em Janeiro

Símbolo do Vasco da Gama, onde é o melhor marcador do clube com nove golos, Éder Luís está com a cotação em alta depois de ter sido nomeado como um dos candidatos ao melhor onze do Brasileirão.
O presidente do clube carioca, Roberto Dinamite, já fez saber que vai negociar com o Benfica visando a continuidade do jogador no Rio de Janeiro pelo menos por mais um ano. Contudo, segundo o empresário do jogador, Lucianoi Brustolini, esta hipótese é muito remota. “O Éder Luís vai começar o ano de 2011 no Vasco da Gama, mas não sei se poderá contar com ele em junho. É público que existe entre as duas partes uma vontade em prolongar este vínculo, mas só isso não conta. O jogador tem contrato com o Benfica e, nesta fase, ainda não houve qualquer conversa entre os dois clubes”, salienta o agente do futebolista de 25 anos.
Segundo adianta Brustolini, o principal entrave nas negociações passa pela valorização que o jogador teve com a camisola vascaína: “O clube não tem possibilidade de dar 7 milhões de euros por um jogador. No entanto, quero salientar que ainda existe tempo para prolongar a negociação. Sei que existem muitos rumores sobre a possibilidade do Éder Luís poder deixar o Vasco da Gama em breve, mas também posso garantir que antes de junho ele não vai deixar o Rio de Janeiro”.
Cobiçado
Após uma curta passagem pelo futebol europeu onde revelou alguns problemas de adaptação, o atacante voltou a mostrar todo o seu potencial no Brasileirão. Conforme Record noticiou, Éder Luís foi cobiçado por um emblema japonês, um interesse que levou Vieira a pedir 7 milhões de euros pelos direitos desportivos do sul-americano. Se o interesse dos orientais não se desenvolver é possível que os encarnados estejam dispostos a baixar a fasquia para um jogador que querem vender e que, há um ano, custou 4 milhões.

Record

Rodrigo aguarda por mais opurtunidades no Bolton

O jovem internacional sub-19 espanhol, contratado pelo Benfica no último defeso ao Real Madrid, esteve em bom plano no passado fim-de-semana no Bolton. Foi apenas a quarta vez que jogou, sempre como suplente utilizado, mas mostra-se empenhado em ganhar um lugar na equipa.
No passado fim-de-semana, Rodrigo participou no quarto jogo na Premier League, sempre como suplente utilizado, mas teve bom papel na reacção da equipa, que estava a perder por 2-0 e viria a empatar. O Bolton segue na sexta posição da tabela classificativa e isso tem dificultado a entrada de Rodrigo na equipa, conforme diz o próprio.
«Todos os jogadores querem jogar o mais possível, mas sinto-me feliz e tenho de ser paciente», afirmou o jovem jogador que o Benfica emprestou ao Bolton.


A Bola

Aimar e Airton recuperam

Pablo Aimar participou nos exercícios do treino desta tarde, no Seixal, aparentemente sem qualquer limitação física, apesar de o boletim médico dos encarnados indicar que o argentino ainda recupera de uma mialgia de esforço na face posterior da coxa direita.
Tudo indica assim que o médio argentino será opção para o jogo com o Olhanense, sexta-feira, no Estádio da Luz.
Airton também não mostrou problemas físicos e parece recuperado da mialgia na coxa direita.


A Bola

David Luiz: «Mais unidos que nunca»

David Luiz refuta as acusações de mal-estar e divisão no seio do balneário no Benfica. «Estamos mais unidos que nunca», salienta o central brasileiro.
«As pessoas só se lembram da união quando se está mal. Estamos mais unidos que nunca. Vivemos um momento difícil, em que todos precisamos uns dos outros. Na época passada eram tantas as vitórias e os golos que ninguém falava sobre isso», argumenta David Luiz.
«A união é a mesma», reforça, lamentando que se procure «encontrar algo que não é a verdade». «Eu, o Saviola, o mister e todo o grupo estamos unidos da mesma forma», frisou.


A Bola

David Luiz: «Estou muito feliz no Benfica»

David Luiz lamenta as falsidades que têm sido noticiadas a seu respeito, nomeadamente sobre a eventual recusa em renovar o contrato que o liga ao clube da Luz. «Estou muito feliz no Benfica. Não estou preocupado com renovações nem com dinheiro», esclarece.
«As verdades virão à tona. Fui o único jogador que, estando no auge no ano passado com tantas vitórias e tanta glória, sempre disse que não queria sair do Benfica no final da época. Hoje é fácil tentar encontrar um motivo para o David não estar a render da mesma forma e encontrar coisas que não são verdade. Estou muito feliz no Benfica, tenho contrato até 2015, não estou preocupado com renovações nem com dinheiro. Fui eu quem não quis sair», afirmou David Luiz, esta terça-feira, antes do treino do plantel encarnado, no Seixal.
«Estou tranquilo. Se o meu contrato acabasse amanhã estaria preocupado, pois tenho a minha família para sustentar. A minha preocupação é jogar à bola e subir de rendimento», frisou.
Questionado se admite sair na reabertura do mercado de transferências, em Janeiro, David Luiz esclareceu que o tema não representa, de todo, uma preocupação neste momento. Até porque, destacou, há coisas mais importantes em que pensar.
«O futuro a Deus pertence. Como todos os jogadores, também quero dar a volta à situação que estamos a viver. Não queremos ficar na segunda posição», vincou, rematando: «Não sei se [sairei] em Janeiro ou só em 2015. Não estou preocupado com isso».


A Bola

Pedido de desculpas

Peço desculpas a todos os visitantes deste blog, mas não tenho tido muito tempo!
Espero que me compreendam

Benficaas

domingo, 28 de novembro de 2010

Jesus irrita-se e abandona "flash interview"

Jorge Jesus estava a comentar o jogo com o Beira-Mar no "flash interview" da TVI, mas quando foi inquirido sobre o ambiente reinante no seio da equipa abandonou a entrevista. O técnico não quis comentar o alegado mau estar que paira no balneário e quando o jornalista insistiu no tema, retirou-se do local.
O jornalista começou por perguntar como Jesus estava a encarar a onda de contestação de que alegadamente estará a ser alvo e se sentia ter o lugar em risco. "Não podemos calar a comunicação social ou opinar sobre o que não é verdade", respondeu.
Quando o repórter insistiu no tema, Jesus atirou: "Mas você quer falar do jogo ou de quê?"
"Sou eu quem decide as perguntas", respondeu-lhe o jornalista. "Então tchau", retorquiu Jesus, virando-lhe as costas.
"Ganhámos bem"
Antes deste episódio, o treinador tinha comentado a partida, considerando que a vitória do Benfica foi justa. "Quando se vem de uma derrota o melhor remédio para a confiança é ganhar. Ganhámos bem, durante os primeiros 65 minutos parecíamos o Benfica da época passada."
Neste momento os encarnados estão a 8 pontos do FC Porto. "Ainda temos muito campeonato pela frente. Ganhámos hoje a um adversário difícil, que ainda não tinha perdido em Aveiro, por tudo isso esta vitória é justa."

Record

Saviola: «Temos de continuar confiar em nós»

A vitória deste domingo frente ao Beira-Mar (1-3) é, para Saviola, "importante pela situação em que o Benfica se encontra". Em declarações à TVI no final da partida, o avançado afirmou estar "feliz porque a equipa jogou bem".
A vitória deste sábado em Aveiro coloca os encarnados a 8 pontos do líder da tabela, o FC Porto, e Saviola espera que este resultado constitua "um impulso" para seguir na luta: "Temos que continuar a confiar em nós e continuar a jogar e a acreditar", atirou.
Durante a semana falou-se com insistência em supostos problemas que o Benfica terá no balneário, incusive entre o avançado argentino e o técnico Jorge Jesus. Para El Conejo, nada mais falso: "Tudo o que se passa no balneário fica no balneário. Não há qualquer problema com Jorge Jesus. A mim compete-me jogar e estou feliz por isso", finalizou.

Record

Cardozo em grande na vitória (3-1) do Benfica em Aveiro

Tacuara bisou e assistiu Saviola no terceiro golo. Benfica reduz para oito os pontos de diferença para o FC Porto. Rui Varela marcou o tento de honra do Beira-Mar.Clique aqui para consultar a ficha de jogo, as incidências da partida, os comentários, as estatísticas individuais e as estatísticas de equipa.
Grande reacção do Benfica ao desaire europeu. Os encarnados rubricaram uma boa exibição em Aveiro perante um Beira-Mar que nunca se deu por vencido e que colocou por várias vezes os pupilos de Jorge Jesus em sentido.
Entrou melhor o Benfica, com várias oportunidades para marcar. A mais evidente foi o remate de Saviola à barra após um corte deficiente de Hugo. Depois Luisão cabeceou para defesa apertada de Rui Rego. Carlos Martins também esteve perto do golo após um remate de fora da área, numa altura em que o Beira-Mar já tinha equilibrado o jogo.
A melhor oportunidade dos aveirenses saiu dos pés de Renan, que atirou cruzado e rasteiro a testar a atenção de Roberto.
Mesmo em cima do intervalo, Kanu puxou Cardozo na grande área e Bruno Paixão apontou para a marca da grande penalidade. Na transformação do castigo máximo, o paraguaio coloriu de justiça o marcador.
Na segunda parte, o jogo começou mais repartido. A abrir, Ruben Amorim colocou em Cardozo que, sem marcação na pequena área, falhou o desviou. Depois Ronny atirou ao poste quando já tinha desperdiçado uma excelente ocasião após livre de Sérgio Oliveira.
Ao minuto 60, o momento do jogo. Grande golo de Cardozo após remate em arco para o poste mais distante da baliza do Beira-Mar. O paraguaio recebeu de Carlos Martins, tirou Hugo do caminho e disparou junto ao vértice direito da área, longe do alcance de Rui Rego.
Pouco depois, Tacuara voltou a trocar as voltas a Hugo, foi à linha e atrasou para Saviola que só teve de encostar para o 3-0.
O Beira-Mar reduziu a cinco minutos do final por intermédio de Rui Varela, que aproveitou um mau alívio de Luisão após livre de Renan. A equipa de Aveiro terminou o jogo à procura do segundo golo mas o resultado não sofreu mais alterações.
O Benfica passa a somar 24 pontos, menos oito que o FC Porto que ontem empatou (1-1) em Alvalde. Já o Beira-Mar pode cair para o 10.º lugar, dependendo dos resultados de UD Leiria e SC Braga.


A Bola

Chelsea prepara proposta de 30 milhões por David Luiz

O Chelsea está a preparar uma proposta de 30 milhões de euros para contratar David Luiz ao Benfica já em Janeiro, altura em que reabre o mercado de transferências.
O clube inglês, treinado por Carlo Ancelotti, está desesperadamente à procura de um defesa- -central de qualidade para fazer face, de imediato, às lesões de John Terry e Alex, que têm obrigado o técnico italiano a arranjar soluções de recurso, como sejam a utilização de Paulo Ferreira no centro da defesa.
A consequência imediata das lesões tem sido a crise de resultados, razão pela qual a opção por David Luiz será aquela que mais agrada aos responsáveis do Chelsea. O patrão do clube, o russo Roman Abramovich, está disposto a apresentar 30 milhões de euros e a SAD encarnada já sabe dessa pretensão, mas fonte do clube da Luz admitiu ao DN que, desta vez, "Luís Filipe Vieira está disponível a deixar sair David Luiz, desde que apresentem uma proposta de 35 milhões de euros".
Assim sendo, tudo indica que a diferença de cinco milhões de euros não deverá ser inultrapassável, até porque a mesma fonte acrescentou ao DN que também o Manchester City está disposto a avançar com nova proposta em Janeiro, depois de em Agosto o presidente do Benfica ter rejeitado, precisamente, 35 milhões de euros pelo internacional brasileiro.
David Luiz não está a atravessar um bom momento, tendo sido responsabilizado pela goleada sofrida em Israel, mas ontem o treinador Jorge Jesus deu-lhe um voto de confiança ao dizer que "não há jogadores que possam assumir derrotas", acrescentando ser o próprio treinador "o único responsável pelas derrotas". Jesus considera mesmo David Luiz "imprescindível", garantindo por isso que "tem toda" a sua "confiança para continuar a jogar".

Diário de Notícias

Vieira já admite vender o defesa em Janeiro, mas por 35 milhões. City está atento

Vasco quer segurar Éder Luís

O avançado Éder Luís, que o Benfica contratou ao Atlético Mineiro em Janeiro deste ano para, seis meses depois, ceder ao Vasco da Gama, está em alta no futebol brasileiro - nove golos em 25 jogos e é um dos nomeados para melhor atacante do campeonato. A permanência de Éder Luís no Vasco da Gama, para lá do fim do contrato de empréstimo (Junho), é uma das prioridades dos dirigentes vascaínos.
«Tivemos muitas dificuldades para trazê-lo e conseguimos vencer a concorrência. Agora não será diferente, vamos dar ao assunto a importância que ele merece», afirmou Rodrigo Caetano, director-executivo do emblema do Rio de Janeiro.
Também o presidente do Vasco da Gama, Roberto Dinamite, aponta baterias à contratação do dianteiro e acredita que a amizade entre os dois clubes pode revelar-se decisiva.
«Pretendemos ficar com o Éder Luís, foi um jogador que se destacou este ano e que é muito importante para nós. Nem sempre os valores são o mais importante, a relação do Vasco com o Benfica é muito boa e vamos tentar fazer com que o jogador fique.»
A imprensa brasileira diz que o Benfica pede sete milhões de euros pelo avançado de 25 anos.


A Bola

Jorge Jesus conta com 19 atletas para Aveiro

O treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, convocou 19 jogadores para o encontro deste domingo no reduto do Beira-Mar. A partida tem início marcado para as 18h15, no Estádio Municipal de Aveiro.
Para a partida da 12.ª jornada da Liga portuguesa, o técnico não conta com os médios Airton e Pablo Aimar.


Lista de convocados:Guarda-redes: Roberto e Moreira;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Sidnei, César Peixoto e Fábio Coentrão;
Médios: Javi Garcia, Ruben Amorim, Carlos Martins, Felipe Menezes, Gaitán e Salvio;
Avançados: Cardozo, Saviola, Kardec, Nuno Gomes e Jara.


Record

sábado, 27 de novembro de 2010

Aimar condicionado

Pablo Aimar evoluiu de forma condicionada, este sábado, no último treino do Benfica antes do jogo com o Beira-Mar, domingo, em Aveiro.
De acordo com a informação disponibilizada pelo clube, o médio argentino «apresentou uma mialgia de esforço na face posterior da coxa direita, não treinando a 100 por cento com o restante grupo de trabalho».
A outra referência clínica prende-se com Airton. O médio brasileiro recupera de uma mialgia na coxa direita e treina-se por isso sob vigilância médica.
Jorge Jesus apenas dará a conhecer amanhã a lista de convocados para o jogo da 12.ª jornada da Liga, agendado para as 18 horas

Jorge Jesus: «Equipa está motivada para novos desafios»

Jorge Jesus reconhece que o Benfica terá de recomeçar um novo ciclo, depois de considerar que, após um começo mau, a equipa estava a ganhar confiança até ao jogo com o FC Porto.
«Começámos o campeonato mal e estávamos a recuperar até ao jogo do Porto. Agora vamos começar um novo ciclo e vamos ter provas distintas para poder caminhar nas vitórias. Sei que os adeptos não estão satisfeitos e isso dá-nos alguma instabilidade, mas só conseguimos sair disso com vitórias. No ano passado não tivemos nenhum destes problemas, mas temos mais do que capacidade para sair desta situação», disse à Benfica TV.
«Tínhamos uma ambição grande na Champions, que era passar esta fase de grupos. Não tem sido fácil, mas temos mais provas e mais títulos para poder conquistar. A equipa tem de se motivar, e está motivada, para os novos desafios. Precisamos de passar rapidamente este resultado do Hapoel para uma vitória», concluiu.


A Bola

Jorge Jesus: «Precisamos destes três pontos»

A conferência de imprensa de Jorge Jesus de antevisão para a partida deste domingo com o Beira-Mar acabou por ficar ainda marcada pela derrota com o Hapoel e consequente afastamento da Liga dos Campeões, mas o técnico quer rapidamente concentrar as atenções dos jogadores noutros objectivos.
«Perder com o Hapoel que não estava nas nossas previsões. Procuramos agora uma vitória de forma a que possamos passar esta fase dessa derrota. O resultado foi injusto, mas isso não conta, a realidade foi outra. Mas do ponto de vista defensivo, se estivéssemos tão fortes como no ano passado, podíamos não marcar, mas não perderíamos aquele jogo. Mas já passou, temos outros objectivos, não podemos olhar para trás», disse na antevisão à Benfica TV.
Entrando então na análise ao próximo adversário, Jorge Jesus falou em «obrigação» de ganhar. «Não é uma deslocação fácil, o Beira-Mar ainda não perdeu em casa e já ganhou em Braga, por isso espera-nos um jogo difícil, como são todos, mas temos de fazer a nossa obrigação, jogar um futebol de qualidade de forma a que possamos ganhar, porque precisamos destes 3 pontos. O Beira-Mar subiu de divisão, pode ser uma surpresa, mas ainda estamos no primeiro terço do campeonato. Está a ter um futebol com qualidade, mas nós queremos estar melhores que o Beira-Mar», avaliou.
Para esta partida está quase todo o plantel disponível, Jesus tem apenas dúvidas quanto a Aimar: «Aimar veio com alguns sintomas de cansaço muscular, sinais que nos dão alguma dúvida para lançar no jogo, vamos ver se recupera.»


A Bola

Jorge Jesus: «David Luiz tem toda a minha confiança»

Na antevisão da partida com o Beira-Mar, este domingo, Jorge Jesus defendeu David Luiz, muito criticado nas últimas partidas, nomeadamente com FC Porto e Hapoel Telavive.
«O David faz parte de uma equipa, não há jogadores que possam assumir derrotas comigo como treinador, o único responsável pelas derrotas sou eu, não são os jogadores. Ele é uma certeza absoluta da selecção do Brasil, no Benfica tem um passado e grande evolução, o que faz com que seja imprescindível, por isso não podemos desvalorizar um jogador que é valorizado pela melhor selecção do Mundo. Acredito nele como em todos os jogadores e por isso tem toda a minha confiança para continuar a jogar», disse à Benfica TV.


A Bola

LFV: «É com Jesus que queremos e vamos continuar a ganhar»

Luís Filipe Vieira saiu este sábado em defesa de Jorge Jesus, esclarecendo que é com ele que o Benfica vai «continuar a ganhar». O presidente encarnado pede aos adeptos que não abandonem a equipa, antes a ajudem «a recuperar o caminho do sucesso».
«Já o disse recentemente, mas quero aqui, em Mira, repeti-lo: É com Jorge Jesus que queremos e vamos continuar a ganhar. Conheço-lhe o trabalho, a exigência e a seriedade. Não podemos passar da euforia à depressão em tão pouco tempo», declarou Vieira, no discurso proferido na inauguração das novas instalações da Casa do clube naquela localidade.
Reconhecendo que «este não é um tempo feliz» para a família benfiquista, o líder do clube da Luz frisou, porém, que «também não é o tempo de desistir e muito menos de inverter o caminho».
«Nunca devemos cair na tentação de reagir a quente, ou escolher o caminho mais fácil, porque o caminho mais fácil, muitas vezes, é aquele que nos leva aos maiores problemas», alertou.

«Partilho do desencanto dos benfiquistas»
Luís Filipe Vieira define-se como «uma pessoa exigente», que reclama diariamente «mais trabalho e dedicação», mas também conhecedora «de que todos projectos necessitam de estabilidade».
«O caminho do sucesso também conhece contratempos. Sei do desencanto dos benfiquistas. Partilho desse desencanto, lamento o percurso acidentado que temos vivido. Mas estou certo de que os primeiros a lamentá-lo são os nossos jogadores e a nossa equipa técnica. Quando ganhamos, ganhamos todos. Quando perdemos, também perdemos todos», referiu.
Num discurso dirigido para dentro, mas sem esquecer «as campanhas» dirigidas contra Jorge Jesus e alguns jogadores, Vieira frisou que «este não é o tempo de abandonar a equipa, mas o tempo de a ajudar a recuperar o caminho do sucesso».
«Este não é o tempo de dizer que tudo vai mal, mas o tempo de ajudar a recuperar o que de bom todos eles fizeram num passado muito próximo», reforçou.
O momento actual exige, segundo Vieira, «uma análise fria, justa e principalmente com alguma memória».
«Já demonstrámos que conseguimos ultrapassar dificuldades, que conseguimos vencer grandes problemas, porque, mais importante que os problemas, é a nossa vontade de os resolver», argumentou, concluindo: «Não serão os acidentes de percurso que nos irão distrair da necessidade de mantermos este rumo e esta visão de crescimento».


A Bola

Fábio Coentrão anda a jogar nos limites

Fábio Coentrão anda a jogar em cima do risco (de sofrer lesões) e, não fosse a necessidade que Jorge Jesus tem da sua presença na equipa - aliada à sua enorme generosidade e ilimitada vontade de jogar -, já teria sido poupado a alguns esforços. O internacional português está frágil do ponto de vista físico, muito fatigado, e rapidamente contrai mazelas físicas. Basta ver o desenrolar dos acontecimentos desde o encontro com o Sporting (ver cronologia ao lado), ainda em Setembro, quando sofreu um traumatismo e entorse no tornozelo direito que quase um mês depois voltaria a dar sinal e a deixá-lo de fora da partida com o Arouca.
Do dérbi ao encontro para a Taça de Portugal houve cinco jogos, dois dos quais para a Selecção Nacional (Dinamarca e Islândia), e sempre a todo o gás. Aliás, no dia a seguir ao jogo com os leões Fábio Coentrão acordou com o tornozelo muito inchado, praticamente não conseguia andar, e seis dias depois estava a fazer uma exibição soberba diante do Marítimo, marcando o golo da vitória.
É este o carácter do jogador proveniente do bairro piscatório das Caxinas, em Vila do Conde. O JOGO sabe que Fábio Coentrão tende a subestimar alguns aspectos da fadiga - que depois paga caro, pois fica mais vulnerável -, joga sempre no limite das suas capacidades físicas e só quando está mesmo muito mal é que se queixa.
Foi isso, de resto, que aconteceu no final da partida com a Naval, quando pediu para sair aos 79 minutos com queixas no joelho direito. O camisola 18, contudo, recompôs-se e aguentou até ao apito final, ainda que em claras dificuldades. No dia seguinte, presente na concentração da Selecção Nacional para o encontro com a Espanha, foi dispensado devido a uma entorse no joelho direito. Três semanas antes, já falhara a partida com o Portimonense por causa de uma lesão, também no joelho direito, sofrida diante do Lyon.
Fábio Coentrão parecia fresco que nem uma alface quando regressou de umas curtas e agitadas férias de Verão - depois da sua brilhante participação no Mundial voltou para casa e assistiu ao nascimento da sua filha, Vitória -, mas a verdade é que rapidamente começou a pagar a factura da sua participação no Mundial da África do Sul e do pouco descanso que teve durante a suposta paragem no defeso.
A 24 de Julho, menos de um mês depois do último encontro de Portugal no Campeonato do Mundo, Fábio Coentrão estava de novo a jogar pelo Benfica num particular com o Mónaco, onde até fez uma assistência para um golo de Cardozo. Mas rapidamente Jorge Jesus e a equipa encarnada ficaram órfãos do futebol do voluntarioso esquerdino adaptado a lateral por Jorge Jesus. Ou seja, é opção para a defesa e, ao mesmo tempo, para o ataque - um todo-o-terreno que tem ainda a vantagem (para o colectivo) de não querer parar nunca. Por isso, Jorge Jesus não quer passar sem ele; e ele não quer passar sem jogar.
De qualquer forma, as sucessivas lesões de que tem vindo a padecer, ainda que pequenas e facilmente recuperáveis, são um sinal amarelo para Fábio Coentrão.

Cronologia


20/09/2010
Acorda com o tornozelo direito inchado, queria andar e não podia.

25/09/2010
Após uma semana com limitações, recupera para o encontro com o Marítimo e marca o golo da vitória.

15/10/2010
É baixa para jogo com o Arouca devido a uma entorse no tornozelo direito. Os encarnados afiançam que a lesão foi sofrida ao serviço da Selecção, mas os clínicos da equipa das Quinas nada informaram publicamente.

20/10/2010
Na véspera do jogo com o Lyon, Jorge Jesus admite que o jogador não tem treinado e irá fazer um teste. Acaba por fazer 90' sem deslumbrar.

23/10/2010
Falha o jogo com o Portimonense devido a traumatismo no joelho direito sofrido diante o Lyon.

25/10/2010
Volta ao trabalho e marca no jogo-treino com os juniores. Participa só na parte final da partida.

29/10/2010
Regressa e é a figura do Benfica-Paços de Ferreira (2-0). Contudo, apresenta queixas no fim do jogo.

02/11/2010
Depois de alguns dias entregue ao departamento médico, fica apto para jogar com o Lyon. Marca dois golos e tem nota 9.

10/11/2010
Não joga no particular em Angola.

13/11/2010
Treina-se de forma condicionada devido a uma dor na coxa esquerda.

14/11/2010
Titular frente à Naval (4-0), apresenta queixas e pede para sair aos 79'. Recompõe-se e aguenta até aos 90', mas em claras dificuldades.

15/11/2010
Apresenta-se na Selecção com uma carta do departamento médico do Benfica e é dispensado devido a uma entorse no joelho direito.

24/11/2010
Alinha os 90'frente ao Hapoel depois de quase dez dias a fazer tratamento e trabalho de ginásio.

O Jogo

David Luiz revoltado

David Luiz está revoltado com as críticas de que tem sido alvo nos últimos tempos, sentindo-se como o “bode expiatório” dos desaires das águias nesta temporada. Ao que Record apurou junto de fonte próxima do jogador, o internacional brasileiro sente que está a ser injustiçado numa altura em que as coisas não estão a sair bem a ninguém no plantel benfiquista.
Na chegada da equipa a Lisboa, após o desaire sofrido com o Hapoel, o camisola 23 benfiquista foi um dos alvos preferenciais dos adeptos que se deslocaram ao Aeroporto da Portela. No entanto, as críticas não terão ficado por aqui já que, durante o dia de ontem, David Luiz foi de novo interpelado por adeptos na rua que fizeram questão de manifestar desagrado com as exibições do central, lançando ataques verbais que “magoaram” o jogador, outrora idolatrado na Luz.
David Luiz não sente apenas que esteja a ser injustiçado pela massa associativa. A um círculo próximo de amigos, o internacional brasileiro também já confidenciou que sente críticas por parte da estrutura encarnada, isto apesar de reconhecer que não está ao nível exibicional que desejaria e que já demonstrou desde 2007 com a camisola encarnada. O jogador não entende a “desconfiança” quando toda a equipa está a um nível bastante abaixo do que exibiu na última temporada, onde conseguiu a conquista do título de campeão.
Sacrifícios pelas águias
No meio de todas as críticas externas ou internas, visíveis ou camufladas, David Luiz sente que não há razões para que tal aconteça, sobretudo quando tem dado tudo pelo emblema da Luz. Ainda recentemente, o jogador não se “esquivou” a uma viagem longa a Angola para disputar um particular quando, poucos dias depois, tinha nova viagem longa, desta feita para representar a seleção brasileira, em Doha, frente à Argentina. Tal como não falhou qualquer jogo de pré-temporada ou qualquer outro compromisso das águias.
O internacional brasileiro entende que com uma cláusula de 50 milhões, muito superior à da maioria dos colegas, não fazia sentido estender a duração de um contrato que só termina dentro de 5 anos e, por isso, recusou a renovação contratual que lhe foi proposta pela SAD benfiquista.
Apesar do mau momento que atravessa, David Luiz já garantiu a quem o rodeia que não se deixará abater e tem como firme convicção provar a todos que se enganaram nas críticas, não passando apenas de um mau momento de forma, igual ao que outros jogadores, como Luisão por exemplo, já passaram na Luz. A resposta do central segue dentro de momentos...[...]

Record

Limpar a face

Depois da tempestade vem a bonança. O plantel encarnado está empenhado em seguir este velho ditado à letra e quer aproveitar o encontro com o Beira-Mar para dar outra imagem aos adeptos, depois do colapso frente ao Hapoel Telaviv no Estádio Bloomfield, na última quarta-feira.
O técnico Jorge Jesus não quis dissecar a derrota em Israel logo no treino de quinta-feira e aproveitou a sessão de trabalho de ontem para fazer uma análise mais profunda ao que aconteceu no encontro da Liga dos Campeões. Antes do treino, que estava aprazado para as 17 horas, equipa técnica e jogadores estiveram reunidos no balneário e, além do jogo em terras israelitas, foi abordada a má situação que o clube atravessa e o que foi feito desde o início da temporada. Uma espécie de balanço a uma época que não está a corresponder às expectativas. A reunião demorou algum tempo, mas decorreu dentro da normalidade, embora fosse impossível de disfarçar o clima tenso que se vive depois do último jogo.
Jesus expressou o seu descontentamento e os seus pontos de vista relativamente ao que se tem passado desde o início da temporada e alguns jogadores do plantel aproveitaram também para dar a sua opinião e a sua versão dos acontecimentos. Note-se que as águias já averbaram oito derrotas nos 18 encontros disputados e registam um saldo de golos (28-24), que em nada condiz com o estatuto de campeão nacional.
Inverter tendência
O grande enfoque da conversa foram os últimos acontecimentos, nomeadamente o encontro em Telavive, mas o técnico tentou também passar uma mensagem de otimismo e confiança para o futuro.
Apesar da situação no campeonato não ser famosa – as águias estão a 10 pontos do FC Porto – o plantel está já concentrado no encontro com os aveirenses e está empenhado em alcançar um bom resultado e uma exibição agradável para calar as críticas mais recentes, que se agudizaram depois do afastamento da Liga dos Campeões. Hoje joga-se um Sporting-FC Porto e todos os jogadores estão cientes que é um jogo em que os dragões podem perder pontos, algo que animaria de novo a luta pelo título. Isto, claro, se a formação da Luz fizer a sua missão e vier do Estádio Municipal de Aveiro com os 3 pontos na bagagem.
Tradição a favor
E se a tradição se mantiver intacta as águias vão mesmo conseguir a segunda vitória consecutiva na Liga, depois da goleada infligida à Naval. É que no reinado de Jorge Jesus, os encarnados ganham sempre depois de um desaire europeu. Foi assim esta temporada na Liga dos Campeões, depois das derrotas em Gelsenkirchen e Lyon e na temporada passada, após os maus resultados frente ao Vorskla Poltava e Liverpool, em partidas referentes à Liga Europa.
O técnico teve sempre o mérito de conseguir recuperar a sua equipa depois de derrotas na Europa e vai tentar manter a tradição já amanhã. Os encarnados vão enfrentar uma equipa aguerrida, que já roubou pontos ao Sporting, mas estão decididos a retomar a senda das vitórias.

Record

David tem total confiança de Jesus

O momento menos positivo que David Luiz atravessa não coloca em causa o seu lugar na equipa encarnada. Domingo, em Aveiro, o defesa vai manter o estatuto de titular no eixo da defesa ao lado de Luisão.
Apesar de estar a equacionar fazer algumas mexidas na equipa, a hipótese de substituir o internacional canarinho não passou na mente de Jorge Jesus. Melhor que ninguém o treinador dos campeões nacionais conhece o potencial do jovem que mantém intactas todas as capacidades que demonstrou na temporada transata. Como é normal, nesta fase em que os resultados não aparecem, o camisola 23 mostra-se incapaz de revelar os índices de confiança a que habituou a exigente massa associativa da Luz.
Convém também sublinhar que nesta altura é importante não desvalorizar um dos ativos mais importantes do Benfica. No último defeso surgiram propostas concretas visando a contratação do sul-americano que, recorde-se, só não saiu a pedido de JJ que considerou David Luiz uma peça fundamental no projeto do clube. Resta acrescentar que o brasileiro mantém igualmente a confiança dos colegas.

Record

Relações muito tensas entre direcção e David Luiz

A revolta de David Luiz em não sair da Luz no último defeso não caiu bem junto dos dirigentes encarnados, particularmente a Luís Filipe Vieira. O presidente nunca escondeu o descontentamento com a atitude do central e tudo piorou quando o jogador recusou o aumento salarial que contemplava a extensão do vínculo contratual por mais uma temporada.
Desde essa altura, as relações entre presidente e um dos capitães de equipa terão ficado ainda mais tensas. O central brasileiro entende que foi injustiçado pela SAD benfiquista e Vieira vê na atitude do jogador uma demonstração de “ingratidão” face ao esforço que o clube fez ao longo dos anos para valorizar o agora internacional brasileiro.
Esta tensão em torno de David Luiz também se faz sentir no balneário dos encarnados. O relacionamento entre o camisola 23 encarnado e Jorge Jesus está muito longe do ambiente saudável que se verificava na época passada entre os dois. O tratamento do técnico benfiquista para o jogador também se terá alterado e a opção de colocar o defesa brasileiro a lateral-esquerdo no Estádio do Dragão desagradou ao próprio atleta.
A saída de David Luiz da Luz afigura-se como inevitável.

Record

Amigos, amigos negócia à parte

Luís Filipe Vieira garantiu, na última intervenção pública sobre a situação do treinador, que a continuidade deste não estava em causa. “Que fique bem claro para todos que Jorge Jesus não está a prazo, mas sim comprometido e empenhado em continuar a trabalhar e a dar ao Benfica o melhor do seu saber e competência”, disse o presidente dos encarnados, no passado dia 13, na Nazaré. Mas fica a pergunta: até quando?
A questão surge tendo em conta o historial das apostas de Vieira para o cargo de treinador do conjunto encarnado. Jesualdo Ferreira, José Antonio Camacho e Fernando Santos foram elementos por quem o dirigente, de 61 anos, se empenhou. No entanto, quando chegou ao momento de decisões e de mudar, não olhou a amizades ou escolhas pessoais.
Jesus, de 56 anos, foi o treinador português a quem o líder das águias entregou o comando do plantel. A 17 de junho de 2009, em plena corrida eleitoral, o técnico amadorense foi anunciado como sucessor de Quique Flores. Vieira, que viria a ser eleito para 3.º mandato, confiava cegamente no ex-treinador do Sp. Braga: “Vai ser muito difícil correr mal com Jesus”, disse, à RTPN, na véspera da apresentação.
As expectativas foram cumpridas. No primeiro ano da era Jesus, o Benfica foi campeão, o que valeu a extensão do contrato do treinador até 2013. Já em março, Vieira reforçava a aliança, em entrevista à SIC: “Jesus tem sido peça fundamental no sucesso da equipa.”
Plantel pedido
Desportivamente, as circunstâncias mudaram e a temporada está a correr muito aquém das expectativas. Ainda assim, em entrevista ao jornal do clube, Vieira negou a existência de “qualquer má relação” com o técnico, mas sublinhou: “Agora, na forma de viver, de compromisso com o Benfica, talvez seja diferente porque nem todos somos iguais.”
O dirigente aproveitou, ainda, para esclarecer que os ajustamentos no plantel será ponderado “em termos financeiros”. “Temos o plantel por ele [Jesus] pretendido e só se aparecesse uma boa oportunidade de negócio é que iríamos ao mercado.”
A situação de Jesus também terá de ser ponderada. Para que mais tarde não se arrependa, como aconteceu com Santos, destituído após empate (1-1) na 1.ª jornada da Liga, diante do Leixões. [...]

Record

Órgãos socias estão divididos

O presidente manifestou a sua confiança em Jorge Jesus mas, neste momento, o técnico já não reúne o consenso entre os órgãos sociais do clube encarnado. Os primeiros sinais foram dados logo após a copiosa derrota no Estádio do Dragão quando Luís Nazaré, presidente da AG do Benfica, fez publicamente alguns reparos à forma como os campeões nacionais alinharam na Invicta.
Na terça-feira passada, confirmada a eliminação da Liga dos Campeões – prova na qual os responsáveis encarnados depositavam grandes expectativas –, os dirigentes que integraram a comitiva a Telavive reuniram-se nas imediações do recinto desportivo para escalpelizarem as causas de uma derrota que provocou mossa a nível desportivo e financeiro.
O líder das águias quer garantir a manutenção do técnico que se sagrou campeão, mas é inegável que JJ perdeu o élan que tinha junto da direção e da massa associativa. Convém lembrar que em caso de saída o técnico terá direito a uma avultada indemnização.

Record

David Luiz à venda em janeiro

A possibilidade de David Luiz sair já na reabertura do mercado de transferências, em janeiro, existe e vai de acordo às pretensões das duas partes, ou seja, do Benfica e do próprio atleta.
Com o afastamento dos encarnados da Liga dos Campeões e a uma diferença pontual significativa para o FC Porto na Liga, as águias necessitam de realizar encaixes financeiros rapidamente. Fábio Coentrão também é um jogador com mercado, mas sabe Record que a preferência dos responsáveis benfiquistas para “desfalcar” o plantel a meio da época vai para o internacional brasileiro.
Contudo, e como é natural nestas situações, o Benfica não irá dar qualquer indicação pública ao mercado neste sentido e os dirigentes e técnicos irão negar esta vontade, com receio de desvalorizar ainda mais a cotação do camisola 23 do emblema da Luz.
Jogador ficou revoltado
David Luiz esteve perto de sair no último verão, quando o Manchester City apresentou uma proposta concreta de 32 milhões de euros, oferecendo ao jogador um salário de 3 milhões limpos por temporada, ou seja, mais do triplo do que aquilo que o central aufere na Luz.
Com as vendas de Ramires e Di María, o Benfica entendeu que não poderia perder mais jogadores-chave na equipa que ia disputar a Liga dos Campeões e comunicou ao atleta que a situação seria analisada de outra forma no final desta época. Esta opção não foi bem aceite pelo atleta, argumentando que as águias deixaram sair Di María (25 milhões) e Ramires (22,5) por valores bem mais baixos que a proposta que tinha surgido do City.
Foi então que os dirigentes encarnados demonstraram intenção de avançar para uma revisão salarial como recompensa pela permanência do central. A intenção dos encarnados passava por estender o contrato do jogador por mais uma época, hipótese que o jogador recusou por já ter vínculo contratual válido até 2015. Outro dos argumentos do atleta para esta recusa foi o facto de ter uma cláusula de rescisão muito elevada (50 milhões de euros) o que torna quase impossível que um clube pague este valor.

Record

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Carlos Martins é quem mais assiste... na Champions

Há dois portugueses a brilhar nas estatísticas da Liga dos Campeões. Mesmo tendo ficado de fora frente ao Hapoel, Carlos Martins é quem faz mais assistências. Cristiano Ronaldo é o mais rematador da competição.
Com cinco passes certeiros para golo em cinco partidas – frente ao Hapoel, em Israel, começou o jogo no banco – Carlos Martins é o maior fabricante de golos da Liga dos Campeões. Em segundo lugar, atrás do jogador do Benfica, segue uma lista grande de jogadores, destacando o site da UEFA Cheyrou, do Marselha, e Aaron Lennon, do Tottenham. Os dois ocupam segundo e terceiro lugar do pódio, com três assistências.
Outro português em destaque é Cristiano Ronaldo. Ninguém, em toda a competição, remata mais que o jogador do Real Madrid. Com 14 remates à baliza em cinco partidas, Ronaldo tem mais um remate que Lionel Messi, do Barcelona, segundo classificado e mais dois que Samuel Eto’o, do Inter. Neste ponto, Matheus, do SC Braga, é quinto classificado, com 9 pontapés ao alvo.
Também na lista de remates para fora Ronaldo é líder, com um total de 15, mais cinco que Gonzalo Higuaín, seu companheiro no Real Madrid, e que Wesley Sneijder, do Inter. Ou seja, Ronaldo tem, em cinco partidas, um total de 29 remates (14 à baliza, 15 para fora), valor que o transforma no mais rematador da Champions.
Lista na qual os portugueses perdem é a de golos marcados. Samuel Eto’o, do Inter, lidera-a com 7 tiros certeiros, seguido por Mario Gomez, do Bayern, com seis, e Messi, Barcelona, também com seis.
Alan, do SC Braga, é o quinto jogador que sofre mais faltas na competição, tendo já sido alvo de 16 entradas à margem das leis. Ibson, do Spartak Moscovo (ex-FC Porto), também sofreu as mesmas 16, numa lista liderada por Steven Naismith, do Rangers, com 23. Luis Suárez (Ajax), com 18, e Mathieu Valbuena (Marselha), com 17, completam o pódio.


A Bola

Um zero rotundo

Adeus Liga dos Campeões! O Benfica já não tem qualquer possibilidade de se apurar para a fase seguinte da principal prova da UEFA. Abandona a competição sem conseguir somar um único ponto nos encontros longe da Luz. Pior! Despede-se da Champions sem assinar qualquer golo fora de portas (um esclarecedor 0-7 neste capítulo). Uma equipa que, segundo chegou a dizer Jorge Jesus no arranque da temporada, podia muito bem ganhar a competição...
O Bloomfield Stadium testemunhou o primeiro êxito do Hapoel Telavive na presente edição da prova. Um triunfo por 3-0, ou seja, mais folgado ainda do que os obtidos por Schalke 04 e Lyon nas receções ao Benfica: o conjunto das águias soçobrou, por 2-0, nessas duas deslocações.
A equipa da Luz confirmou a “aversão” a Israel, país onde perdera a única partida que disputara. A 26 de agosto de 1998, o Benfica do escocês Graeme Souness havia saído derrotado de Jerusalém: o Beitar aplicara-lhe um também rotundo 4-2. A União de Leiria continuará, assim, a ser a única formação portuguesa a poder gabar-se de ter vencido em solo hebraico.
Não ganha há 3 anos. Jorge Jesus deixou escapar a oportunidade de se estrear a vencer fora na Liga dos Campeões. O último triunfo das águias foi obtido ainda no consulado de Fernando Santos, mais concretamente a 4 de dezembro de 2007... já lá vão quase três anos. Nesse dia, o Benfica derrotou o Shakhtar, em Donetsk, por 2-1, através de um “bis” de Cardozo.
Oitava derrota. A visita a Telavive coincidiu com a oitava derrota do Benfica nesta época. O clube da Luz ainda não empatou, apresentando 10 vitórias e 8 derrotas, 28 golos marcados e 24 sofridos. Eis a lista de equipas que já “castigaram” os encarnados nesta temporada: FC Porto (duas vezes), Académica, Nacional, V. Guimarães, Schalke, Lyon e, agora, Hapoel. Esta foi a quinta vez que o Benfica ficou a “zero” em 2010/11. Refira-se, a propósito, que a equipa lisboeta terminou a época transata somente com 6 derrotas: duas no campeonato, três na Liga Europa e uma na Taça de Portugal.
Tacuara 56 dias depois. A noite também correspondeu ao regresso ao ativo de Cardozo. O paraguaio já não atuava desde 29 de setembro (fazia ontem 56 dias), dia em que a equipa encarnada também sofrera um desaire: 2-0 em Gelsenkirchen, diante do Schalke 04. O Tacuara acabou por não ter uma influência positiva na manobra da equipa, muito provavelmente por se encontrar sem ritmo de jogo e ainda com pouca confiança no joelho esquerdo.

Record

Jesus e Vieira apupados na chegada a Lisboa

A comitiva do Benfica chegou às 9 e 25 ao Aeroporto da Portela. À sua espera estava uma dezena de adeptos que fizeram questão de mostrar o descontentamento pelo resultado obtido em Israel.
O grupo de insatisfeitos possuía cartazes e os principais visados eram o técnico Jorge Jesus e o presidente Luís Filipe Vieira. "Vocês são uma vergonha!" era apenas uma das mensagens que se podiam ler.
Os jogadores saíram rapidamente, sem prestar quaisquer declarações, sendo que o capitão, Nuno Gomes, afastou os microfones com as mãos quando os jornalistas tentavam falar com os craques à entrada do autocarro.

Record

Águias perderam o avião

Parece mesmo que um azar nunca vem só. Os encarnados foram copiosamente derrotados em Israel pelo Hapoel (3-0), hipotecaram as hipóteses de seguir em frente na Liga dos Campeões rumo aos oitavos-de-final e, após o encontro, “perderam” o avião que fazia a ligação para Lisboa. O plantel, equipa técnica e elementos da direção dos campeões nacionais chegaram ao aeroporto às 2 da manhã (hora local), altura em que o espaço aéreo israelita já estava encerrado. Desta forma, os encarnados acabaram por não poder embarcar, apesar de fazerem a viagem num voo charter.
Toda a comitiva das águias foi obrigada a permanecer no aeroporto durante algumas horas e só embarcou rumo à capital às 5 horas da madrugada, mais duas que em Portugal. Como não havia hotel reservado para mais uma noite, todos os elementos da equipa encarnada ficaram retidos numa sala do aeroporto privada que lhes foi destinada, até que o espaço aéreo abrisse novamente. Aí os jogadores tiveram oportunidade de enganar o estômago no McDonalds e descansar um pouco.
Se não existir mais nenhum percalço nesta longa viagem, a aterragem no aeroporto da Portela deverá acontecer por volta das 9 horas (hora portuguesa).

Record

Roberto: «Este resultado é doloroso»

Roberto foi o espelho da desilusão que se abateu sobre os jogadores encarnados após nova derrota na Champions. O guarda-redes espanhol considerou que a equipa efetuou um bom jogo, mas o azar acabou por ditar o resultado final que afasta os encarnados dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
“Fizemos muitas coisas boas para conseguir ganhar, mas tivemos falta de sorte. Sofremos dois golos e, a partir daí, as coisas complicaram-se. Jogámos bem, conhecíamos bem esta equipa e, por isso, não havia lugar para surpresas. Este resultado é doloroso porque era no dia em que mais precisávamos. Mas às vezes o futebol é assim e faltou um pouco de sorte que também é preciso ter nesta profissão”, lamentou o internacional pelas camadas jovens de Espanha, de 24 anos, no final do encontro.
Depois da derrota em terras israelitas os encarnados vão lutar por uma vaga na Liga Europa. Para isso basta vencer o Schalke 04 na Luz na última jornada. E mesmo uma derrota até pode chegar caso o Hapoel também perca na deslocação a França, onde vai medir forças com o O. Lyon. Roberto confessou que apenas quer pensar no encontro frente aos alemães e só depois é que “se fazem as contas”.

Futuro
Com o afastamento da Liga dos Campeões, os encarnados hipotecaram já um dos objetivos para esta temporada, que passava pelo apuramento para os oitavos-de-final. Ainda assim e apesar de, no campeonato, a situação também não ser boa, o espanhol assegurou que a equipa “vai continuar a entrar para todos os jogos com a mesma motivação”. “Vamos até ao fim em todas as competições”, garantiu.

Record

Olhanense pode estar no caminho dos encarnados

O Benfica vai defrontar o Olhanense nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, caso elimine o Sp. Braga na ronda anterior, ditou esta quinta-feira o sorteio.
Os oitavos-de-final da prova estão agendados para o dia 12 de Dezembro, mas o Benfica vai receber o Sp. Braga nesse dia para a eliminatória anterior, pelo que a data do jogo com o Olhanense depende do resultado do embate entre os "encarnados" e os bracarenses.

Site Oficial do Sport Lisboa e Benfica

Bruno Paixão no Beira-Mar vs Benfica

As nomeaçoes das equipas de arbitragem para os jogos da 12ª jornada da Lifa portuguesa de futebola foram conhecidos hoje, dia 24 de Novembro.
A deslocação do Sport Lisboa e Benfica a Aveiro para defrontar o Beira-Mar terá a arbitragem de Bruno Paixão da Associação de Futebola de Setúbal, que será auxiliado por Paulo Ramos e António Godinho.
O Beira-Mar vs Benfica joga-se no próximo dia 28 de Novembro, pelas 18H 15m.

Site Oficial do Sport Lisboa e Benfica

Jorge Jesus: «Resultado parece que não é verdade»

O técnico campeão nacional, Jorge Jesus afirmou que a equipa mostrou carácter e atrevimento, mas não foi compensada pela ousadia demonstrada: "O Benfica jogou bem, mas fomos penalizados em duas situações de bola parada, onde costumamos ser muito fortes".
Jorge Jesus, referiu, ainda, que não estava à espera deste resultado: "Este resultado parece que não é verdade".

Site Oficial do Sport Lisboa e Benfica

Pablo Aimar: «Não estivemos bem na finalização»

No final da partida da Liga dos Campeões, o atleta Pablo Aimar reconheceu que a eliminação do Benfica foi inglória: ““Não estivemos bem na finalização”, mas agora, há que representar o Benfica da melhor forma possível.”
Por outro lado, Javi García referiu que o resultado é enganador: “ Foi um resultado enganoso. Tivemos boas ocasiões e fizemos muitos remates”, afirmou o espanhol ao serviço do Benfica. Quanto ao resto da temporada, o médio defensivo acredita que ainda é possível recuperar: “Faltam seis meses de competição, e ainda temos hipótese.”


Site Oficial do Sport Lisboa e Benfica

Destaques individuais

Pablo Aimar – O “mago” argentino remou contra a maré com uma primeira parte de alto nível. A organizar o jogo e a assistir os companheiros foi um perigo à solta em Telavive. O médio mostrou, uma vez mais, estar num excelente momento de forma.
Salvio – O extremo esteve sempre bastante mexido no lado direito do ataque “encarnado”. Com combinações constantes com Maxi Pereira, Salvio ganhou muitas vezes a linha para centrar com perigo para a área israelita.
Maxi Pereira – O defesa direito fez uma exibição muito consistente. Sempre muito atento a defender, subiu a preceito pelo seu corredor para criar desequilíbrios. Os seus centros milimétricos não foram aproveitados da melhor forma.


Site Oficial do Sport Lisboa e Benfica

Oitavos fogem

O Sport Lisboa e Benfica foi derrotado pelo Hapoel Telavive, num encontro da quinta jornada da Liga dos Campeões. Os “encarnados” foram superiores, mas não foram capazes de finalizar com êxito. A próxima ronda é com o Schalke 04, no Estádio da Luz.
Na antevisão a este encontro da quinta jornada da Liga dos Campeões, o treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, referiu-se a esta partida como sendo fundamental para as aspirações “encarnadas”. A mensagem chegou ao balneário e os campeões nacionais entraram no relvado do Bloomfield Stadium com uma grande atitude.
O Benfica tomou conta do meio-campo e criou várias ocasiões de golo. O primeiro lance de perigo nasceu dos pés de Saviola, com um remate rasteiro de fora da área. Os primeiros dez minutos demonstravam um domínio claro dos pupilos de Jorge Jesus. À passagem do primeiro quarto de hora, Saviola voltou a estar em destaque. Apostou na jogada individual e centrou para um remate acrobático de Fábio Coentrão, que acabou desviado por um defesa.
O Hapoel Telavive que ainda não tinha feito nenhum remate, conseguiu inaugurar o marcador aos 23 minutos, através de um lance muito feliz. O médio Abutbul bateu um livre na zona central e Zahavi nas alturas, cabeceou contra David Luiz, que desviou sem intenção para o fundo das redes.
Passados quatro minutos, Saviola isolou Alan Kardec, que rematou colocado a poucos centímetros do poste da baliza de Enyeama. O árbitro Alain Hamer também se fez sentir em campo, quando anulou um golo limpo ao Benfica. Aimar desmarcou Kardec, que serviu Saviola para o empate. Decisão errada da equipa de arbitragem.
Ao intervalo reinava a injustiça em Telavive. Os primeiros 45 minutos foram totalmente dominados pelos “encarnados”, que só estavam em desvantagem no marcador devido a uma infelicidade extrema.
Para a etapa complementar, Jorge Jesus apostou no regresso de Óscar Cardozo à competição, dando altura ao ataque do Benfica. No espaço de três minutos, na sequência de dois cantos, o Benfica podia ter empatado a partida, não fossem dois cortes em cima da linha de golo por parte de Abutbul.
Com o cronómetro a marcar 65 minutos, Maxi Pereira trabalhou a bola de forma sublime no flanco direito e centrou para o segundo poste, onde estava Kardec solto de marcação, que acabou por atirar para fora.
A partir daí, os israelitas foram mais incisivos no contra-ataque e acabaram por marcar o segundo e o terceiro golo, por intermédio de Douglas da Silva e Zahavi, respectivamente. Com esta derrota, os campeões nacionais despediram-se da Liga dos Campeões.
O Sport Lisboa e Benfica apresentou o seguinte onze: Roberto, Maxi Pereira, David Luiz, Luisão, Fábio Coentrão, Javi García (Jara 79’), Salvio (Carlos Martins 65’), Gaitán, Aimar, Saviola (Cardozo 45’) e Kardec.


Site Oficial do Sport Lisboa e Benfica

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cardozo: «Não estou tão bem fisicamente como desejaria»

Na conferência de imprensa desta terça-feira, que antecedeu o encontro do Benfica frente ao Hapoel Telavive, Cardozo revelou "não estar tão bem fisicamente como desejaria".
Ainda assim, o avançado garantiu que "apenas sente uma impressão", depois da recuperação da lesão no joelho esquerdo.
O paraguaio, que foi a principal novidade da convocatória para o encontro das águias em Israel, adiantou que está a trabalhar bem para ajudar a equipa:
"Tenho trabalhado com os meus companheiros, tenho feito muito bem o meu trabalho. Se jogar tratarei de fazer o meu melhor. Caso contrário, vou esperar no banco e ver o que posso fazer."
Quando questionado sobre o seu papel no Benfica, Cardozo respondeu:
"Não me sinto uma estrela, os meus companheiros podem fazer o mesmo. Têm mostrado que podem estar na equipa."

Record

Jorge Jesus: «É uma quase fínalíssima»

Jorge Jesus destacou, em conferência de imprensa, a importância do jogo de quarta-feira frente ao Hapoel para o apuramento dos encarnados para a próxima fase da Liga dos Campeões.
"Este é um jogo importante para os nossos objetivos. Sabemos que o apuramento passa pelo jogo de amanhã. Temos de estar a um nível forte", disse.
O treinador do Benfica disse ainda que este jogo tem um cariz diferente dos encontros fora já realizados na competição.
"É um jogo diferente dos contra o Schalke e Lyon. Trabalhámos para corrigir os erros cometidos nesses encontros, embora saibamos que o nosso adversário de amanhã irá apresentar um ritmo alto nos primeiros 30 minutos", referiu.
A terminar, Jesus classificou o jogo com o Hapoel como "quase uma finalíssima", acrescentando, contudo, que o encontro com o Schalke, em casa, na última jornada da fase de grupos, será decisivo para o apuramento.

Record

Benfica afina estratégia para o Hapoel

O Benfica treinou-se esta manhã no Bloomfield Stadium, onde amanhã irá defrontar o Hapoel Telavive em jogo a contar para a 5.ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões.
Os 21 jogadores convocados por Jorge Jesus trabalharam às ordens do técnico debaixo de uma temperatura elevada.

Record

Uma estranha derrota

O Benfica regressa a Israel, país onde jogou uma única vez para as competições europeias. A 26 de agosto de 1998, os encarnados perderam (2-4) no reduto do Beitar Jerusalém, num encontro em que os jogadores, conta quem viveu essa experiência, tiveram um comportamento… anormal. Amanhã, as águias esperam que a história seja diferente.
Recuando no tempo, o escocês Graeme Souness, após ter assumido o comando técnico das águias em novembro de 1997, conduziu os lisboetas ao 2.º lugar do campeonato, conquistando o direito de discutir um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões. O nome do adversário (Beitar) criava a ilusão do regresso à ribalta do futebol europeu, quatro épocas depois da última participação.
O encontro da Luz, realizado a 12 de agosto, confirmou o favoritismo das águias: uma goleada por 6-0 permitiu aquelas voarem tranquilas para o Médio Oriente. Contudo, Souness foi bem claro na mensagem que passou na véspera da 2.ª mão da 2.ª pré-eliminatória: “Não admito facilidades.” Parecia que adivinhava uma catástrofe.
Sem reação
Perante 7 mil espectadores, Nuno Gomes, na conversão de penálti, aos 17 minutos, colocou o Benfica em vantagem. O Beitar daria a volta ao jogo e João Pinto ainda marcaria para os portugueses, aos 89 minutos. “Houve exibições que me deixaram desapontado”, disse o técnico escocês. “Os jogadores não cumpriram com o que lhes pedi”, queixou-se, ainda.
No balneário, os jogadores falaram sobre a exibição da equipa. “Houve qualquer coisa que não era muito normal. Não tínhamos reação, o tempo de salto não era o mesmo e, nos duelos individuais, perdíamos todos os lances. Sentíamo-nos cansados. Comentámos que se calhar foi alguma coisa que colocaram na água ou na comida”, sugere Paulo Madeira, de 40 anos, que cometeu o penálti de que resultou o 2.º golo dos israelitas.
Para o antigo defesa-central, o Beitar era um conjunto ao alcance do Benfica. “Eles estiveram ao nível do que tinham estado em Lisboa. Não tinham grande equipa. Aproveitaram um pouco a nossa falta de reação”, realça, frisando: “Aquela ida a Israel foi algo estranha e o jogo atípico, até pela falta de reação dos jogadores.”
O desafio com o Beitar é daqueles que ficam na memória, mas por “razões negativas”. Há 12 anos, a goleada conseguida na 1.ª mão permitiu amortecer o impacte da derrota averbada em Jerusalém. Desta vez, os encarnados esperam reagir perante o 3.º lugar que ocupam no Grupo B para não perderam o comboio dos oitavos-de-final da Champions. “Aposto numa vitória por 2-0”, remata Paulo Madeira.

Record

Alerta para contra-ataque israelita

Amigos, companheiros de equipa no Hapoel Beer Sheva e vizinhos de prédio, Ricardo Fernandes e Bernardo Vasconcelos vivem a deslocação dos encarnados a Israel de forma diferente. Um já vestiu as camisolas do FC Porto e do Sporting e pouco mais será do que um mero espectador, o outro, filho do antigo médico do Benfica, de quem herdou o nome, é adepto assumido das águias e, por isso, vai marcar presença no Bloomfield Stadium.
“O Benfica vai ganhar claro”, dispara Bernardo Vasconcelos, de 31 anos, para quem a receita para vencer passa por “marcar primeiro”, considerando que essa será “a grande dificuldade” da equipa de Jorge Jesus. “Se isso acontecer, o jogo torna-se mais fácil, como aconteceu na Luz. Caso contrário pode complicar-se. O Hapoel troca bem a bola e vai apostar no contra-ataque porque tem jogadores muito rápidos na frente. É preciso ter muita atenção com isso. O Hapoel não tem muito a perder, mas é um jogo da Champions e, até por uma questão financeira, vai querer ganhar”, analisa o avançado.
Também Ricardo Fernandes, que já passou pelo futebol cipriota (APOEL, Anorthosis e AEL Limassol) e pela Ucrânia (Metalurg Donetsk) chama a atenção para “um ou outro jogador rápido” que o adversário das águias tem na frente. “Gosto muito do Schechter e penso que é aquele que pode criar mais perigo ao Benfica”, realça, deixando claro, porém, a diferença entre ambas as formações: “Sinceramente não me parece que o Hapoel seja uma equipa que tenha argumentos para o Benfica.”
O médio, de 32 anos, acredita que, apesar de ter muito pouco a ganhar, a formação israelita vai tentar contrariar a equipa da Luz e recorda mesmo o jogo de sábado com o Bnei Sakhin, para o campeonato local, no qual Eli Gutman apostou na gestão de jogadores: “Começaram a perder e acabaram por ganhar 3-1. Aos 60 minutos entraram alguns titulares e a equipa acabou a jogar da forma que deverá fazer com o Benfica. Notou-se que o treinador esteve a poupar atletas para a Champions. De qualquer forma, penso que o Benfica não deve preocupar-se em demasia. Venham é atentos!”
Ambiente quente
Javi Garcia foi o primeiro a falar do público israelita, que, segundo o espanhol do Benfica, transforma “todos os jogos numa festa” e Bernardo Vasconcelos confirma será esse o ambiente que os encarnados vão encontrar, à imagem do que acontece “na Grécia ou na Turquia”. “Eles vivem muito o jogo, há muita gritaria durante os desafios. Vai ser quente de certeza”, afirma.
Certeza partilhada por Ricardo Fernandes, embora o médio entenda que essa questão “não será um problema.” “O Benfica é muito superior a isso”, refere o jogador, para quem o potencial regresso de Cardozo ao onze de Jesus é uma mais-valia: “Um jogador como ele faz sempre falta, até pelos golos que marca.”
Longe de Lisboa, onde nasceu, Bernardo Vasconcelos continua a torcer pela formação da Luz – chegou a jogar no Benfica B – e segue sempre que pode o campeonato português, mas fica-se por aqui a ligação ao nosso país. “Há muito tempo que não penso em regressar. Nunca estive num clube de topo em Portugal e sei que nunca me vão dar as condições que tenho, neste momento, no estrangeiro”, desabafa o atacante, que já representou, entre outros, o Alverca, o Estoril, a U. Leiria, bem com os cipriotas Omonia Nicósia, o APOP e o AEP Paphos.
Nesta convicção é, aliás, seguido por Ricardo Fernandes que vai andar “por fora, mais dois ou três anos”, onde pretende terminar uma carreira que teve como ponto alto a conquista da Liga dos Campeões pelo FC Porto de José Mourinho na temporada 2004/05.

Record

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sorteio da 3ª fase da Taça da Liga

Os 16 clubes em competição foram sorteados e distribuidos por quatro grupos, com quatro equipas cada. Nesta fase da bwin cup, cada clube vai disputar três jogos.

Grupo A
Porto
Nacional

Beira-Mar
Gil Vicente


Grupo B
Benfica
Marítimo
Olhanense
Aves

Grupo CBragaV. Guimarães
Paços de ferreira
Arouca

Grupo DSporting
Naval
Penafiel
Estoril


Datas oficiais da 3ª Fase da competição:1ª jornada – 2 de Janeiro de 2011
2ª jornada – 19 de Janeiro de 2011
3ª jornada – 29 e 30 de Janeiro de 2011


Este será o último sorteio da presente edição da bwin cup, dado que ficarão já definidos os posicionamentos dos clubes que vierem a ser apurados para as meias-finais.

Site Oficial da Liga Portuguesa de Futebol Profissional

Cardozo nos convocados para Israel

O avançado paraguaio, afastado dos relvados desde 29 de Setembro, devido a lesão, está entre os convocados de Jorge Jesus para a partida com o Hapoel Telavive, agendada para esta quarta-feira, referente à quinta jornada do Grupo B da Liga dos Campeões.
Takuara esteve a contas com entorse no joelho esquerdo, com lesão no ligamento lateral interno, contraída na derrota dos «encarnados» na Alemanha, frente ao Schalke 04, também para a Liga dos Campeões. Agora, quase dois meses depois, o avançado volta a ser opção para Jorge Jesus.
Em sentido inverso, o brasileiro Airton não recuperou de mialgia na coxa direita e ficou de fora da lista que contempla 21 jogadores.
O grupo tem partida para Israel agendada por volta das 15 horas. A chegada ao destino está prevista para as 20.15 horas portuguesas.

Eis a lista completa dos convocados:

Guarda-redes: Roberto, Júlio César e Moreira;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Sidnei, César Peixoto e Fábio Coentrão;
Médios: Javi García, Ruben Amorim, Carlos Martins, Felipe Menezes, Pablo Aimar, Salvio e Gaitán;
Avançados: Cardozo, Saviola, Kardec, Nuno Gomes e Jara.


A Bola

Saviola: «Vitória sobre o Lyon revitalizou-nos»

O argentino Javier Saviola é alvo de grande destaque (juntamente com Aimar) no site oficial da UEFA. O organismo máximo do futebol europeu realça a ligação telepática entre os dois argentinos e desafiou ambos a fazer a sua antevisão da partida de quarta-feira, diante do Hapoel Telavive.
"Estávamos preocupados mas a vitória em casa sobre o Lyon revitalizou-nos. Segue-se o Hapoel e agora o grupo está bastante aberto, por isso este jogo é de uma importância extrema. Temos sorte de as coisas agora estarem nas nossas mãos", referiu o avançado argentino ao site oficial da UEFA, fazendo referência ao facto de o Benfica seguir em frente na Champions no caso de vencer os dois jogos em falta.
Sobre o Hapoel, o "Conejo" reserva vários elogios: "Vamos jogar contra uma equipa que nos surpreendeu, apesar de termos vencido. Surpreenderam pela forma como jogaram em equipa e pelo facto de terem jogadores tecnicistas. Serão um adversário complicado em Telavive."
Acerca da relação com Aimar, Saviola confessa a sintonia entre ambos: "Além de Aimar, nunca joguei com um outro jogador que saiba sempre onde eu me coloco, ou que simplesmente levante a cabeça e que saiba de imediato onde eu estou".

Record

Javi Garcia e Coentrão treinam-se sobre vigilância

O plantel às ordens de Jorge Jesus realizou esta segunda-feira o derradeiro treino em solo nacional antes da partida para Israel, onde irá disputar o encontro da 5.ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões diante do Hapoel Telavive, em partida agendada para quarta-feira, às 19H45.
Numa sessão que decorreu à porta fechada, Javi García e Fábio Coentrão treinaram-se novamente sob vigilância médica. O esquerdino português está a contas com uma entorse no joelho direito e o espanhol recupera de um traumatismo na perna direita.
O brasileiro Airton fez treino condicionado, pelo que é carta fora do baralho de Jorge Jesus para o encontro de quarta-feira. O trinco canarinho está a debelar uma mialgia na coxa direita.
O próximo treino da turma encarnada, agendado para as 11 horas de terça-feira (9 horas de Lisboa), será no palco do encontro, no Bloomfield Stadium.

Record